Últimas indefectivações

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quando Eusébio foi... o "Ladrão de Bagdade"

" «O Ladrão de Bagdade»: filme do inglês Michel Powell. «The Thief of Bagdade». Recentemente ouve-se falar muito de Bagdade: nem sempre pelas melhores razões. Talvez haja muitos ladrões na Bagdade de hoje em dia.
Iraque: país velho daquilo que antigamente se chamava as Arábias.
«Eusébio-Benfica-Portugal: a senha mágica que abriu o Mundo Árabe», escreveu-se. Dia 5 de Novembro de 1966, a equipa do Benfica chegou a Bagdade, convidada de honra do governo iraquiano para inaugurar o novíssimo estádio de 'Al Ahaab'.
'Al Shaab' quer dizer: O Povo. Estádio do Povo. 50000 pessoas se juntaram nessa tarde nas bancadas para verem Eusébio, Simões, Torres e José Augusto  a máquina de golos mais terrível de um Campeonato do Mundo que acabara há quatro meses.
Kassim Mamhoud, o 'capitão' da Selecção de Bagdade, o adversário dos 'encarnados', entrou em campo com uma bandeira portuguesa na mão. Havia outra, dependurada num dos topos do estádio. Tinham sido pedidas especialmente pelo governo do general Abdul Rahman Arif à Fundação Gulbenkian, afinal a grande responsável por esta festa estranha de amizade iraquiana-portuguesa.
Explique-se: Sarkis Gulbenkian, o arménio que escolhera Portugal para viver, investira entre nós muitos dos rendimentos da Irak Petroleum Company e das suas labirínticas ramificações. Seria a Fundação Gulbenkian a construir e a doar ao governo do Iraque o Estádio 'Al Shaab' de Bagdade. A obra foi concebida por dois arquitectos portugueses, Keil do Amaral e Carlos Manuel Ramos; muitos dos materiais de construção foram de origem portuguesa, nomeadamente os materiais de acabamentos e as torres metálicas de iluminação; a Gulbenkian manteve, ao longo de toda a obra, diversos fiscais e contra-mestres Portugueses em Bagdade. Orçamento total: 80000 contos.
Não admira que, perante todo este esforço português, o governo do Iraque se tenha empenhado em receber para a inauguração do estádio o grande representante de Portugal além-fronteiras: Eusébio. E o Benfica com ele.

'Rendo-me perante Eusébio!'
O convite chegou às mãos do Dr. Azeredo Perdigão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian, e este acolheu-o com um tremendo entusiasmo: 'A ida do Benfica ao Iraque será um enorme serviço prestado ao País', diria numa entrevista concedida na época. 'Rendo-me! Rendo-me perante uma equipa de futebol que é capaz de derrubar assim fronteiras. Rendo-me perante Eusébio. Foram eles,os iraquianos, que nos fizeram sentir a importância de receberem o Benfica. E foram eles que insistiram connosco no sentido de conseguirmos que isso fosse possível'. Foi. No dia 4 de Novembro, a comitiva benfiquista acompanhada pelo Dr. Azeredo Perdigão e Robert Gulbenkian, partia para Bagdade numa representação diplomática 'sui generis'. A viagem com escalas em Zurique e Atenas, demoraria quase vinte horas.
Era domingo. Os iraquianos encheram o seu novo estádio. Viram o seu presidente, Abdul Rahman Arif, dar uma volta de honra, sobre a pista de Atletismo, num carro aberto, acenando à populaça. Viram o presidente da Federação Iraquiana, o coronel Adil-Bashir, que por acaso era também o seleccionador nacional e o treinador da selecção iraquiana, receber uma águia de bronze. A sua equipa, uma selecção dos melhores jogadores de Bagdade, recrutados no Al Talaba, Al Rasheed e Al Jaishe, os principais clubes da capital, era a base da Selecção Militar. O seu entusiasmo não chegou para a arte do Benfica e para o ataque mais famoso da Europa - os 'encarnados' venceram por 2-1, com golos de Torres e Cavém. Mas saíram do estádio felizes: viram Eusébio, o 'ladrão de Bagdade', que roubou para si as luzes da festa."

Afonso de Melo, in O Benfica

Taça em Moreira de Cónegos

O custo das más contratações!

"Há muito que se ouve falar nos milhões que Vieira e Companhia gastam em jogadores de má qualidade e sem categoria para jogar no Benfica.
É verdade que muitos passaram nos últimos anos pela Luz e muito dinheiro se pagou pelos seus passes. Mas há uns dias atrás achei que seria interessante ver quanto custaram realmente esses jogadores, e o que se passou noutros clubes.
O estudo que apresento neste texto, é sobre todos os jogadores que vieram para o Benfica (e para os corruptos e osgas) entre 2004/2005 e 2011/2012, que não tenham contribuído significativamente para os resultados colectivos (por exemplo não posso considerar um jogador como Saviola que em 3 épocas deu tanto para o clube, tal como não considero o Cebola Ranhosa no Porto) e que entretanto saíram ou foram vendidos. Não considero para este estudo jogadores que ainda esteja com contrato com os clubes. Se forem vendidos ou dispensados, então o estudo terá que ser analisado.
A lista de jogadores do Benfica é a seguinte: Karadas, Everson, Carlitos, André Luiz, Amoreirinha, Moretto, Karyaka, Manduca, Beto, Fonseca, Marcel, Paulo Jorge, Miguelito, Diego Souza, Makukula, Bergessio, Edcarlos, Adu, Sepsi, Luís Filipe, Andrés Dias, Binya, Halliche, Sretenovic, Filipe Bastos, Balboa, Yebda, Eder Luíz, Patrick, Shaffer, Weldon, Roberto e Emerson.
São 34 jogadores que entraram e saíram do Benfica. Alguns até que conseguiram ajudar a equipa nalguns momentos (Weldon, Yebda, Luís Filipe, etc) mas o certo é que nunca conquistaram o seu lugar.
E agora a pergunta... quanto custaram estes 33 senhores? Usando os dados do site transfermarkt, os passes deles ficaram na casa dos 50 milhões de euros.
Muito dinheiro para quem fez tão pouco. Sem dúvida que investir 50 milhões em jogadores que não tragam resultados significativos, pode ser considerado uma barbaridade.
Mas a verdade, é que devemos ir um pouco mais longe nesta análise e pensar no que se passou quando os jogadores saíram do Benfica.
Desses 33 jogadores, bem mais de metade foram vendidos e alguns que foram dispensados, foram durante algum tempo emprestados a troco de dinheiro.
Com as vendas e empréstimos, e analisando os dados no mesmo site, o Benfica terá recuperado qualquer coisa como 39 milhões de euros. Tendo resultado num prejuízo na casa dos 11 milhões de euros (que é mais ou menos 22% do total investido).
E assim chegamos à primeira conclusão deste estudo: o Benfica não perdeu 50-60 milhões nestes jogadores, como muitos afirmam. Investiu sim esse valor mas conseguiu recuperar quase 80%. Teve prejuízo, mas muito abaixo do que se diz.
Mas mesmo assim são 11 milhões e é dinheiro. Mas será que é muito ou pouco? Para responder a isso teremos que analisar o que se passou no mesmo período com as contratações falhadas de Corruptos e Osgas Submissas.
Nos corruptos entraram e saíram os seguintes jogadores: Thiago Silva, Leandro, Leo Lima, Bruno Gama, Areias, Pitbull, Ibson, Cech, Sonkaya, Alan, Jorginho, Diogo Valente, João Paulo, Renteria, Mareque, Ezequias, Sektioui, Stepanovic, Bolati, Edgar, Kaz, Leandrinho, Luís Aguiar, Rabiola, Tomás Costa, Benítez, Pele, Prediger, Orlando Sá, Valeri, Beto, Janko.
32 jogadores ao mesmo nível dos nossos 33 que custaram na casa dos 54,5 milhões de euros. E que acabaram por ir parar a outras paragens.
Quanto recuperou o clube corrupto? Será que conseguiram recuperar o mesmo que o Benfica conseguiu?
A resposta é NÃO. No total estes jogadores só renderam cerca de 24 milhões de euros. Isto é, entre a compra e a venda, foram mais de 30 milhões de prejuízo. Só recuperaram 43% do valor investido (pouco mais de metade dos 77,5% que o Benfica recuperou).
E nas Osgas do Alvalixo? O que se passou com os jogadores Pinilla, João Alves, Wender, Celsinho, Purovic, Stojkovic, Ricardo Batista, Pongolle, Pedro Mendes, Mexer, Torsigleri, Valdez, Zapater, Nuno A Coelho e Rodriguez?
Bom... foram menos e o valor investido foi menor. Foram só 15 mas os gastos foram de pouco mais de 30 milhões. E no final só recuperaram cerca de 5 milhões de euros.
No Alvalixo, estas contratações deram um prejuizo de 25 milhões de euros, o que quer dizer que só recuperaram cerca de 17% do valor investido.


Chegamos assim à segunda conclusão do estudo: o prejuízo no Benfica é muito inferior ao que aconteceu nos Corruptos e nas Osgas. Mesmo tendo em conta que Osgas investiram muito menos.
É interessante que a direcção do Benfica seja constantemente criticada por desperdiçar dinheiro em contratações falhadas, mas os números mostrem que se consegue recuperar mais de 75% do valor investido na compra dos passes e que no caso dos corruptos não se recupere nem 40% e no caso dos palmiers do Campo grande, nem 20%.
Estes números mostram que mesmo quando se cometem erros, no Benfica tenta-se minimizar o seu impacto nas contas. Sabemos, pelas palavras de DSOliveira, que o Benfica não paga salários a jogadores emprestados a outros clubes, e por estes números percebemos que se tenta sempre recuperar grande parte do dinheiro investido nos jogadores.
O futebol é um negócio de risco. Grandes jogadores muitas vezes fracassam, não se adaptam ou simplesmente não aguentam a pressão. Mas como em qualquer outro negócio é preciso que quem arrisca, saiba como agir quando as coisas correm mal.
Um bom domingo para todos,
V."

O adepto cibernauta...

"Adepto em pânico!
Ao ver a generalidade dos comentadores tão preocupados com o terrível dilema que Jorge Jesus tem para resolver após o jogo de Barcelos, o adepto cibernauta está a um passo de entrar em pânico!
Se já pouco conseguia dormir, aflito com a falta de um defesa que pudesse substituir Maxi Pereira, sobretudo nos 85 minutos de jogo que ele passa no ataque, imagine-se agora quando o Luisinho ficar castigado ou lesionado!
Mas o que está a deixar o adepto cibernauta à beira de um ataque de nervos é pensar que André Gomes possa sofrer uma lesão, quiçá um castigo!
Que fazer?
Jesus, que só em Barcelos foi forçado a abdicar de Aimar, Nolito, Carlos Martins, Gaitan, Luisão e Sálvio, lesionados ou castigado (Luisão), terá que juntar a este rol Enzo Perez, brindado com o vermelho no estádio do Gil Vicente...
Percebe-se com clareza a incompetência da estrutura Vieirista, incapaz de em tempo útil prevenir estas lesões (e foram tantos os atentos cibernautas que na devida altura o previram), e contratar os jogadores que pudessem com sucesso substituir esta rapaziada tão atreita a lesões...
Pior que isso, é chegar a esta altura e não haver um substituto natural que possa fazer o lugar de André Gomes quando este não poder jogar!!!
Perante esta previsível catástrofe, as estrambólicas saídas de Witsel  e Javi Garcia parecem coisa de somenos importância!
Nem é bom pensar quando tivermos que jogar sem o André!
Sem um substituto à altura de André Gomes, com Luisinho no psicólogo, afectado com o paleio de Jesus e com Lima, um 'flop' que não consegue acertar na baliza, o adepto cibernauta desespera ..."

Chamem o psicólogo!

"Enquanto muitos ainda revelam claras dificuldades no sentar, alguns até no andar - reflexos do resultado eleitoral, outros continuam as suas cruzadas 'anti-qualquer-coisa' que diga respeito ao Benfica e com renovado denodo viram as 'naifas' para Jorge Jesus, agora com redobrado prazer!
É necessário alimentar os egos feridos e os demónios que não param de os atormentar - vê-se que o parto está difícil...
Ontem, no rescaldo das eleições, era visível o receio (em alguns casos um mórbido desejo) que as coisas pudessem correr mal em Barcelos...
Não por acaso, os corruptos de contumil apenas tinham empatado no campo dos gilistas e já na época passada o Gil tinha não só empatado o Benfica, mas derrotado o vitinho da mosca e demais pandilha corrupta...
Afinal, a montanha pariu um rato e o Benfica  ganhou tranquilamente os três pontos...
Tal como acontece sempre que o Benfica ganha folgadamente, os méritos são desvalorizados e parece que o Gil até é uma equipa fraquinha - nada de novo, portanto!
Do receio inicial ao desvalorizar da vitória e à critica fácil e destemperada, apenas umas breves horas...
Aimar, Nolito e Carlos Martins, Gaitan, Luisão ou Sálvio, são, como dizia o velhinho 'comercial', "meras pastas de dentes" e não fazem falta nenhuma!
Ola Jonh, que Jorge Jesus tinha "destruido" com um raspanete público, ressuscitou dos mortos e até nem jogou nada mal - viu-se que Jorge Jesus é um nabo que não percebe nada de relações humanas! 
Quem percebe mesmo disto são os gajos do Porto, que têm o novo Messi a jogar aos bochechos na equipa B há quase dois anos! Isso é que é saber formar jovens!
Luisinho, moço a quem saiu a taluda por Jesus reparar nele enquanto jogador do Paços de Ferreira, até fez um joguinho interessante, mas segundo os expert da escrita e da palavra fácil, está já a caminho do psicólogo, destruído após o jogo de Barcelos, pelo destempero bocal de Jesus!
Ao que julgo saber, terá ido directamente do estádio para o psicólogo e inclusivé terá passado a noite na mesma clínica que recuperou Ola Jonh, Di Maria, Cardozo, Fábio Coentrão!...
Ainda há esperanças, portanto...
André Gomes, um moço que a peneira da insuperável organização do clube condenado por corrupção não soube reter, e o rapaz até era capitão da equipa de juvenis, é o novo menino bonito dos adeptos benfiquistas!
Na comunicação social assobia-se para o lado e parece que ninguém ainda deu conta que o André não vingou no centro de estágio que Luís Filipe Menezes deu de presente ao clube do putedo...
Todos os méritos para o miúdo, até porque Jesus, Rui Costa, Carraça, e/ou a estrutura benfiquista que aos poucos começam a tirar proveitos/proventos da prospecção e da equipa B, nada terão a ver com o caso - como é óbvio.
Mas do que eu tenho mesmo saudades é de Quique Flores; da sua classe aristocrata e educação exemplares!
Isso sim é que eram bons tempos - conferências de imprensa exemplares, palavra fácil e bonita, revistas cor de rosa felizes e a malta sempre satisfeita... 
Bom futebol, jogadores valorizados, bancadas cheias, resultados a condizer e o psicólogo sem trabalho para recuperar o ego ferido dos jogadores...
Isso sim, eram bons tempos!
E claro...Lima é mais um péssimo negócio como facilmente se comprova!"

LFV, sem medo

"Voto LFV.
Porque acredito sinceramente que é o melhor Presidente para o Benfica. Porque acho que tem feito um bom trabalho em circunstâncias bastante difíceis (às vezes é difícil torná-lo evidente, porque as coisas difíceis têm parecido fáceis de fazer, num país onde é tudo demasiado difícil) e porque acho que o que tem faltado na maioria das vezes – o sucesso desportivo – não tem sido conseguido porque (i) o poder podre não tem deixado e não se tem conseguido ser eficiente nessa luta (sim, é um erro inacreditável ter apoiado o Fernando das facturas) e/ou porque (ii) se têm cometido erros de gestão desportiva que penso que não serão cometidos de novo. Acredito que LFV tem a humildade suficiente para aprender com os erros (que não têm sido menosprezáveis), e isso – essa capacidade – é essencial para se poder ter sucesso. Posso estar enganado (apesar estar convicto que não)? Posso. Mas tenho direito à escolha. 
Menciono especificamente o nome de Luís Filipe Vieira. Não voto na Lista A porque lá estão A ou B ou C (quanto muito, até deixaria de votar nela por causa de alguns que lá estão) ou porque não sei quem a apoia ou porque ache que é a menos má e os outros são menos sérios (o que, dadas as sucessivas declarações públicas do candidato e elementos da outra lista, até me parece evidente). Voto na lista A por causa de LFV. Respeitem isso. Voto de forma livre, sem amarras, sem dever rigorosamente nada a rigorosamente ninguém. Não tenho tachos – ao contrário do que alguns deficientes mentais que pululam pela blogosfera e pelas caixas de comentários sugerem – nunca tive tachos, não quero tachos, não preciso de tachos. Este voto não me traz rigorosamente nenhuma vantagem prática na minha vida (bem pelo contrário, dada a quantidade de gente mal formada que tenho de aturar pela internet fora, e que aparentemente sabe coisas sobre mim que nem eu sei) que não seja o de ficar com a consciência tranquila de que, para mim (percebem isto? “para mim”), o Benfica está bem entregue. Quem disser o contrário, é mentiroso e hipócrita, e desafio-o a puxar pelo focinho para o provar. 
Portanto, posso votar em quem eu – benfiquista e cidadão livre, que dá o nome pelo que escreve - quero e em quem eu acho que é a melhor solução para o Benfica, confiando que respeitem a minha liberdade individual e as opções que tomo em consciência? Posso votar LFV e escarrapachá-lo orgulhosamente aqui sem que nas caixas de comentários se atropelem os digníssimos anónimos donos do verdadeiro benfiquismo a ofender-me e a ameaçar-me, ou sem que me cataloguem de Vieirista (o que quer que isso seja) ou como vendido (mas vendido a quê, seus rebos)? Gostava de pensar que sim. Mas duvido. Para que conste, também é para o lado que durmo melhor, foda-se.
Ah, e já agora, fiquem informados os exmos senhores filhos de mãe incerta que, sob a capa de um anonimato cobarde, me ameaçaram (os insultos e as insinuações bacocas já dou de barato) – quer para o email da Tertúlia, quer na caixa de comentários do post (as ameaças com mais substrato, respectivos IPs e/ou emails foram enviados para o sítio apropriado) - que isso só aumenta a certeza da minha escolha e que os cães ladram e a caravana passa, por mais sarnentos que sejam os cães.
Aliás, medo têm os cães."