Últimas indefectivações

sábado, 18 de abril de 2015

Campeões

Benfica 5 - 1 Corruptos

São 24 vitórias, e 1 empate...!!! A duas jornadas do final do Campeonato. Extraordinário. Com o adversário teoricamente mais difícil, vencemos fora por 3-7, e agora em casa, por 5-1 !!! Alguém tem dúvidas?! A única frustração, foi mesmo a eliminação da Europa, como ficou provado hoje, tínhamos equipa para passar à vontade... os erros no jogo da 1.ª mão, foram fatais.



O Campeão voltou!#UmaCamisolaVáriasEmoções
Posted by Sport Lisboa e Benfica on Sábado, 18 de Abril de 2015
Marcámos cedo, mas durante toda a 1.ª parte, não gostei da exibição, permitimos demasiados contra-ataques aos Corruptos, só não foram fatais porque o Trabal foi resolvendo... Com 1-1 ao intervalo, tudo estava em aberto.
O 2.º tempo foi completamente diferente, estivemos mais seguros na gestão da bola, e marcámos quando tínhamos que marcar... Num jogo, onde as bolas paradas, não tiveram influência: todas falhadas. Isto apesar dos constantes mergulhos para a piscina dos Corruptos...
Era importante resolver o título hoje. O jogo com o Valongo (será em Matosinhos!!!), será sempre complicado... e a memória da vergonhosa derrota do ano passado, ainda está fresca. Assim, podemos começar a preparar a Taça de Portugal, onde somos claros favoritos, com mais antecedência...
São de facto 23 títulos Nacionais, não 22. A situação é clara, esta insistência da Federação, e esta anuência do Benfica deixam-me perplexo. A falta de rigor estatístico é outra característica das instituições deste País.
A renovação do plantel está aí, notou-se hoje a forma especial como o Carlitos e o Tuco jogaram. Friamente, acho que vamos ficar mais bem servidos, principalmente porque a média de idades vai baixar muito... Ainda teremos outras oportunidades para as despedidas, na Final da Taça de Portugal será o ideal, mas deixo já aqui, um grande Obrigado a dois jogadores, que tiveram a 'fortuna' de vestir a camisola do Benfica, num dos momentos mais Gloriosos da secção de Hóquei em Patins...

União...

Belenenses 0 - 2 Benfica

Pode não ser bonito, mas estes 3 pontos valem tanto, como os 3 pontos conquistados a semana passada com a Académica!!!
Fomos eficientes, praticamente não falhámos oportunidades de golo, não tivemos o domínio territorial que normalmente temos na Luz, só após o 0-2 senti a equipa confiante, solta... Voltámos a ter problemas com a pressão do adversário no meio-campo, mas o Belém só criou perigo nas bolas bolas paradas: o Carlos Martins neste jogo, teve mais livres laterais para marcar, do que em toda a sua carreira no Benfica!!!
Mas também temos que nos recordar que hoje jogámos sem o nosso flanco direito: Maxi, Salvio.
Não é fácil fazer destaques individuais (além do goleador...), mas são estas exibições colectivas, que fazem os Campeões.
Destaco a enorme defesa do Júlio César na 1.ª parte (a outra nos descontos também foi boa, mas...): se tivesse entrado (a meio da baliza) toda a gente diria que era um frango, mas a forma como a bola passou pelo Pizzi, e como fez a curva, enganaria qualquer guarda-redes, e só um muito bom, é que teria a capacidade, de em contra-pé, ir buscar esta bola...!!!
Pela negativa, e com uma clara intenção pedagógica, destaco a entrada do Ola John na equipa. Não me queixo da falta de intensidade do Liberiano, já não espero outra coisa... mas também sei, que o Ola John rende o dobro na esquerda. E hoje, nem sequer aquelas trocas de flanco ocasionais com o Nico tivemos... Como a recuperação do Salvio é duvidosa para Domingo, a sua substituição tem que ser bem pensada, e entre o Olha John na direita, ou o Talisca, venha o diabo e escolha...!!! Talvez o Pizzi na direita, e o Fejsa no meio?, talvez...?!
Além do resultado, nenhum dos jogadores em perigo viu amarelo. Estava com bastante receio do Samaris, jogador que neste momento, não tem substituto à altura no plantel... Naquela que no esquema do Jesus, é talvez, a posição mais importante.
Apesar desta 'gentileza' disciplinar (diga-se que não vi nenhum lance onde o Samaris ou Jonas pudessem sequer aproximar-se de um amarelo), a arbitragem foi mázinha. Então no 1.º tempo, a quantidade de livres assinalados contra o Benfica, após simulações dos Pastéis foi exasperante... Mesmo, com a decisão correcta, de não marcar penalty contra o Benfica, numa dupla-simulação do Belém... mesmo, com esta decisão, sou incapaz de gostar desta figurinha...
PS1: Hoje de manhã, mais uma notícia falsa, a merecer desmentido oficial do SL Benfica. É curioso que não é a primeira vez, que o jornal Expresso entra por este caminho!!! Aqui fica o comunicado. O plantel tem que ser protegido destas armadilhas...
PS2: Uma nota para o erro do Pelé no 1.º golo do Benfica. Supostamente já tem contrato com o Benfica para a próxima época. No meio da habitual palhaçada que são as semanas antes dos jogos do Benfica, foi sugerido que não iria jogar... algo, que pessoalmente, nunca acreditei.
Agora, cometeu um erro, que deu em golo do Benfica. Vão dizer que foi de propósito?! E provavelmente serão os mesmos, aqueles que diziam que seria uma vergonha ele jogar, são os mesmos que vão dizer que foi uma vergonha ele ter jogado!!!

A partir de agora, é a doer...

Oliveirense 61 - 86 Benfica
14-32, 15-17, 7-13, 25-24

Acabou a fase regular, o 1.º lugar já estava garantido, talvez por isso, o Slay não tem jogado, hoje o Doliboa também não jogou, e o próprio Jobey está a ser usado a 'meio-gás': mesmo assim, acaba quase sempre por ser o melhor marcador!!!
O jogo de hoje ficou decido, logo no 1.º período, e até por isso, foi possível fazer uma gestão diferente do plantel...
Curiosamente, o nosso adversário no início do Play-off vai ser a Oliveirense. Muito sinceramente, as únicas equipas capazes de criar problemas ao Benfica (num dia mau do Benfica), são o Guimarães e o Barcelos, e esses só se podem cruzar com o Benfica na Final...

Invictos...

Benfica 8 - 1 Rio Ave

Fim da fase regular, com nova vitória: 27 vitórias, 3 empates, e 0 derrotas. Praticamente perfeito. Pelo meio tivemos algumas lesões, mas parece que vamos entrar no Play-off a 100%.
Como já se adivinhava, o primeiro adversário será os sempre complicados Leões de Porto Salvo (como se comprovou a semana passada...). Em caso de vitória, as Meias-finais serão com o vencedor da eliminatória: Olivais-Fundão. Ambos difíceis... Nota para o 2.º lugar do Braga, que ultrapassou os Lagartos, sendo assim numa provável Meia-final, Braga-Sporting, os Arcebispos têm a vantagem de jogar em casa a negra, recordo que esta época, o Benfica foi a única equipa a ganhar em Braga (por duas vezes: campeonato e Taça).

Desfocados...

Fonte do Bastardo 3 - 0 Benfica
25-22, 25-17, 25-19

Para ser sincero, já esperava um resultado negativo na Terceira. A transição da Europa, para o Nacional, em qualquer modalidade, não é fácil... Além disso, jogámos com os Sérvios em esforço, com alguns jogadores tocados e/ou doentes. A única coisa a funcionar contra os Açorianos era uma possível falta de ritmo, devido à paragem nas últimas semanas, mas isso não aconteceu... 
A descompressão acaba por ser natural... mas durante a próxima semana é preciso voltar a focar a emoção do título. É uma Final à maior de 5, portanto temos tempo de rectificar. Pode começar já na próxima partida na Luz, Sábado, 25 de Abril.

Juniores - 9.ª jornada - Fase Final

Flávio Silva
Benfica 5 - 0 Guimarães

Depois deste resultado, somos obrigados a perguntar: como é que empatámos 1-1 em Guimarães?!!!
Parabéns ao Flávio pelo poker, o rapaz tem algumas limitações, mas é um ponta-de-lança... e nós em Portugal tratamos muito mal os nossos pontas-de-lança na Formação (o Benfica incluído), portanto quando alguém aparece com estas características, tem que ser bem tratado...  Tenho quase a certeza se o Tacuara fosse português, estaria a jogar nos Distritais (com alguma sorte...!!!), porque ninguém lhe iria dar oportunidades...