Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de junho de 2022

Fura Redes: Darwin...

Parabéns ao Sporting!


"O revisionismo histórico do futebol português levado a cabo pela Federação Portuguesa de Futebol e impulsionado pelo Sporting volta a ser tema.
O Sporting tentou, a todo o custo, que os 19 campeonatos ganhos ao longo da história passassem a ser 23, mantendo, contudo, o mesmo número de Taças de Portugal - "duplicando", assim, os títulos ganhos durante o período experimental -, mas acabou por lhes sair o tiro pela culatra e em todos os cenários possíveis o máximo que conseguiram foi ganhar um título a mais que o Benfica.
Até o historiador oficial do Sporting, Rui Miguel Tovar, contraria esta tentativa do Sporting em ganhar títulos na secretaria. A história está escrita, documentada e registada em livros oficiais do clube leonino.
Choraram, inventaram um número martelado de títulos que nunca poderia ser validado, pintaram autocarros, meteram faixas nas bancadas do estádio com o número 23 e, no final, têm de pintar tudo novamente e receber as devoluções da edição especial do relógio "Sporting Campeão: 23 Campeonatos".
Genial! Sporting a ser Sporting!"

A 'maldição' de Béla Guttmann


"Será que o famoso treinador amaldiçoou realmente o Benfica?

Béla Guttmann estava no Benfica havia três épocas consecutivas, uma exceção à regra, pois nunca tinha optado por estar tanto tempo seguido no mesmo clube. Vencedor de duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal, foi com tristeza que a massa associativa recebeu a notícia de que o treinador húngaro ia sair do Clube, em Junho de 1962.
Sob a orientação de outros técnicos, a equipa 'encarnada' foi finalista em duas finais europeias, em 1963 e 1965, o que levou a que surgisse entre os adeptos a crença de que só Béla Guttmann voltaria a fazer com que o Benfica se sagrasse campeão europeu novamente.
Foi sob uma aura de misticismo que o 'feiticeiro' - uma das suas alcunhas, 'de que Guttmann fez questão em não gostar, pois ele não é nem nunca foi bruxo' - regressou ao Benfica na época de 1965/66. Apesar de não ter conquistado títulos, o mito não desapareceu totalmente, reforçado pelo próprio Béla Guttmann, que defendia que o Benfica só voltaria a chegar ao topo europeu se adotasse os seus métodos, o que não teria acontecido nessa temporada.
Após as suas duas passagens pelo Benfica, o técnico demonstrou constantemente o seu apoio e apreço pelo Clube, vindo a falecer em 1981. Se após a final europeia de 1968 não foram encontradas referências à 'maldição', este termo tornou-se comum na imprensa após a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus que decorreu 20 anos depois. Várias pessoas recordaram posteriormente conversas privadas com o Guttmann, aludindo a desabafos ou previsões do treinador, mas sem lhe conferirem propriamente um cariz de condenação. Carismático e enigmático, Béla Guttmann é uma figura envolta em mistério, mas como o próprio disse: 'Dos meus bolsos é que ninguém tirará dois títulos de campeão europeu'.
Aproveite a oportunidade de celebrar a conquista do bicampeonato europeu na exposição temporária Benfica no Topo da Europa, até 30 de Junho, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Showtime


"O terceiro jogo da final do campeonato nacional masculino de basquetebol foi ontem, quinta-feira, mas não sei qual terá sido o resultado. Isto porque vos escrevo na terça-feira, um dia depois da segunda vitória contra o FC Porto. Complicado? Nem por isso, são os ossos do ofício do jornalismo.
Neste momento, estamos bem encaminhados para a conquista do título, mas todos temos noção do que pode acontecer quando se entra nas instalações desportivas do nosso adversário e da pressão que as equipas de arbitragem sofrem. Os dirigentes do Sporting CP bem o sabem, depois de terem sido eliminados nas meias-finais. A contestação foi tal, que até o treinador Luís Magalhães se insurgiu, abandonando o clube e colocando um ponto final na carreira. Curioso é que Magalhães foi treinador dos portistas na época 2003-2004, por isso já deveria saber o que é aquela casa gasta e nesses tempos não se queixou.
Pois bem, estamos a uma vitória de ganhar a Liga Betclic, depois de uma época que não começou da melhor maneira, em que a equipa acusou o excesso de jogos e falta de dias de descanso e de treino em função das competições europeias. Aos poucos, a mesma equipa que foi tão criticada pelas sucessivas derrotas com o rival do Campo Grande começou a dar a volta por cima. A chegada de jogadores para posições específicas, o entrosamento, a audácia do treinador, a vontade, o regresso dos benfiquistas aos pavilhões, tudo contribuiu para o renascer de um conjunto que muitos (infelizmente alguns benfiquistas) consideravam afastado da possibilidade de ser campeão. É tão bom quando os maus presságios não se concretizam.
Não sei se já ganhámos o terceiro jogo, mas aquilo que se viu nos primeiros dois não me deixa dúvidas: ganhámos uma equipa, um grupo de excelentes jogadores que dá gosto ver jogar em conjunto. De todos um, campeões."

Ricardo Santos, in O Benfica

Que jogador és tu, Cancelo!


"Uma imagem vale mais do que mil palavras, portanto não há muito que eu posso aqui escrever sobre o João Cancelo para o descrever como deve ser. Qualquer vídeo no YouTube com os melhores momentos do lateral português deixa bem clara a dimensão da sua qualidade, muito mais do que meia dúzia de parágrafos enaltecer as capacidades que o caracterizam. No entanto, não podia deixar passar na Liga das Nações. Minha nossa senhora. Não sendo supressa nenhuma, consegue sempre surpreender-nos, mesmo que esta frase não faça grande sentido.
Sinto que nem eu, de comando da PlayStation na mão a controlá-lo, conseguiria fazer melhor do que ele próprio na realidade. É um dos melhores elogios que eu lhe posso fazer. O quarto golo à Suíça é um breve resumo da inteligência que o João Cancelo carrega naquelas chuteiras. Tem a mesma técnica que eu a elevar uma garfada de francesinha até à boca, a velocidade do Conselho de Disciplina a reavaliar os castigos do Pepe, a força do Tabata no lançamento ao ar do Luís Gonçalves, a resistência do Rúben Amorim à poeira e a agilidade do Palhinha a escapar ao quinto amarelo. Ou seja, é um jogador mesmo muito completo.
É um lateral que aparenta ser um jovem cheio de energia com potencial para ser ainda melhor, mas a verdade é que já soma 28 anos e provavelmente estamos a assistir ao seu auge da carreira. È o melhor defesa lateral do mundo, à esquerda e à direita, e seguramente um dos melhores extremos. Vale o bilhete de qualquer adepto, e merece ter o nome estampado nas costas de qualquer camisola na bancada. Se eu tenho orgulho no João, imagino a mãe."

Pedro Soares, in O Benfica

O grande desafio


"Será preciso recuar 14 anos para encontrar um treinador estrangeiro à frente da equipa principal do Benfica. O último foi o espanhol Quique Flores, contratado em 2008. Desde então, com Jorge Jesus, Rui Vitória, Bruno Lage, Nélson Veríssimo, novamente Jorge Jesus, e novamente Nélson Veríssimo, a aposta foi sempre em técnicos nacionais, umas vezes com sucesso, outras nem tanto.
A contratação de Roger Schmidt significa o regresso do Benfica àquela que foi a sua matriz durante décadas. Nomes como Lippo Hertzka, Janos Biri, Otto Glória, Béla Guttmann, Jimmy Hagan ou Eriksson são sinónimos de glória, a maioria deles num tempo em que, paradoxalmente, a equipa apenas aguentava jogadores portugueses.
O mundo mudou, e hoje, num futebol totalmente globalizado, não interessa muito se jogadores ou treinadores são de aqui ou de acolá. Interessa que tenham qualidade. Interessa sobretudo, que ganhem. É isso que se espera de Roger Schmidt.
A tarefa não vai ser fácil. Qualquer mudança profunda requer tempo, e no futebol isso é coisa que não existe. Daqui a menos de dois meses estaremos a disputar a importantíssima entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Com um novo treinador, uma nova forma de jogar, e um plantel reconstruído.
Esse é desde logo o primeiro desafio a superar: a necessidade de fazer tudo depressa e bem. E não adianta pedir paciência aos adeptos, pois já sabemos que, após três anos sem qualquer título, ninguém a terá.
Há que ser certeiro nas aquisições (também nas dispensas). E trabalhar muito. Só assim as coisas podem correr de feição, e termos rapidamente um Benfica ganhador."

Luís Fialho, in O Benfica

Direito a brincar


"Nos tempos que hoje vivemos por todo o mundo e entre nós, bem perto do coração da Europa, parece não haver lugar à infância. Ou então havê-lo pequeno, contido e tíbio, numa espécie de inocência perdida e de crescimento forçado pela violência das notícias e dos acontecimentos que, cada vez mais, presenciam e de que são até vítimas. Verdadeiros homens e mulheres de palmo e meio, fogem da violência, sofrem de fome, de frio e de medo, choram o abandono ou a perda dos seus, que lhes davam proteção, carinho e colo ainda há tão pouco tempo, que o vazio parece mentira ou sonho mau de que se acordará em breve. Mas não, não é mentira ou pesadelo: é só ganância, estupidez e brutalidade infindáveis e sem limites. È o mundo que é mentiroso e engana as crianças, prometendo sempre melhorar, proteger o planeta, as pessoas e as crianças a quem proclamou direitos especiais: da segurança à educação, da saúde à alimentação, da família ao tempo para brincar. Tudo lhes prometeu, mas não aprende, e passam-se anos, décadas, séculos a fio em que não se controla e deixa vir ao cimo o pior da humanidade. Enfim, neste dia que é mundial, por aqui e por enquanto, é possível brincar. Brinquem, crianças! É o desejo profundo de todos os benfiquistas."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
Ou será 28? No fecho desta edição, estamos a uma vitória do título nacional de basquetebol;

4
Chegou ao fim a incrível série de jogos sem perder, durante quase 4 anos e 2 semanas (desde 25/05/2018, da nossa equipa feminina de polo aquático;

5
A extraordinária temporada no andebol (feminino) culminou, no passado fim-de-semana, com o triunfo na final da Taça de Portugal. Em toda a época, só vitórias e um único empate. Conseguimos a 5ª dobradinha;

7
Taças de Portugal conquistadas no andebol feminino. Há 30 anos que não vencíamos a competição;

16,9
Milhões de euros de receita de quotização prevista em 2021/22, de acordo com o orçamento para 2022/23. É apenas 272 mil euros abaixo do valor registado em 2019/20, época durante a qual foi decretada a pandemia e implementadas medidas de suspensão da atividade desportiva, profissional, formação, iniciação e lúdica;

27
De junho, data agendada para o primeiro treino da equipa de futebol. O primeiro jogo na Luz será passado um mês, no dia 26, frente ao Newcastle, no âmbito da Eusébio Cup;

604145
Lucro, em euros, constante na proposta de orçamento do Sport Lisboa e Benfica para 2022/23;

3321541
Aumento do investimento nas modalidades, em euros, constante na proposta do primeiro orçamento elaborado pela direcção presidida por Rui Costa, face à previsão das contas de 2021/22. Trata-se de um incremento a rondar os 14,6%."

João Tomaz, in O Benfica

Segredo é a alma do negócio


"Por razões óbvias, poucos adágios populares são tão citados como este. Num mundo cada vez mais competitivo, as empresas dependem muitas vezes da confidencialidade para conseguirem bater os seus rivais e a indústria do futebol não é, naturalmente, exceção.
No caso do Benfica, apesar da famosa ideia de que o clube 'não é gerido de fora para dentro', temos, a cada semana, provas precisamente do contrário. Desde ex-dirigentes a revelar alguns detalhes de negócios ainda em curso até à publicitação de conflitos ocorridos entre jogadores no balneário, um local sacrossanto para qualquer futebolista, vemos hoje informação circular demasiado livremente para o exterior.
Depois da novela Cavani, seria de esperar que o Benfica tivesse aprendido a tremenda importância do sigilo durante o mercado. Os primeiros sinais foram, aliás, bastante positivos, com a contratação de Roger Schmidt, uma excelente demonstração de competências por parte da estrutura da Luz. Enquanto os habituais 'especialistas' se entretinham a discutir nomes, a identidade do novo técnico só foi conhecida quando o negócio estava fechado.
Desde então, temos visto potenciais alvos a serem sistematicamente discutidos em praça pública, um fenómeno que ganhou uma nova dimensão com o advento da praga das 'fontes' disponíveis nas redes sociais. Estranhamente, o clube não somente tolera essas repetidas fugas de informação, como frequentemente aparenta ser algo cúmplice, já que o único ponto em comum destas notícias aparenta a sua origem. Ora, quem passa informação interna para o exterior, simplesmente não está à altura de ser funcionário do Benfica.
A duas semanas do início da época, e com várias lacunas ainda por colmatar no plantel, urge garantir que não temos qualquer tipo de tolerância para com 'bufos'. Só assim poderemos finalmente ter o mercado que todos os benfiquistas desejam.

P.S.: Este foi um excelente fim-de-semana em termos desportivos para o Benfica. Desde a conquista da Liga de basquetebol, com um triunfo no Porto, até à vitória no João Rocha em hóquei, passando ainda pela conquista do campeonato europeu de futebol de praia pela Casa do Benfica de Loures. Esperemos que na próxima temporada também o futebol saiba honrar o manto sagrado e brindar-nos a todos com muitas alegrias."

Benfica FM - Darwin...

Boa sorte, Darwin


"Darwin Nunez chegou a Portugal com o peso dos milhões nas suas costas e com poucos anos de futebol a alto nível. Percebia-se o potencial tremendo que as suas capacidades físicas lhe conferiam, mas cedo também se entendeu as enormes dificuldades do ponto de vista técnico. Era um jogador com características impressionantes, mas ao mesmo tempo com lacunas bem detetáveis. Um avançado pronto “a explodir”.
Darwin Nunez sai do SL Benfica, duas épocas depois, por valores astronómicos e em 2021/2022 acabou por ter uma temporada fantástica a nível pessoal (golos e importância na equipa). Ele sabia do seu potencial, mas notou-se que estava muito ansioso por querer mostrar o seu valor. Queria fazer tudo à pressa (sabe que a velocidade é uma enorme valia do seu futebol) e essa ânsia prejudicou decisivamente a sua tomada de decisão (fosse ela um passe ou remate). Mesmo sem o conhecer no dia-a-dia, sinto que é alguém que gosta muito de aprender e quer muito evoluir naquilo que sabe ter dificuldades. E assim aconteceu.
A confiança foi subindo com golos, mas a melhoria técnica na receção, decisão e passe à baliza foi evidente no final da temporada mesmo ainda tendo de crescer nesse aspecto. A facilidade com que ganha espaços, seja a ir para a baliza, seja no corredor esquerdo principalmente são próprios de um avançado cuja potência física natural é fabulosa de tal modo que lhe resolve problemas que outros mais dotados de talento não conseguem. Pode evoluir também no jogo de cabeça e no ataque aos cruzamentos. Se assim for, poderá ser um Matador.
Com Jurgen Klopp e os obstáculos/características da Premier League pode atingir ainda níveis superiores e chegar perto do top mundial. Boa Sorte, Darwin!"

Bastidores: Basket...

Na Final!


"Grande jogo de hóquei em patins entre Benfica e Sporting, com a nossa equipa a vencer na negra, no pavilhão João Rocha, por 5-7. Estamos na final do Campeonato e este é o destaque na News Benfica, mas há mais.

1
Grande espetáculo, enorme vitória. Estamos na final do Campeonato de hóquei em patins, após vencermos o Sporting, no prolongamento do quinto jogo, o derradeiro, por 5-7. Ganhámos por 3-2 em jogos, a última vitória, a da negra, em pleno pavilhão João Rocha.
Numa eliminatória caraterizada pelo equilíbrio, a balança pendeu para o nosso lado, o que resultou no apuramento, com mérito, para a final, na qual defrontamos o FC Porto (jogo 1, quinta-feira, às 15h00, no Dragão Arena).
O técnico Nuno Resende destaca a forma como a equipa lidou com a pressão no jogo decisivo e relembra a capacidade, demonstrada ao longo da eliminatória, de reação às adversidades, em particular a derrota no jogo 1, nas grandes penalidades, e a desvantagem de dois golos no jogo 4, encetando a reviravolta no marcador.

2
Presença na final igualmente assegurada no futsal. Nova vitória, por 2-1, frente ao Eléctrico, resulta no apuramento benfiquista para a final dos play-offs do Campeonato (disputado à melhor de cinco), onde vamos encontrar o Sporting. A final tem início agendado para o próximo fim de semana.

3
Também a nossa equipa feminina de hóquei em patins assegurou a presença na final do Campeonato, ao vencer o CACO, por 12-3. Frente ao Sporting, a nossa equipa procura vencer o Campeonato pela nona vez consecutiva (jogo 1 no dia 19, no pavilhão João Rocha).
A equipa feminina de futsal saiu derrotada do jogo 2 da final do Campeonato frente ao Nun’Álvares, numa partida marcada pela polémica ao não ser assinalada falta evidente sobre a nossa guarda-redes no segundo golo adversário. Depois do que aconteceu no primeiro jogo, no qual houve também um erro claro em prejuízo do Benfica, melhores arbitragens precisam-se. A final está empatada a um, o próximo jogo é na Luz, dia 16, às 17h00. A presença dos benfiquistas nas bancadas a apoiar a nossa equipa é fundamental. Não falte!

4
O triatleta João Pereira teve uma excelente prestação neste fim de semana e venceu a Taça da Europa de Coimbra. No Campeonato do mundo da modalidade, Vasco Vilaça obteve o quarto lugar, sendo relegado para essa posição após avaliação no photo finish.
Nota ainda para mais um título benfiquista no polo aquático. A nossa equipa feminina Sub-23 sagrou-se tricampeã nacional.

5
Parabéns à Casa Benfica Loures pela conquista da Taça Europeia de Clubes. Saiba mais, aqui.

6
O Jornal O Benfica publicou, na última edição, um dossier sobre o novo treinador da equipa de futebol, Roger Schmidt. Pode ler parte considerável do artigo no site oficial. Não perca, aqui, "Roger Schmidt total: do Gegenpressing ao heavy metal"."