Últimas indefectivações

domingo, 30 de outubro de 2022

Vermelhão: Sábado gordo!!!


Benfica 5 - 0 Chaves


Sábado praticamente perfeito, só faltou o AVAR ter acertado com as linhas em São Miguel!!!!

Mais um grande espetáculo de futebol, vitória clara, 4 dias após um desgastante jogo da Champions, com a carga física e descarga emocional condizente com a situação! Mas este Benfica não desarma, aliás até 'desarmamos' durante 2 minutos(Enzo/Bah), mas logo a seguir marcámos o 3.º golo!!!!

Para o bom espetáculo é justo reconhecer que o Chaves merece um elogio! Não veio com autocarro, não fez anti-jogo, tentou sempre sair a jogar, e até o conseguiu várias vezes, com o 'nosso' João Teixeira e o João Mendes em destaque... Hoje, foram goleados, mas é mantendo este estilo de jogo, que noutras ocasiões conseguiram derrotar o Sporting em Alvalade ou o Braga na Pedreira!!!

O Neres já estava 'chateado' de ser suplente, e entrou com tudo, com mais um golo de antologia... o Grimaldo não quis ficar atrás... A tentativa de pressão alta, e alguma desconcentração nossa, com o Enzo e depois o Bah a fazerem passes suicidas, podia ter dado esperanças aos Flavienses, mas o Ody resolveu com uma grande defesa... Logo a seguir, o 3-0 e creio que o fim da esperança do Chaves!

Ao intervalo o Chaves, mudou o esquema, passou a jogar com 3 Centrais, nós até marcámos o 4.º golo cedo, mas foi anulado... O jogo ficou para nós em modo de gestão, o para os transmontanos, apesar da entrada de jogadores rápidos, não conseguiam chegar com perigo à nossa área. Uma das grandes diferenças para épocas anteriores, é que o nosso modo gestão, é feito com a bola no pé, e no meio campo adversário!!! E assim, é mais provável um novo golo nosso, do que o contrário! Marcou o Musa... e já nos descontos, após um grande remate de 1.ª do Gilberto com a canhota, o homem mais feliz da Luz (Rafa), mergulhou para o 5.º!!!

O Grimaldo foi eleito o MVP é até pode ser justo, como seria se fosse para o Fred Viking a.k.a. Aursnes, ou até para o Neres... Mas mais uma vez, a equipa esteve quase toda bem, durante o grande parte do tempo. Repito, só aqueles dois passes estúpidos do Enzo e do Bah, é que destoaram...
Nota-se o cansaço no Enzo, deixa de ser tão consistente, mas é bom que esteja castigado para Israel... O Bah, tem que gerir melhor o esforço, pois quando fica cansado, decidi mal... Se no início de época, era o Gilberto titular e o Bah entrava sempre, parece que agora, vamos ter que fazer o oposto!


A festa nas bancadas voltou a ser tão bonita, que nem me apetece falar do Godinho para não me chatear!!!

Agora, temos um jogo 'ingrato em Israel: ingrato, porque será um jogo muitíssimo complicado, como o PSG e a Juve já puderam comprovar, com um ambiente explosivo e uma equipa muita combativa, bem treinada, e competente. Que sabe que individualmente é a mais fraca do grupo, mas que coletivamente é forte. E que tem esperanças legitimas de se qualificar para a Liga Europa!
E um Benfica já qualificado, com a 'cenoura' do 1.º lugar, que não depende de nós... E ainda, com um calendário 'apertado' logo a seguir, com dois jogos com o Estoril, com 72 horas de intervalo, o que poderá levar o treinador, a poupar mais algum jogador, além do castigado Enzo!



Em subida...

Benfica 2 - 1 Moreirense
Gerson(17'), Santos(45+2')


Excelente vitória, contra o líder da II Liga que até agora estava imbatível, somente com um empate nas primeiras 9 jornadas! Quem diria que depois do péssimo início de época, neste momento, estamos em 2.º lugar, à condição!!!

Sofremos praticamente no 1.º ataque do jogo, mas ainda antes do intervalo, demos a volta, com dois bons golos: o 1.º excelente combinação coletiva; 2.º míssil teleguiado...

Os reforços da A, têm sido importantes, mas existem alguns jogadores que estão claramente a subir de forma: Pedro Santos, Gerson... a presença do Zan no meio, a recuperação do Filipe Cruz como opção ao Tomé...

90 minutos para o Lucão, está a recuperar bem a forma...
Nota ainda para o Samu: é o melhor guarda-redes que alguma vez vi, nas saídas aos cruzamentos!!!

1.º lugar...

United Galati 1 - 8 Benfica

Obrigação cumprida, num contexto potencialmente perigoso, com as muitas ausências e alguns dos jogadores disponíveis, estarem condicionados! Garantimos o 1.º lugar, e assim o Sorteio, em teoria, será mais 'agradável'!!!

Destaque para estreia do Lúcio a marcar... e que grande golo! Muitas esperanças para este miúdo...

Vitória em Braga...

ABC 23 - 36 Benfica
(9-21)

Mais uma vitória clara, contra um adversário que actualmente já não é tão poderoso, como já foi... mas mesmo assim, foi mais uma viagem, depois de muitos quilômetros percorridos nas últimas duas semanas, com algumas ausências... e ainda com mais um festival do apito das Manas, com uma vitória de 9-4 do Benfica nas exclusões!

Terça-feira temos novo jogo Europeu, nada fácil, com os Alemães do Goppingen...

Mais uma...

Benfica 98 - 65 Imortal
33-14, 22-20, 25-14, 18-17

Vitória natural, com a vantagem inicial, a permitir gerir a equipa, dando menos minutos aos mais utilizados...

Nota-se claramente uma diferença nos resultados da equipa, esta época, neste tipo de jogos. Vitórias claras, com vantagens grandes, sem dar azo a 'esperanças' aos adversários!

Mau arranque, mas depois...

Benfica 3 - 1 Sp. Espinho
23-25, 25-21, 25-22, 25-19

É sempre bom vencer ao Sp. Espinho, mas desta vez voltámos a vacilar no início...

Horário estranhíssimo, com o futebol a 'meio', quando esta partida começou... e foi importante nos Set's finais, a presença de mais adeptos, para virar o encontro para o nosso lado!

Reis da frontalidade!!!


"Nenhum elemento da equipa técnica do FC Porto compareceu na conferência de imprensa pós-jogo.
Na hora das vitórias enchem-se de peito e mandam umas graçolas. Sérgio Conceição diz até à 'boca cheia', dando murros na mesa, que são melhores e vão ser campeões.
Quando o resultado é empate ou derrota escondem-se como covardes. Esta é a "Rassa do Dragoun".
#oportofazmalaofutebol"

Naturalmente deu golo!!


"Mais valia o VAR traçar a linha pelas sombras. Deixou metade da cabeça do avançado do FC Porto de fora. Que raio de linha foi esta?
#LigadaFarsa #oportofazmalaofutebol"

É suposto alguém dar credibilidade a isto?


"Aquela rapidez na validação dos golos do Porto.
16cm, siga!
Linhas perpendiculares? Para quê? Importa é validar."

Mas que raio de linhas são estas? Como é que este golo pode ser validado? Escândalo!


"O super Porto europeu que fez uma festa como se tivesse ganho a Liga dos Campeões na viagem de volta após ganhar ao Brugge e que andou a semana toda a dar ordens aos cães de fila para ladrarem aos sete ventos que tinham sido roubados contra o Benfica, quando o que aconteceu foi exatamente o inverso, voltou a perder pontos!
Contudo, não nos podemos calar!
Mas que golo foi este?! Que linhas são estas? Como é que o VAR coloca estas linhas e valida o golo do Porto neste lance, claramente em fora de jogo?
Esta liga é uma farsa e não têm qualquer vergonha em roubar aos olhos de todos!
#ligadafarsa #40anosdisto"

Numa jornada, somos amados. Noutra, odiados. O mundo da bola vive ao pontapé do ‘bota-abaixo’


"Desde que iniciei funções enquanto comentador de arbitragem, tenho sido confrontado com algumas tentativas de beliscar a seriedade que tento colocar no meu trabalho. Não vejam esta constatação como um lamento ou vitimização. Não é.
Queria apenas dar-vos nota que andar no mundo da bola, lá dentro ou cá fora, é um desafio constante, um teste duríssimo. Isso não é necessariamente problemático. É como é e há que seguir em frente, conhecendo o contexto, as pessoas e as suas circunstâncias.
Há muita gente que sabe perfeitamente do que falo: jogadores, treinadores, dirigentes, jornalistas e comentadores sentem ou já sentiram na pele os danos colaterais da sua exposição nesta indústria.
Parece haver nas pessoas (não em todas) uma relação de amor/ódio com quem dá a cara neste universo. Uma relação que, no caso do comentário desportivo, depende essencialmente de uma só variável: se a sua opinião legitimar a delas, ótimo; se contrariar, é o fim do mundo.
Numa jornada, somos amados. Noutra, odiados.
Quando essa aparente bipolaridade parte do adepto mais sensível, que não consegue controlar a sua paixão, mal o menos. Regra geral trata-se apenas de gente que vive tudo isto com demasiada intensidade e que tem muito tempo livre. O ‘bota-abaixo’ é apenas uma forma de esquecerem os desafios de uma vida que nem sempre é fácil.
Mas quando se percebe que há movimentos coordenados a outro nível, que há uma espécie de exército digital manobrado para defender ou atacar comentadores em função da opinião que emitem, confesso que fico francamente desiludido.
Não faltam exemplos de pessoas com responsabilidade no futebol (não me peçam nomes, porque todos sabemos quem são) que, numa semana, usam determinada análise para reforçar a defesa dos seus argumentos e na outra citam-na para atacar o mensageiro e tentar descredibilizá-lo pessoal e profissionalmente.
Fazem-no com um à vontade inacreditável, pouco se importando que toda a gente percebeu a cambalhota que deram no espaço de poucos dias. Gabo-lhes a falta de vergonha, mas não tenho respeito nenhum por gente assim. Mas há outras formas criativas para tentar afetar a integridade e a legitimidade de quem dá a cara na área do comentário.
Uma delas é associá-los a simpatizantes de clubes rivais, no sentido de danificar a independência e idoneidade de uma só assentada. É velhinha, mas não passa de moda. Outra é colá-los a alegadas incoerências na opinião, manipulando imagens, vídeos ou textos de forma cirúrgica. Também já tem barbas brancas, mas é um sucesso online.
A estas juntou-se outra mais engraçada, que é aquela que sugere que alguns comentadores organizam-se secretamente para emitir opiniões coordenadas, beneficiando claramente uns e prejudicando deliberadamente outros. É como tudo o que dizem resultasse de algo concertado. De uma cabala à medida de um objetivo perverso.
Não vou mais longe: há não muito tempo perguntaram-me se eu costumava falar e trocar opiniões com outros comentadores de arbitragem. Tive que me rir, porque nunca pensei que o tom da pergunta encerrasse um caso de polícia.
A resposta é clara e muito transparente: sim. Falo frequentemente com outros colegas de ofício, como sempre falei e continuarei a falar!
Mas já agora, que fique claro... não falo apenas com eles.
Falo com outros ex-árbitros (que, por exemplo, exercem funções enquanto dirigentes, observadores, técnicos), falo com jogadores no ativo e reformados, com treinadores de futebol profissional e amador, com pessoas ligadas a clubes, com árbitros no ativo, com malta das associações distritais, com jornalistas, comentadores, adeptos...
Falo com todas as pessoas que conheço ou que me pedem opinião profissional. Desde que venha por bem, tem sempre a minha consideração. O meu trabalho é de inclusão. Só fica de fora quem me trata mal.
Portanto, para que não restem dúvidas: falo, ligo, atendo chamadas e troco mensagens com quem eu quiser, porque da minha vida e do meu trabalho sei eu. Mais ninguém. Quando a paranoia toma conta das pessoas, elas tendem a ver os outros à sua imagem. É normal.
Mas seria útil que percebessem que nem todos se regem pelos mesmos valores. Nem todos têm telhados de vidro. Há quem tenha capacidade de se relacionar, de ter gostos pessoais ou preferências clubísticas, sem permitir que isso afete a independência do seu trabalho. Sem permitir que isso belisque a sua honestidade.
É quase descabido ter que o reafirmar desta forma nos dias que correm, mas estes são ainda piores que outros. Há momentos que a mensagem só passa assim: letra a letra, com todas as palavras, na primeira pessoa.
Dúvidas? Sabem onde me encontrar."

Foco no Chaves


"A nossa equipa de futebol recebe o Chaves, que já venceu em Alvalade e Braga. São esperadas dificuldades, mas só a vitória interessa. Continuar na senda vitoriosa é o objetivo.

1
Depois dos triunfos frente a FC Porto e Juventus, segue-se o Chaves. Roger Schmidt realça o bom percurso flaviense no Campeonato e, em particular, o seu desempenho enquanto visitante: "Vamos jogar contra uma boa equipa, o Chaves já mostrou nesta temporada que é uma equipa corajosa, muito boa a atacar, já fez bons jogos fora de casa, não só por ter vencido ao Sporting e ao Braga, mas isso já diz tudo."
Os bons resultados e exibições conseguidos desde o início da temporada motivam e reforçam a responsabilidade da equipa, conforme salientou Schmidt: "Para nós, agora, é uma obrigação manter este nível. Temos mais duas semanas, antes de uma pequena paragem para o Campeonato do Mundo, e queremos mostrar que estamos a um nível elevado, praticar o nosso melhor futebol. Esse é o nosso objetivo para o jogo com o Chaves e para as duas próximas semanas."
Já bem integrado no Clube, o treinador alemão confirmou as elevadas expetativas que tinha ao assinar pelo Benfica: "Agora conheço melhor o Clube, as pessoas e especialmente a cultura. É um grande clube, fantástico, há muita paixão, amor, qualidade e conhecimento."
Veja, na íntegra, a antevisão ao jogo de Roger Schmidt.

2
Há muito Benfica para seguir e apoiar ao longo do dia. O jogo com o Chaves tem início marcado para as 18h00. A equipa B defronta, no Benfica Campus, o líder da Liga 2, Moreirense, às 14h00. Às 15h30, receção ao Imortal em basquetebol. Às 19h00, na Luz, partida de voleibol com o SC Espinho.
Quanto aos desafios fora de portas, destaque para a visita ao ABC em andebol (15h00), a definição do primeiro lugar, com o apuramento já assegurado, na Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League (15h00, na Roménia, frente ao United Galati) e a visita ao Vitória de Guimarães em voleibol feminino (15h00).

3
O Benfica subiu dez posições no ranking europeu da vertente feminina do futebol, ocupando agora o 27.º posto. Recordamos que, em 2020/21, encontrávamo-nos na 71.ª posição.

4
A estreia em competições europeias no basquetebol feminino saldou-se por um triunfo, na Suíça, ante o Friburgo. A presença de benfiquistas a apoiarem a nossa equipa foi determinante para o sucesso. Veja as fotos, aqui.

5
A Liga de futebol adaptado, organizada em parceria por Fundação Benfica e Special Olympics Portugal, regressou à Luz. Veja a reportagem da BTV.

6
Faz hoje 49 anos que Eusébio recebeu a sua segunda Bota de Ouro, prestigiado prémio instituído pela "France Football". Veja o vídeo evocativo desta efeméride no Site Oficial."

Águia: Diário...

BF: Neres...

Parabéns!!!


"Finalmente estamos de acordo acerca do FC Porto levar Portugal às costas em alguma coisa.
Este título deve-se inteiramente a eles. Parabéns!"

29 de Outubro