Últimas indefectivações

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Galardões Cosme Damião

"Foram já anunciados os 37 nomeados, em sete categorias sujeitas à votação dos Sócios (as restantes serão da responsabilidade da Direcção), para os Galardões Cosme Damião, que serão entregues na Gala do 116.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica no dia 4 de Março, no Campo Pequeno.
O assinalável sucesso do Clube, transversal nas diversas áreas, desde a desportiva à associativa, passando pela financeira e patrimonial, o investimento e inovação constantes nas áreas de suporte, bem como a implantação cada vez mais significativa dos projectos da formação e da aposta na vertente feminina nas várias modalidades, dificultam a escolha dos nomeados, mas esse é um “problema” com que todos desejamos conviver e que queremos que se acentue ano após ano.
A intervenção do presidente Luís Filipe Vieira foi um dos momentos altos da noite, apelando à união, à superação, à resiliência e à ambição de todos os que têm a missão e a honra de contribuírem diariamente para o engrandecimento do Sport Lisboa e Benfica. Numa expressão, apelou à mística benfiquista!
E relembrou que o nosso ADN é “nunca desistir, nunca baixar os braços, nunca vergar, para no fim vencer”, e que “foi sempre nos momentos mais difíceis que nos tornámos mais fortes”, terminando com a manifestação de que “queremos ganhar e merecemos ser felizes, juntos!”.
O caminho está traçado, percorramo-lo unidos em torno do ideal benfiquista.
#PeloBenfica

P.S.: Na próxima 2.ª feira, dia 24, às 19h30, a nossa equipa jogará em Barcelos frente ao Gil Vicente. Informamos que ainda há bilhetes disponíveis e apelamos à mobilização dos benfiquistas para marcarem presença no estádio e apoiarem o nosso Benfica em mais um passo que se deseja rumo ao 38."

'Mi Buenos Aires querido'

"O jogo histórico entre Boca Juniors e Benfica, en La Bombonera, deveria ter sido inesquecível. Eusébio, de joelho rebentado, saiu aos 27 minutos. Resolveu-se o assunto salomonicamente; 1-1 graças a dois penáltis

A Argentina é um país de mitos. E a diz a filosofia que os mitos morrem cedo.
'Vive depressa. Morre jovem, sê um cadáver bonito!'
Carlos Gardel viveu depressa. Morreu cedo, aos 44 anos, não pôde ser um cadáver bonito. O avião em que viajava despenhou-se nos arredores de Medellín. Ficou transformado num féretro carbonizado.
Estávamos no dia 24 de Junho de 1935. Com ele morreram também o piloto Ernesto Samper, Alfredo Le Pera, que escreveu tantas letras para as suas músicas, e os guitarristas Ángel Domingo Rivero e José Maria Aguilar Porrás.
Foi um dos momentos mais tristes da Argentina. E do Uruguai: Montecideu, onde vivia a sua mãe, saiu em bloco para a rua para partilhar as sua lágrimas.
Gardel, o homem do tango que nascera em França, em Toulouse.
Trinta e três anos depois, o Benfica chegava a Buenos Aires. Tinha uma série de jogos agendados. Toda a gente queria ver o Benfica como toda a gente quisera ver o grande Gardel.

Futebol ao ritmo do tango
'Mi Buenos Aires querido
Cuando yo te vuelva a ver
No habrá mas pernas ni olvido',
cantava Charles Romuald Gardés, que recebeu a irónica alcunha de El Mudo.
Eusébio, lesionado, ainda a sofrer as mazelas de mais uma operação ao joelho, escondia-se dos embates físicos e duros protagonizados pelos adversários. Que adversários! O Boca Juniors, o mais popular dos clubes argentinos, o grupo da hinchada fanática que parece exigir sangue de cada vez que enche o Estádio de La Bombonera até rebentar pelas costuras.
É preciso ir lá ver. Barrio de la Boca. À beira do porto do delta do rio de La Plata, as casas de lata pintadas de cores coloridas, os becos onde meninos jogam com trapeiras, a linha de caminho-de-ferro que bordeja La Bombonera.
27 minutos decorridos, e Eusébio saiu, sofrendo até ao limite da sua impressionante concorrência.
Roma, Melendez, Ovide, Suce e Rattín suspiraram de alívio quando viram a Pantera Negra pelas costas.
Rattín, o grande capitão do Boca e da Argentina, fizera questão de ser fotografado ao lado de Eusébio no início da partida. Eusébi com um lenço branco amarrado num joelho.
O encontro que deveria ter ficado a letras de ouro na história dos dois clubes desiludiu. Sem Eusébio, o Benfica foi menos Benfica. O Boca revelou um medo cénico mesmo quando atingiu a vantagem a 15 minutos do fim através de um penálti: Alguns, mais desiludidos, tornaram o caminho de casa antes do apito final do árbitro Nino Guillermo José. Seguiram para Calle Brandsen, viraram na Almirante Brown e tornaram a Ponte de Avellaneda.
Talvez trauteassem a música de Gardel dedicada a La Boca.
'Caminho que entronces estabas
Bordeado de trébol y juncos en flor
Uma sombra ya pronto serás
Una sombra y ele mismo que yo'.
Já não viram o empate de Jacinto, também de penálti, que assinalou o empate definitivo. António Simões encantara os dirigentes argentinos, que queriam ficar com ele.
Pelas ruas de La Boca:
'Caminito cubierto de cardos
La mano del tiempo tu huella borró
Ya a tu lado quisiera caer
Y que el tiempo nos mate a los dos'.
A rua estreita, pejada de casas de cores vivas, vê os meninos chutando bolas contra a parede do Conventillo de Corazón de Tango..."

Afonso de Melo, in O Benfica

A união faz a força


"Num cenário nevado, o Benfica provou que com união se consegue ultrapassar todas as adversidades.

A neve caiu sob Moscovo desde o meio-dia, tornando o relvado branco. Os termómetros indicavam vários graus negativos. As expectativas não eram as melhores para a equipa lisboeta que iria enfrentar, nesse dia, o Dínamo Moscovo, no Estádio do Torpedo, para 1.ª mão da 3.ª eliminatória da Taça UEFA 1992/93, um adversário que não se devia subestimar. No início dos anos 90, acreditava-se que as equipas da Europa do Leste estavam a passar por uma fase de declínio, devido ao impacto que o fim da União Soviética teve no desporto. Todavia, a queda de três grandes clubes do futebol europeu, em três competições europeias, frente a equipas de Moscovo tinha contrariado esta ideia.
Os jogadores benfiquistas entraram no relvado, equipados com luvas e collants, prontos a mostrar o seu valor mesmo 'fora do seu «habitat»'. Vítor Paneira foi o primeiro a marcar o ritmo e a comandar as operações, e 'foi «escutado» pelos colegas'. Aos cinco minutos, Paneira criou uma situação de risco para os moscovitas, inaugurando uma sucessão de lances que 'permitiram fragilizar o adversário, surpreendentemente (ou talvez não) mais inadaptado às péssimas condições climatéricas'. Enquanto isso, no outro meio-campo, Silvino 'até corria o risco de... morrer de frio'.
Schwarz, Isaías e Mostovoi, que 'pareceu mais à vontade na neve do que na relva', seguiram os trilhos de Vítor Paneira e, com um excelente passe deste, Isaías inaugurou o marcador, aos 36 minutos. Um 'golo naturalíssimo, de prémio ao melhor futebol e à melhor equipa', que na 2.ª parte conseguiu aumentar ainda mais o fosse de supremacia para os moscovitas, como Isaías a bisar, após um passe magistral de Mostovoi.
Nos últimos 15 minutos, um erro defensivo e um livre permitiam o empate pelo conjunto russo, o que ensombrou a prestação artística do conjunto 'encarnado'. Todavia, no regresso, o sentimento era que esta era a 'primeira grande vitória de Toni', que tinha o cargo de treinador há um mês, na sua quarta passagem pelo Clube nesta função, pois a 'coesão é imprescindível para a concretização de qualquer trabalho e Toni sabe-o muito bem. Moscovo mostrou que se está no caminho correcto'. E o tempo dar-lhes-ia razão pois, na 2.ª mão da eliminatória, a equipa orientada por Toni saiu vencedora por 2-0 e apurou-se para os quartos de final da Taça UEFA, um feito que não era conseguido há 10 anos.
Pode ficar a saber mais sobre estes verdadeiros 'homens das neves' na área 22 - De Águia ao Peito do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Olho biónico anal

"Nas sociedades actuais só quem é ingénuo é que não percebe que quase tudo é manipulado.
O melhor instrumento de manipulação é sem dúvida o poder da imagem e o poder do som. E quem tem esse poder?
Não há dúvida nenhuma de que o medo condiciona os comportamentos!
Acórdão do Tribunal da Relação do Porto.
Processo: 107/12.1GDVFR.P1
Relator: Maria Dolores Silva e Sousa
Descritores: Crime de Coacção
Bem Jurídico Protegido
Elementos do Tipo Tentativa
Data do Acórdão:27-11-2013
Sumário:
I - O bem jurídico protegido pelo crime de coacção é a liberdade de decisão e da acção.
II - São requisitos objectivos do crime de coacção:
(i) Que o agente constranja um determinado comportamento.
(ii) Outra pessoa a adoptar um determinado comportamento:
- À prática de uma acção
- À omissão de uma acção
- Ao suportar de uma actividade
III - Sujeito passivo do crime de coacção pode ser qualquer pessoa.
IV - O conceito indeterminado 'mal importante', cuja densificação (substância e forma; precisão e concretização) cabe à doutrina e jurisprudência, deve orientar-se pelas seguintes ideias:
- Tanto pode ser ilícito como não ilícito, cabendo como mal importante a ameaça de procedimento jurídico ou de queixa-crime, censurável.
- A ameaça tem de ser adequada a constranger o ameaçado.
V - A coacção é um crime de resultado cuja consumação exige, consequentemente, que a pessoa objecto da acção de coacção tenha, efectivamente, sido constrangida a praticar a acção, a omitir ou a tolerar a acção, não bastando a adequação da acção, sendo ainda necessário que entre o comportamento e a acção de coacção haja uma relação de efectiva causalidade.
VI - Se o sujeito passivo, apesar da ameaça, acabou por levar a cabo a conduta devida, apenas se verifica uma tentativa do crime de coacção, verificados os restantes elementos do tipo.

Teresa Bernardino - Comunicação Social e Defesa Nacional
Concluindo a opinião pública, facilmente manipulável, depende uma comunicação social que estimula certos comportamentos e que desmotiva ou rejeita outros. Tal como a sociedade portuguesa, a comunicação social é um sector em crise de identidade. Sendo o sector que melhor pode reflectir a cultura de um povo, a imagem que oferece revela as incertezas, os desencontros, as obsessões da vida mental da nação, feita palavra viva. Sociedade em mudança, mentalidade nova a delinear-se confusamente. Eis a realidade em que se inscreve a comunicação social escrita e oral. Vive-se, com efeito, o ambiente de uma sociedade que se conhece mal a si própria porque as linhas de rumo que lhe dariam coesão são quase imperceptíveis.
Um estudo muito recente de neurocientistas sediados em Nova Iorque, Joseph LeDeboux e Ricahrd Brown, vem mostrar que as emoções podem gerar mais do que os actos racionais. Os autores mostram que as emoções são estados cognitivos que resultam da recolha de informação. Mais especificamente, os mecanismos do cérebro que dão origem a emoções e sentimentos conscientes não se diferenciam daqueles que dão origem a experiências perceptíveis e cognitivas.
Para Joseph LeDeboux e Richard Brown, os estados emocionais estão, pelo contrário, ao nível de outros estados de consciência. Considere-se, por exemplo, a sensação de medo causada pela visualização de uma cobra por perto. O que estes autores vêm mostrar é que o processo de visualização de percepção do perigo e a experiência emocional acontecem nos mesmos circuitos (os autores não excluem, no entanto, que algumas respostas às emoções continuam a ser dependentes as subcircuitos diferentes mas interligados).
Este estudo vem contribuir para o que parece ser cada vez mais evidente. A razão e a emoção moram juntas.
A tristeza, a alegria, a vergonha, a culpa, o amor, o ódio, são sentimentos que não só baralham as escolhas como podem até ser geradores de maior eficiência.
Como colocar estes princípios em prática:
O jogador mais aguerrido deles é o Taarabt. Por isso, como ele ainda tem uns dentinhos de leite, dás-lhe um 'chega para lá', pica-lo e fazes com que ele fique mais levezinho e desorientado. Deixa de poder articular o jogo do Benfica. É que o Gabriel levou uma 'patada' do filho dele no olho e não vai jogar!
Sim, Mister.
Gradualmente já está tudo preparado para a emoção e a gritaria no estádio aumentar e assim condicionar o comportamento dos gajos. É nessa altura que provocas o Ferro e rematas a bola contra o braço dele.
Mesmo estando ele de costas, Mister?
Isso não interessa para nada! A seguir aumenta a confusão e não há nenhum árbitro que não os tenha para não marcar o penálti!
Para o caso de o primeiro não resultar, já o segundo tinha a mãozinha também nas costas do Ferro!
Mas afinal o que é que interessa o empurrão? Não deveria ser assim, sr. comentador Rui Santos? Também está condicionado?
Ah! Passou a existir no futebol português a necessidade de um olho biónico anal. Primeira cobaia - o Ferro!

Este olho biónico anal faz com que um jogador de costas veja a trajectória da bola para se desviar da mesma!
Benfica Lab? Alerta para esta nova startup!

Acabou-se a célebre frase que dizíamos nos Olivais Sul - dá-lhe agora, que ele está de costas.
Ah! Ó sr. Marco Ferreira - de costas aumentou a volumetria. Bem, você lá sabe por experiência, certamente!
Violência no desporto

Ah! Isto não é incitamento à violência! Incitamento a bater nos árbitros, jogadores e adeptos?!
Não! É a séria Muppet Show!

Pobre país que não tem lei nem grei! Uma autêntica balbúrdia! Até a procuradora-geral da República faz uma directiva e depois suspende-a!
Podem ir tomar um cafezinho e uma bola de Berlim à pastelaria do sr. árbitro. Já não o enforcamos!
Pobre gente!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Máscaras!

"Segurança na bancada ou pretexto de interrupção do jogo? Whistleblower ou venda de conteúdos digitais roubados? Racismo ou provocação e manipulação? As máscaras usuais."

Benfica FM #101 - Fama e Braga...

Benfiquismo (MCDXLVI)

Feiticeiro...

Lixívia 21


Tabela Anti-Lixívia
Benfica..... 54 (-4) = 58
Corruptos. 53 (+16) = 37
Sporting.. 36 (+9) = 27

Mais uma jornada, mais um inacreditável branqueamento da arbitragem do Macron no jogo da Luz! Mais uma vez, o condicionamento criminoso, resultou... Mais uma vez, os expert's, dobraram a espinha, para defenderem o indefensável...!!!

Tal como escrevi na crónica do jogo, os 90 minutos foram todos 'inclinados', enquanto os jogadores do Benfica são 'obrigados' a disputar os duelos com os braços no ar, para evitar que sejam assinaladas faltas 'contra', os adversários disputam as bolas com 'tudo'... legal e ilegalmente!!!



- A 'não expulsão' do David Carmo é um absurdo: entrada por trás, sem qualquer hipóteses de disputar a bola, unicamente preocupado em travar o Rafa, com os pitons levantados, acertando com os pitons na perna do Rafa, e terminando o movimento com uma tesoura sobre a perna de apoio...



- Mas não foi a única: reconheço que no Estádio não me apercebi da gravidade, mas depois de rever na televisão, não tenho dúvidas: o Esgaio tinha que ser expulso, com Vermelho directo. Não foi uma falta 'inteligente' sobre o Cervi, foi uma agressão... Uma agressão a pontapé... sem qualquer intenção de jogar a bola...
No Estádio achei estranho o Weigl ficar 'chateado' parece-me um jogador pacífico, mas só na TV é que percebi... agressão pura e dura!
- Em relação ao Raul Silva, tentei arranjar imagens claras, mas não encontrei... Agora no Estádio, fiquei com poucas dúvidas, na celebração do golo do Braga, o suíno pegou na bola, virou-se para a bancada, e executou gestos provocatórios/obscenos, parecidos com os gestos que fez no final...
O jogador não foi provocado pelos Benfiquistas, foi um acto gratuito de má educação, e de incentivo à violência, para mim, ambas as situações são de Vermelho directo!
As desculpas online no dia seguinte, valem zero!!!

E depois, ainda tivemos o golo do Braga, que 'nasce' num ataque, que não devia ter acontecido! O Rúben não faz falta nenhuma, joga a bola, não toca no adversário nem faz jogo perigoso, pois 'entra de lado'...

Em relação ao Rúben, não se deixem intoxicar: o Rúben foi burro, mas não agrediu ninguém, empurrou! Não deu um soco a ninguém, não deu um pontapé a ninguém, acabou por empurrar um jogador que queria retardar o reinicio do jogo... aliás como o fez durante os 90 minutos de forma aberrante!!!



Uma nota ainda, para a total falta de respeito que os jogadores do Braga demonstraram pelo árbitro durante os 90 minutos: o Palhinha quando levou Amarelo, fartou-se gesticular (seria o 2.º Amarelo), o Paulinho batia palmas sempre que não concordava com a decisão do árbitro; e no reinício do jogo a seguir ao golo, depois de demorarem o tempo que quiseram na bandeirola de canto, e a regressar para o seu meio-campo... ainda houve jogador que retirou a bola do centro do relvado, quando o Vinícius estava preparado para recomeçar a partida... Tudo isto, com o Macron impávido e sereno!


Em Vila do Conde, expulsão do Neto e penalty cometido pelo mesmo jogador, deram mais um empurrão aos Lagartos.... Verdíssimo, mais uma vez a ser o herói...!!!






Em Guimarães, não houve grandes Casos... a agressividade nos duelos dos Corruptos, e a forma com vão cometendo faltas atrás de faltas, sem sanção disciplinar é inacreditável... e em redor da sua própria área, vale tudo!!! Se os Benfica jogasse assim, ao intervalo já tínhamos 2 ou 3 na Rua...

No caso Marega, algumas curiosidades:
O protocolo para estas situações não foi 'activado' pelo árbitro... sendo assim, se o Godinho quisesse tinha dado o 2.º Amarelo ao Maliano: gestos ofensivos para a bancada; atraso no reinicio da partida; depois de pedir a substituição, atravessou o campo, quando devia ter saído pela linha mais perto...!!!
Seria uma medida drástica, mas estaria dentro dos regulamentos...
A questão não é se eu concordo ou não com um suposto 2.º Amarelo, a questão é que eu tenho a certeza, que se isto tivesse acontecido com um jogador do Benfica, tenho a certeza que teria sido expulso... e no dia seguinte, todos os cumentadores dariam cobertura ao Godinho!!!

Já em relação à questão substancial do racismo, ninguém deverá pôr em causa, o problema... Aquilo que eu não me esqueço, é a forma como recentemente o Nélson Semedo e o Renato Sanches, alvos de atitudes racistas, foram tratados pela opinião pública Dragarta!
Isto não se passou à dezenas de anos, passou-se nos últimos 3 anos, em Portugal, com dois jovens portugueses, nascidos em Portugal... mas como estavam vestidos com a camisola do Benfica, sendo assim, a grande maioria dos comentadores desportivos, anti-Benfiquistas primários, não se indignaram com as atitudes racistas... Chegaram mesmo, a criticar os próprios jogadores!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Paços de Ferreira(c), V(5-0), M. Oliveira (L. Ferreira), Prejudicados, (6-0), Sem influência
2.ª-B SAD(f), V(0-2), Veríssimo (Xistra), Prejudicados, (0-4), Sem influência
3.ª-Corruptos(c), D(0-2), Sousa (Almeida), Prejudicados, Impossível contabilizar
4.ª-Braga(f), V(0-4), Almeida (Rui Costa), Prejudicados, Beneficiados, (1-4), Sem influência
5.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Pinheiro (L. Ferreira), Nada a assinalar
6.ª-Moreirense(f), V(1-2), Soares Dias (Mota), Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(1-0), Martins (Esteves), (2-0), Prejudicados, Sem influência
8.ª-Tondela(f), V(0-1), Hugo (Nobre), Nada a assinalar
9.ª-Portimonense(c), V(4-0), Mota (V. Ferreira), Nada a assinalar
10ª-Rio Ave(c), V(2-0), Xistra (Esteves), Prejudicados, Sem influência
11.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Soares Dias (R. Oliveira), Prejudicados, (1-3), Sem influência
12.ª-Marítimo(c), V(4-0), Veríssimo (L. Ferreira), Nada a assinalar
13.ª-Boavista(f), V(1-4), Sousa (Malheiro), Prejudicados, (1-5), Sem influência
14.ª-Famalicão(c), V(4-0), Rui Costa (Narciso), Nada a assinalar
15.ª-Guimarães(f), V(0-1), Almeida (Rui Costa), Nada a assinalar
16.ª-Aves(c), V(2-1), Xistra (Nobre), Prejudicados, (3-1), Sem influência
17.ª-Sporting(f), V(0-2), Hugo (Sousa), Prejudicados, Sem influência
18.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), M. Oliveira (Esteves), (0-3), Prejudicados, Sem influência
19.ª-B SAD(c), V(3-2), Almeida (R. Oliveira), (3-1) Prejudicados, Sem influência
20.ª-Corruptos(f), D(3-2), Soares Dias (Martins), Prejudicados, (-3 pontos)
21.ª-Braga(c), D(0-1), Hugo (Esteves), Prejudicados, (-1 ponto)

Sporting
1.ª-Marítimo(f), E(1-1), Martins (Hugo), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
2.ª-Braga(c), V(2-1), Godinho (Nobre), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Portimonense(f), V(1-3), Xistra (V. Santos), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
4.ª-Rio Ave(c), D(2-3), Pinheiro (Narciso), Beneficiados, Prejudicados, (3-5), Sem influência
5.ª-Boavista(f), E(1-1), Sousa (V. Ferreira), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
6.ª-Famalicão(c), D(1-2), Hugo (Nobre), Nada assinalar
7.ª-Aves(f), V(0-1), Xistra (Nobre), Nada a assinalar
8.ª-Guimarães(c), V(3-1), Soares Dias (Narciso), Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-2), Rui Costa (Xistra), Beneficiados, Impossível contabilizar
10.ª-Tondela(f), D(1-0), Veríssimo (Mota), Nada a assinalar
11.ª-Belenenses(c), V(2-0), M. Oliveira (L. Ferreira), Nada a assinalar
12.ª-Gil Vicente(f), D(3-1), Hugo (Esteves), Beneficiados, Sem influência
13.ª-Moreirense(c), V(1-0), Soares Dias (V. Santos), Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
14.ª-Santa Clara(f), V(0-4), Mota (Nobre), Beneficiados, (1-4), Sem influência
15.ª-Corruptos(c), D(1-2), Sousa (Xistra), Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
16.ª-Setúbal(f), V(1-3), Martins (M. Oliveira), Prejudicados, (1-4), Sem influência
17.ª-Benfica(c), D(0-2), Hugo (Sousa), Beneficiados, Sem influência
18.ª-Marítimo(c), V(1-0), Rui Costa (Narciso), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
19.ª-Braga(f), D(1-0), Sousa (Esteves), Beneficiados, (2-0), Sem influência
20.ª-Portimonense(c), V(2-1), Hugo (Malheiro), Nada a assinalar
21.ª-Rio Ave(f), E(1-1), Veríssimo (Rui Costa), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)

Corruptos
1.ª-Gil Vicente(f), D(2-1), Almeida (Xistra), Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(4-0), Mota (V. Santos), Nada a assinalar
3.ª-Benfica(f), V(0-2), Sousa (Almeida), Beneficiados, Impossível contabilizar
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Xistra (Nobre), Beneficiados, Prejudicados, (4-2), Impossível contabilizar
5.ª-Portimonense(f), V(2-3), Rui Costa (V. Santos), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
6.ª-Santa Clara(c), V(2-0), Godinho (Rui Oliveira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
7.ª-Rio Ave(f), V(0-1), Almeida (Sousa), Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Famalicão(c), V(3-0), Veríssimo (L. Ferreira), Nada a assinalar
9.ª-Marítimo(f), E(1-1), Sousa (Almeida), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
10.ª-Aves(c), V(1-0), Malheiro (Rui Costa), Nada a assinalar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Almeida (V. Santos), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
12.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Martins (Nobre), Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(f), E(1-1), Pinheiro (L. Ferreira), Nada a assinalar
14.ª-Tondela(c), V(3-0), M. Oliveira (V. Santos), Beneficiados, (3-1), Sem influência
15.ª-Sporting(f), V(1-2), Sousa (Xistra), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
16.ª-Moreirense(f), V(2-4), Soares Dias (V. Santos), Beneficiados, (3-2), (+3 pontos)
17.ª-Braga(c), D(1-2), Xistra (Martins), Beneficiados, Sem influência
18.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), R. Oliveira (V. Santos), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
19.ª-Setúbal(f), V(0-4), Mota (M. Oliveira), Beneficiados, (1-3), Impossível contabilizar
20.ª-Benfica(c), V(3-2), Soares Dias (Martins), Beneficiados, (+3 pontos)
21.ª-Guimarães(f), V(1-2), Godinho (Almeida), Nada a assinalar

Anexos (II):
Árbitros:
Benfica
Almeida - 3
Soares Dias - 3
Hugo - 3
Veríssimo - 2
Sousa - 2
Xistra - 2
M. Oliveira - 2
Pinheiro - 1
Martins - 1
Mota - 1
Rui Costa - 1

Sporting
Hugo - 4
Sousa - 3
Xistra - 2
Soares Dias - 2
Martins - 2
Rui Costa - 2
Veríssimo - 2
Godinho - 1
Pinheiro - 1
M. Oliveira -1
Mota - 1

Corruptos
Almeida - 3
Sousa - 3
Xistra - 2
Mota - 2
Soares Dias - 2
Godinho - 2
Rui Costa - 1
Verissimo - 1
Malheiro - 1
Martins - 1
Pinheiro - 1
M. Oliveira - 1
R. Oliveira - 1

VAR's:
Benfica
Esteves - 4
L. Ferreira - 3
Rui Costa - 2
Nobre - 2
R. Oliveira - 2
Xistra - 1
Almeida - 1
Mota - 1
V. Ferreira - 1
Malheiro - 1
Narciso - 1
Sousa - 1
Martins - 1

Sporting
Nobre - 4
Narciso - 3
V. Santos - 2
Xistra - 2
Esteves - 2
Hugo - 1
V. Ferreira - 1
Mota - 1
L. Ferreira - 1
M. Oliveira - 1
Sousa - 1
Malheiro - 1
Rui Costa - 1

Corruptos
V. Santos - 6
Almeida - 3
Nobre - 2
L. Ferreira - 2
Xistra - 2
Martins - 2
V. Santos - 1
Rui Oliveira - 1
Sousa - 1
Rui Costa - 1
M. Oliveira - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Soares Dias - 3 + 0 = 3
Hugo - 2 + 0 = 2
Almeida - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Xistra - 0 + 1 = 1
Mota - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1
Sousa - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Martins - 0 + 1 = 1

Sporting
Xistra - 2 + 1 = 3
Martins - 2 + 0 = 2
Sousa - 2 + 0 = 2
Veríssimo - 2 + 0 = 2
Hugo - 1 + 1 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
Esteves - 0 + 2 = 2
Soares Dias - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
M. Oliveira - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1

Corruptos
Almeida - 3 + 3 = 6
Sousa - 3 + 1 = 4
V. Santos - 0 + 3 = 3
Xistra - 0 + 2 = 2
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
M. Oliveira - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Almeida - 3 + 1 = 4
Esteves - 0 + 4 = 4
Soares Dias - 3 + 0 = 3
Hugo - 3 + 0 = 3
Xistra - 2 + 1 = 3
Sousa - 2 + 1 = 3
Rui Costa - 1 + 2 = 3
L. Ferreira - 0 + 3 = 3
Veríssimo - 2 + 0 = 2
M. Oliveira - 2 + 0 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
Martins - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
R. Oliveira - 0 + 2 = 2
Pinheiro - 1 + 0 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1

Sporting
Hugo - 4 + 1 = 5
Sousa - 3 + 1 = 4
Xistra - 2 + 2 = 4
Nobre - 0 + 4 = 4
Narciso - 0 + 3 = 3
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Martins - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 2 + 0 = 2
Veríssimo - 2 + 0 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
M. Oliveira - 1 + 1 = 2
Esteves - 0 + 2 = 2
Godinho - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1

Corruptos
Almeida - 3 + 3 = 6
V. Santos - 0 + 6 = 6
Sousa - 3 + 1 = 4
Xistra - 2 + 1 = 3
Rui Costa - 1 + 2 = 3
Martins - 1 + 2 = 3
Mota - 2 + 0 = 2
Soares Dias - 2 + 0 = 2
Godinho - 2 + 0 = 2
Rui Oliveira - 1 + 1 = 2
M. Oliveira - 1 + 1 = 2
Nobre - 0 + 2 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Malheiro - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1

Jornadas Anteriores:
Jornada 1
Jornada 2
Jornada 3
Jornada 4
Jornada 5
Jornada 6
Jornada 7
Jornada 8
Jornada 9
Jornada 10
Jornada 11
Jornada 12
Jornada 13
Jornada 14
Jornada 15
Jornada 16
Jornada 17
Jornada 18
Jornada 19
Jornada 20

Épocas anteriores:
2018-2019

Juniores - 1.ª jornada - Fase Final

Benfica 2 - 1 Sporting
H. Araújo, Gerson


Bom jogo, sem muitos oportunidades, mas com bastante intensidade. O Benfica é melhor, individualmente e colectivamente... Os nossos jovens, com mais vontade de 'pegar' no jogo; contra um Sporting a apostar tudo no nosso erro, com uma equipa fisicamente forte na defesa, mas inferior tecnicamente... o João Daniel e o Bruno Tavares podem-se 'fazer' os jogadores, os outros nem por isso!!!

O Benfica 'baixou' alguns jogadores: Brito, Bernardo e o Gonçalo Ramos... o Filipe Cruz, o Rafa e o Gerson têm jogado nos sub-23 tal como o Sarmiento, o Saldanha e o H. Araújo em alguns jogos! E ainda tivemos o Tiago Gouveia, que está na fase pós-lesão, senão até poderia estar na B... Portanto, uma equipa bastante forte, praticamente aquela que irá jogar na UEFA, com mais dois ou três reforços (o Umaro está lesionado, o Pedro Álvaro também...) como o Dantas e o Tiago Araújo! E ainda 'faltou' o Ronaldo (por opção)!!!
Pessoalmente, concordo com esta opção de colocar os melhores jogadores na fase final do Campeonato de Juniores...

O resultado é enganador, podíamos e devíamos ter goleado, tivemos oportunidades para isso... desperdiçamos, e depois o Sporting reduziu no último minuto dos descontos...
Tudo isto, com mais uma arbitragem 'amiga' dos Lagartos!

Com a derrota dos Corruptos no Estoril, esta 1.ª jornada, acabou por ser 'agradável'. Esta fase final é longa, mas temos tudo para ganhar... cuidado com o Braga!

Galardões Cosme Damião 2020

Revelação Futebol
Ferro
Florentino
Jota
Francisca "Kika" Nazareth

Revelação Modalidades
André Correia (Futsal)
Etson Barros (Atletismo)
Mariana Silva (Basquetebol feminino)
Rafael Lisboa (Basquetebol masculino)

Formação
Sub-17 Futebol (Juvenis A)
Sub-14 Basquetebol Masculino
Sub-17 Futsal Masculino
Sub-17 Hóquei em Patins Masculino
Sub-19 Futsal Feminino
Futebol Feminino – Juniores

Modalidade
Andebol Feminino
Atletismo
Futsal Masculino
Voleibol Masculino

Atleta de alta competição
André Coelho (Futsal Masculino)
Bárbara Timo (Judo)
Fernando Pimenta (Canoagem)
Fifó (Futsal Feminino)
Rui Bragança (Taekwondo)
Tiago Violas (Voleibol Masculino)

Treinador do ano
Bruno Lage
Joel Rocha
Luís Araújo
Marcel Matz
Paulo Almeida
Ricardo Santos

Futebolista
André Almeida
Darlene
Grimaldo
Pizzi
Rafa
Rúben Dias
Seferovic

PS: Já votei: Kika, Lisboa, Juvenis Futebol, Voleibol, André Coelho, Marcel Matz e Rúben.

Testemunha abonatória

"Esta semana traz-nos um mimo do passado com evidentes projecções no presente. Pinto da Costa será testemunha abonatória de Bruno de Carvalho no processo da invasão da academia de Alcochete. 

Somos testemunhas do nosso tempo, das dinâmicas, das entropias e de reiterados “sei muito bem onde queres chegar”, num joguinho frágil de gato escondido com o rabo de fora. Ninguém rende como o Benfica, nas notícias, nas efervescências das lideranças em perda, nos recintos desportivos e em tudo o que implica presença institucional ou desportiva do clube e dos seus adeptos. Não sei quantos milhões são, mas pesam nas dinâmicas da sociedade, da conquista de audiências aos exasperantes espasmos de jornalistas e comentadores, em que espécimes como Octávio Lopes são um retrato pujante de uma frustração que turva qualquer objectividade. Espasmam e espumam, mas são alimentados pelo pulsar noticioso de quem abocanham.
Agora que o campeonato de futebol se equilibrou, é expectável que o desespero do bota-abaixo ao Sport Lisboa e Benfica possa esmorecer, sob pena de influir na compra de jornais, nas audiências e nas presenças dos únicos adeptos que asseguram casas cheias, ao ponto de ter num treino aberto mais espectadores de que várias sequências de espectadores em boa parte dos estádios.
Como testemunhas do tempo presente, abonamos que há muita gente a brincar com coisas sérias e com uma instituição nuclear do desporto e da sociedade portuguesa, o Sport Lisboa e Benfica. 
Brincam quando, jogo após jogo, permitem a destilaria de ódio presente em cânticos insultuosos de claques em jogos em que o Benfica nem sequer é parte.
Brincam na nomeação de amostras de árbitros, eivados de tiques e de dualidade de critérios, que aparentam procurar em cada fim de semana um momento de afirmação de personalidade que contraste com as frustrações quotidianas.
Brincam quando permitem todas as barbaridades ditas e feitas antes, durante e depois dos jogos, mas não aceitam a mínima crítica ou proposta perante a sucessão de erros, a ineficiência do VAR e o imobilismo de quem deve actuar perante a degradação do fenómeno desportivo.
O problema em torno do futebol português não é o ambiente, é a realidade.
A realidade de ter árbitros condicionados, cujas queixas ou alegadas queixas por invasão do centro de estágio nunca chegaram a bom porto.
A realidade de ter estratégias mediáticas para branquear a violação de direitos fundamentais cometida por piratas informáticos, que actuariam em substituição do sistema judicial do Estado de direito democrático, em que os fins ou alegados fins justificariam todos os meios.
A realidade de termos nos clubes, como na sociedade, pessoas com falta de carácter que não conseguem perspectivar um jogo como uma oportunidade de lazer ou vivem sobressaltadas na expectativa dos erros, para capitalizar o ego e sublinhar a incontornável condição: tudo era bom até ao momento em que deixaram de ser parte da construção.
É preciso dar combate a essa gente, que inventa, mente e manipula. Durante uma semana, depois do Porto-Benfica, deliraram com o lance do penálti em que Soares coloca a mão nas costas de Ferro, aquando do salto, e, de costas, a bola bate-lhe no braço. Segmentaram a parte da bola na mão e, quais Estalines, eliminaram a realidade da mão nas costas para mostrar apenas o final a árbitros internacionais e até comparar com o penálti de Ronaldo em que a bola foi à mão do jogador do Milão, mas ninguém o empurrou pelas costas.
É preciso continuar a fazer o trabalho de casa, reconfigurado pelas lesões e pelos erros próprios, mas precisamos de dar combate a essa gente. Aos da federação e da liga que não respeitam a instituição. Aos árbitros que não se dão ao respeito pelas diatribes das prestações. Aos média que, para alimentar o tempo de antena e responder às necessidades de escrever todos os dias, não hesitam em acicatar, inventar e deturpar. Aos adversários do jogo baixo, com causa e efeito, com comprovados padrões e com elevado nível de desespero pela conquista.
Esta semana pós-perda de pontos traz-nos um mimo do passado com evidentes projecções no presente, por exemplo, nos cânticos intercambiados e entoados pelas massas de adeptos. Pinto da Costa será testemunha abonatória de Bruno de Carvalho no processo da invasão da academia de Alcochete. Porventura não haverá momento mais sintomático da convergência estratégica dos últimos anos do que o abono do presidente do Futebol Clube do Porto a um presidente do Sporting Club de Portugal que teve no seu mandato uma violenta invasão dos balneários da sua academia, pelo ambiente gerado. É da praxe processual escolherem-se especialistas e abonos para desmontar ou alicerçar os impulsos e as personalidades em presença. Não sei se será o caso, mas o passo seguinte, tal a anuência, é ser arrolado como testemunha abonatória de Rui Pinto.
Imagine-se o brado e o pranto mediático se, para uma situação similar, o abonatório fosse o presidente do SLB.
É preciso dar combate, sem medos e sem oscilações de humores. Pelo Benfica. Com memória e ambição.
(..)"

Os 5 destaques da equipa sub-23 do SL Benfica

"A primeira fase da Liga Revelação de sub-23 chegou ao fim. A equipa do SL Benfica, agora comandada por Luís Castro, terminou esta fase em segundo lugar, apenas atrás do surpreendente Rio Ave (em igualdade pontual). A equipa encarnada segue agora para a fase de apuramento de campeão, onde discutirá o título com Rio Ave FC, GD Estoril Praia, Sporting CP, Clube Desportivo das Aves (actual detentor do título) e SC Braga.
Apesar de não ter conseguido atingir o primeiro lugar (apenas por culpa da diferença de golos), a prestação da equipa das águias foi bastante satisfatória. Para além da boa primeira fase que a equipa fez colectivamente, vários foram os atletas que se destacaram do ponto de vista individual. Alguns atletas já deram mesmo o salto para a equipa B.
Decidi seleccionar apenas cinco das principais figuras da equipa de sub-23. Como tal, vários foram os jogadores que se destacaram, mas não integram esta lista. Destaco Tiago Araújo, Tiago Gouveia, Miguel Nóbrega, Diogo Capitão, Fábio Baptista e Kevin Csoboth (começou bem a época e transitou imediatamente para a equipa B).
Os recém chegados Samu (vindo do Boavista) e Elias Pereyra (vindo do San Lorenzo) têm feito exibições de qualidade, sendo o primeiro já opção para a equipa B.
Atenção ainda aos mais jovens: Henrique Jocu, Gerson Sousa, Diogo Nascimento, Jeremy Sarmiento, Filipe Cruz e Sandro Cruz. Todos ainda juniores, no entanto têm vindo a integrar a equipa de Luís Castro e podem ainda ser importantes na fase de apuramento de campeão.
Vamos, então, aos grandes destaques das águias nesta primeira fase.

1. Ronaldo Camará O melhor jogador do SL Benfica nesta primeira fase do campeonato. Ronaldo Camará é um dos melhores projetos de jogador nos escalões de formação do Benfica e, para mim, a grande jóia do Seixal. Camará é um médio ofensivo de apenas 17 anos, ou seja, enfrenta adversários de escalões etários muito superiores (tem ainda idade de juvenil). No entanto, esta diferença etária não se faz sentir de maneira nenhuma.
Apesar das diferenças de poder físico, o jovem luso-guineense compensa tudo isso com uma criatividade e uma qualidade técnica muito acima da média. No início das suas carreiras, muitos jogadores são conhecidos pela sua capacidade de desequilíbrio individual ou facilidade de fazer golos, mas Ronaldo Camará destaca-se sobretudo pelas coisas simples. A facilidade com que faz o esférico chegar nas melhores condições ao seu colega provoca uma tremenda sensação de calma. 
Ronaldo Camará realizou 26 jogos e marcou seis golos na primeira fase da Liga Revelação. Estreou-se recentemente na equipa B, onde passou a ser o terceiro jogador mais novo de sempre a vestir a camisola da segunda equipa dos encarnados (atrás de João Félix e Florentino).

2. Luís Lopes (Duk) – Uma das grandes figuras da Liga Revelação, Luís Lopes foi o segundo melhor marcador da primeira fase (ficando apenas atrás de Pedro Mendes do Sporting CP). Um avançado muito forte fisicamente e com faro de golo. Não é um jogador muito técnico, mas é absolutamente capaz de receber a bola e saber trabalhá-la, sobretudo de costas para a baliza. Confesso que Duk não possui exactamente o conjunto de características que admiro num jogador de futebol, mas é exímio naquilo que o futebol tem de mais importante: marcar golos. A eficácia na frente de ataque levaram o jovem luso-cabo-verdiano à equipa B dos encarnados, onde Duk se estreou recentemente.
A época goleadora do jogador podia justificar perfeitamente a posição número um nesta lista. Luís Lopes realizou 30 jogos e apontou 14 golos na Liga Revelação.

3. Paulo Bernardo Para mim uma das grandes revelações desta primeira fase. Paulo Bernardo é um médio centro ou médio centro ofensivo de enorme classe e qualidade técnica. A leitura do jogo e a qualidade de passe são as suas grandes qualidades, mas o jogador não se limita a distribuir jogo. Paulo Bernardo tem uma forte chegada à área, onde se faz valer do seu forte remate para facturar. O jovem português brilha sobretudo quando ocupa terrenos perto dos pontas de lança, terrenos esses onde as suas duas principais qualidades mais de destacam. Paulo Bernardo já representou a equipa B dos encarnados por duas vezes.
O jogo de Paulo faz-nos muitas vezes lembrar o “maestro” Rui Costa. O jovem de 17 anos realizou 22 jogos e marcou dois golos nesta primeira fase da Liga Revelação.

4. Jair Tavares Grande primeira fase por parte do potente extremo esquerdo dos encarnados. Jair Tavares tem feitos exibições de muita qualidade, captando a atenção de muitos. Jair é um jogador muito potente do ponto de vista físico, mas conta com uma elevada qualidade técnica, tanto nas acções “básicas” como nos desequilíbrios individuais. Um jogador muito interessante, com um excelente pé esquerdo.
Jair Tavares é primo de Renato Sanches e irmão de Cláudio e Miguel Tavares (jogadores que pertencem aos quadros do Clube Desportivo das Aves), mas, apesar de pertencer a uma família de talentos, o jovem luso cabo-verdiano tem qualidades para singrar ao mais alto nível e fazer uma carreira em nome próprio.
Jair realizou 30 jogos e marcou cinco golos ao serviço da formação de sub-23 do SL Benfica.

5. Leo KokuboO jovem guarda redes japonês é uma das maiores promessas das balizas, nos escalões de formação das águias. Esta época, o guardião nipónico tem estado em bom nível. De ano para ano é notória a evolução das suas capacidades e sobretudo a confiança com que aborda o jogo. Um guarda-redes com uma elasticidade notável e uma boa capacidade a jogar com os pés. Um jogador a acompanhar!
Kokubo realizou 17 partidas na primeira fase da Liga Revelação."

Sangue...

Benfica segue líder. Mas deve meditar...

"Razões circunstâncias, conjunturais e estruturais explicam o 'apagão' encarnado, que vai para além da derrota de sábado

A derrota caseira com o SC Braga correspondeu ao quinto jogo consecutivo de produção insuficiente do Benfica. Não foi, pois, um caso isolado, qual andorinha que não faz a primavera, neste inverno do descontentamento encarnado. Aliás, coube a Rúben Amorim, nome prestigiado da história benfiquista do século XXI, a honra de vencer, como treinador, pela primeira vez, na Luz, ao serviço do SC Braga. O único sucesso, até ao passado, dos arsenalistas em casa do Benfica ocorrera na distante época de 1954/1955 (ano em que o título foi para os encarnados devido ao famoso golo do sportinguista Martins, que tirou o primeiro lugar ao Belenenses no último minuto da última jornada do campeonato), no Estádio Nacional. Esse sucesso minhoto, também por 1-0, foi materializado por Mário Imbelloni que, tal como o marcador do golo da vitória no último sábado, Palhinha, teve ligação ao... Sporting.
Feita esta deriva histórica, centremo-nos no black out do Benfica, que passou a liderar a Liga sem margem de erro face ao FC Porto. Há razões estruturais, conjunturais e circunstanciais que podem explicar este apagamento. As questões circunstâncias, no que concerne à derrota com o SC Braga, podem acontecer a qualquer um e a qualquer momento, e têm a ver com a falta de eficácia. Tivesse o Benfica aproveitado melhor as ocasiões de golo de que dispôs (com tem sido, aliás, a sua imagem de marca) e outro galo por certo cantaria, mascarando, quiçá, as razões conjunturais desta revisão em baixa. E estas prendem-se com a forma deficiente de alguma unidades nucleares dos encarnados: além da falta que faz André Almeida, Ferro, Grimaldo, Pizzi e Rafa não têm atravessado um bom período e isso tem reflexos óbvios no rendimento do colectivo, quer na construção de jogo, quer na coesão defensiva. Finalmente, e quiça mais difícil de resolver sem Gabriel, surge a responsabilidade colocada sobre os ombros de Adel Taarabt de pautar o jogo da equipa e definir os seus tempos. O marroquino, vibrante e voluntarioso, não tem condições para cumprir esta missão cerebral e fria (que Pizzi, por exemplo, levou a cabo muito bem no tempo de Jorge Jesus) e a forma anárquica como interpreta a função torna ingovernável a nau encarnada.
A solução deste puzzle está com Bruno Lage, o dono das peças.

Ás
Rúben Amorim
Grande Braguinha, elevado, pelas vitórias e pela consistência, à condição de Bragão. Percorrendo o caminho, fora de casa, dos arsenalistas, deparamo-nos com uma época sem par, em Portugal e na Europa. E com a promessa de lutar pelo título, de verdade, em épocas já a seguir. Um exemplo a seguir pelos demais...

(...)
Às
Armand Duplantis
O sueco de ascendência norte-americana bateu o recorde do mundo de salto com vara duas vezes numa semana. Depois de ter voado acima dos 6,17 metros em Torun, na Polónia, Duplantis, 20 anos, acrescentou, logo a seguir, um centímetro à melhor marca mundial em Glasgow, Escócia, suscitando a velha questão dos limites humanos.

O caminho para um projecto de Benfica europeu
«Tenho este  vazio de ter saído um bocadinho cedo, e por isso acho que vou voltar. Se me quiserem lá (no Benfica) acho que vou voltar»
Bernardo Silva, médio do Manchester City
A reboque da crise do City, recuperar Bernardo Silva; aproveitando a circunstância do Lille não jogar para o título, trazer de volta Renato Sanches; usando o facto da intermitência de Nélson Semedo em Barcelona, fazê-lo regressar; ponderar a compra de um bilhete de volta para Gonçalo Guedes e Ivan Cavaleiro; mais fácil ainda, recuperar Diogo Gonçalves. Benfica europeu...

Terceiro título no Flamengo para Jesus
O estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi palco da terceira conquista rubro-negra de Jorge Jesus, desta feita na Supertaça brasileira, frente ao Athlético Paranaense. Foi um triunfo suave, construído com natural superioridade, que antecede outras duas finais, na Supertaça sul-americana e na Taça Guanabara.

Desafiar o Canhão da Nazaré
Não sei se é pela proximidade, se é, até, pela facilidade aparente com que Garett McNamara sempre cavalgou as nossas ondas gigantes, a sensação que tenho é a de que desvalorizamos o perigo de quem vai desafiar Neptuno, ciclicamente, à praia do Norte. Em 2013, Maya Gabeira esteve quase a deixar a vida na Nazaré, onde voltou em 2018 para bater o recorde do mundo, a na última semana o surfista português Alex Botelho enganou a morte naquele local, depois de queda devastadora. Quis o acaso, por força do zapping, que eu tivesse apanhado, em directo, aquele momento e os que se seguiram. E testemunhei o heroísmo das equipas de apoio, que desesperadamente enfrentaram aquele mar imenso para dar a Alex Botelho alguma hipótese, numa luta tão desigual. «Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal?», escreveu um dia Fernando Pessoa, lembrando a gesta dos Descobrimentos. Desta feita, com Alex Botelho em franca recuperação, as lágrimas, que começaram a ser de desespero, são agora de alegria. Na senda de Pessoa, «tudo vale a pena, se a alma não é pequena...»."

José Manuel Delgado, in A Bola