Últimas indefectivações

sábado, 4 de agosto de 2012

Cuidado! Armadilhas!

"Tal como tem acontecido ao longo dos últimos trinta anos, o Campeonato desta época está naturalmente armadilhado. Talvez mesmo mais armadilhado do que nunca, visto que há nítida falta de dinheiro para os arredores da Madalena e Contumil e, assim sendo, é preciso não correr riscos desnecessários. Significa isto que nenhum optimismo é válido. Ser melhor não basta, ser mais forte não conta. Do lado de lá da fronteira da seriedade preparam-se as tranquibérnias.
Valerá tudo! Mas tudo mesmo! E os homenzinhos-de-cócoras, anões morais neste circo governado por um palhaço, farão alegremente o seu papel submisso e desequilibrador. Quem tomou as oligofrénicas declarações do Cabeça-de-Unto por mera bazófia de alguém que se sentiu de repente no centro do Mundo, desengane-se. Estava lá tudo. Sobretudo as ameaças. A figurinha acha-se acima da lei e assume-se como um regulador do Universo. Fará justiça pelas próprias mãos, castigará aqueles que se atreveram a negar a sua competência, fará o favor aos adeptos de arrastar com Direcções de clubes que investem mais do que aquilo que ele entende proporcionado, voltará a beneficiar escandalosamente aqueles que são responsáveis pela sua tão súbita quanto bacoca ascensão. Que fazer?, perguntarão aqueles que têm paciência para me ler. A resposta não é fácil, é mesmo quase impossível. Talvez exija medidas muito drásticas. É fundamental denunciar. Apontar a dedo os ladrões na rua. A grande virtude deles é a absoluta falta de vergonha!

P.S. - Parece que o cúmulo da fina ironia é uma messalina levar o seu machão para casar numa terra chamada Touros..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Chamam-lhe justiça

"A notícia surgiu na semana passada, o Presidente do Benfica foi castigado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de incidentes ocorridos no final do jogo com o Sporting, no passado dia 26 de Novembro de 2011. O Castigo implica uma suspensão de 45 dias e uma multa no valor de 2500 euros.
Quem tem obrigação de fazer justiça levou oito meses para ditar uma sentença contra o Presidente do Benfica. Sentença que surge na sequência de um jogo em que adeptos do Sporting deliberadamente incendiaram uma bancada do Estádio da Luz, depois de mais uma derrota e após declarações deliberadamente incendiárias por parte de dirigentes do Sporting.
Um provérbio latino dizia “Quod licet Jovi non licet bovi” – o que é permitido a Júpiter não é permitido ao boi. Ou seja, o que é permitido a uns não é permitido a outros, daqui decorre que muitas coisas são permitidas ao boi que não são permitidas a Júpiter. Longe de mim estar a comparar um presidente do Benfica (seja ele qual for) a Júpiter, mas não posso ignorar que a uns foi permitido tudo – incendiar ânimos, incendiar um estádio, colocar em risco a vida de terceiros, agredir bombeiros e impedir a prestação de auxílio – e a outros não foi permitido protestar contra uma arbitragem vergonhosa (mais uma). Com esta espécie de justiça da lavra da Federação Portuguesa de Futebol do senhor Fernando Gomes, o que se conseguiu foi colocar uma ignomínia em cima de um acto criminoso. Ou seja, deliberaram uma ignomínia em cima de outra. Nenhuma das duas é inocente.
Perante isto, resta recusar. Recusar e não transigir. Recusar qualquer apoio pedido por cristãos-novos da verdade desportiva. Não transigir, em nome de desculpa alguma, para com aqueles que, independentemente dos sorrisos com que nos pedem apoio, escondem na agenda o desejo de nos derrotar."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Carlos 'renovado' Martins !!!



A renovação do Carlos Martins era uma notícia esperada, as indicações têm sido as melhores dentro do campo, as lesões chatas não têm aparecido... a 'cabeça' do Carlos está de certeza mais 'leve' depois de todos os problemas familiares resolvidos... e a identificação dos Benfiquistas com a garra do Carlos saiu ainda reforçada nos últimos tempos...
Critiquei algumas actuações do Carlos no passado, mas sempre achei que com a cabeça no lugar é um jogador bastante útil...

Aquém do potencial...



Com a estreia do Atletismo nos Jogos, o Benfica teve 4 atletas no Estádio Olímpico.
A época do Marco Fortes, após ter batido o recorde nacional do lançamento do peso, acima dos 21 metros, tem sido relativamente fraca, com poucas marcas superiores dos 20 metros... Com a forma do ano passado (sempre com marcas entre os 20,60m e os 20,80m) o Marco hoje tinha ido à final, e teria inclusive um lugar entre os 8 primeiros, mas as marcas dos últimos tempos já indicavam que chegar à final seria difícil... Assim o 15º lugar, com um lançamento de 20,06m acabou por ser o esperado, ficando a 19cm da qualificação para a final!!!

A grande vitoria do Jorge Paula foi a qualificação, com a forma que demonstrou o ano passado (49s altos), poderia ter algumas ambições em passar a 1ª eliminatória e em bater o recorde nacional, mas as lesões esta época, não permitiram ao Jorge boas marcas, assim esta participação foi essencialmente um prémio, a um atleta de 27 anos, que pode não 'chegar' ao Rio!!! Fez 51,40s nos 400m barreiras, teve 'ainda' o azar de participar na eliminatória mais rápida... as repescagens ficaram pelos 49,39s, mas até houve atletas qualificados com 50,13s!!!

O Alberto Paulo é outro atleta que esta época, não tem conseguido repetir as marcas do ano passado, tem feito quase toda a época a 20s do seu melhor!!! Hoje, ainda teve o azar/azelhice de cair numa barreira nos 3000 obstáculos, por sua culpa!!! A qualificação para a final já era difícil, com queda ficou impossível, levantou-se, terminou a corrida... a marca de 8m40s74 acabou por ser um resultado esperado, a cerca de 18s da qualificação, algo que o ano passado teria sido possível!!!

O Marcos Chuva, no salto em comprimento, também nunca conseguiu esta época aproximar-se das marcas que fez o ano passado, é importante o Marcos resolver de vez, o problema com as lesões (creio que é uma chata pubalgia)... Mesmo assim, esta época o Marcos já se aproximou dos 8m (nos Europeus), mas hoje esteve muito mal: 7,55m é um resultado muito difícil de 'engolir'!!! A qualificação para a final ficou nos 7,92m (parecida com o Europeu), marca perfeitamente ao alcance do Marcos...

PS: Neste primeiro dia de competições na pista, tanto com as participações dos atletas Portugueses, como com as participações de outros atletas Europeus, chego à conclusão, que quem não participou nos Europeus de Helsínquia está em melhor forma...