Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Grugo G

E assim será! Zenit, Lyon e Leipzig.
Admito, do Pote 1, o Zenit era o adversário mais acessível desportivamente, mas no Pote 3 e 4 levámos claramente com os mais complicados!
No Pote 3, só o 'novo' Inter, treinado pelo Conte, está ao nível do Lyon... No Pote 4, os Alemães eram de longe a equipa a evitar!!!
Como vem sendo habitual nestes Sorteios, as 'favas' saíram ao Benfica.

Para os mais 'distraídos', este grupo vai parecer 'fácil', mas não é. É um grupo muito equilibrado, com toda as equipas, com aspirações legitimas... Em teoria todos podem ficar em primeiro ou em último!!! Vai ser muito importante vencer os jogos em casa... fundamental! Ao contrário do que costuma acontecer, não haverá uma equipa a 'comer' todos os pontos.

Se tivesse que 'apostar', o Zenit será mesmo a equipa mais acessível! Tanto os franceses como o alemães são equipas de muito caparro, algo que o Benfica não se tem dado bem... Além disso o Leipzig, com a rodagem da Bundesliga, tem uma intensidade de jogo muito alta...

Historicamente, nestes grupos equilibrados, o Benfica não se tem dado bem. Muito provavelmente, não vamos 'encher' a Luz, sem grandes 'nomes' a Catedral não tem lotado na Europa, e não vamos ter o 'ambiente' no nosso lado... É uma daquelas situações, onde se nos qualificarmos, ninguém irá dar valor, porque irão dizer que o Grupo era fácil... e se formos eliminados, será uma 'vergonha'!!! Pouco a ganhar (relativamente), e muito a perder...

Para complicar tudo isto, a Liga resolveu colocar umas armadilhas no calendário, como se pode ver a seguir!!!

O calendário:
Benfica - Gil Vicente, Sábado, 14 de Setembro
Benfica - Leipzig, Terça, 17 de Setembro
Moreirense - Benfica, Domingo, 22 de Setembro
Taça da Liga, Quarta, 25 de Setembro
Benfica - Setúbal, Sábado, 28 de Setembro
Zenit - Benfica, Quarta, 2 de Outubro
Selecções
Taça de Portugal, Sábado, 19 de Outubro
Benfica - Lyon, Quarta, 23 de Outubro
Tondela - Benfica, Domingo, 27 de Outubro
Benfica - Portimonense, Quarta, 30 de Outubro
Benfica - Rio Ave, Sábado, 3 de Novembro
Lyon - Benfica, Terça, 5 de Novembro
Santa Clara - Benfica, 10 de Novembro
Selecções
Taça de Portugal, Sábado, 23 de Novembro
Leipzig - Benfica, Quarta, 27 de Novembro
Benfica - Marítimo, Domingo, 1 de Dezembro
Taça da Liga, Quarta, 4 de Dezembro
Boavista - Benfica, Sábado, 7 de Dezembro
Benfica - Zenit, Terça, 10 de Dezembro
Benfica - Famalicão, Sábado, 14 de Dezembro
Taça de Portugal, Quarta, 18 de Dezembro
Taça da Liga, Domingo, 22 de Dezembro
Natal

Podemos dividir o calendário em 3 'secções':
Na 1.ª, até não existem muitos problemas, jogamos em casa, com o Leipzig e depois vamos a Moreira de Cónegos. Recordo que as deslocações, fora, após jogos Europeus, costumam ser muito penalizadoras! Teremos o jogo da Taça da Liga, no meio das duas primeiras jornadas da Champions, mas não deve criar  problemas...
Na 2.ª secção, o Sorteio já 'complicou'!!! Recebemos o Lyon, a uma Quarta, e depois vamos a Tondela no Domingo seguinte, e recebemos o Portimão na Quarta, e voltamos a jogar para o Campeonato muito provavelmente no Sábado, em casa com o Rio Ave (pelo menos serão os dois jogos consecutivos na Luz!) e depois iremos a Lyon na Terça-feira seguinte... Com esta sequência a terminar, nos Açores, provavelmente no Domingo (não me admirava que a Liga marcasse este jogo para Sábado)!!!
Na 3.ª secção, mais 'complicação'! Jogamos na Alemanha à Quarta, e depois teremos que jogar no Domingo com o Marítimo na Luz, porque a meio da semana temos novamente Taça da Liga (em anos anteriores, dava para 'empurrar' estes jogos para Segunda, mas com jogos marcados para a semana do 'meio' entre 'eliminatórias' Europeias, tudo fica mais complicado)!!! Vamos ao Bessa, provavelmente no Sábado, para jogarmos na Terça-feira seguinte com o Zenit na Luz... com mais Taças logo a seguir!!!
Não sei haverá espaço para alterar os jogos das Taças, mas vamos ter muito pouco tempo para preparar a Champions (eu tentava antecipar a 3.ª jornada na Taça da Liga, para 6 de Outubro, Domingo, a seguir ao jogo do Zenit, e deixaria uma data 'livre' no momento decisivo da Champions e na véspera de ir ao Bessa!). A solução irá passar por rodar totalmente os onzes nas Taças, mas isso é 'perigoso', principalmente na Taça da Liga... na Taça de Portugal depende do Sorteio (recordo que estes jogos da Taça de Portugal, vão ser obrigatoriamente 'fora')!!!

O resto:
Grupo A
PSG
Real Madrid
Club Brugge
Galatasaray

Muita sorte para o PSG e o Real Madrid, que estão a passar por momentos muito conturbados, e com exibições muito abaixo do esperado! Na luta pelo 3.º o Brugge deverá ultrapassar o Gala.

Grupo B
Bayern Munique
Tottenham
Olympiacos
Estrela Vermelha

Outro grupo com dois claros favoritos, com uma diferença: os jogos em Belgrado e em Atenas, vão ser quentinhos, mas os favoritos vão passar...!!! Não tenho 'palpite' para o terceiro lugar!!!

Grupo C
Manchester City
Shakhtar
Dínamo Zagreb
Atalanta

O mais 'abençoado' da tarde, foi claramente o City... Segundo lugar completamente em aberto: a Atalanta em casa vai ser muito difícil de bater, o relvado vai 'pesar' e os Italianos têm uma frente de ataque perigosa... O Shakthar novamente em Manchester, desta vez sem o Paulo Fonseca, vamos ser estão mais fortes, ou nem por isso... pessoalmente, acho que estão mais fracos! O Dinamo com este Sorteio 'acredita' que pode ser a surpresa, se calhar vão 'aguentar' o Olmo!!!

Grupo D
Juventus
Atlético Madrid
Bayer Leverkusen
Lokomotiv Moscovo

Disputa a três, com o Lokomotiv a candidatar-se aos 0 pontos!!! O Bayer será sempre o menos favorito, mas nunca se sabe... Um mau resultado da Juve ou do Atlético pode 'abrir' lugar aos alemães!

Grupo E
Liverpool
Nápoles
Salzburgo
Genk

Liverpool super-favorito, até porque o Napóles não tem conseguido impor-se na Europa... Salzburgo pode fazer uma graçinha, vamos ver como o novo treinador americano dos Austríacos se adapta à Europa!

Grupo F
Barcelona
Borússia Dortmund
Inter 
Slávia Praga

Está tudo a chamar o grupo da 'morte' e com alguma razão! O Inter vai ser muito competitivo este ano... o Conte não brinca, e as contratações prometem!!! Por outro lado, o Barça e o próprio Borussia têm dado alguns sinais de fragilidade... E já agora, o ambiente em Praga vai ser 'engraçado', o Sevilha que o diga o ano passado!!!

Grupo H
Chelsea
Ajax
Valência
Lille

O grupo mais parecido com o do Benfica! Todos podem passar, todos podem ficar pelo caminho!!! Ao Chelsea tem faltado instinto matador (até têm jogado bonitinho, mas não marcam... e sofrem golos!), o Ajax está claramente mais fraco, com a saída das 'estrelas', e este ano estão 'marcados' pelos adversários, não vai haver facilidades...!!! O Valência tem potencial, mas com o plantel ainda por definir está a viver momentos muito complicados... vamos ver se a 'paz' regressa após o fecho do mercado. O Lille vendeu as 'estrelas' ofensivas, mas comprou bem...

PS: Uma nota final para a qualificação do Braga e do Guimarães para fase de grupos da Liga Europa. Será quase impossível Portugal não ultrapassar a Rússia no Ranking da UEFA no final desta temporada. Isto quer dizer que na temporada 2021/22 voltaremos a ter duas equipas com entrada directa na Champions, mas na próxima época, tudo se irá manter igual...!!!
Só a Inglaterra, a Espanha, a Alemanha e Portugal tem todas as suas equipas na Europa neste momento. A Rússia já 'perdeu' duas, e o Lokomotiv e o Zenit se tudo correr normalmente, vão fazer poucos pontos na Champions...!!! Só o Krasnodar e o CSKA poderão fazer alguma 'coisa' na Liga Europa!

2 comentários:

  1. Não vejo nenhum grupo da morte este ano sinceramente. O mais próximo disso será a meu ver o D ou o H, se acharmos que 4 equipas niveladas por mediania será o mais imprevisível.

    ResponderEliminar
  2. O caminho será ser Campeão Nacional, para quem ficar em segundo ter que se sujeitar aos Play-off da Champions novamente.
    Quanto ao caléndario prescindo fácilmente da Taça da Liga, ganha-se mais Cash numa vitória na Champions do que ganhar essa respectiva competição interna.
    O minimo será sempre qualificarmo-nos para Liga Europa, o razoável será passar a fase de grupos, mais do que isso já será muito bom.
    Temos que ser realistas, internamente existe uma aliança para nos destruir e enquanto a mesma não for quebrada não podemos desviar um milimetro de ganhar o Campeonato Nacional.

    Vai ser excelente ver os meninos a crescer na taça da Liga e na taça de Portugal, aqueles que vingarem vão no próximo ano fazer parte de forma regular nos jogos do Campeonato e competições Europeias.

    O futuro está dentro de portas e vai nos trazer muitas alegrias, orgulho e obviamente uns cobres ao clube..

    Ass: MAdskinn

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!