Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Grugo G

E assim será! Zenit, Lyon e Leipzig.
Admito, do Pote 1, o Zenit era o adversário mais acessível desportivamente, mas no Pote 3 e 4 levámos claramente com os mais complicados!
No Pote 3, só o 'novo' Inter, treinado pelo Conte, está ao nível do Lyon... No Pote 4, os Alemães eram de longe a equipa a evitar!!!
Como vem sendo habitual nestes Sorteios, as 'favas' saíram ao Benfica.

Para os mais 'distraídos', este grupo vai parecer 'fácil', mas não é. É um grupo muito equilibrado, com toda as equipas, com aspirações legitimas... Em teoria todos podem ficar em primeiro ou em último!!! Vai ser muito importante vencer os jogos em casa... fundamental! Ao contrário do que costuma acontecer, não haverá uma equipa a 'comer' todos os pontos.

Se tivesse que 'apostar', o Zenit será mesmo a equipa mais acessível! Tanto os franceses como o alemães são equipas de muito caparro, algo que o Benfica não se tem dado bem... Além disso o Leipzig, com a rodagem da Bundesliga, tem uma intensidade de jogo muito alta...

Historicamente, nestes grupos equilibrados, o Benfica não se tem dado bem. Muito provavelmente, não vamos 'encher' a Luz, sem grandes 'nomes' a Catedral não tem lotado na Europa, e não vamos ter o 'ambiente' no nosso lado... É uma daquelas situações, onde se nos qualificarmos, ninguém irá dar valor, porque irão dizer que o Grupo era fácil... e se formos eliminados, será uma 'vergonha'!!! Pouco a ganhar (relativamente), e muito a perder...

Para complicar tudo isto, a Liga resolveu colocar umas armadilhas no calendário, como se pode ver a seguir!!!

O calendário:
Benfica - Gil Vicente, Sábado, 14 de Setembro
Benfica - Leipzig, Terça, 17 de Setembro
Moreirense - Benfica, Domingo, 22 de Setembro
Taça da Liga, Quarta, 25 de Setembro
Benfica - Setúbal, Sábado, 28 de Setembro
Zenit - Benfica, Quarta, 2 de Outubro
Selecções
Taça de Portugal, Sábado, 19 de Outubro
Benfica - Lyon, Quarta, 23 de Outubro
Tondela - Benfica, Domingo, 27 de Outubro
Benfica - Portimonense, Quarta, 30 de Outubro
Benfica - Rio Ave, Sábado, 3 de Novembro
Lyon - Benfica, Terça, 5 de Novembro
Santa Clara - Benfica, 10 de Novembro
Selecções
Taça de Portugal, Sábado, 23 de Novembro
Leipzig - Benfica, Quarta, 27 de Novembro
Benfica - Marítimo, Domingo, 1 de Dezembro
Taça da Liga, Quarta, 4 de Dezembro
Boavista - Benfica, Sábado, 7 de Dezembro
Benfica - Zenit, Terça, 10 de Dezembro
Benfica - Famalicão, Sábado, 14 de Dezembro
Taça de Portugal, Quarta, 18 de Dezembro
Taça da Liga, Domingo, 22 de Dezembro
Natal

Podemos dividir o calendário em 3 'secções':
Na 1.ª, até não existem muitos problemas, jogamos em casa, com o Leipzig e depois vamos a Moreira de Cónegos. Recordo que as deslocações, fora, após jogos Europeus, costumam ser muito penalizadoras! Teremos o jogo da Taça da Liga, no meio das duas primeiras jornadas da Champions, mas não deve criar  problemas...
Na 2.ª secção, o Sorteio já 'complicou'!!! Recebemos o Lyon, a uma Quarta, e depois vamos a Tondela no Domingo seguinte, e recebemos o Portimão na Quarta, e voltamos a jogar para o Campeonato muito provavelmente no Sábado, em casa com o Rio Ave (pelo menos serão os dois jogos consecutivos na Luz!) e depois iremos a Lyon na Terça-feira seguinte... Com esta sequência a terminar, nos Açores, provavelmente no Domingo (não me admirava que a Liga marcasse este jogo para Sábado)!!!
Na 3.ª secção, mais 'complicação'! Jogamos na Alemanha à Quarta, e depois teremos que jogar no Domingo com o Marítimo na Luz, porque a meio da semana temos novamente Taça da Liga (em anos anteriores, dava para 'empurrar' estes jogos para Segunda, mas com jogos marcados para a semana do 'meio' entre 'eliminatórias' Europeias, tudo fica mais complicado)!!! Vamos ao Bessa, provavelmente no Sábado, para jogarmos na Terça-feira seguinte com o Zenit na Luz... com mais Taças logo a seguir!!!
Não sei haverá espaço para alterar os jogos das Taças, mas vamos ter muito pouco tempo para preparar a Champions (eu tentava antecipar a 3.ª jornada na Taça da Liga, para 6 de Outubro, Domingo, a seguir ao jogo do Zenit, e deixaria uma data 'livre' no momento decisivo da Champions e na véspera de ir ao Bessa!). A solução irá passar por rodar totalmente os onzes nas Taças, mas isso é 'perigoso', principalmente na Taça da Liga... na Taça de Portugal depende do Sorteio (recordo que estes jogos da Taça de Portugal, vão ser obrigatoriamente 'fora')!!!

O resto:
Grupo A
PSG
Real Madrid
Club Brugge
Galatasaray

Muita sorte para o PSG e o Real Madrid, que estão a passar por momentos muito conturbados, e com exibições muito abaixo do esperado! Na luta pelo 3.º o Brugge deverá ultrapassar o Gala.

Grupo B
Bayern Munique
Tottenham
Olympiacos
Estrela Vermelha

Outro grupo com dois claros favoritos, com uma diferença: os jogos em Belgrado e em Atenas, vão ser quentinhos, mas os favoritos vão passar...!!! Não tenho 'palpite' para o terceiro lugar!!!

Grupo C
Manchester City
Shakhtar
Dínamo Zagreb
Atalanta

O mais 'abençoado' da tarde, foi claramente o City... Segundo lugar completamente em aberto: a Atalanta em casa vai ser muito difícil de bater, o relvado vai 'pesar' e os Italianos têm uma frente de ataque perigosa... O Shakthar novamente em Manchester, desta vez sem o Paulo Fonseca, vamos ser estão mais fortes, ou nem por isso... pessoalmente, acho que estão mais fracos! O Dinamo com este Sorteio 'acredita' que pode ser a surpresa, se calhar vão 'aguentar' o Olmo!!!

Grupo D
Juventus
Atlético Madrid
Bayer Leverkusen
Lokomotiv Moscovo

Disputa a três, com o Lokomotiv a candidatar-se aos 0 pontos!!! O Bayer será sempre o menos favorito, mas nunca se sabe... Um mau resultado da Juve ou do Atlético pode 'abrir' lugar aos alemães!

Grupo E
Liverpool
Nápoles
Salzburgo
Genk

Liverpool super-favorito, até porque o Napóles não tem conseguido impor-se na Europa... Salzburgo pode fazer uma graçinha, vamos ver como o novo treinador americano dos Austríacos se adapta à Europa!

Grupo F
Barcelona
Borússia Dortmund
Inter 
Slávia Praga

Está tudo a chamar o grupo da 'morte' e com alguma razão! O Inter vai ser muito competitivo este ano... o Conte não brinca, e as contratações prometem!!! Por outro lado, o Barça e o próprio Borussia têm dado alguns sinais de fragilidade... E já agora, o ambiente em Praga vai ser 'engraçado', o Sevilha que o diga o ano passado!!!

Grupo H
Chelsea
Ajax
Valência
Lille

O grupo mais parecido com o do Benfica! Todos podem passar, todos podem ficar pelo caminho!!! Ao Chelsea tem faltado instinto matador (até têm jogado bonitinho, mas não marcam... e sofrem golos!), o Ajax está claramente mais fraco, com a saída das 'estrelas', e este ano estão 'marcados' pelos adversários, não vai haver facilidades...!!! O Valência tem potencial, mas com o plantel ainda por definir está a viver momentos muito complicados... vamos ver se a 'paz' regressa após o fecho do mercado. O Lille vendeu as 'estrelas' ofensivas, mas comprou bem...

PS: Uma nota final para a qualificação do Braga e do Guimarães para fase de grupos da Liga Europa. Será quase impossível Portugal não ultrapassar a Rússia no Ranking da UEFA no final desta temporada. Isto quer dizer que na temporada 2021/22 voltaremos a ter duas equipas com entrada directa na Champions, mas na próxima época, tudo se irá manter igual...!!!
Só a Inglaterra, a Espanha, a Alemanha e Portugal tem todas as suas equipas na Europa neste momento. A Rússia já 'perdeu' duas, e o Lokomotiv e o Zenit se tudo correr normalmente, vão fazer poucos pontos na Champions...!!! Só o Krasnodar e o CSKA poderão fazer alguma 'coisa' na Liga Europa!

Barbara Timo de Prata...

Enorme Barbara, enorme resultado, vice-campeão do Mundo de Judo, nos -70Kg!
No primeiro Mundial representando Portugal e o Benfica, a Barbara esteve perto do Ouro. Fez uma prova extraordinária, derrotando as 'favoritas': Japonesa (Arai ex-campeão do Mundo) e uma Francesa (Pinot actual Campeã da Europa) e ainda a Holandesa (Dijke vice-campeã da Europa)... mas na Final, contra a 'outra' Francesa, Gahie, uma 'desconcentração' no solo, acabou por ser fatal...

Depois do 9.º lugar de ontem da Telma (sorteio azarado, porque a Telma está a valer mais, neste momento...), a Prata de hoje soube muito bem... e ainda temos a Rochelle!

Odysseas 2024

Renovação pré-anunciada nos últimos dias, confirmada esta noite!
O Ody entre os postes, está ao nível dos melhores do mundo, sem exagero...; mas nas saídas nos cruzamentos, e principalmente no controlo da profundidade, tem muitos problemas!
Foi público, o Benfica tentou contratar um guarda-redes top Europeu, o próprio Bruno Lage admitiu que o Benfica estava à procura de um goleiro para ser alternativa ao Ody... Aparentemente isso não vai acontecer! O Ody na pré-época respondeu às notícias, com boas exibições, mas sem 'rectificar' os problemas identificados...
Com o Ody no plantel, 'competindo' com o Zlobin e o Svilar, era óbvio, que teria de haver uma renovação!

O perigo aperta nos últimos dias

"Excepção feita aos ingleses, que decidiram, e bem, a meu ver, fechar as entradas de jogadores antes da realização da jornada inaugural da Premier League, os restantes mercados aguardam com expectativa pelo lavar dos cestos, para fazerem os derradeiros e quiça decisivos movimentos. O que acontecer com Pogba, Eriksen, Dybala, Rodrigo, Icardi e, acima de todos, Neymar, poderá gerar um tsunami que chegue à Liga portuguesa, onde Bruno Fernandes e Marega continuam de olhos postos nos terminais das partidas dos aeroportos Humberto Delgado e Sá Carneiro.
E, por mais que o dinheiro que possa entrar no Dragão e em Alvalade de muito jeito, perder estes jogadores, nesta altura da época, seria, do ponto de vista desportivo, muito complicado.
As contas são fáceis de fazer, em qualquer dos casos. Se o Valência, que tem Rodrigo apalavrado com o Atlético de Madrid por 70 milhões, bater os 40 da cláusula do maliano, o FC Porto nada poderá fazer; o mesmo acontece com o capitão do Sporting, que tem a promessa presidencial de que os leões não lhe cortam as pernas, assim alguém - e neste caso fala-se do Real Madrid, que pode ter de responder à eventual idade de Neymar ir para Barcelona - acene com 70 milhões. Se tal suceder, o melhor que o Sporting pode dizer é gracias, adiós y buena suerte.
É para evitar estes apertos de última hora, que penalizam essencialmente os clubes que não competem nos big five, que deveria ser alargado a todo o espaço UEFA o modelo inglês, o único verdadeiramente respeitador da integridade da competição. Não é por acaso que a Premier League é o melhor campeonato do mundo..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Totalmente branqueado...

"De um lado, um jogador completamente perdido da cabeça a distribuir pau por todos os lados, vá-se lá saber porquê.
Do outro, um árbitro que nestas 5 situações marcou falta em...uma! Uma! Amarelos? Vermelhos? Nah, siga que aqui o Jorge Super Dragão Sousa está cá por algum motivo! Nem faltas marcou quanto mais cartões! Lembrar que este Super Dragão Sousa foi o mesmo que expulsou este ano Gabriel no Estádio do Calor da Noite por uns empurrões entre meia dúzia de jogadores...


via GIPHY

via GIPHY

via GIPHY

via GIPHY

via GIPHY
Não é melão nem mau perder. Melão por ganhar quase tudo em Portugal nas últimas 6 épocas? lol...Esse rabinho azul é que ainda está muito em ferida de uns anedóticos 2 troféus ganhos nos últimos seis anos em 23 troféus possíveis, daí as reacções desmedidas e exacerbadas pela vitória num jogo. Nós gostamos é de vos ver assim...isso é um óptimo sinal! Agora é mau perder denunciar tudo o que de estranho se passou no Sábado? É como nos anos 90: droga, fruta, quinhentinhos mas não se podia falar nada porque era...mau perder. E eis que passados uns anos o mau perder tinha um nome: Apito Dourado!
Vergonhoso o branqueamento que se tem dado a tudo isto desde Sábado!
(...)"

Auslosung Champions League

"Heute wurden in Monaco die Gruppen der Champions League ausgelost. Benfica war in den letzten zehn Jahren neben Real Madrid, dem FC Barcelona und Bayern München als einziger Verein immer in der Gruppenphase der Königsklasse dabei. In dieser Saison bekommen es die Adler in Gruppe G mit Zenit St. Petersburg, Olympique Lyon und RB Leipzig zu tun.
Auf den ersten Blick eine wenig attraktive Auslosung, fehlt doch ein Gegner mit ganz großem Namen. Gerade das macht die Sache jedoch unangenehm. Auf Benfica wartet die wohl ausgeglichenste Gruppe der Champions League, in der jeder jeden schlagen kann.
Auf Zenit St. Petersburg trifft Benfica in der Champions League bereits zum vierten Mal in den letzten neun Jahren. Die Bilanz ist mit drei Siegen und drei Niederlagen völlig ausgeglichen. Zuletzt konnten die Adler den amtierenden russischen Meister im Achtelfinale 2015/16 zweimal besiegen. 
Olympique Lyon ist mit zwei Siegen und einer Niederlage in die Liga gestartet. Gegen den Meisterschaftsdritten aus Frankreich spielte Benfica in der Königsklasse erst einmal. In der Gruppenphase 2010/11 gewannen die Adler in Lissabon mit 4:3, verloren aber 2:0 in Lyon. Im Tor der Lyonnais steht der portugiesische Nationalspieler Anthony Lopes.
Noch kein Pflichtspiel hat Benfica gegen RB Leipzig bestritten. Obwohl nur im Topf 4 der Auslosung, ist der Meisterschaftsdritte der Bundesliga bei seiner zweiten Teilnahme an der Champions League sicher nicht ohne Chancen auf den Gruppensieg.
Welche sportliche Rolle der portugiesische Rekordmeister in dieser ausgeglichenen Gruppe spielen kann, bleibt abzuwarten. Die Leistungen der letzten Jahre auf internationalem Parkett geben nur wenig Grund zur Hoffnung. Wirtschaftlich ist die Teilnahme schon jetzt ein Erfolg, allein für die Teilnahme an der Gruppenphase kassiert Benfica 44 Millionen Euro.
Nach einem Interview, das CFO Domingos Soares Oliveira vor einigen Wochen dem portugiesischen Wirtschaftsmagazin Exame gegeben hat, liegt die Vermutung nahe, dass die in diesem Sommer wieder so üppig sprudelnden Einnahmen weiter in die finanzielle Konsolidierung und die Infrastruktur investiert werden, und nicht in den Profikader. Eine Strategie, die den Fans wehtut, sehnen die sich doch nach einem neuerlichen Erfolg in einem europäischen Wettbewerb, dem Benfica seit 1962 vergeblich hinterher läuft.
Nüchtern betrachtet trägt diese Strategie jedoch Früchte. Der Verein scheint mittlerweile wieder eine stabile wirtschaftliche Basis zu haben. Notverkäufe in der Winterpause, die in der Vergangenheit fast an der Tagesordnung waren, hat es zuletzt nicht mehr gegeben. Immer mehr Nachwuchstalente aus der Akademie in Seixal drängen in den Profikader und werden - wenn überhaupt - zu exorbitanten Summen abgegeben.
Angesichts der wirtschaftlichen Schieflage beim FC Porto und natürlich auch bei Sporting Lissabon, wurden im Estádio da Luz in den letzten Jahren viele richtige Entscheidungen getroffen. Auf einen Europapokal werden die Benfiquistas jedoch höchst wahrscheinlich noch eine Weile warten müssen."

O Brinco do Baptista #13

Dia de Sorteio

"Será mais logo, às 17 horas, que terá início o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no qual, infelizmente, o Benfica é o único representante português.
Será a décima presença consecutiva nesta fase da prova, um feito apenas conseguido por Benfica, Barcelona, Bayern Munique e Real Madrid, o que demonstra inequivocamente a consistência do trabalho realizado.
O objectivo da nossa equipa já foi definido e assumido publicamente no início da temporada pelo nosso técnico Bruno Lage: “Temos a noção de que necessitamos de fazer uma boa campanha para passarmos à fase seguinte, esse tem de ser o nosso grande objectivo. Essa é a história do Benfica”.
O nosso historial na prova é assinalável. Às duas Taças dos Clubes Campeões Europeus conquistadas, junta-se a presença em mais cinco finais. E, desde que a competição foi denominada Liga dos Campeões, o Benfica faz parte de um grupo restrito constituído por 16 clubes que já garantiram o direito a participar na fase de grupos pelo menos 15 vezes.
É de realçar que, nas últimas oito épocas, o Benfica disputou duas finais da Liga Europa e chegou duas vezes aos quartos de final e uma vez aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Nesta temporada, a presença no pote 2 do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões significa que a nossa equipa não defrontará Ajax, Atlético Madrid, Borússia Dortmund, Nápoles, Real Madrid, Shakhtar e Tottenham.
No pote 1 encontram-se alguns velhos conhecidos que o Benfica já defrontou em fases adiantadas das competições europeias. Desde logo o Barcelona, o adversário na final da nossa primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus conquistada. Também o Chelsea, que defrontámos na final da Liga Europa em 2013. O Bayern e o Liverpool, com os quais já disputámos dez partidas nas competições europeias (só superados por Manchester United, com onze). Sobram Juventus, nosso oponente nas meias-finais da Liga Europa que resultou no nosso apuramento para a final em 2014, PSG, Zenit e Manchester City, que conta com as pérolas do Seixal Bernardo Silva, Ederson e João Cancelo.
Nos restantes potes há, entre as 16 equipas, dez que já defrontaram o Benfica anteriormente nas competições da UEFA. Nomeadamente o Inter por três vezes, incluindo a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1965. Olympiacos, com 7, Leverkusen, 6, D. Zagreb e Galatasaray, com 5, são os clubes que mais vezes se encontraram com o Benfica. Estrela Vermelha, Leipzig, Lille, Lokomotiv Moscovo e Lyon disputaram cada duas partidas com o nosso clube.
Sobram seis que, se o sorteio assim o ditar, terão a honra de visitar o nosso Estádio pela primeira vez em competições oficiais e poderão, assim, sentir o forte apoio habitualmente dedicado à nossa equipa pelos nossos adeptos: Atalanta; Brugge; Genk; Salzburgo; Slavia Praga; Valência.
Terminamos desejando boa sorte ao Sporting de Braga e ao Vitória de Guimarães que, hoje ao final da tarde, acreditamos que ultrapassarão, respectivamente, Spartak Moscovo e Steaua Bucareste. O sucesso destas equipas será o sucesso do futebol português."

Lanças... em frente

Benfiquismo (MCCLXXVI)

Ambiente de Champions...

Contas... Dúvidas... Números!

Champions 2019/20

Amanhã (hoje) temos Sorteio da Liga dos Campeões. Com os últimos jogos do play-off a serem jogados hoje. Finalmente temos os Potes definidos.
Com o 'azar' que normalmente persegue o Benfica nestas ocasiões, não tenho grandes ilusões!
Existem várias 'armadilhas' no Pote 3: Lyon, Inter, Bayer, Valência... Recordo que existem 'condicionalismos' no Sorteio. Como único Clube português não temos equipas 'proibidas', mas o facto dos 'outros' não poderem enfrentar equipas no mesmo país, as probabilidades de encontrarmos determinadas equipas não é igual para todos! As equipas dos países com 1 clube dos Potes 3 e 4 têm mais probabilidades de 'cair' nos grupos das equipas do Inglaterra, Espanha...!!!

Desportivamente, não tenho dúvidas que um grupo com o Zenit, Dinamo e o Genk seria 'agradável', mas também será interessante 'encher' a Luz, com adversários de 'nome'!!! 

Pote 1
Liverpool
Chelsea
Barcelona
Manchester City
Juventus
Bayern Munique
Paris Saint-Germain
Zenit

Pote 2
Real Madrid
Atlético Madrid
Borússia Dortmund
Nápoles
Shakhtar
Tottenham
Ajax
Benfica

Pote 3
Lyon
Bayer Leverkusen
Salzburgo
Olympiacos
Club Brugge
Valência
Inter de Milão
Dínamo Zagreb

Pote 4
Lokomotiv Moscovo
Genk
Galatasaray
RB Leipzig
Slávia Praga
Estrela Vermelha
Atalanta
Lille

Montanha russa com Luz à portuguesa

"Bruno Lage continua a ser o homem certo para o Benfica. À medida das plenas exigências e da grandeza do clube

1. Do Alentejo à Luz, para ver o clássico. Uma Luz cheia, mas, para mim, uma Luz relativamente triste, não me perguntem porquê, porque não sei responder objectivamente. Em parte, talvez porque tenha sido obrigado a mudar de lugar e de posição face ao rectângulo de jogo. Não porque a nova posição não seja boa em termos de visão do que se passa no relvado, direi mesmo que é melhor do que aquela que vinha tendo há mais de uma década. Até ao jogo da época finda em que nos sagrámos campeões, era um grupo de amigos e sócios benfiquistas de longa data e alma cheia, num camarote durante mais de uma década, agora despejado para ceder lugar a uma qualquer entidade que tem, evidentemente, retorno bem maior para o clube. Teria curiosidade em saber quem terá ocupado os nossos ex-lugares. Benfiquistas? Portistas? Convidados circunstanciais do novo usufrutuário corporate do camarote? Ou até indivíduos sem clube que vão a um jogo como se fossem a uma outra coisa qualquer? Enfim, o primado do sócio secundarizado e a primazia do retorno financeiro impositivamente à frente. Manda-se às malvas o contributo de décadas e décadas de sócios que pagaram as suas quotas, ingressos, custos de lugares cativos, e que vibram sem limites pelo seu amado clube como se, num ápice, tudo isso pouco contasse. No meu clube, o dinheiro é decisivo, mas não é tudo. Lembro aqui o que o seu Presidente tem dito repetida e peremptoriamente: «a vossa presença (dos sócios) é exactamente aquilo que somos: um clube que é dos seus sócios. Um clube que se mantém fiel às suas origens e à vontade dos seus fundadores. E essa realidade nunca mudará, pelo menos enquanto eu for presidente do Sport Lisboa e Benfica. Não há segredos ou fórmulas mágicas, sem os sócios e o vosso entusiasmo e apoio, não teríamos chegado aqui. É isso que celebramos, a vontade, a determinação, a liderança, e a fidelidade dos sócios a um projecto que cada ano se renova» (27.02.2016)
Verdade seja dita que agora escrevo não contraria, antes pelo contrário, todas as diligências e atenção que os responsáveis da área dos sócios e de marketing fizeram para minorar os efeitos da transumância a que fomos impedidos. A nós e, estou certo, a outros sócios que foram sujeitos à mesma decisão.

2. Fiz esta introdução, quase sentimental, para referir que a estreia no novo lugar (no qual o som mais autista...), não poderia ter corrido pior. O Benfica perdeu, sem apelo nem agravo. Incompreensivelmente, o capital de confiança encarnada virou inquietação e o adversário que arriscava muito mais neste clássico jogou com uma tranquilidade quase imperial. Resultado justo, sem sombra de dúvidas.
Neste início de época temos assistido a um período de sobressaltos, em jeito de montanha russa, ou a que chamaria a escala de Richter futebolística. Um Benfica, até aqui dominador, sucembe estrondosamente à terceira jornada. Um Porto desastroso em Barcelos e no seu Estádio face a um modesto adversário russo (entretanto goleado pelo Olympiakos por 4-0!), derrotou claramente a águia até então imperial. O Sporting depois de goleado pelo Benfica na Supertaça e ter cedido um empate no Funchal é o agora primeiro classificado. Como é implacável a natureza, bela ou trágica, do ajustamento das placas tectónicas futebolísticas, para as quais não há ciência ou arte de previsão seguras.
Tudo isto sempre polvilhado pela inevitável hiperbolização associativa, mediática e do comentarismo encartado. Só em 3 semanas deste mês de Agosto, já ouvi e li tudo. No sentido ascensional e no declive negativo. Glorifica-se o momento, transforma-se indutivamente um qualquer instante em regra absoluta, para logo de seguida o que era tão seguro passar a evanescente e passageiro. Ou, ao contrário, reduzir a esperança a pó, criticar tudo e todos, para, num ápice, se atingir o ponto alto da exaltação. Com um jogo (ou até com uma só jogada ou golo), o bestial passa a besta ou esta remonta a bestial. Ou proclamando-se antes, um plantel vasto e com alternativas, a seguir se sentenciar um plantel curto e limitado. Talvez pela idade, vou relativizando tudo isto e nem entro em euforias desmedidas, nem me enfio em depressões inconsequentes. Tudo o que seja -ninguém nos parará», na sua versão maximalista, ou «não temos equipa», numa das versões pós-traumática, não me entra no espírito. Nem o Benfica estava assim tão bom, nem agora está assim tão meu... Perdemos - é certo - 3 pontos (com muito probabilidade de serem 3 pontos e meio, pois a vantagem do FCP no confronto entre as duas equipa é agora mais difícil de superar) que, na verdade, para o nosso directo rival são em módulo de soma 6 pontos (os 3 que perdemos e os 3 que o Porto ganhou). Mas continuo a pensar que este foi apenas um dia mau numa prova longa e que terá surpresas sempre ao virar da esquina.

3. O Benfica tem pontos muito bons, mas, atenção, há vertentes que urge consolidar ou acautelar. Uma das quais ficou evidente neste jogo: um plantel tecnicamente muito bem apetrechado, mas bastante vulnerável no confronto estritamente físico. em gíria popular, faltam-nos matulões que imponham respeito e que completem o fascínio técnico dos artistas. O que vi lá em baixo, no relvado, em partes significativas do jogo, foi o domínio dos matulões do FCP a ganhar sempre as bolas e a superiorizar-se nas alturas. Por outras palavras, uma esquadra completa precisa tanto dos violinistas preciosos, como de músicos de instrumentos de sopro e de percussão. Será caso para, talvez, o Benfica aproveitar a semana de defeso que falta, para contratar algum bem tocador de trombone ou de tambor, ou, em versão de voz, menos tenor e mais barítono.
Já quanto ao seu maestro Bruno Lage, o Benfica está muito bem servido. Como treinador, como condutor de pessoas, como pessoa. E, neste momento do primeiro desaire, é preciso ter bem presente o notável desempenho no campeonato desde que é treinador do clube (95% de vitórias e total sucesso nos 11 jogos fora de casa). Sabemos que cometeu erros neste jogo, sem dúvida. Mas a sua conferência de imprensa depois do jogo foi o contraponto à palidez da exibição no campo: iluminada, sensível, elegante, corajosa, responsável. Confesso que o ouvi na radio, quando, sozinho e desconsolado, regressava ao Alto Alentejo, mas ao escutá-lo senti-me melhor e a viagem foi menos custosa. Por vezes, quando eu falava da personalidade de Bruno Lage, algumas pessoas me questionavam «e como será quando ele perder?», porque - dizem-me - a elegância e virtuosismo na vitória não é difícil (cá para mim, não é bem assim, há tantos exemplos de mau ganhar...). Eis, nesta derrota difícil de digerir, a resposta do jovem treinador do Benfica. Desportivismo, felicitando o merecido vencedor, não falando de circunstancialismos que não dependem dele, como é vulgar com as arbitragens, jamais entrando em euforias patetas, mas também não se deixando cair em absurdos desânimos depois de uma derrota, explicando com serenidade as opções tomadas e os constrangimentos que a equipa não foi capaz de anular, e não diminuindo publicamente qualquer jogador (a resposta sobre Samaris foi soberba). Por tudo isto (e não só) Bruno Lage continua a ser o homem certo para o Benfica. À medida das plenas exigência e da grandeza do clube.

4. Não foi por causa do árbitro da Associação de Futebol do Porto (a nomeação do costume) que o Benfica perdeu. Mas há dois pontos que num juiz internacional tão elogiado são intrigantes. O primeiro, como foi possível Pepe terminar o jogo isento de cartões (por exemplo, aquela entrada de pé bem levantando sobre Vlachodimos)? Como estando Samaris prostrado no relvado, deixou seguir o jogo em ataque do Porto, por duas vezes e só quando a bola foi interceptada por um jogador do Benfica resolveu interromper a partida. Estava à espera de quê?

Contraluz
- Coerência: O presidente do FCP tem razão quando deplora a Liga não ter tido o cuidado de não marcar um clássico no meio de jogos decisivos de apuramento para a fase de grupos da Champions, que acabou por não acontecer por eliminação precoce do clube. Pena que não se tenha lembrado o ano passado, quando o Benfica recebeu o Sporting precisamente entre os jogos do play-off contra os gregos do PAOK...
- Citação: Nuno Espírito Santo disse depois do Wolves - Man. United que «não sei como vão resolvê-lo, mas o problema é a emoção. Celebras um golo tão bom, com tanta emoção, e depois ficas em silêncio, à espera daquilo... Não tirem isso das pessoas! Porque este é o momento mais importante do futebol». Concordo inteiramente.
- Liderança: A notícia tem sido a da liderança à terceira jornada do Sporting. Em boa verdade, a notícia deveria ser o Famalicão estar também à frente. Mas este só tem direito a uns míseros e envergonhados rodapés ou a quase omissões televisivas, como se não existisse. Há grandes e o resto é... paisagem para entreter!"

Bagão Félix, in A Bola

Chegou, enfim, o tempo de Jota?

"Bruno Lage anda não conseguiu encontrar uma solução eficiente para substituir João Félix. Colocam-se, assim, e muito especialmente depois do descolorido jogo com o FC Porto, dúvidas importantes ao treinador. A saber:
1) Deve ainda insistir, em Braga, na dupla Raul de Tomas/Seferovic?
2) Deve prescindir de Raul de Tomas e, na impossibilidade de contar com Chiquinho, apostar em Jota, como segundo avançado?
3) Pode inovar mais ainda e fazer de Raul de Tomas o ponta de lança e deixar Jota na sua retaguarda, prescindindo, assim, de Seferovic?
Três hipóteses que, certamente, não deixarão de passar pela cabeça de Bruno Lage, sobretudo num momento em que a equipa parece precisar de um abanão para se reacender reagir ao banho frio da última jornada.
Das três hipóteses colocadas, sinceramente, parece-me que a primeira é demasiado conservadora e pouco empolgante para a própria equipa. Seferovic não está num fantástico momento de forma e, especialmente, de autoconfiança; quanto a Raul de Tomas, tarda tanto em conseguir mostrar sinais de melhoria na posição de segundo avançado que, para já, seria um risco desnecessário insistir.
Interessante, até porque mais revolucionária e, também por isso, mais agregadora de expectativas e de inovação, a colocação do espanhol no seu lugar preferido de primeiro avançado, com Jota em apoio. Só que em futebol de alto nível nenhuma teoria é válida, se não for previamente bem treinada. Falta, pois, saber qual a ideia de quem decide. De qualquer forma, pode ter chegado, enfim, o tempo de Jota."

Vítor Serpa, in A Bola