Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Telma Monteiro - A imperatriz de ouro

Gloriosos Indefectíveis,

A nossa extraordinária imperatriz Telma Monteiro conquistou esta quinta-feira,  nos Jogos Europeus de Baku, mais uma medalha de Ouro na categoria de -57kg.
Na final, Telma Monteiro derrotou por ippon a número 11 do Mundo,  Hedvig Karakas, da Hungria.

O primeiro combate da competição foi perante Jovana Rogic, Sérvia, num combate renhido, vencido por decisão no ponto de ouro por shido.

O segundo combate foi travado perante a holandesa Sanne Verhagen, 3ª classificada no Mundial de 2014 e novamente Telma levou a melhor vencendo por shido tendo no final do combate averbado menos uma advertência que a adversária.

Nas meias-finais, Telma Monteiro derrotou a francesa Automne Pavia nº 7 do ranking mundial, por waza-ari.

Em onze participações nos Campeonatos da Europa, Telma Monteiro conquista assim a sua 11ª medalha. Um pleno que constituí um feito difícil de igualar.

Palmarés invejável da nossa imperatriz que conquista assim o seu quinto título, o terceiro na actual categoria de -57 kg a juntar aos primeiros 2 obtidos na categoria de -52 kg.
2006, 2007, 2009, 2012 e 2015 eis os anos de ouro.

Aqui ficam as declarações de tão bela atleta após mais este feito:

"É especial por muitas razões, são os primeiros Jogos Europeus, conquistar logo uma medalha de ouro, ser Pentacampeã da Europa e ter vindo de uma lesão, sabendo que não estou na minha melhor forma. Tenho muitas razões para me sentir feliz hoje. Mantive-me muito concentrada, muito focada e fui indo combate a combate. Consegui ganhar à holandesa que me ganhou há três semanas no Masters, depois tinha a francesa na meia-final que era provavelmente a minha maior adversaria e uma das principais adversárias nos Jogos Olímpicos. Tinha perdido nas últimas três vezes. Tinha definido uma estratégia nova para vencer e pensei «faço esta estratégia e caio, vou para casa e treino mais, ou vou ganhar». E felizmente consegui ganhar. Sinto-me muito feliz por dar mais uma Medalha para Portugal"

Ainda me recordo como se fosse hoje, quando a Telma em 2003 venceu o ouro, diante da atleta alemã, no campeonato de juniores disputado em Portugal.
Desde então, até hoje, a Telma Monteiro tem-se revelado uma atleta ímpar, com um lugar marcado na história.
A Telma Monteiro merece do povo português o reconhecimento pleno da sua excelência e a sua dedicação e profissionalismo constituem um exemplo para as mulheres e desportistas do nosso país.

É uma honra para o Sport Lisboa e Benfica contar nas suas galerias de notáveis com tamanha imperatriz.

No futuro Hall of Fame do nosso museu Cosme Damião, Telma Monteiro terá de ser figura de destaque!

Muitos parabéns Telma. Nós indefectíveis estaremos eternamente gratos a toda a tua dedicação e todo o teu esforço.

Ficamos todos a torcer para que em 2016 possas trazer para Portugal o tão desejado ouro olímpico. Tu mais do que ninguém o mereces, e nós acreditamos que será possível.

Viva o Benfica! Viva a nossa imperatriz!

Pelo Benfica! Sempre!

Redhdart <3

BERNARDO SILVA ES LA GRAN REVELACIÓN DE LA EURO SUB 21

Bernardo Silva (Lisboa, 10-8-1994) aterrizó de puntillas en el Mónaco el pasado mes de agosto en calidad de cedido. Le acompañaba la etiqueta de 'jugador revelación' de la Segunda división lusa, pero el mediapunta sólo había disputado un partido de Liga con el primer equipo del Benfica.


Una temporada en la élite le ha bastado para darse a conocer. "Es uno de esos jugadores de talento en torno a los que queremos construir el futuro del Mónaco", subraya el vicepresidente Vadim Vasilyev. Los mismos que en enero se echaban las manos a la cabeza después de que el equipo del Principado pagara 15,75 millones por su fichaje ahora se postran a sus pies. Bernardo Silva, la última joya de la cartera de clientes de Jorge Mendes, se está erigiendo en el 'MVP' del Europeo sub 21 por encima de los Kane, Berardi, Ter Stegen... "Fue una temporada de ensueño. Pasé de jugar en Segunda a disputar la Champions y debutar con la selección portuguesa absoluta", reconoce.



Chelsea y Manchester City ya se han interesado por su situación. El Mónaco no se cierra en banda siempre y cuando reciba una oferta estratósferica.


Ahora bien, qué tiene Bernardo Silva? Su punto fuerte es el regate. Tiene una facilidad tremenda para dejar adversarios atrás, casi siempre, jugando a pierna cambiada y con la pelota cosida al pie. "Parece un jugador de calle. El balón es parte de su cuerpo", reconocía Pepa, su exentrenador en juveniles, a 'Maisfutebol'. No es de extrañar que, Fernando Chalana, mito viviente del Benfica, le bautizara como el 'Messizinho de Seixal'.


Aunque es un jugador de corte ofensivo, esta campaña en el Mónaco se ha adaptado a diferentes roles, generalmente acostado a la banda derecha: interior, mediapunta, extremo... Y es que Bernardo Silva no se arruga a la hora de lanzarse a por un balón dividido pese a la fragilidad física que arrastró en su infancia y que le sigue pasando factura en el juego aéreo o en el cuerpo a cuerpo. "Era bajito. Sufrió mucho para aprender a compensarlo y pensar antes que los demás. Llegó a jugar con gente que le doblaba en tamaño", rememora Helena Costa, una de sus primeras entrenadoras. "Ese mismo problema lo tuvo Rui Costa", añade Pepa.


Otro de los puntos fuertes de Bernardo Silva, que el próximo verano estará en la Euro 2016 salvo sorpresa, es su facilidad anotadora. Firmó siete dianas en 38 partidos con el filial del Benfica y esta campaña ha conseguido nueve tantos en 32 partidos con el Mónaco.

Bernardo Silva, además, es un seguro en el pase. Esta temporada, pese a jugar la mayoría del tiempo de tres cuartos de campo en adelante, ha acumulado un 85% de acierto. De ahí que media Europa quiera atar en corto su zurda. Leer más: La zurda que enamora a Europa

in Jornal Marca - publicação proposta pelo indefectível Rukka

Orgulho nacional

Pronto, só falta um ponto, um só ponto, isto é, quase nada, para marcarmos presença nas meias-finais do Campeonato da Europa de sub-21 e assegurarmos um lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro daqui a um ano. A Seleção Nacional tem já hoje, na República Checa, o seu jogo decisivo, com a equipa da Suécia, que ano após ano tem demonstrado estar a trabalhar muito bem a sua formação. Penso que estaremos todos confiantes e seguros de que neste jogo vamos conseguir "matar dois coelhos com uma só cajadada", tendo em conta que Portugal tem revelado classe e empenho suficientes para garantir o seu apuramento. 

A nossa Seleção Nacional de sub-21 tem provado, de facto, que temos uma equipa segura, convencida e ganhadora, como se vê pelos resultados, uma equipa que entende o jogo de forma a que nada a surpreenda, e que é dirigida por um jovem treinador que conseguiu - mérito lhe seja desde já reconhecido - impor ordem e critério, ou seja, um ótimo comportamento coletivo, onde o talento tem chegado e sobrado para qualquer adversário, pelo menos até agora. E não se vê qualquer razão para que assim não seja até final, a não ser que as forças nos atraiçoem, numa competição tão curta e tão exigente como é o caso desta. 

Para o jogo de hoje ao fim da tarde com a Suécia, adversário frio e calculista, somos favoritos porque somos melhores e assumimos de corpo inteiro essa responsabilidade, e, assim sendo, vamos com toda a certeza apurar-nos, porque os jogadores merecem-no, embora o grande desafio da maior parte deles, se não de todos eles, esteja mais do que ganho - quem coloca, na verdade, reservas de que o futuro do nosso futebol será com eles e mais uns quantos que vêm logo atrás, como ficou patente há poucos dias no Campeonato do Mundo de sub-20?! Feliz do país e sobretudo feliz do selecionador que tem à sua disposição jogadores deste nível.

Jorge Barbosa, in jornal Record

Tempo de ajuste de contas

O noticiário relativo ao Benfica diz-nos que a sangria do verão passado foi só a primeira parte do programa de ajustamento que o clube voluntariamente se impôs ao fim de uns anos a viver acima das posses. Nada de surpreendente. Bastava ter seguido com atenção o discurso de Luís Filipe Vieira a seguir à derrocada do BES para perceber a gravidade da situação emergente. Os sinais eram claros. O Benfica percebeu que tinha de arrepiar caminho. Mesmo assim, há um ano ainda gastou uma fortuna (quase 15 milhões) em dois médios sem cartel (Samaris e Cristante), mais 4 milhões num jovem internacional brasileiro que o Chelsea também seguia: Talisca. Neste defeso, até ver, os sinais não são encorajadores para o novo treinador, Rui Vitória. O emblemático Maxi Pereira estica a corda ao limite e obriga Vieira, por força das circunstâncias conhecidas (interesse do FCP e também do SCP), a ir além do que tinha previsto para evitar nova perda de peso pesado para rival directo. Mais: parece que os avançados Lima e Jonas podem ser vendidos em pacote, o que não pode deixar de alarmar os adeptos dada a qualidade dos jogadores em questão: valeram 50 golos e foram ambos decisivos no bicampeonato. Enfim. Os sinais são estes. Com mais ou menos Taraabts, Carcelas e Mitrovics, o Benfica está a fazer o caminho que o Sporting foi obrigado a trilhar mais cedo. Era inevitável. Pode doer - vai doer - numa altura em que os adeptos não estão preparados para baixar expectativas. A vitória vicia. Os títulos viciam. O poder vicia. Perguntem aos do FC Porto como é que se sentem ao fim destes dois últimos anos. 
O Sporting tenta acertar o passo com o futuro e também ajusta contas - com o passado. A auditoria de gestão (vertente património) que o Bruno de Carvalho mandou fazer abarca basicamente as duas últimas décadas e o exercício de quatro presidentes, todos com ligações privilegiadas à alta finança e à banca. Ninguém ao certo sabe que uso ele vai fazer dos resultados. Mas que se tem referido à auditoria em tom de ameaça, até intimidatório (para os antecessores), é um facto. Este é um processo complexo (para uns: um ato clarificador e necessário; para outros: um ato persecutório e mesquinho), que ameaça desunir a família sportinguista e criar crispação numa altura em que o presidente do clube trava guerras em várias frentes. As consequências no seio da nação leonina não são difíceis de adivinhar: revelações e insinuações desagradáveis, lavagem de roupa suja e uma catadupa de processos judiciais a correr nos dois sentidos - um maná para os escritórios de advocacia. A julgar pelo que tem sido soprado para fora, a auditoria descobriu desvios demasiado graves para poderem ser entendidos como práticas de gestão que simplesmente não correram bem. Sem prejuízo do óbvio - nenhuma vigarice deve passar impune - veremos o que Bruno de Carvalho tem para dizer aos adeptos. E se eles vão aceitar ou não a abertura de mais uma guerra, desta vez fratricida, no seio do clube que tem passado a vida a dar tiros nos pés. Pode doer - muito. 

Os sub-21 divertem-nos


Gosto do Rui Jorge e do futebol dos sub-21. Como jogador (FCP, SCP, Selecção), Rui foi um animal de competição e terminou a carreira com palmarés impressionante. Como treinador, está a construir um percurso sólido sem se pôr em bicos de pés: deixa que os resultados falem por ele. Rui tem dito coisas acertadas: «Estamos na frente, não perdemos, não sofremos golos e estamos a praticar futebol que agrada às pessoas. Vemos aqui talentos. As pessoas devem divertir-se a ver a qualidade deles». Claro que nos divertimos a ver Bernardo Silva, William, João Mário, Carlos Mané, Rafa Silva, Iuri Medeiros, Sérgio Oliveira, Ivan Cavaleiro, Raphael Guerreiro, Ricardo, Gonçalo Paciência e tutti quanti. Eles jogam o futebol sexy da geração de Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto. Daquela seleção que nos encantou e ao Mundo.

André Pipa, in jornal A Bola

Maxi a passar das marcas

Depois do choque, a indiferença. Ou pior, a rejeição. Passado todo este tempo de indefinição, são já muitos os adeptos do Benfica que querem ver Maxi Pereira longe da Luz. Se é certo que os anos de entrega total do uruguaio justificarão respeito e admiração mas também tolerância face à ambição de querer melhorar as condições de vida, a verdade é que esse longo tempo de águia ao peito seria igualmente uma boa razão para o jogador dever ao Benfica a atenção de uma resposta mais célere.

O prolongamento desta agonia apenas cava distâncias entre o Benfica e Maxi, um fosso que, daqui a pouco, será impossível de tapar. De tal forma que se fala de várias alternativas que, às tantas, os benfiquistas já preferem em vez de Maxi - talvez até uma com um nome impronunciável como a que faz hoje manchete do Record. Ao mesmo tempo, cada dia que passa, leva a que no Dragão se façam contas ao custo, à idade e à rentabilização da possível contratação do uruguaio. Assim, depois de tanta cobiça, Maxi até pode tornar-se estranhamente indesejado.

A Seleção de sub-21 está a 1 ponto de conseguir o apuramento para as meias-finais do Europeu e, por tabela, o passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio. O talento desta geração orientada por Rui Jorge e o fascínio que ela exerce junto dos adeptos portugueses vai deixar hoje o país colado ao ecrã para acompanhar a "final" com a Suécia. Numa equipa onde abunda a qualidade técnica, Bernardo Silva tornou-se figura maior, pois aparece em grande forma depois de uma época de afirmação inequívoca no Monaco. Mérito de Leonardo Jardim que apostou sem hesitações no jogador mas, claro, muito mais de Bernardo, que acreditou plenamente ter condições para explodir já. O resultado está à vista.

António Magalhães, in jornal Record