Últimas indefectivações

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Acuso!!!

"Acuso os Homenzinhos de Cócoras de serem venais! Acuso-os de enriquecerem num País de pobres exercendo miseravelmente o que nem sequer é a sua profissão.
Acuso-os de serem autistas, cobardes e mentirosos! Acuso os Homenzinhos de Cócoras de inventarem cabalas sem nunca apontarem um culpado nem assumirem uma vítima. Acuso-os de uma insuportável vaidade, logo eles que são grotescos, incultos e trapaceiros! Acuso-os de serem o braço silvador de D. Palhaço, Imperador dos Corruptos, e dobrarem a espinha a cada palavra sua.
Acuso-os de se porem em bicos de pés, algo de profundamente ridículo sabendo nós que não passam de anões. Acuso os Homenzinhos de Cócoras de fraudes reiteradas! Acuso-os de soberba, de perverter e adulterar, de malfeitorias multiplicadas ao infinito! Acuso-os de serem corporativos e de serem dirigidos em manada por quem lhes oferece prebendas.
Acuso os Homenzinhos de Cócoras de serem invertebrados! Acuso-os de estarem vendidos ao poder de quem lhes gere as carreiras!
Acuso-os de errarem propositadamente em favor de uns e prejuízo de outros. Acuso-os de mais canalha das falsidades! Acuso-os de desrespeito por quem ainda está convencido que se desenrola na sua frente um espectáculo são!
Acuso-os de medo, um medo que fede, um medo que se percebe à distância de quilómetros, medo da própria sombra e de sombras alheias. Acuso os Homenzinhos de Cócoras de se deixarem subornar por um prato de lentilhas e promessas vãs. Acuso-os de serem, nos dias que correm, o mais abastardado dos poderes, falsificando a seu bel-prazer, atingido velhacamente quem ousa fazer frente à tutela consporcada da sua seita infame! Acuso-os de premeditação! Acuso-os de prostituição pura e simples! Acuso os Homenzinhos de Cócoras de não serem nem sequer homenzinhos e de viverem sempre de cócoras! Não sabem quem são os Homenzinhos de Cócoras??? Então atenção à vossa carteira!"

Afonso de Melo, in O Benfica


Hoje, não vou publicar a coluna do Bagão Félix, concordo muitas vezes com as suas opiniões, mas hoje discordo totalmente da sua posição, se alguém a quiser ler pode o fazer aqui no Planeta Benfica. O Bagão está «cansado de desculpas com a arbitragem», pois, eu, estou cansado do discurso Benfiquista que: desculpa as arbitragens criminosas contra o Benfica e culpabliza os jogadores, os treinadores e os directores, pelos insucessos! Muitos Benfiquistas continuam a não perceber que ao 'apontar as facas' para dentro do Benfica, estão a branquear os Corruptos... Proponho um exercício teórico:
1) Mudem tudo dentro do Benfica, jogadores, treinadores e direcção, e mantenham toda a estrutura da Arbitragem nacional (ao resto da FPF e da Liga façam o que quiserem!!!);
2) Mantenham toda a estrutura do Benfica, e troquem todos os árbitros!!! (o resto da estrutura da FPF e da Liga pode também ficar!!!) Imaginem uma época apitada só por árbitros Ingleses!!! (mesmo com todos os erros que ainda no fim-de-semana passado existiram nos jogos em Inglaterra).
E agora pergunto, em qual deste cenários o Benfica tem mais probabilidades de vencer o Campeonato???

Os Benfiquistas que têm acesso aos órgãos de comunicação social são cada vez menos, e é triste verificar que aqueles que ainda estão por lá (se calhar é exactamente por isso que ainda estão por lá!!!), em vez de escreverem colunas 'parecidas' com as do Afonso de Melo, insistem na destabilização interna endémica do Benfica... Estamos a chegar ao fim, de um dos mais aldrabados Campeonatos que há memória (como a arbitragem criminosa do Soares Dias, no Alvalixo, foi um exemplar perfeito, como o vídeo no final do post demonstra. Com uma dualidade de critérios durante os 90 minutos tão gritante, que só pode ter sido propositada, é absolutamente impossível alguém ser tão incompetente durante tanto tempo, em tantas decisões, sendo o beneficiado sempre o mesmo, e o prejudicado sempre o mesmo...), e em vez de um grito de revolta a uma só voz, contra os Ladrões, declarados, que nos roubaram, preferem o caminho fácil da demagogia do treinador de bancada, das tácticas e estratégias infalíveis que em teoria são sempre perfeitas... Nós que tantas vezes criticamos os jornaleiros por serem avençados, vendidos ou cobardes por não assumirem as suas opiniões publicamente (mesmo que o façam na 'taberna'), por não denunciarem o Sistema Mafioso que nos sufoca... como é que os podemos criticar se os próprios Benfiquistas não o fazem?

Alegremente

"A 19 de Fevereiro o Benfica era alegremente o comandante isolado do campeonato com 5 pontos de avanço sobre o segundo classificado. No dia seguinte jogou em Guimarães e desde aí perdeu 13 pontos. É incompetência a mais para assacar em exclusivo a um quadro tão rico de jogadores e a um treinador com provas dadas como é Jorge Jesus.
Haverá, obviamente, variadas responsabilidades de todos, jogadores e treinadores, neste inacreditável desmoronamento do Benfica. Mas é por isso mesmo, por ser inacreditável o desmoronamento, que todo o seu entulho não pode caber inteirinho no balneário do Estádio da Luz.
Como seria de esperar, teorias há muitas para explicar a débacle.
A primeira é sempre a teoria dos árbitros e de como eles se conluiaram para oferecer o título ao FC Porto. Não subscrevo. Os árbitros não se conluiam. Apenas fazem o melhor que podem e que sabem.
E de arbitragem sabem muito mais do que nós. Eu, por exemplo, não sabia que nos primeiros 41 segundos do jogo não se marcam grandes penalidades porque, enfim, é chato porque houve pessoal que ainda nem se sentou.
A segunda teoria da conspiração. O Benfica entregou alegremente o poder na Federação Portuguesa de Futebol a um vice-presidente do FC Porto, entregou alegremente o poder na Liga a um advogado que trabalhou no escritório de onde saiu a defesa do Apito Dourado e dá-se por satisfeito, há anos, com a presidência do Conselho de Arbitragem exercida por um sócio de mérito do Sporting.
Também não subscrevo porque bem me lembro de ouvir o senhor Pinto da Costa, tantas e tantas vezes campeão, repetir vezes sem conta que se para o Benfica o importante era meter gente de confiança nos órgãos do futebol, para o FC Porto o importante era ter bons jogadores e bons treinadores que valessem títulos.
Dizem que este FC Porto não terá um bom treinador. Mas vai um exagero daí até dizer-se que passou a ser mais importante para o clube da Invicta meter gente na Liga, na Federação, na RTP e na Avenida dos Aliados do que ter melhores jogadores e treinadores do que os adversários.
A terceira teoria é puro nonsense. Prende-se com matéria áudio-visual e financeira. Há quem garanta que a equipa de Jorge Jesus iniciou a sua débacle mais ou menos pela altura em que a comunicação social anunciou alegremente a renovação do contrato do Benfica com a Olivedesportos.
E há quem jure a pés juntos que o posterior desentendimento entre as duas partes não passa de um arrufo que se extinguirá alegremente no próximo defeso, ou mesmo antes.
Para a história desta temporada, diga-se que o Benfica em Alvalade só teve canetas para 20 minutos. E para história do derby, diga-se que depois de 6 vitórias e de 2 empates, o Benfica perdeu ao 8.º jogo com o Sporting e terá perdido também a ténue esperança que levava de ser campeão. Foi o suficiente para que surgissem as já referidas teorias.
E não só. Surgiram também ex-dirigentes do clube a clamar pelo fim de uma era. Como em Outubro há eleições é de prever uma cuidadosa gestão da insatisfação popular. Já há algum tempo que não se via disto.

A invulgar noite-não de Hugo Viana e a milésima noite-sim de Hulk deram a vitória ao FC Porto na sua visita a Braga. Nada a obstar.
O Sporting de Braga jogou bem e o FC Porto foi mais feliz. Ninguém precisou de chamar nomes ao árbitro. E nem sequer foi preciso chamar o electricista do estádio. O único apagão foi o de Álvaro Pereira depois de ser substituído, mas o incidente foi logo apagado.

PELO segundo ano consecutivo a Liga Europa chega às suas meias-finais com um quadro de pretendentes 100% ibérico. Na última época até houve maioria portuguesa nesta fase derradeira da competição com FC Porto, Sporting de Braga e Benfica a acompanhar o Villarreal, representante único do país dos vizinhos.
Este ano é precisamente o contrário. Nas meias-finais da Liga Europa de 2011/2012 é o Sporting o único representante de Portugal enquanto a Espanha vai a jogo com três emblemas: Atlético de Bilbau, Valência e Atlético de Madrid.
O Atlético de Madrid foi, aliás, o primeiro vencedor desta prova que a UEFA inventou para suceder à Taça UEFA que já estaria estafada nos seus moldes e com rendimentos insuficientes.
No seu ano inaugural, 2008/2009, a Liga Europa foi levada de vencida pelo Atlético de Madrid que, na final, precisou de ir a prolongamento para triunfar sobre o Fulham, um honesto mas irrelevante clube inglês.
A segunda edição foi conquistada pelo FC Porto numa final lusitana com o Sporting de Braga. A terceira edição, a que está correr, tanto pode ter um final espanhola ou uma final luso-espanhola.
Ou seja, a Liga Europa é a nova espécie de Taça Latina e tem constituído vasto campo de legítima animação nos dois países vizinhos.
Aparentemente, a UEFA não está a achar graça nenhuma à brincadeira. Na semana passada, o jornal alemão Bild avançou com a notícia de que Michel Platini estaria já a preparar um plano para acabar com a Liga Europa em 2016 promovendo um alargamento de 64 clubes para a Liga dos Campeões, que passaria a única prova internacional de clubes organizada pela UEFA.
É uma possibilidade altamente verosímil. A organização que superintende os milhões da indústria europeia de futebol não tem grande paciência nem tempo a perder com uma competição de não-milionários e que, muito objectivamente, vem fazendo as delícias das equipas espanholas de segundo plano e das equipas portuguesas de primeiro plano.
Já a sua antecessora, a defunta Taça UEFA, terá morrido do mesmo mal.
Nas suas últimas 7 edições a Taça UEFA viu cair o seu palmarés nas mãos dos remediados e, pior do que isso, de alguns inesperados que se fizeram convidar para a festa. De 2002/2003 até 2007/2008, o ano da sua última edição, a Taça UEFA foi conquistada por um clube português, o FC Porto, e por dois clubes espanhóis: pelo Valência e duas vezes pelo Sevilha, todos do grupo dos remediados.
Como se não bastasse, ainda vieram da outra extremidade da Europa três dos tais emblemas inesperados: dois russos, CSKA de Moscovo e Zenit de Sâo Petersburgo, e um ucraniano, Shaktar Donetsk. Assim ficou completo o ramalhete de desvalidos triunfantes.
E por coincidência ou não, assim que o Shaktar Donetsk ganhou a sua Taça UEFA, em 2008, a UEFA deu imediatamente por encerrada aquela competição.
Este ano, enquanto os dois Manchesters, o United e o City, por lá andaram, a Liga Europa até poderá ter parecido um negócio promissor aos olhos dos grandes industriais do futebol. Mas o Atlético de Bilbau e o Sporting mostraram-se pouco impressionados com o poderio dos cabedais dos dois clubes ingleses e atiraram-nos para fora da competição, devolvendo-lhe aquele ar pobretanas que a pode colocar em perigo.
É aproveitar enquanto dura, clubes portugueses de primeira e clubes espanhóis de segunda! Até 2016 todos poderão sonhar alegremente com a Liga Europa. Depois disso, logo se verá.
Vai uma aposta que a nossa querida Taça da Liga ainda sobreviverá muitos e bons anos a essa tal Liga Europa?

E por falar em Taça da Liga. É já este sábado a final. António Fiúsa, o presidente do Gil Vicente, já fez as suas contas: «Dos quatro grandes só nos falta ganhar ao Benfica.» E é verdade, este Gil Vicente já ganhou alegremente ao FC Porto, ao Sporting de Braga e ao Sporting.
Ao Gil Vicente só falta ganhar ao Benfica para que Barcelos possa celebrar condignamente uma época de sonho.
Convinha que o pessoal lá da Luz se lembrasse disso."

Leonor Pinhão, in A Bola

Pré-História "Esverdeada" !!!


Bem, parece que o Neandertal mais conhecido de Portugal, tentou enganar os seus ex-colegas, mas com a competência que lhe reconhece, foi facilmente desmascarado... no meio disto tudo, o Urso do Circo Cardinal, lixou-se!!! ou talvez não!!!!!!!!
No meio desta palhaçada, sou obrigado a reconhecer, que a intenção do bicho até podia ser válida, caso o objectivo fosse somente apanhar os Corruptos, mas como não sou ingénuo, parece-me que a intenção neste caso ia um bocadinho mais longe, e aquilo que se pretendia era intimidar, para começar a ser beneficiado...
Quanto tento explicar a qualquer estrangeiro aquilo que se passa no Portugal desportivo, tenho cada vez mais dificuldades, acho que só um 'Tarantino' (no seu melhor) poderá contar todas estas estórias com algum sentido... Só não sei se Hollywood quando fizer o registo destes eventos, o deveria fazer num Policial violento, num familiar de Gangsters, numa Tragédia grega, ou numa Comédia bufa, ou ainda num Clássico Naturalista com girassóis!!! ou ainda um Pornográfico amador low-cost pseudo-burlesco !!!

PS: Gostaria de comparar as imagens de vídeo-vigilância do Banco madeirense, onde o funcionário do Neandertal depositou os euros, com as imagens do Estádio da Luz, na noite onde o Bota-Fogo do Lumiar se emancipou!!! Se calhar...