Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Surpresa e prémio

"Se em Agosto alguém dissesse que o Benfica liderava isolado à quinta jornada, quase ninguém acreditava. Em rigor, pelas análises da pré-época, esse lugar só poderia ser do FC Porto e da sua equipa maravilha, ou quando muito do Sporting, no sonho de algum inebriado sportinguista pelas palavras do seu presidente.
É uma surpresa e um prémio. Uma surpresa pela rapidez com que o Benfica conseguiu aproximar o plantel a uma equipa competitiva, e um prémio para a eficácia e trabalho que Jorge Jesus teve.
O jogo com o Moreirense  mostrou que há ainda muito a melhorar para colocar a equipa em linha com a ambição dos adeptos. Os benfiquistas apanharam um valente susto no domingo, susto que só passou a ter piada no fim do jogo do Dragão. Que o jogo contra o Moreirense seja o equivalente ao Benfica - Gil Vicente da última época.
Domingo, no Estádio do Dragão, Lopetegui meter mais água do que aquela que a equipa conseguiu drenar. Contra um limitado Boavista que fez da alma o seu argumento futebolístico, o FC Porto perdeu dois pontos caricatos. Petit enorme.
Isto nada muda de essencial e o FC Porto será o principal rival do Benfica na luta pelo título, tem melhores jogadores e melhor equipa do que o Sporting. Tudo que não seja uma vitória azul e branca logo à noite no clássico de Alvalade será uma grande surpresa. Não nego que gostava que houvesse surpresa, na qual não acredito. Mas também apostava 'singelo contra dobrado' numa goleada do FC Porto ao Boavista e... perdi. São a vantagem, beleza e sortilégio do futebol.
O Estoril - Benfica será uma partida muito difícil e vai ser um teste importante à nossa capacidade e ambição. Só uma vitória do Benfica na Amoreira pode transformar o resultado do clássico numa notícia positiva para o Benfica."

Sílvio Cervan, in A Bola