Últimas indefectivações

sábado, 17 de abril de 2021

Bárbara de Bronze!


Depois do Ouro da Telma, hoje foi a vez da Bárbara Timo conquistar o Bronze nos Europeus de Judo que estão a decorrer em Lisboa, na categoria de -70Kg.
A prova até nem começou bem, com uma derrota no 2.º combate com uma das melhores do Mundo, mas depois na repescagem apurou-se para o combate do Bronze... que acabou por vencer com um movimento ilegal da adversária Croata que a deixou lesionada!

Uma nota para o Anri Egutidze que esteve 'perfeito' até às Meias-finais, onde acabou por perder... e depois, no combate do Bronze perdeu novamente, sendo 'empurrado' para um 5.º lugar inglório! Merecia mais...

Regresso à realidade nacional...!!!

Benfica 5 - 4 Barcelos

Depois dos grandes jogos Europeus, o regresso ao Tugão com um Lucas em grande, com um Rampulla que melhorou bastante nesta parte final da época... e com os apitadeiros a darem 'espectáculo' mesmo num jogo que não iria alterar a classificação, é uma questão de hábito creio eu, para manterem a 'forma'!!!

Vitória complicada...

Fundão 3 - 6 Benfica

A primeira incidência importante no jogo foi a expulsão do Robinho(e um jogador do banco do Fundão...), e a equipa perdeu um pouco a cabeça, com a equipa da casa a chegar logo a seguir ao 2-0... Reduzimos antes do intervalo... E na 2.ª parte demos a volta ao marcador, com o Fundão a arriscar o 5x4 na parte final, e o Chishkala a meter mais duas batatas!!!

Vitória fácil...

Benfica 32 - 25 Boa Hora
(17-13)

Mais um daqueles jogos q.b. desta equipa, mas desta vez conseguimos na parte final uma vantagem suficiente que deu para dar minutos no ataque, a alguns jogadores menos utilizados...

Derrota na Maia...

Maia 95 - 84 Benfica
29-17, 23-22, 15-26, 28-19

O jogo já não 'contava' para as contas, mas mesmo assim perder contra a pior equipa da Liga, mesmo sem o Betinho e o Coleman (e praticamente sem o Jackson), só se compreende, num cenário onde o plantel já percebeu que esta época não vai terminar bem... Bem pelo contrário!
Entrada péssima, mas no 3.º período ainda conseguimos encostar, mas na parte final, contra uma equipa que só usou na prática 6 jogadores, voltámos inexplicavelmente a 'afundar'!!!

Memória: Benfica vs. Gil Vicente...

Telma, a nossa campeã!


"Já se esgotaram os substantivos, adjetivos e superlativos para elogiar a campeoníssima Telma Monteiro.
As muitas medalhas e a longevidade da carreira repleta de sucesso da melhor judoca portuguesa de sempre e uma das melhores atletas da história do desporto português são um caso de estudo que deve ser analisado e seguido por todos os que sonham singrar no desporto.
Campeã europeia pela sexta vez, aos 35 anos, a participação de Telma Monteiro num Campeonato da Europa é sinónimo de medalha para Portugal. São já 15 – QUINZE – as medalhas entregues à formidável judoca em tantas outras participações no certame.
Medalhada olímpica, quatro vezes prata e uma bronze nos mundiais, as já referidas 15 presenças no pódio em Campeonatos da Europa (6 ouro, 2 prata e 7 bronze) e vencedora dos Jogos Europeus, Telma é um exemplo ímpar de elevadíssima competência, sageza tática, técnica aprimorada, notável combatividade e insuperável resiliência, que persiste em elevar bem alto o nome de Portugal e do Benfica.
Todos os benfiquistas devem sentir enorme orgulho pelo Benfica poder contar nas suas fileiras com uma atleta da grandeza de Telma Monteiro. Conforme referiu ontem o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, "os anos passam e a Telma continua, incansável, a elevar-nos com novas conquistas".
Obrigado, Telma! Estamos certos de que o teu impressionante currículo no judo continuará a ser ainda mais abrilhantado.
Entretanto, hoje à tarde, às 18 horas no Estádio da Luz, a nossa equipa de futebol defrontará a sua congénere do Gil Vicente, tendo como objetivo, como não poderia deixar de ser, a obtenção de mais uma vitória.
A série de seis triunfos consecutivos na Liga NOS (sete em competições oficiais) comprova o bom momento que a equipa tem vindo a atravessar, pelo que importa dar-lhe continuidade e somar mais três pontos.
Para Jorge Jesus, "temos a capacidade e a 'obrigação' de somar mais uma vitória porque o nosso caminho é esse e não há outro", não obstante ter reconhecido que "não é fácil bater esta equipa do Gil Vicente, seja fora ou em casa", acrescentando que "vamos ter um jogo difícil".
A receita para o triunfo, de acordo com o nosso treinador, passa por "muita organização defensiva, que não dê possibilidades ao adversário de ter situações de finalização" e "marcar golos com a nossa qualidade e criatividade", uma vez que o Benfica "tem, cada vez mais, jogadores que, a qualquer momento, podem criar individualmente e fazer a diferença".
Os dados estão lançados. Que rolem a favor da nossa equipa, é o nosso desejo.
De Todos Um, o Benfica!"

SL Benfica | As novas dinâmicas de uma águia revitalizada


"O SL Benfica tem respirado ar puro e nos últimos sete jogos conquistou outras tantas vitórias – entre jogos da Primeira Liga e da Taça de Portugal. De facto, não parece a mesma equipa dos primeiros cinco meses da época.
Mas o que mudou neste SL Benfica? Além do óbvio problema com as infeções pela Covid-19, que atingiu maior parte dos jogadores, staff e equipa técnica dos “encarnados”, as próprias dinâmicas da equipa sofreram bastantes alterações.
O maior tempo de treino, a maior coesão e conhecimento entre os elementos da equipa e a implementação das dinâmicas de Jorge Jesus no plantel fizeram com que o SL Benfica começasse a ganhar os jogos e a sofrer poucos (ou nenhuns) golos. Para uma perceção mais simples e eficaz, vou dividir as dinâmicas em quatro setores: baliza, defesa, meio-campo e ataque.

A Baliza
Uma das grandes alterações em toda a equipa e que motivou maior cobertura mediática foi, sem dúvida, a troca de guarda-redes. O até então crónico titular na baliza encarnada, Odysseas Vlachodimos, foi afastado do onze titular e deu lugar a Helton Leite. O ex-Boavista FC, de 30 anos, tem uma estatura física e uma experiência que Vlachodimos não tem e Jorge Jesus teve isso em conta.
Além disto, Helton Leite joga praticamente como um guarda-redes líbero, ou seja, deixa a baliza para trás e joga no limite da grande área para ajudar na construção de jogo. O “à vontade” em jogar com os pés deu-lhe bastantes pontos e foi um dos principais pontos na escolha do técnico português.
A verdade é que Helton Leite não sofre golos para a Primeira Liga há 680 minutos – cerca de sete jogos e meio. Com este registo, o guardião entra para uma lista restrita de guarda-redes que conseguiram manter a baliza “a zeros” durante tanto tempo ao serviço das “águias”, sendo que entre eles se encontram Manuel Bento, Robert Enke, Ederson Moraes e Silvino Louro.

A Defesa
O setor que mais alterações sofreu nas últimas semanas. Além da chegada de Lucas Veríssimo proveniente do Santos FC, Diogo Gonçalves foi ganhando espaço a titular até se afirmar definitivamente como o lateral direito da equipa.
Com a chegada do central brasileiro, muito se falou se Jorge Jesus iria atuar com um sistema de três defesas ou se iria optar por deixar um dos jogadores no banco de suplentes – entre Nicolás Otamendi, Lucas Veríssimo e Jan Vertonghen. A verdade é que a lesão do internacional belga facilitou, em parte, a decisão de Jorge Jesus, que jogou até à partida com o FC Paços de Ferreira com quatro jogadores na defesa.
Com o regresso à melhor forma física do ex-Tottenham HFC (nesta última jornada), o técnico português optou por fazer regressar o sistema de três centrais com que tinha defrontado o Arsenal FC, na Liga Europa.
A outra alteração deu-se no lado direito da defesa. Seja com dois ou três centrais, Diogo Gonçalves dá uma amplitude ofensiva que Gilberto não dá de perto nem de longe e com a excelente temporada que o sub-21 português realizou ao serviço do FC Famalicão na época passada – fazia praticamente todo o corredor direito da equipa – mereceu a confiança de Jorge Jesus e foi ganhando espaço.
Se elogiamos Helton Leite por não sofrer golos há 680 minutos, o mérito também deve ser dado ao resto da equipa, claro, mas em especial à defesa que, seja numa linha a quatro ou a cinco, tem dado uma confiança que até há uma semanas não se via na Luz

O Meio-Campo
Ainda que tenha sofrido ligeiras alterações, o meio-campo é o setor menos mexido por Jorge Jesus. Em 4x4x2 ou em 3x4x3 – como foi usado no jogo em Paços de Ferreira – o SL Benfica mantém duas peças fulcrais: Julian Weigl e Adel Taarabt. São estes jogadores que dão o equilíbrio ofensivo e defensivo da equipa.
O médio alemão cresceu bastante esta época e ajuda na construção junto dos defesas. Isto permite aos alas – Diogo Gonçalves e Grimaldo – subirem no terreno e darem a largura pedida. Ainda que já tenha sido acompanhado por Gabriel, Pizzi ou Taarabt, é com o marroquino que Weigl se sente bem e confortável no “miolo”.
Se por um lado o alemão pauta o jogo, levanta a cabeça e inicia a construção, Taarabt é exatamente o oposto. O marroquino é uma autêntica locomotiva dentro das quatro linhas e isso já lhe deu várias críticas dada a sua “explosão excessiva” quando a bola lhe chega aos pés.
Ao longo das últimas épocas, o jogador tem vindo a mostrar uma impulsividade e irresponsabilidade na tomada de decisões, mas as últimas semanas têm vindo a provar o contrário e é um dos “favoritos” de Jorge Jesus naquela posição.
Com Pizzi remetido para o lado direito do meio-campo e Gabriel fora das contas há alguns jogos, esta é a dupla que dá as dinâmicas essenciais para o SL Benfica encontrar o equilíbrio entre a defesa e o ataque.

O Ataque
O ataque tem sido umas das principais melhorias em toda a equipa e se os golos sofridos são nota de destaque, os golos marcados também merecem ser falados. Nos últimos sete jogos, a equipa marcou 17 golos e a principal figura é Haris Seferovic, que marcou nada mais nada menos do que seis golos e uma assistência em quatro jogos durante o mês de março – este registo deu-lhe o prémio de ‘Avançado do Mês’. Além disto, este mês deu um impulso incrível para igualar o registo de Pedro Gonçalves, do Sporting CP, na lista de melhores marcadores da Primeira Liga, com 16 golos.
O companheiro do suíço na frente de ataque tem vindo a ser Rafa e Luca Waldschimdt. Na última jornada frente ao FC Paços de Ferreira, Jorge Jesus optou por atuar em 3x4x3 com Rafa a extremo direito e Waldschmidt do lado esquerdo no apoio ao avançado suíço. A verdade é que a equipa marcou cinco golos, sendo que dois foram de Seferovic e um do internacional português.
A melhoria nos três homens da frente tem sido bem evidente e a colocação de Waldschmidt na esquerda tem dificultado a vida a Everton, que tarda em afirmar o valor dado na sua transferência e as exibições que os adeptos viram no Brasil."

Estádio de São Luís 20/21

 


Mais 3 pontos!!!


"Com o Hugo Macron Miguel a arbitrar todos os jogos, até a Liga dos Campeões o Sporting ganhava. 
Mais 3 pontos dados ao clube do coração."

Hugo Macron, o agente especial resolve.



Macron!


"Quantos mais jogos vai o Benfica permitir que este fanático lagarto nos ande a roubar de forma descarada, ao mesmo tempo que beneficia despudoramente o seu clube do coração (e o Calor da Noite que o ajudou a promover nos últimos anos)?
No Bessa, não se coibiu de imediatamente apontar à marca de penalti num toque ao de leve de Everton no jogador do Boavista. Hoje em Faro, mediante um pontapé no pé direito de Tomás Tavares por parte de Nuno Mendes manteve o apito no bolso sem qualquer tipo de vergonha.
Que condições tem mais este Agente Macron, Hugo Miguel, para apitar jogos do Benfica? Não vai sair uma posição oficial perante um caso tão evidente como este?
Estava fácil de ver que Macron era a pessoa certa para, depois de dois jogos sem ganhar, fazer o Cahsball regressar às vitórias.
Fontelas não brinca. É a temporada mais escandalosa dos últimos 20 anos do Futebol Português."

Um país. Uma equipa. A equipa Portugal


"Na semana em que iniciámos a contagem decrescente dos 100 dias para a participação dos atletas da Equipa Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, com a cerimónia de abertura marcada para o dia de 23 de julho no Estádio Olímpico de Tóquio, é tempo de afirmar Portugal e os Portugueses no maior palco desportivo do mundo.
Um País, uma Equipa. Um país feito de pessoas extraordinárias merece uma equipa. Uma equipa que se orgulha de representar Portugal, constituída por dezenas de atletas de várias modalidades desportivas que integram o Programa de Preparação Olímpica.
Atletas feitos de coragem e determinação, que se inspiram nos valores da marca Olímpica e na história de Portugal – “O homem e a Nação que vencem obstáculos” – para ultrapassarem os desafios e as incertezas dos tempos de hoje. Atletas que conseguem manter o foco e têm a coragem e a determinação para treinarem e competirem ao mais alto nível nos Jogos Olímpicos com as cores de Portugal e sempre com os portugueses no coração.
É tempo de nos unirmos no propósito de construir uma comunidade de apoio a estes atletas que nos inspiram. Merecem ter os milhões de Portugueses ao seu lado, mesmo os mais distantes nos quatro cantos do mundo. Dos Estados Unidos à Austrália, do Brasil ao Canadá, passando pela Suíça, Luxemburgo, França, Alemanha, Inglaterra, Angola, Moçambique até ao território de Portugal, de norte a sul, interior ao litoral e ilhas da Madeira e Açores. Independentemente da região do globo onde se encontrem, ou das suas origens e classes sociais, a sua paixão por Portugal e pelo desporto é única e extraordinária.
Vamos ligar todos os Portugueses aos atletas da Equipa Portugal. Precisamos de todos para que estes sintam o apoio diário ao seu esforço e empenho neste período final de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Porque os Jogos Olímpicos preparam-se todos os dias, e os atletas merecem todo o nosso apoio para elevarem o nome de Portugal e dos portugueses bem alto.
Com o lançamento da App Equipa Portugal, disponível de forma gratuita para todos e para todo o mundo, temos a oportunidade de estar ligados a estes atletas, de os conhecer melhor e saber tudo sobre as suas provas e resultados. E ainda de os conseguir apoiar através da utilização das vantagens que as marcas parceiras Olímpicas disponibilizam com o consequente apoio às organizações desportivas. Uma aplicação que une os agentes do desporto num caminho de transição digital, que deve mobilizar todos num futuro comum, mais relevante e no caminho da sustentabilidade das organizações que enquadram os atletas da Equipa Portugal."

Fever Pitch - João & Patrick... França!

Fever Pitch - João & David... Inglaterra!