Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Só temos um caminho: vencer, vencer...

"Sem meias palavras: perdemos dois pontos contra um opositor fraquinho (embora um emblema de pergaminhos e respeito).

Percebia-se, e respeita-se, a euforia leonina com a conquista de um ponto no Estádio da Luz. Não é frequente um jogo tão desequilibrado dar empate. Na Luz, viu-se quem joga melhor futebol, viu-se quem é mais beneficiado, viu-se que ao Benfica não chega ser superior para vencer, e demonstrou-se que a jogar sempre assim vai ter que haver muitos bastidores para nos tirarem da luta pelo título.
Grande resposta de toda a equipa. Enorme jogo de Krovinovic, um jogador que é simplesmente genial, na qualidade, na entrega e na maturidade. Se quase todos estiveram muito bem, Krovinovic esteve deslumbrante.
O Benfica fez 90 minutos à Benfica, fez um exibição categórica e os adeptos sentiram-se confortados pelo regresso do campeão. A Luz premiou os tetracampeões com uma enorme ovação, daquelas que só os muito grandes conseguem, daquelas que só os muito grandes percebem.
Jorge Jesus dez um excelente conferência de imprensa antes do jogo, lançando-o em moldes correctos e bem pensados, Rui Vitória fez três boas substituições, leu bem o jogo durante os 90 minutos e resumiu-o bem no fim do encontro. O resultado foi mau: sem meias palavras perdemos contra um adversário fraquinho (embora um emblema de pergaminhos e respeito). Esta qualidade repetida mais 18 vezes este ano e todos ficaremos satisfeitos em Maio.
A tentação para escrever sobre a arbitragem de quarta-feira é muita, mas não o vou fazer e muito menos da forma como o sinto. O meu direito de expressão é, nesta fase, refreado pelo meu dever de contenção. Mas os leitores, imaginem, é ainda pior que isso. As contas do título fazem-se no fim, mas teremos que ganhar em Moreira de Cónegos e em Braga se queremos estar na corrida até ao fim.
Domingo vamos encontrar um sensacional Moreirense que vem de uma série impressionante de êxitos, onde vence os vizinhos Vitória de Guimarães e Aves. Queremos mais deste Benfica que nos mostraram quarta-feira.
Já sem Fejsa, ainda sem Luisão, terá que haver a mesma transcendência e vontade, até porque o adversário, embora sem o mesmo nome, não jogará pior que o de quarta-feira passada. Só temos um caminho: é vencer, vencer, vencer..."

Sílvio Cervan, in A Bola

Dérbi

"O que escrever antes do dérbi sabendo que, qualquer que seja o tema abordado, será relegado para segundo plano em detrimento das incidências da partida? Os jogos com o Sporting, apesar de o FC Porto se ter tornado no nosso principal adversário, são os que mais me entusiasmam, não só por ser lisboeta ou por conhecer a história de ambos os clubes e sua rivalidade, mas também e sobretudo por ser de um tempo em que, na infância, ao conhecer um potencial novo amigo, a resposta à pergunta obrigatória se seria benfiquista ou sportinguista poderia condicionar a natureza da relação.
Claro que nem a partilha do benfiquismo garantiria proximidade ou, pelo contrário, o antagonismo excluiria de imediato a possibilidade de amizade, mas é evidente que a afinidade clubística tornaria tudo mais fácil. Então não o sabia, embora já o adivinhasse, mas há uma marca indelével do benfiquismo que diferencia os benfiquistas dos sportinguistas (e portistas). Os benfiquistas, como os outros, são adeptos do seu clube e não gostam dos rivais. Porém distingue-nos não encontrarmos na antipatia pelos rivais um estímulo essencial à nossa existência. Neste plano, tanto Sporting como FC Porto não são apenas clubes, mas um patético anticlube também. E quando essa característica extravaza o mero sentimento e se consubstancia numa campanha miserável que visa, única e exclusivamente, denegrir o seu ódio de estimação, o Benfica, sinto um misto de raiva e desprezo conflituantes, dando por mim indeciso se os hei-de insultar ou remetê-los à sua insignificância. 
Enfim, espero que tenhamos ganho o dérbi. Empatar na Luz com o dérbi. Empatar na Luz com o Sporting é triste, perder é humilhante. Na prática, como com qualquer adversário."

João Tomaz, in O Benfica

Liberdade de escolha

"Primeiros dias do ano, passo num quiosque para ver as primeiras páginas dos jornais e das revistas. Uma mentira aqui, outra ali, ma escandaleira do triste mundo do social, uma tontice das telenovelas e das celebridades de pacote, vinganças pessoais mascaradas de investigação, jogadas que só interessam a quem soprou a notícia e a quem a escreveu e editou.
É triste o estado a que chegaram alguns jornais históricos portugueses - desportivos e não só.
Claro que, para grandes males, grandes remédios. E nesse campo das curas, viva o livre-arbítrio, a capacidade de cada um decidir de acordo com a sua vontade e consciência. É coisa que tento fazer todos os dias e espero que os meus amigos também possam gozar dessa liberdade de escolha.
É assim em tudo: com a ementa de um restaurante, com a viagem das férias, com a opção por um programa de televisão. Ninguém nos obriga a comer, a visitar ou a ver nada. Somos nós que o fazemos, enquanto indivíduos pensantes. Nunca gostei de favas, por isso não é por a especialidade do restaurante ser aquela que vou pedi-las. Certo? Não gosto de meio-dramas com actrizes e actores a chorarem por tudo e por nada, logo nunca vi As Pontes de Madison County, nem assisto, leio ou oiço a comunicações que cheguem de Alvalade. Não sou fã de chuva nem de frio, por isso não fujo para Vigo nas minhas férias. É tudo simples. Sou eu quem escolhe o que quero ler e fazer, por isso sou eu quem decide onde gastar o meu tempo e o meu dinheiro. E eu já escolhi: não faço fretes."

Ricardo Santos, in O Benfica

2018: seis votos

"À entrada de um novo ano, aqui deixo seis votos, dedicando duas passas do réveillon a cada um deles:
- Obviamente, o Penta! Seja qual for a pontuação decorrente do jogo de quarta-feira (cujo resultado, no momento em que escrevo, ainda desconheço), a conquista do Campeonato não pode deixar de ser a prioridade máxima do nosso Clube para 2018. Mais ou menos difícil (fácil não será...), é para aí que devem apontar todas as baterias;
- Desejava que o novo ano trouxesse paz e tranquilidade nos espíritos de todos os agentes desportivos, devolvendo-se o protagonismo àqueles que dentro do campo corporizam a paixão popular. O desporto não pode ser guerra, nem conflito. E aquele que para aí o empurram, nele não devem ter lugar;
- É importante que a comunicação social saiba pensar a longo prazo, não entrando por um caminho imediatista e destrutivo, que acabará por queimar o produto que tem para vender;
- No futebol Formação gostava de conquistar, pelo menos, dois ou três títulos nacionais em disputa. Nos últimos 28 anos tal apenas aconteceu uma vez (em 2012-13), e, não sendo esse o objectivo último da formação de jogadores, ensiná-los a vencer também é importante;
- Uma palavra para a selecção portuguesa. Não poderemos exigir o título mundial, mas espera-se uma participação à altura das melhores de sempre;
- Extra-futebol pedia, no mínimo, 3 títulos nacionais nas 5 modalidades de pavilhão. Hóquei em Patins, Basquetebol e Voleibol serão porventura as de maiores hipóteses de sucesso. Mas Futsal e Andebol andarão certamente na luta até ao fim. No caso do Hóquei, o sonho europeu também está de pé."

Luís Fialho, in O Benfica

18 finais

"Escrevo logo após o dérbi, de rajada, do fundo do coração. Merecemos vencer o eterno rival. Realizámos, provavelmente, a melhor exibição desta época. Rui Vitória, como é seu timbre, preparou muito bem o jogo e merecia ser feliz do final. Afinal de contas, o tão propalado futebol fantástico do Sporting foi vulgarizado por um Benfica com espírito de Tetracampeonato. Nem vou perder muito tempo com a desastrosa performance do VAR, que validou o golo irregular dos leões. Muito menos realçar o penalti claro de William Carvalho, aos 74'! A arbitragem portuguesa precisa de um exercício de humildade. Sou um insuspeito defensor dos nossos árbitros e abomino a ideia de árbitros estrangeiros a apitarem na nossa Liga. Sei que errar é humano e, seguramente, o VAR e AVAR do jogo reconhecerão que estiveram mal nestes dois lances capitais.
Destaco a entrega da nossa defesa, a criatividade do nosso meio-campo e a classe do nosso ataque. Jonas, o melhor jogador a actuar em Portugal, soma e segue e mereceu o golo que marcou. Acredito que o nosso exército, que a SAD preparou, segue rumo ao Penta. Apesar da ausência de Luisão, a verdade é que Jardel esteve em grande nível e merece elogios. Destaco a raça do Rúben Dias e a irreverência de André Almeida e Grimaldo. Fejsa voltou a ser pendular, Pizzi deixou a pele em campo e Krovinovic respira classe. Os extremos, Salvio e Cervi, desequilibraram como nunca e as entradas de Raul, Rafa e João Carvalho mexeram com o jogo. Faltam 18 finais e eu acredito na conquista do Penta!"

Pedro Guerra, in O Benfica

O coração do Benfica

"O jogo de anteontem representou, sem dúvida, uma boa resposta. Mas, no fundo, uma resposta normal. Ou, se quiserem, uma resposta à Benfica. Os benfiquistas haviam-se galvanizado com a mensagem que o Presidente Luís Filipe Vieira lhes tinha dirigido no passado sábado, e a atitude mais decidida do treinador no lançamento do dérbi ainda viera incrementar a confiança, e até o sentido de responsabilidade, com que, literalmente, os Sócios e adeptos acorreram a encher o Estádio, num clima de exaltante firmeza próprio das grandes ocasiões. Um dérbi é sempre um jogo fora do comum e, nas presentes circunstâncias, ninguém tinha dúvidas de que estaríamos perante um desafio bem difícil. Depois de muitos meses de vis ataques sistemáticos, meticulosamente desenhados com a sanha da cobiça e o fel do desespero que a evolução e a grandeza do Benfica sempre causou aos nossos adversários, pode dizer-se que, durante toda a tarde de quarta-feira, já se sentia no ar a indesmentível expectativa positiva de todos os benfiquistas, aqui em volta do Estádio, como em tantos lugares de Portugal e no mundo, à espera do início da partida.
O destino, infelizmente, não se cumpriu na totalidade, embora tenha sido muito claro e relevante o substancial domínio da nossa Equipa ao longo do jogo inteiro que deixou claramente provados três temas, pelo menos. Em primeiro lugar, a excepcional capacidade técnica e da notável entrega física de muitos dos nossos Jogadores. Em segundo lugar, a diversidade e a oportunidade de soluções estratégicas adoptadas com todo o à-vontade pelo Treinador, em sucessivos momentos do jogo, patenteando sempre inquestionável superioridade exibida pelo Benfica. E, por fim, a cabal demonstração de que o Povo do Benfica assimilou devidamente a mensagem de Rui Vitória lançada na projecção anterior ao dérbi, com a fortíssima metáfora de que os outros 'só atingem o coração do Benfica se nós deixarmos', e provando a mágica relação íntima entre as bancadas e a Equipa, sempre a jogarem juntos. E agora, depois deste empate em que, afinal, ganhámos a Equipa, o que é importante é continuarmos assim, com as três entidades juntas numa só, nos próximos e difíceis desafios, em Moreira de Cónegos e em Braga."

José Nuno Martins, in O Benfica

PS: Nas últimas duas semanas, não recebi em casa as respectivas do jornal O Benfica. A turbulência nos CTT e os feriados parece que foram os culpados... Sendo assim, peço desculpa pela não publicação das crónicas, especialmente o 'resumo' que o Afonso de Melo tem vindo a fazer na sua rubrica...

Uns e outros

"A comunidade futebolística em Portugal está a funcionar num modelo de Estado Novo, és por nós ou contra nós. Falta pouco para ninguém ter direito a gostar de um jogo de futebol sem ter uma cor associada. Para mais num momento em que o ranking na UEFA não permite manter o mesmo número de equipas na principal competição. Os meios não têm qualquer importância para se atingirem os fins. Os gabinetes de comunicação e propaganda marcam a agenda diariamente. O regulador não consegue, e acredito que tenta, manter a situação debaixo de controle, com especial destaque para o desempenho das suas próprias equipas. Ouvem-se críticas constantes às decisões das equipas de arbitragem. Critérios técnicos e disciplinares dispares. Protocolo do VAR com limitações. Este é o quadro actual. As acusações são constantes e o ambiente é cada vez mais crispado. As dúvidas sobre o mérito das decisões criam um clima de desconfiança que prejudica de forma efectiva tudo o que se passa num jogo. Contudo, poucos são os que se questionam sobre os porquês de tudo isto. A maioria constata o erro e acusa, consoante, claro está, a perspectiva que lhe for mais favorável. Por isso há regras diferentes para uns e para outros. As avaliações de situações semelhantes são diferentes, não porque os juízes sejam os mesmos ou não, mas porque os intervenientes são diferentes. Uns e outros. Uns mais iguais do que outros. Uns, a minoria dos concorrentes mas representando a maioria dos adeptos, e Outros, a maioria dos concorrentes mas representando a minoria dos adeptos. Não há volta a dar, todos têm que ter o seu espaço, a competição não pode ser feita com Uns contra os Outros. este modelo tem que ser combatido. A pressão de uns sobre todos os outros tem que ser limitada. Atingimos um nível em que não tem importância a qualidade do jogo. Quando assim é estamos a caminhar por um mau trilho. Cumpram-se as regras, para uns e outros."

José Couceiro, in A Bola

Aquecimento... rescaldo

Benfiquismo (DCCVIII)

Eterno

Lixívia 16

Tabela Anti-Lixívia
Benfica ........ 37 (-4) = 41
Corruptos... 42 (+3) = 39
Sporting ..... 40 (+9) = 31

Tudo na paz dos deuses!!! Os deuses, da vergonha...
Imaginem o jogo de ontem, com as decisões invertidas!!! Teríamos matéria para décadas de conspirações... Mas como mais uma vez, o Benfica foi altamente prejudicado e o Sporting altamente beneficiado, daqui a alguns dias, já ninguém se lembra do que se passou...

Tudo isto começa nas nomeações: árbitro, VAR e até 4.ª árbitro, todos Lagartos... Tiago Martins, fez o 5.º jogo do Sporting como VAR esta época. Somando os dois jogos onde foi o árbitro principal, já fez 7 jogos da sua equipa do coração, em 16 jornadas!!!!! Imaginem que isto acontecesse com o Benfica, com um qualquer árbitro que fosse 'adepto' do Benfica!!!!
O Benfica fez muito bem em recordar que recentemente o Sporting contratou um ex-árbitro assistente do Hugo Miguel... o tal que é o representante em Portugal do fornecedor dos equipamentos aos Lagartos!!! Tudo isto parece uma anedota, mas não é...
Como eu já tinha alertado à poucas semanas, o Sporting, este ano só na jornada 9, com o Chaves, não teve um Lagarto como árbitro ou como VAR, em todas as outras jornadas, teve sempre pelo menos um Lagarto, sendo que em 8 das 16 jornadas, tanto o árbitro como o VAR são assumidamente Lagartos!!!
Como a falta de vergonha na cara é uma das características da lagartice, o impacto destas nomeações é evidente! Se fosse o Benfica, com supostos Benfiquistas, teríamos muitos deles a fazer tudo para demonstrar que não se deixavam influenciar pela clubite, mas com as Osgas, esses problemas não existem...!!!
São 9 pontos (pelo menos) que os Lagartos têm a mais... Neste momento, o campeonato deveria ser uma luta a dois... com o Sporting a lutar com o Braga pelo 3.º lugar!!!

Ontem foram 4 penalty's e um golo irregular... penauts!!!
- Empurrão do Coentrão ao Jardel: o ser asqueroso empurra o Jardel, sem qualquer intenção de jogar a bola. Rui Vitória comparou este lance com o penalty assinalado a favor do Sporting, no jogo com o Setúbal! Na minha opinião esteve mal...!!! Porque são lances diferentes: o defesa do Setúbal luta pela posição, e acaba mesmo por cortar a bola de cabeça para Canto; o Coentrão só quis empurrar... Mas se calhar, o Rui Vitória falou nesse lance, porque lembrou-se que no Sporting - Setúbal, o VAR nesse jogo, que validou esse penalty, foi o Hugo Miguel!!!!
- Braço de Coentrão a remate do Jonas: sim a bola bateu primeiro na cara, mas depois resvalou para o Braço... com o Braço, claramente, em posição de aumento da volumetria...
- Piccini aos 71 minutos, cortando um cruzamento do Cervi: admito que ao vivo fica a dúvida se é com o braço ou o ombro, mas na repetição é claro... Inacreditável, como não houve intervenção do VAR. Não é um lance à 'queima-roupa' existe clara intenção de efectuar o corte...
- William: é talvez o mais claro de todos. Inacreditável aqueles que 'desculparam' esta lance, defendendo que o Jiménez fez falta. É preciso ser muito desonesto para chegar a essa conclusão....!!!

O único lance dos 'não assinalados' que eu não marcava penalty, foi na outra 'Mão' do Piccini, a remate do Jonas, pois nesse acho que não existe 'acto deliberado', existe um remate forte, que bate na relva, e acaba por bater no braço... e quase deu 'auto-golo'!!!

Tudo isto, somado ao facto do golo dos Lagartos ser irregular!!! Ainda hoje, em Setúbal, o VAR anulou um golo praticamente idêntico ao Setúbal... é simples. E em Setúbal também não houve 'linhas virtuais'!!!
O fora-de-jogo é no inicio da jogada, mas isso é indiferente...

Além destes lances, bastante objectivos, voltamos a ter uma arbitragem totalmente inclinada, desde do primeiro minuto:
Quando o Benfica joga em Alvalixo ou no Dragay, chega quase sempre ao intervalo com grande parte da defesa Amarelada... sempre!!! Nos jogos 'grandes' na Luz, é praticamente proibido mostrar um Amarelo aos nossos adversários antes dos 60 minutos... Ontem, mais uma vez, o primeiro Amarelo foi a um jogador do Benfica, depois de muitos outros perdoados...
Um bom exemplo, da 'inclinação' do relvado, recordo os minutos após o empate do Benfica:
Almeida fez falta sobre o Bas Dost, e deu falta perigosa contra o Benfica - livre lateral - (era visível que o Benfica jogou com uma equipa mais baixa, e estivemos sempre em inferioridade nas 'bolas paradas'); logo a seguir, rasteira descarada do Coentrão ao Cervi, numa posição do terreno idêntica, que daria livre lateral... e nada foi marcado!!!

Se estas nomeações continuarem, será praticamente impossível, os Lagartos perderem pontos nos jogos 'menos' importantes!!! Ontem, com o Babalu a apitar se calhar tínhamos sido menos prejudicados!!!

Já agora, vai haver Sumaríssimo para as vergonhosas simulações do Coentrão?!!!!


Em Santa Maria da Feira, parece que houve, mais coacção!!!
Revi os lances que os Corruptos protestaram, e como já esperava, não se passou nada de especial... Podiam ter saído mais alguns cartões para os jogadores do Feirense, tal como o Felipe devia ter expulso na 1.ª parte aos 39 minutos, por mais uma entrada por trás, completamente absurda, com o árbitro mesmo à frente... no mínimo seria o 2.º Amarelo!!!
Com o aproximar da fase decisiva do Campeonato, a estratégia dos Corruptos, vai ser fazer de vitima... não é nada de novo, eles sempre fizeram isso!!! E vendo, como os Lagartos estão a ser levados ao colo, vão ter que 'chorar' muito!!!!!

Anexos:
Benfica
1.ª-Braga(c), V(3-1), Xistra (Verissímo), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
2.ª-Chaves(f), V(0-1), Sousa (Tiago Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
3.ª-Belenenses(c), V(5-0), Rui Costa (Vasco Santos), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Hugo Miguel (Veríssimo), Prejudicados, Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(c), V(2-1), Gonçalo Martins (Veríssimo), Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
6.ª-Boavista(f), D(2-1), Soares Dias (Esteves), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
8.ª-Marítimo(f), E(1-1), Sousa (Godinho), Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
9.ª-Aves(f), V(1-3), Almeida (Vítor Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
10.ª-Feirense(c), V(1-0), Godinho (Xistra), Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
11.ª-Guimarães(f), V(1-3), Soares Dias (Malheiro), Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
12.ª-Setúbal(c), V(6-0), Godinho (Pinheiro), Prejudicados, Beneficiados, (8-0), Sem influência no resultado
13.ª-Corruptos(f), E(0-0), Sousa (Hugo Miguel), Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
14.ª-Estoril(c), V(3-1), Pinheiro (Manuel Oliveira), Beneficiados, Sem influência no resultado
15.ª-Tondela(f), V(1-5), Tiago Martins (Malheiro), Nada a assinalar
16.ª-Sporting(c) E(1-1), Hugo Miguel (Tiago Martins), Prejudicados, (5-0), (-2 pontos)

Sporting
1.ª-Aves(f), V(0-2), Tiago Martins (Pinheiro), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(1-0), Paixão (Hugo Miguel), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(f), V(0-5), Hugo Miguel (Sousa), Nada a assinalar
4.ª-Estoril(c), V(2-1), Godinho (Tiago Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Feirense(f), V(2-3), Soares Dias (Tiago Martins), Nada a assinalar
6.ª-Tondela(c), V(2-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Nada a assinalar
7.ª-Moreirense(f), E(1-1), Godinho (Pinheiro), Beneficiados, (2-0), (+1 ponto)
8.ª-Corruptos(c), E(0-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
9.ª-Chaves(c), V(5-1), Rui Costa (Esteves), Beneficiados, Prejudicados (5-2), Sem influência no resultado
10.ª-Rio Ave(f), V(0-1), Sousa (Capela), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
11.ª-Braga(c), E(2-2), Xistra (Rui Costa), Beneficiados, (1-4), (+1 ponto)
12.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-2), Tiago Martins (Xistra), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
13.ª-Belenenses(c), V(1-0), Almeida (Godinho), Nada a assinalar
14.ª-Boavista(f), V(1-3), Godinho (Vasco Santos), Nada a assinalar
15.ª-Portimonense(c), V(2-0), Capela (Xistra), Nada a assinalar
16.ª-Benfica(f), E(1-1), Hugo Miguel (Tiago Martins), Beneficiados, (5-0), (+ 1 ponto)

Corruptos
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Hugo Miguel (Luís Ferreira), Nada a assinalar
2.ª-Tondela(f), V(0-1), Veríssimo (Malheiro), Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Manuel Oliveira (Tiago Martins), Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Braga(f), V(0-1), Xistra (Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Chaves(c), V(3-0), Rui Oliveira (Hugo Miguel), Nada a assinalar
6.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Sousa (Godinho), Nada a assinalar
7.ª-Portimonense(c), V(5-2), Luís Ferreira (Sousa), Nada a assinalar
8.ª-Sporting(f), E(0-0), Xistra (Hugo Miguel), Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(6-1), Manuel Oliveira (Veríssimo), Beneficiados, (5-1), Sem influencia no resultado
10.ª-Boavista(f), V(0-3), Hugo Miguel (Tiago Martins), Nada a assinalar
11.ª-Belenenses(c), V(2-0), Veríssimo (Luís Ferreira), Beneficiados, (0-2), (+3 pontos)
12.ª-Aves(f), E(1-1), Rui Costa (Esteves), Nada a assinalar
13.ª-Benfica(c), E(1-1), Sousa (Hugo Miguel), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
14.ª-Setúbal(f), V(0-5), Tiago Martins (Rui Oliveira), Beneficiados, (0-3), Impossível contabilizar
15.ª-Marítimo(c), V(3-1), Mota (António Nobre), Nada a assinalar
16.ª-Feirense(f), V(1-2), Veríssimo (Paixão), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Jornadas anteriores:
Épocas anteriores:
2016-2017
2015-2016

Justiça chegou ao cair do pano

"Sporting foi eficaz, Benfica soube reagir mas só no final foi feliz. Krovinovic em grande.

Eficácia
1. O Benfica não apresentou novidades no onze. 4x3x3, com Fejsa, Pizzi e Krovinovic no meio campo. O Sporting apresentou a equipa que lhe dá mais garantias nos jogos com equipas de maior dimensão, reforçando o meio campo com a entrada de Battaglia, formando o trio com William e Bruno Fernandes (mais adiantado). O Benfica entrou mais dominador a assumir a posse de bola, mas sem conseguir chegar com perigo à baliza de Rui Patrício. O Sporting preocupou-se em não dar espaços a Pizzi e Krovinovic, através do posicionamento agressivo de Battaglia e William Carvalho. Aos 19 minutos, no primeiro remate à baliza, o Sporting faz o 0-1. Bruno Fernandes, após um alívio da defesa do Benfica, coloca em Fábio Coentrão que cruza e, após um ressalto, a bola chega a Gelson que cabeceia e faz golo.

Reacção
2. O Benfica reagiu bem ao golo sofrido, sobretudo através da dinâmica do lado esquerdo do ataque, composto pelo trio Grimaldo, Cervi e Krovinovic e pelas incursões de Salvio no flanco oposto. Aos 23 minutos, Salvio entra pela área do Sporting e serve Jardel, que, na pequena área, cabeceia com a bola a bater em Piccini na linha de golo. Após o golo o Sporting preocupava-se em controlar a manobra ofensiva do Benfica, tentando sair sempre que tinha espaços para o fazer (procurando explorar a velocidade de Gelson). Aos 28 minutos, Acuña efectua um bom remate fora da área, ao qual Varela corresponde com uma boa defesa. A partir dos 30 minutos o Benfica exerce maior pressão no Sporting e cria duas grandes ocasiões de golo. Primeiro, após um bom envolvimento na direita, Pizzi cruza, Jonas segura de peito e remata contra Coentrão, a bola sobra para Krovinovic que remata à barra, sobrando para Jonas que atira ao lado. Passados três minutos, Pizzi efectua nova cruzamento e a bola sobre para Krovinovic que remata ao lado (após desvio de William). Até final da 1.ª parte o Sporting através de um lance simples cria perigo. Rui Patrício bate para Bas Dost que ganha no ar para Bruno Fernandes, que serve Gelson (boa diagonal) e este atira por cima na cara de Varela.

Benfica volta ao 4x4x2
3. Aos 55 minutos Rui Vitória retira Pizzi e coloca Jiménez, fazendo regressar a equipa ao 4x4x2. Krovinovic assumiu uma posição mais central no campo e com a missão de construir jogo. Jiménez juntou-se a Jonas, permitindo à equipa ter mais gente na área, dando mais liberdade a Jonas. Com estas alterações o Benfica cresceu e encostou o Sporting ao seu meio campo, reagindo à perda de bola e não permitindo que Bruno Fernandes tivesse muito espaço para poder servir Gelson Martins que era o jogador mais solicitado nas saídas rápidas. Aos 59 minutos, o Benfica teve duas boas ocasiões de golo em dois remates de Jonas desviados por Coates e Piccini, com Rui Patrício já batido. Aos 66 minutos, Jiménez em boa posição, após combinação com Jonas, atira ao lado. Rui Vitória efectuou mais duas substituições e arriscou mais: retirou Fejsa e colocou Rafa, Salvio recuou para a lateral direita e André Almeida subiu para o meio campo. Aos 80 minutos saiu Rúben Dias e entrou João Carvalho. André Almeida recuou para central, Jorge Jesus refrescou a equipa com a troca de Bruno César por Acuña (muito desgastado) e com a entrada de Bryan Ruiz para a saída de Gelson. Aos 88 minutos, após um bom movimento ofensivo (Rafa - Krovinovic - Cervi - Rafa) foi assinalada uma grande penalidade que coloca justiça no marcador. Jonas não perdoou e o empate foi concretizado. Para o seu primeiro derby, Krovinovic fez um grandes jogo. Durou 90 minutos, nos quais construiu, definiu com qualidade e fechou bem defensivamente. Começa a assumir um papel cada vez mais preponderante na equipa."

Diogo Luís, in A Bola