Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cobardia

Não é novidade nenhuma, a opinião publicada desportiva em Portugal é totalmente resultadista. Merecer a vitória, depende exclusivamente da bola entrar ou não... A subjectividade do Futebol desaparece quando se faz as analises aos jogos no dia seguinte.
Começo por reafirmar que o Benfica está a jogar mal, e muito sinceramente, tenho pouca confiança que Rui Vitória consiga ter sucesso no Benfica.
Agora, a eliminação do Benfica no prolongamento no Alvalixo, está muito longe da ficção descrita pela esmagadora maioria da opinião profissional Tuga. A suposta estratosférica superioridade Lagarta, no final dos 90 minutos, dava empate (por acaso desconhecia a dificuldade do Benfica em vencer no Alvalixo para a Taça, como podem ler aqui)!!!
Isto num jogo com uma arbitragem absolutamente vergonhosa, com uma dualidade de critérios gritante, principalmente na forma como permitiu ao meio-campo Lagarto parar em falta, premeditadamente, persistentemente, violentamente, a grande maioria dos ataques do Benfica... Tudo isto com total impunidade. Enquanto vários jogadores do Benfica, na primeira falta que cometeram na partida foram imediatamente amarelados: Adrien, William, Jefferson e Slimani recorreram sistematicamente a faltas, algumas agressões puras, e os amarelos ficaram sempre no bolso... em alguns casos nem faltas foram marcadas. Este pormaior teve uma enorme influência na forma como decorreu a partida...
O cumulo é que as agressões mais graves, nem sequer foram faltas!!!! Mesmo a entrada sobre o Gaitán, que não sendo uma agressão, é claramente faltosa e perigosa (o Paulo Oliveira sabia que ia chegar atrasado... entrou claramente para atingir o Nico).
Mas mesmo assim, os Lagartos só chegaram aos golos, na sequência de dois erros do Júlio César. Sim, a opinião pode não ser popular, mas o Júlio no primeiro não devia ter saído da baliza, e no segundo, nunca poderia defender aquela bola para a frente...
Sendo que além dos golos, foram poucas as bolas de verdadeiro perigo, com remates à baliza, sendo que o Patrício deve ter tocado mais vezes na bola, do que o Júlio, apesar do domínio territorial dos Lagartos.
A incapacidade demonstrada por todos os opinadores em descrever aquilo que se passou no relvado é indicador da sua incompetência. Mas o problema é ainda mais grave!!!
Ao esconder-se que Slimani agrediu Júlio César (sim, agressão, a bola foi socada com os mãos pelo Júlio, a maneira como o porco esticou o pé, quando a bola não estava lá, foi claramente para agredir...), e devia ter visto o Vermelho directo; ao esconder que Slimani devia ter visto o Vermelho directo quando agrediu Samaris; ao tentar disfarçar a roubalheira com um suposto penalty do Luisão numa jogada onde o Ruiz está 2 metros fora-de-jogo; ao meter nos casos do jogo uma jogada do Gelson; ao terem dúvidas no penalty descaradíssimo sobre o Luisão... tudo isto somado, prova que esta gentalha, não é só incompetente, é no mínimo cobarde... e muitos deles são mesmo avençados corruptos, com um anti-Benfiquismo descarado na ponta da língua...
(A única jogada onde poderá ter existido um erro que favoreceu o Benfica, o Samaris de facto empurra o porco, mas depois este atira-se para o chão de forma totalmente artificial...)

O Benfica cometeu vários erros esta época: a formação do plantel, a planificação da pré-época (muito por culpa do ex-treinador!!!), e muito provavelmente a escolha do novo treinador... Mas nada disto justifica o que se tem passado dentro dos campos... Slimani por exemplo, é raro o jogo onde não agride cobardemente adversários: Arouca, e na Luz por exemplo... A 'gloriosa' época da Lagartada está a ser construída em cima das 3 vitórias sobre o Benfica (nos restantes jogos, tem sido uma miséria de exibições, salvas pelos apitadeiros...) curiosamente nestes 3 jogos - independentemente das nossas culpas -, beneficiaram sistematicamente de total impunidade... Se tiverem dúvidas, podem ver os vídeos do Hugo Gil. Nestes 3 jogos, os cartões amarelos para jogadores defensivos dos Lagartos, só a partir do minuto 60... antes do minuto 60, só avançados podem em casos extremos serem amarelos. No jogo do Campeonato, chegou-se ao absurdo, de numa entrada em tesoura, por trás, do Adrien sobre o Samaris, Xistra, mostrou por 'engano', amarelo ao Slimani!!!

As declarações de Rui Vitória no final do jogo sobre a arbitragem soaram a desespero, o silêncio do Benfica sobre o assunto, para mim, é desesperante. Tenho defendido à várias épocas (décadas!!!) uma política totalmente diferente em relação aos constantes roubos de arbitragem que sofremos... Nas últimas épocas, além da perda de qualidade dos adversários, beneficiámos de termos de facto uma equipa muito superior a todos os outros, e mesmo assim fomos ganhando Campeonatos quase sempre na última jornada... Agora, que a nossa qualidade baixou, voltámos a deixar na mão dos sabujos apitadores,  as decisões do Campeonato.
Se estivermos à espera que os cobardes avençados desmascarem a sujeira, então é melhor esperarmos sentados... A forma como a Lagartada montou a rede de descomunicação em volta do Benfica, exige uma resposta. Se estivermos à espera de decisões disciplinares ou judiciais, quando se chegar à última instância já ninguém se lembra dos processos!!! A forma como a Lagartada conseguiu criar o Mito que o Judas foi 'despedido' do Benfica (quando o Benfica teve sempre em cima da mesa, uma renovação com um contrato igual...), prova a forma como todos os outros temas irão ser tratados... sem contraditório, será impossível ganhar...
E sim, ao contrário do que alguns dizem, inclusive o nosso actual treinador, os jogos começam a ser ganhos, fora do relvado... Esta época está a ser um excelente exemplo disso.

Não se pode ganhar todos os anos, esta época até pode estar perdida, mas o problema nem é esse... Se o diagnóstico não for bem feito, corremos o risco de ficar afastados das decisões importantes durante um período longo. Com consequências desportivas, mas também com consequências financeiras...