Últimas indefectivações

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Premier League International Cup - 1.ª jornada

Schalke 04 B 0 - 1 Benfica B

Na estreia nesta nova competição, o Benfica venceu em Londres o Schalke por 0-1, com um golo do Renato (59'), nesta competição sub-21 (creio que é permitido, a utilização de 3 jogadores mais velhos!!!). As informações foram escasas, mas aparentemente foi um jogo totalmente dominado pelo Benfica, que merecia um resultado mais desnivelado... Nos últimos minutos um jogador Alemão foi expulso.

Recordo que o Benfica faz parte do Grupo C, onde vamos ainda defrontar o Leicester City, o Manchester City.

Jogaram: M. Santos; Semedo, Lindelof, Cardoso, Rebocho; Pinto, Sanches (Amorim, 75'); Costa, Guedes (Rochinha, 71'), N. Santos (Andrade, 60'); Fonte. Estiveram ainda no banco: Lopes; Valente, Alfaiate; Menga.

Benfica, derrota e tempo

"O Benfica perdeu em Braga. Perdeu como poderia ter ganho, num excelente jogo de futebol.
Mas este jogo veio confirmar:
1. O Benfica, em comparação com a passada época, não tem banco à altura do desgaste de todas as competições. À excepção de Jonas que entrou, Jorge Jesus tinha consciência de que outro jogador suplente nada mudaria:
2. O eixo central perdeu Garay, Matic (e Fejsa) e o verdadeiro Enzo. Em substituição, há o promissor mais ainda insuficiente Lisandro, um n.º 6 que oscila entre o adiado Samaris, o imberbe Cristante e o esforçado André Almeida. E Markovic passou de foguetão pelo clube:
3. Enzo está em trânsito para os laranjais valencianos: é um sócia e uma sombra do verdadeiro;
4. O Benfica não venceu nenhum jogo de dificuldade maior: Sporting, Braga e Champions, ou como escreveu J. M. Delgado não passou nos testes de stress;
5. Os adversários não precisam de ser iluminados para perceber que, jogando com velocidade pelas alas, tudo se torna mais possível.
Posto isto, não vale a pena discutir erros de arbitragens que têm que ser decididos num instante. Mas já registo a falsidade que foi a contagem do tempo. Não falo de nada de subjectivo, mas de uma métrica que é objectivável. Entre o minuto 85 e o 96,30 (um total de 12,5m) jogaran-se... 3 minutos! O jogo esteve interrompido 5m por causa de agitação junto dos bancos e é retomado já com 1 minuto para lá dos 90. Depois, ainda houve a obrigatória lesão do guarda-redes (quase 3m) e outras espertezas habituais, aliás, em todas as equipas. O árbitro precisava de um novo relógio e calculadora para somar e subtrair. Inaceitável!"

Bagão Félix, in A Bola

PS: Infelizmente, o consócio Félix, enferma de um mal generalizado no universo Benfiquista. Acha que para ter credibilidade, não se pode queixar das arbitragens... chegando mesmo, a desculpar os erros!!! Em vez de tentar arranjar um álibi para os instantes.. talvez pudesse ter escrito: "...apesar das insuficiências ou erros do actual Benfica - uma discussão válida... -, a arbitragem em Braga, acabou por ter influência directa no resultado... sendo que os erros, foram constantes, e sempre para o mesmo lado..." Não estaria a enfiar a cabeça na areia, assumia as limitações do actual Benfica, e ao mesmo tempo chamava a atenção para a Roubalheira da Pedreira... Ainda por cima num jogo, onde os instantes caíram sempre para o mesmo lado!!!

A posição 6

"Matic disse numa entrevista recente que Jorge Jesus considerava a posição 6 (leia-se, médio-defensivo) a mais importante da equipa. Porque, explicava, o número 6 é a última barreira antes de a bola chegar à defesa e a primeira peça a iniciar o jogo de ataque.
Olhando para trás, Javi Garcia foi dono indiscutível do lugar, a este sucedeu Matic, a seguir ceio Fejsa - e quando este se lesionou a confusão começou a instalar-se. Até porque Rúben Amorim, que o poderia substituir, também foi afastado dos relvados por uma lesão grave.
Daqui se conclui que, numa posição fulcral para a equipa, Jesus não tem tido sorte. Tem 'inventado' sucessivas soluções que, por saídas ou por lesões, vão caindo por terra umas atrás das outras. Nesta época já foram experimentados cinco jogadores na posição 6: Samaris, André Almeida, Talisca, Enzo Pérez e Cristante. E isto não por uma questão de rotatividade, mas porque Jesus anda positivamente à nora.
É evidente que nenhum dos jogadores experimentados convenceu o treinador do Benfica. André Almeida, para mim o melhor, tem limitações técnicas ao sair com a bola para iniciar o ataque. Samaris não tem a robustez nem o sentido posicional de Javi Garcia. Enzo Pérez é muito baixo para aquela posição, e vê-se à légua que aquele não é o seu lugar. Talisca não dispõe do rigor táctico nem do físico necessários para a função. E Cristante é demasiado verde e revela muitas lacunas a defender.
Na posição 6, Jesus tem um problema muito bicudo para resolver. E, enquanto não for resolvido, enquanto não houver um dono indiscutível do lugar, a equipa não estabilizará. O bom início de campeonato depressa se tornará uma ilusão."

Vanessa...



Não se deve ter expectativas elevadas, mas esta é uma excelente notícia. Se a Vanessa quiser voltar à competição, com entrega total ao treino, terá todas as hipóteses de voltar a dar alegrias a ela, à família, ao Benfica, e a Portugal...