Últimas indefectivações

sábado, 22 de março de 2014

Líderes... com arte !!!

Benfica 3 - 1 Sporting

Pois é, dois jogos no Campeonato, contra o Sporting, duas vitórias!!! Mais do que a classificação final da fase regular, o facto, é que este Benfica, com estes jogadores, nos a contar com os Lagartos, ganhou sempre... e este facto, vai ter de certeza, impacto na maneira como as equipas vão encarar a mais do que provável Final do Play-off!!!
Recordo agora as declarações do treinador Lagarto, na Final da Taça de Honra da AFL, onde ganhou no último segundo, em 5x4, depois do mais uma arbitragem miserável, que perdoou uma expulsão ao Caio Japa, e permitiu, mais uma vez, defesas fora da área com as Mãos, ao Benedito!!! Dizia ele, todo histérico, eufórico - bêbedo se calhar -, que este Benfica com muitas estrelas, não jogava nada, que o resultado justo tinha sido uma goleada, que os jogadores dele, eram uns heróis, etc, etc,...!!! Pois, para já, as os que não jogam nada vão ganhando...  e ainda estão na Taça!!!

O jogo até começou mal para o Benfica, com o golo do Sporting, em mais um erro nosso... mas sinceramente, hoje, foi um daqueles jogos, onde a equipa me deu confiança!!! O Marcão fez alguma boas defesas, mas mesmo assim comparado com muitos outros jogos, onde o nosso guarda-redes leva com um 'massacre' de adversários isolados, hoje, defensivamente tivemos mais consistentes... E depois, com a nossa qualidade lá na frente, era só uma questão de tempo...
Apesar dos golos no meu entender parecerem inevitáveis, os nossos jogadores hoje esmeraram-se, pois só marcámos grande golos!!! Obras de arte... então o 1.º e o 2.º são para emoldurar!!!
O meu único receio, como já é tradicional era o 5x4 nos últimos minutos. Deste vez, o Sporting apostou no guarda-redes a mais de 7 minutos do final, logo a seguir ao nosso 3.º golo!!! Foram 7 minutos, onde defendemos muito bem, contei 3 oportunidades para o Sporting neste período, o que comparado com jogos anteriores, é melhoria (da nossa parte) considerável... E com um bocandinho mais de calma, até podíamos ter marcado o 4.º!!!
Além da vitória, também foi importante não sofrer golos, nesta situação de 5x4, pois transmite a mensagem aos Lagartos, que o 5x4 no final pode não lhes ser suficiente para vencer... algo que, nas últimas épocas tem parecido inevitável!!!

Curioso, que um jogo sem casos de arbitragem, tenha terminado com vitória para o Benfica... Eu sei que disse no início do post, que o 1.º lugar tem uma importância relativa, mas já que estamos à frente, por favor não estraguem a vantagem!!!

Sofrimento recompensado !!!

Benfica 4 - 3 Paços de Arcos

Mais um jogo sofrido, mais um jogo que podia ter sido resolvido de outra maneira...
A equipa pareceu-me demasiado ansiosa, e o facto dos 2 dos 3 golos do Paço de Arcos terem sido obtidos de penalty, e de Livre Directo, com 2 cartões azuis para o Benfica(!!!) e com o Benfica a desperdiçar o único penalty que beneficiou, não ajudou a acalmar a equipa...
É verdade que o jogo da 1.ª volta, e os jogos do ano passado, com o Paços, foram todos muito sofridos, mas podemos e devemos vencer com mais tranquilidade...
Para cumulo, acabou por ser um dos jogadores, com um rendimento mais baixo: Carlos López, perto do final do encontro a decidir a partida a nosso favor...


Juniores - 7.ª jornada - Fase Final

Benfica 1 - 0 Corruptos

Vitória importantíssima, num jogo atípico do Benfica!!! Com a vitória em Manchester na última Terça-feira, era expectável que a equipa hoje se apresentasse com algumas limitações físicas. O jogo em Inglaterra foi duro, num relvado impróprio, foram as viagens, foram as celebrações... No último sábado já tínhamos tido outro jogo complicado em Alcochete, tudo isto somado, transformou uma vitória fácil, numa vitória muito, mas muito, difícil. A classificação no Campeonato (mais 7 pontos para o Benfica), o trajecto na UEFA Youth League, e até os anteriores confrontos destes jogadores, noutros escalões etários, dizem claramente que este Benfica, é mais forte...
Mas hoje, principalmente na 1.ª parte, o Benfica jogou recuado, sem intensidade, dando a iniciativa do jogo aos Corruptos. Parece que os jogadores entraram em campo, com o 'chip' de Manchester!!! É verdade, que a primeira grande oportunidade até foi do Benfica, numa jogada do Romário, que cruzou para remate do Nuno Santos, e que foi salva em cima da linha de golo... Mas depois, até ao intervalo, fomos obrigados a ver o Graça a mostrar todos os seus reflexos em várias ocasiões... parecia a continuação do jogo de Manchester!!!
Mas a ida ao balneário fez bem à equipa, entrámos praticamente com o golo do Rochinha, em mais uma jogada iniciada pelo Romário. A partir daí, o jogo abriu-se e tivemos o melhor momento do Benfica, com várias oportunidades falhadas... Alguns minutos depois, o central dos Corruptos é finalmente expulso, já devia ter visto o 2.º amarelo na 1.ª parte!!! O jogo parecia estar decidido, o 2.º golo parecia inevitável, mas pouco depois o Alfaiate também é expulso!!! Voltámos a recuar, mas desta vez, conseguimos sair várias vezes em contra-ataques mortíferos, mas nestas situações o Romário decidiu quase sempre mal...
E assim, com a vantagem minima, lá tivemos que sofrer até ao fim da partida... com muitos livres perto da área do Benfica!!!

A arbitragem até começou relativamente bem, mas depois faltou-lhe coragem, para manter o critério, e expulsar meia-equipa Corrupta, que como é normal, a perder, foram aumentando o grau de agressividade, agredindo várias vezes os nossos jogadores, sempre com impunidade... E discutindo todas as decisões do árbitro, todas!!!
No final, tivemos mais um festival de mau perder, dos mesmos de sempre!!!

Com a qualificação para a Final 4 da UEFA Youth League, o calendário ficou ainda mais sobrecarregado. Creio que ao final da 1.ª volta, que o Benfica tem a equipa mais forte, e só a 'branca' com o Leixões no Seixal impede o Benfica de estar na frente isolado. Neste momento só o Braga e o Sporting podem-nos incomodar... Mas com os jogos em cima uns dos outros, não podemos facilitar outra vez... Sendo o próximo jogo em Matosinhos mais uma autêntica Final... será importante ganhar alguma vantagem antes do Final 4 da UEFA, para depois termos alguma margem de manobra.

Benfica.............16
Braga................16
Sporting............14
Corruptos...........9
Oeiras................8
Leixões..............8
Leiria.................4
Guimarães.........3

Tanta emoção!

"TABRIZ - A primeira passagem por estar enorme cidade iraniana levou-me a criar laços muito fortes com os fãs do Tractor. Uma empatia que nasceu logo nos primeiros dias da minha extraordinária aventura neste país, em Junho de 2012, e se foi cimentando ao longo de uma época. Houve períodos em que a equipa jogou um bom futebol, houve outros menos bons, mas os adeptos sempre me trataram com um carinho muito especial. Nenhum treinador fica indiferente a uma relação dessas e muito menos um treinador estrangeiro num país tão distante. Quando, no verão seguinte, faltavam apenas cinco dias para terminar a época, o presidente do Tractor decidiu dispensar-me, com a equipa então já apurada para a Champions asiática e como vice-campeã do Irão. Isso provocou uma onda de indignação entre os fãs, que se foi prolongando ao longo dos tempos até quase forçar o meu regresso, há quase dois meses, ao comando do Tractor... Chegado aqui, é importante que os meus novos leitores sintam também que há muito mais vida para lá do futebol. Há momentos do ponto de vista desportivo que jamais esquecerei, como a emocionante chegada a Tabriz neste meu regresso, com milhares e milhares de pessoas à minha espera no aeroporto, no dia em que se abateu sobre a cidade o maior nevão deste inverno, como jamais esquecerei o dia da final da Taça do Irão, que jogámos fora de casa, a 14 de Fevereiro último, dia em que o Tractor conquistou o primeiro troféu da sua história, e o regresso a Tabriz, por volta da uma da manhã, recebidos por uma multidão em euforia, a saudar os seus heróis e a viver, assim, um dos momentos de maior felicidade enquanto massa adepta desta equipa à qual sinto, cada vez mais, profunda e afectiva ligação... Momentos únicos de quem sabe há muito, fruto da experiência de vida e de futebol, que a glória, mesmo sempre efémera, não deixa de promover um lastro de felicidade, momentânea sim, mas inolvidável... Nessa onda de euforia que o futebol do Tractor trouxe à cidade de Tabriz, tive oportunidade de viver, pela segunda vez na minha vida, uma outra experiência marcante... a visita às crianças, ao ambiente e às emoções fortes de um hospital pediátrico de oncologia... semelhante à visita que fiz, há muitos anos, em Lisboa... Voltei agora, em Tabriz, a viver e a sentir, uma experiência a que regressarei numa próxima crónica. Até lá, perdoem-me, mas preciso de digerir também as emoções de ir perdendo amigos, como acaba de acontecer com a partida do meu amigo Manuel Barbosa."

Toni, in A Bola

Eliminados da Taça de Portugal...

Castêlo da Maia 3 - 1 Benfica
16-25, 25-20, 26-24, 25-22

Objectivo falhado. O Campeonato é o principal objectivo, mas a Taça também era para ganhar...
O Castêlo subiu bastante de rendimento nos últimos meses, o nosso último jogo na Maia (vitória à rasca...), no final da 1.ª fase deveria ter servido de aviso. Não vi o jogo, mas parece que a Recepção foi uma desgraça... cá para mim, depois das facilidades do 1.º Set, a equipa pensou que estava ganho!!!
Amanhã vamos voltar a defrontar o Castêlo, no mesmo Pavilhão, mas para o Campeonato. Neste momento somos líderes isolados, mas ainda temos que ir aos Açores, portanto se quisermos ir para a Final do Campeonato, com a vantagem do factor casa, é melhor não perdermos nenhum ponto, para não dar esperança à Fonte do Bastardo

Ninguém quer a Juventus

"Começo pela perda de um amigo, Medeiros Ferreira, com quem partilhei uma amizade de sete anos na Assembleia da República, e quase vinte dum benfiquismo comum. Sempre aquela lucidez, aqueles SMS optimistas quando tudo corria mal, mas por outro lado aquela inteligência arguta e serena quando tudo corria bem a convocar-nos para o efémero da alegria e da tristeza à Luz da grandeza do nosso Benfica. Só lhe posso publicamente agradecer tanta amizade, tanta paciência e tantos ensinamentos. Morreu um dos últimos homens verdadeiramente livres, num país em que quase todos estão em cativeiro. Medeiros Ferreira só se deixava aprisionar pelas suas convicções e pelas suas paixões e basta isto para o tornar singular.
Guardiola respondeu a todas as nossas dúvidas, quando esta semana desabafou que a mulher discorda das opções tácticas dele. O futebol é assim um espaço e liberdade. Onde o racional é constantemente cilindrado pela emoção, onde a lógica vem do coração e a matemática perde com várias outras ciências menos exactas.
Em Inglaterra a dança de Jesus foi mais comentada do que o banho de táctica que Jesus deu a Sherwood. Na Madeira um abraço de Shéu a Jesus foi mais notado que o estupendo golo de Rodrigo. Mas a matemática ajuda, o Benfica leva sete pontos de avanço do Sporting e doze do FC Porto. Não perde na Liga desde o jogo com Jorge Sousa da primeira jornada, e não perde na Taça desde o jogo com Jorge Sousa do Jamor. O empate de ontem com os ingleses mostrou que para ganhar são necessários os melhores. O objectivo foi conseguido e o Benfica da era Jesus está pelo quinto ano consecutivo nos quartos de final de uma prova europeia. No sorteio de hoje ninguém quer a Juventus, embora haja outros a evitar. Qualquer serve desde que se consiga estar no próximo sorteio."

Sílvio Cervan, in A Bola