Últimas indefectivações

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Capitão Coluna, para sempre...

Faz hoje 1 anos que o eterno Capitão nos deixou. Será sempre uma dos nossos grandes símbolos, e que ninguém duvide disso...


PS: A semana passada o nosso vive-presidente Alcino António deu uma excelente entrevista à Bola TV, convidado pela nossa Leonor Pinhão. Gostei muito daquilo que ouvi, e concordei com quase tudo... Acho mesmo que o Alcino é um dos maiores portadores da Mística na nossa Direcção...!!! Mas houve um momento em que discordei. Sem querer minimizar - bem pelo contrário -, a importância do Eusébio no universo Benfiquista, não concordei quando o Alcino António afirmou que actualmente o Museu Cosme Damião tem 'pouco' Eusébio...!!!
O tempo passa depressa, no dia 10 de Outubro de 2011, escrevi um post aqui no Indefectível, onde tentei 'convencer' a gloriosesfera da importância de criar-se um Hall of Fame do Benfica.
Eu acho que neste momento, no Museu Cosme Damião, temos pouco Coluna, temos pouco Simões, temos pouco Bento, temos pouco Torres, temos pouco Águas, temos pouco Vítor Silva, temos pouco Rogério Pipi, temos pouco Julinho, temos pouco Espírito Santo, temos pouco Toni, temos pouco Humberto, temos pouco Valdo, temos pouco Mozer, temos pouco Ricardo Gomes, temos pouco Costa Pereira, temos pouco Germano, temos pouco José Augusto, temos pouco Chalana... temos pouco Aimar, temos pouco Preud'Homme, temos pouco Magnusson, temos pouco Manniche, temos pouco Isaías... temos pouco Jaime Graça, temos pouco Nené, temos pouco Rui Costa, temos pouco Eriksson, temos pouco Guttmann, temos pouco Glória, temos pouco Vítor Martins, temos pouco Carlos Manuel, temos pouco Diamantino, temos pouco Paneira... temos pouco Yokochi, temos pouco Lisboa, temos pouco Rui Lopes, temos pouco Nicolau, temos pouco Plowden, temos pouco Jean-Jaques... e temos pouco muitos outros...!!!
Compreendo o movimento que se criou hoje, a pedir uma estátua ao nosso capitão Mário Coluna, mas muito sinceramente acho que devíamos criar uma forma de homenagear as nossas Glórias, de forma grandiosa, regulamentada, automática, para que ninguém seja esquecido... e assim as gerações futuras de Benfiquistas, conheçam a nossa história, através dos nossos Heróis... Seria o nosso Panteão...!!!

Medir a grandeza de um clube

"Há vários critérios para avaliar o enraizamento popular de um clube desportivo. Desde logo, o objectivo número de associados, como também as pesquisas sobre a maior ou menor magnitude de simpatizantes, embora aqui com a margem de erro própria das amostragens. Outro critério factual relaciona-se com a média de assistência nos jogos em casa, e pela capacidade de encher estádios quando se joga fora de casa. Há ainda critérios que têm a ver com a difusão homogénea entre gerações ou ao longo de todo o país (e da diáspora). Todos estes critérios não deixam margem para dúvidas. O Benfica é, de longe, o clube português mais popular. Com uma assinalável distância dos seus principais rivais. No entanto, vem-se 'aprimorando' uma outra maneira de medir a importância do Benfica. Curiosamente, oferecida pelos oponentes e adversários, em especial do FCP e do SCP e em situações pelas quais bem se poderia dizer que se 'escreve direito por linhas tortas'. Às vezes, muito tortas mesmo. O exemplo mais expressivo deste 'paradigma' quase freudiano, é ouvir impropérios, insultos e pretensos cânticos de má educação contra o Benfica, em jogos onde o clube da Luz nem sequer está a jogar... Tal qual uma incómoda sombra que paira sobre certos espíritos...
Por outro lado, e ainda que noutro plano retórico, artigos de opinião, comentários, comparações, buscas memoriais, trazem sempre à colação a bitola Benfica. Fala-se do Porto ou do Sporting, mas se não se mete uma pitadazinha de despeito ou de incómodo perante a grandeza do Benfica, parece que o texto é sensaborão e insonso. Confesso que me divirto com tanta obsessão de (da) Luz..."

Bagão Félix, in A Bola

Sabe sempre bem...

Benfica 29 - 27 Corruptos

Boa vitória, num jogo a feijões, onde os Corruptos pouparam o Gilberto (e o Ferraz), mas onde o Benfica mostrou a capacidade de luta que tem sido comum esta época... e hoje falhámos menos do que o costume na finalização.
A rotação que o nosso treinador gosta de imprimir na equipa, hoje foi menor... Mesmo assim o Cavalcanti com 2 golos evidenciou-se. Aliás o grande problema do Benfica está exactamente na 1.ª linha, os nossos golos são quase todos nos 6 metros, e os nossos adversários sabem disso... Recordo que ainda temos o Pedroso e o Pujol lesionados

A diferença na qualidade do plantel é grande, os Corruptos nas últimas época apostaram quase 'tudo' no Andebol... O estranho protocolo com Cuba da FPA 'ajudou', e agora com a presença regular na Champions do Andebol, ainda conseguiram alterar a formula do Campeonato fazendo regressar o Play-off, não fosse o desgaste Europeu causar algumas surpresas a meio da época!!!
Com estas 'garantias', com algum dinheiro fresco do bolo da Champions, construiriam este plantel, que em Portugal, a 'doer', será muito difícil de bater, mas hoje ficou provado, que a bola é redonda, e não havendo 'empurrões' arbitrais, os três resultados são possíveis...!!!

Vamos começar o Play-off com o Águas Santas, vencemos os dois jogos com os Maiatos na época regular, mas isso não quer dizer nada... Na muito provável Meia-final com os Corruptos, e apesar da vitória de hoje, os favoritos serão sempre os Corruptos...

PS: No sorteio da Taça Challenge, calhou-nos uns Polacos fortes: KS Azoty Pulawy, não será nada fácil... 

Vitória na Tapadinha...

Atlético 2 - 3 Benfica B

Nova vitória, num jogo onde marcámos cedo, mas o Marcos Valente voltou a mostrar apetência pelos auto-golos, e o Atlético empatou...!!!
No início do 2.º tempo, beneficiámos de um penaty que o João Teixeira concretizou... E pouco depois do Gonçalo Guedes fez um 1-3. Já no período de descontos o Atlético reduziu...
As informações sobre o jogo em directo, foram poucas ou nenhumas, espero que a substituição do Semedo não tenha sido por lesão...

Destaque para o regresso do Guedes à equipa B. Isto provavelmente quer dizer que o Nico Gaitán está garantido para o jogo no Sábado com o Estoril (existem rumores que indicam a chamada do Jonathan Rodriguez para o jogo do Estoril, mas nesse caso, o 'sacrificado' deverá ser o Derley!!!). Entre jogar 5 minutos, ou menos, na equipa A, ou ir jogando na equipa B, creio que esta é a melhor gestão... O problema é que temos um plantel principal demasiado grande (e ainda falta o Sulejmani...), espero que na próxima época, este pormenor seja rectificado, permitindo aos jovens jogadores da B, entrada mais 'fácil' nas opções do Jesus...

Apesar de não 'contar para nada', estamos a 4 pontos da liderança da II Liga!!! Depois de tanto desperdício, não deixa de ser surpreendente... Se os responsáveis, decidirem que o título da II Liga é prioritário, creio que facilmente chegaríamos lá...

Varela; Semedo (Alfaiate, 72'), Lystcov, Valente, Rebocho; Lindelof, Dawidowicz; Teixeira, Santos (Nunes, 83'), Guedes; Sarkic (Andrade, 60'). 

Dúvidas tenebrosas

"Em Moreira de Cónegos houve três lances polémicos: o que antecedeu o 1.º golo do Benfica, a expulsão de um jogador do Moreirense e um suposto penálti de Eliseu.
No 1.º lance, tudo começa com um canto que não existiu. Mas o árbitro terá tido intenção de beneficiar o Benfica? Eu vi o lance ao contrário: o árbitro marcou canto para não marcar penáti. Como o jogador do Moreirense esticou a perna à frente de Salvio e este caiu, duas situações se podiam dar: ou tinha tocado na bola e era canto, ou não tinha tocado e era penálti. O árbitro escolheu a hipótese mais favorável ao Moreirense. Repito: foi isto que pensei. E achei que Deus tinha escrito direito por linhas tortas, com o golo de Luisão na sequência do canto.
No lance da expulsão, as reacções do árbitro e do jogador não deixam lugar a dúvidas: o primeiro reagiu espontaneamente e puxou do cartão vermelho, o segundo riu jocosamente. Nem o árbitro hesitou na decisão, nem o jogador reclamou dela.
No suposto penálti de Eliseu, apenas digo que nenhum comentador o pode ter visto, pois as imagens transmitidas não permitem ver qualquer falta (agarrão ou rasteira) do jogador do Benfica. Ela pode ter existido, mas não há nenhuma imagem que a revele inequivocamente.
E pronto. O problema em Moreira de Cónegos não foi o árbitro. O problema é o Benfica ir em primeiro e o campeonato caminhar para o fim. Isso causa desespero aos adversários. E há ainda o facto de o Benfica ter sido beneficiado em dois ou três lances evidentes no início da prova. Agora, perante qualquer dúvida, levantam-se suspeitas tenebrosas. É a vida!"


PS: Para memória futura, no famoso tribunal do Nojo, o Coroado e o Leirós, afirmaram que o Eliseu derrubou no adversário nas AXILAS !!! Sempre a aprender...!!!

O futuro

"Com menos recursos financeiros e com as saídas sistemáticas dos jogadores de maior nomeada, poderíamos ter boas razões para temer pelo futuro imediato do futebol do Benfica. Não vejo motivos para isso. É evidente que enquanto vamos perdendo jogadores de classe mundial (este ano saíram Enzo, Rodrigo e Garay) e mais saídas se anunciam para o verão (Gaitán e Salvio?), o espectro da diminuição da qualidade é uma ameaça. Mas é também uma oportunidade.
Uma coisa é certa: não regressará o tempo em que, no futebol português, se podia ir buscar valores seguros a outros campeonatos, com vinte e pouco anos, valorizá-los e transferi-los para Espanha e Inglaterra. O Benfica, como aliás o Porto, terão de optar por outro modelo de especialização: trabalhar jovens talentos, nacionais ou importados pouco importa, e esperar que revelem maturidade para darem o salto para o futebol de alta competição. O risco é maior, mas pode dar certo.
O problema hoje não é de qualidade potencial dos jovens jogadores. O desafio coloca-se, no essencial, às estruturas e ao treinador. Saberão reconverter-se e enfrentar o novo desafio? Será Jorge Jesus capaz de formar uma equipa competitiva com outro tipo de recursos?
A este propósito, basta atentar no Benfica B. O plantel foi alvo de uma autêntica razia na reabertura do mercado (com o empréstimo de muitos titulares) e, em lugar de a equipa ficar mais fragilizada, apareceu uma nova formada de jogadores talentosos. Basta ver um jogo dos B para se perceber que há ali matéria-prima de primeira apanha. A equipa, é claro, alterna exibições conseguidas com derrotas clamorosas - é o que se esperar de quem tem a audácia e a ingenuidade próprias da juventude. Mas, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, o futuro terá de passar pelos jovens. Pelo João Teixeira, pelo Nuno Santos, pelo Hélder Costa, pelo Cristante, pelo Gonçalo Guedes e pelo Jonathan."

Campeão com cicatrizes

"A 18 de Janeiro de 2012, durante uma prova no CAR do Jamor, Nelson Évora lesionou-se com gravidade e teve de ser operado com urgência, perante a expectativa de ainda estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres. Não foi preciso esperar muito tempo para o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dar carta branca para que fossem feitos todos os esforços na recuperação do atletismo, que quatro anos antes tinha sido campeão olímpico em Pequim '08.
Foi com esta certeza que Nelson Évora foi operado, mas o saltador ressentiu-se meses mais tarde. Chegou a entrar em competições, sem sinais evidentes de uma recuperação eficaz, e em Janeiro de 2014 foi novamente operado. Começava, então, uma nova carreira, mas sempre com o mesmo objectivo: competir ao mais alto nível nas grandes provas. O benfiquista foi adquirindo confiança, mas faltava-lhe aquele resultado de ponta que desse para esquecer as cicatrizes de tantas mazelas acumuladas desde que conquistou a medalha de ouro na China.
Desta feita, o brilhante resultado de Évora no Nacional de clubes no triplo salto coloca a fasquia num patamar elevado, não sendo descabido falar na conquista de uma medalha no Europeu de pista coberta em Praga em Março.
Mas, afinal, o que há de novo neste resultado de Nelson Évora? A alegria de, aos 30 anos, dizer que não está acabado depois de ter feito a travessia do deserto. Para quem conhece a forte componente técnica de uma disciplina como o triplo salto (combinação de velocidade, explosão, força e técnica), é de reconhecer o esforço do recordista português, numa altura em que surgem algumas promessas numa prova em renovação.
Nelson Évora não é o último dos duros, mas o seu exemplo e enquadramento técnico são balizados pelo apoio de um clube, através do seu projecto olímpico. É nestas alturas - quando se começa a pensar em quantos mais Jogos Olímpicos um atleta estará presente - que a corrida bate certa. Perde-se o medo aos ensaios nulos, às lesões, e arrisca-se tudo na esperança que ainda há muito para ganhar, seja ao serviço do Benfica ou em representação da Selecção Nacional."

Colo é isto!

"Um dos argumentos que os falsificadores da verdade desportiva mais utilizam para demonstrar que o Benfica tem beneficiado de uma alegada protecção dos árbitros, é o de que a equipa de Jorge Jesus terminou oito dos seus 22 jogos do campeonato, em situação de vantagem numérica. É verdade, mas os números, se alguém se der ao trabalho de os verificar, demonstram, talvez, uma realidade alternativa e que não é compatível com a triste campanha que se manifesta nas televisões e nas redes sociais.
E que outras verdades é que se escondem atrás desses números. Estas, por exemplo. O FC Porto, com quatro expulsões que o beneficiaram no campeonato esteve um total de 74’ em vantagem numérica, enquanto o Benfica, nos seus oito jogos em que beneficiou de igual estatuto, esteve em vantagem numérica um total de 112 minutos. A diferença entre Benfica e FC Porto é, actualmente, de 28 minutos de tempo de jogo.
Porém, como bem se sabe, esta campanha já dura há várias semanas e o que se verifica é que aquilo que verdadeiramente separa o Benfica do FC Porto em tempo acumulado de vantagem numérica sobre os adversários apenas no último fim de semana se desequilibrou, com a merecida expulsão de André Simões. 
Portanto, imagine-se o logro deste argumento. Durante semanas a fio, comentadores clubísticos e não clubísticos insurgiram-se contra o número invulgar de expulsões de que o Benfica seria o escandaloso beneficiário. Porém, até à expulsão de André Simões, o que se verificava é que o FC Porto beneficiara de maior tempo de jogo em vantagem numérica (74’ contra os 72’ amealhados pelo Benfica).
Mas há mais. Das quatro expulsões verificadas em equipas que defrontaram o FC Porto, três delas ocorreram antes do período terminal dos respectivos jogos. Vamos considerar esse período terminal os últimos cinco minutos do tempo regulamentar e ainda os descontos. No caso do Benfica, verificou-se que também o clube das “águias” beneficiou dessa vantagem numérica antes da fase terminal dos seus encontros em quatro dos oito jogos descritos. Mais uma vez, a expulsão de André Simões desequilibrou uma situação de empate técnico entre Benfica e FC Porto. De facto, este colo de que se fala é muito estranho.
Porém, existe ainda mais um argumento que pode e deve suscitar alguma discussão. Até ao jogo em que os dois candidatos ao título se tinham defrontado, o FC Porto ainda não tinha beneficiado de nenhuma expulsão, ao contrário do Benfica que já tinha estado por cinco vezes em situação de vantagem numérica. Porém, depois do resultado que se verificou no estádio do Dragão, alguma coisa mudou nesta estatística. Nos seis jogos a seguir à vitória do Benfica, a equipa portista beneficiou das quatro expulsões que lhe permitiram ficar em vantagem numérica. Quatro expulsões em seis jogos. Não existe, no actual campeonato, nenhum registo semelhante de tantas expulsões terem beneficiado uma equipa em tão curto espaço de tempo. E o que aconteceu ao Benfica, desde que ambos candidatos ao título se defrontaram? Três expulsões em equipas adversárias. Uma delas, contra o Gil Vicente, aos 93’.
Se me perguntam o que é o colo no futebol, então eu respondo: O colo é isto. O resto é folclore e mau perder."

UEFA Youth League - Vitória...

Benfica 2 - 1 Liverpool

Marcámos um golo cedo, até podíamos ter marcado mais, mas mesmo assim a avaliação à 1.ª parte é negativa. Então a nossa defesa teve momentos horríveis, com alguns jogadores muito nervosos: André Ferreira, o João Lima (a continuar a má exibição do jogo com o Nacional...), e até o Pedro Rodrigues com a perda de bola que deu o golo do empate ao Liverpool...
No 2.º tempo tudo foi diferente, entrámos mais agressivos, tentámos ser mais rápidos... voltámos a criar várias oportunidades de golo, e melhorámos na defesa. Curiosamente tanto o André Ferreira como o João Lima acabaram por subir de rendimento, e na parte final foram mesmo decisivos!!!
O campeonato nacional de Juniores é muito pouco competitivo, na maior parte dos jogos, os nossos defesas não são testados... talvez assim se explique, os erros cometidos. Hoje foi claro com o passar dos minutos, a melhoria em alguns jogadores.
Apesar da vitória, nem tudo são rosas. Nota-se a falta do Renato na equipa. Hoje não jogou, porque está lesionado, acredito que teria sido opção tal como foram o Diogo Gonçalves e o João Carvalho, que baixaram da equipa B. Acabámos por ter pouca bola no meio-campo (o sector mais forte dos Ingleses), hoje o Renato teria sido muito importante a marcar o ritmo do jogo... e a assistir o Berto.
O Liverpool veio do grupo do Real Madrid onde efectuou bons jogos, os Centrais são fracos, mas o meio-campo é muito bom. Dominaram a posse de bola em muitos momentos do jogo, com trocas de bola nada 'inglesas'!!!
O André Ferreira acabou por efectuar defesas importantíssimas, o Rúben Dias é claramente o nosso melhor Central, O Issac trás maior capacidade física em relação ao Hugo Santos. O Yuri esteve regular... O Pedro Rodrigues esteve em dúvida devido a lesão, começou com o erro que deu o golo, mas foi melhorando... perto do final podia ter 'matado' o jogo, mas já não teve discernimento. O Gilson hoje devia ter jogado mais perto do Pedro, acabou por andar demasiado escondido... O Guga foi incansável, assistiu para o 2.º golo, mas teve muitas dificuldades com a capacidade física dos adversários... O Joãozinho e o Diji foram importantíssimos nos desequilíbrios, tem uma qualidade acima da média, apesar de nem sempre decidirem bem... o Joãozinho no drible, e o Diji a finalizar, foi sempre assim nas equipas de formação do Benfica!!! O Berto fez o que quis dos Centrais, mas a bola raramente lhe chegou jogável... faltou o Kevin, ou o Renato. Com melhor 'serviço' teria marcado mais...

Agora vamos defrontar o Shakthar no Seixal. Os Ucranianos tiveram no grupo dos Corruptos, e empataram os dois jogos (1-1). Nos Oitavos-de-final derrotaram o Olympiakos em casa, nas penalidades... Estão ao nosso alcance. Aliás com as eliminações do Barça e do Real o caminho para a Final está aberto... Esta equipa que jogou hoje, mais o Renato Sanches (já nem falo do Guedes e do Sarkic) pode pelo menos repetir a Final do ano passado...

Ferreira; Isaac, Dias, Lima, Yuri; Rodrigues, Gilson, Guga; Gonçalves, Carvalho (Flávio Silva, 89'); Hildeberto (R. Carvalho, 92').
Diogo Gonçalves (Diji) e Gonçalo Rodrigues (Guga) em 2007
PS: Até nos Juniores temos que levar com apitadores aziados!!!