Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Nulo Europeu...


Celtic 0 - 0 Benfica

Acabou por saber a pouco este empate fora de casa - a velha questão: ganhámos 1 ponto ou perdemos 2 pontos?!!! -, a equipa entrou um pouco receosa - jogámos sem 4 jogadores nucleares, que à 20 dias, eram todos titulares!!! -, e por isso, a estratégia passou em primeiro lugar por não deixar espaços na nossa zona defensiva... com o passar do tempo, fomos ganhando confiança, e só a complacência para com o jogo violento do Celtic - uma sorte ninguém ter tido uma lesão grave -, por parte da equipa de arbitragem - mais uma vez prejudicados: além do penalty um critério disciplinar absurdo -, não permitiu ao Benfica chegar mais 'à frente'...!!!
Já na segunda parte, tivemos momentos de 'quase' massacre, com várias oportunidades falhadas... com o aproximar do final da partida, voltámos a 'tirar o pé' - com o receio de erro fatal nos últimos momentos -, mas no geral a equipa teve bem...
O André Almeida voltou a jogar no lugar do Maxi, e esteve muito bem... mas continuo a dizer que o André deveria ser usado ao lado do Matic... O Enzo muito sinceramente surpreendeu-me, não esperava tanto trabalho defensivo, mas mesmo assim para jogos mais complicados não me parece uma boa opção. Mesmo nos jogos da nossa Liga, contra equipas fechadas, com 'autocarros', que apostam tudo no 'contra', não me parece que o Enzo tenha músculo para a posição!!! Mais uma excelente partida defensiva do Melga...
Pessoalmente, com as alterações na equipa nos últimos dias do mercado, e agora com o castigo do Luisão, acho que devemos alterar as nossas perspectivas Europeias... Já vi o Spartak jogar esta época - está melhor que o ano passado -, vai ser muito díficil ficar em 2º lugar, provavelmente a nossa luta será com o Celtic pelo 3º lugar, que dá a qualificação para a Liga Europa, portanto, este empate deixa tudo em aberto para o jogo da Luz com o Celtic, onde penso, que temos grande vantagem...

Boa entrada...

Benfica 29 - 22 ABC

Início tremido, com muitas dificuldades no ataque. Os 11-11 na primeira parte são sinal da fraca pontaria... Início da segunda parte fortíssimo, abrimos uma vantagem muito grande... depois, o ABC mudou o sistema defensivo - um '6-0' muito alto!!! -, perdemos o 'norte', o ABC recuperou, 'só' estiveram a 4 golos, mas o Benfica também mudou de sistema defensivo - usou igualmente um '6-0' muito alto!!! -, e voltámos abrir a vantagem no marcador!!!
O Dario Andrade continua ser o nosso melhor marcador, às vezes a equipa exagera ao jogar só para ele!!! O Álamo voltou a fazer uma excelente exibição, no pior momento da equipa na 2ª parte, esteve muito bem...!!!
Levámos mais mais uma vez com a dupla Nicolau/Caçador !!! Inacreditável !!! Só nos primeiros minutos conseguiram invalidar 2 golos ao Benfica!!! O critério nos agarrões ao José Costa pura e simplesmente não existe... ou o material da Adidas é muito bom, ou o Zé Costa tem que trocar de camisola umas 10 vezes por jogo!!! Quem nomeia os árbitros na Federação de Andebol, deve ter um 'fetiche': nomear estes senhores para jogos do Benfica!!! Já não há paciência...!!!

Correr atrás do prejuízo !!!

Benfica B 2 - 2 Tondela

Entrámos muito mal no jogo, apesar das ausências do André Almeida e do André Gomes poderem explicar a dificuldade em 'escapar' à pressão do adversário, pareceu-me pela primeira vez - que eu tenha visto -, falta de atitude... O Elvis que jogou a '10' andou desaparecido, e o Pimenta a '8' realçou a sua falta de velocidade... foi o Luciano a '6', que acabou por segurar 'as pontas'. O Miguel Rosa também teve algumas perdas de bola 'parvas', o Correa não conseguia segurar a bola... Só um Cavaleiro parecia estar ao seu normal, apesar de mostrar pouco colectivismo perto da área... Algo que também afecta o Cancelo, têm que descomplicar as jogadas!!! O Carole também não esteve bem no passe, o Sidnei e o Mvom na 1ª parte acabaram por ser os melhores. O 1-2 ao intervalo era justo, aliás o penalty - bem assinalado -, marcado pelo Rosa, caiu do céu...!!!
No segundo tempo tudo mudou, a equipa entrou com muita atitude, e mesmo quando estava 11 para 11 já massacrava, com o Cafú a 'empurrar' a equipa para a fente na pressão alta, com a expulsão do lateral do Tondela - justa -, o massacre acentuou-se, mas os golos não apareciam, com alguns falhanços inacreditáveis... mas finalmente - com alguma sorte!!! - o Cafú acertou na baliza, e empatámos o jogo... e só não marcámos o golo da vitória, porque os miúdos demonstraram alguma falta de experiência à frente da baliza... Já no último minuto da compensação o Cafú rematou cruzado, com a bola a dar a ilusão de ter entrado!!!
Uma nota para estreia do Deyverson (!!!), jogador inscrito nas últimas horas do prazo... Sinceramente fiquei dividido!!! Se por uma lado o rapaz mostrou falhas técnicas, as movimentações na área são de ponta-de-lança!!! É quase impossível ensinar alguém a ser 'rato' de área, e este Brasileiro com nome estranho, parece ter aquele raro faro, que lhe permite 'advinhar' para onde a bola vai parar dentro da área... Nos poucos minutos que teve em campo, teve 3 oportunidades, duas falhou por dificuldades técnicas, na outra cabeceou por cima... Com algum trabalho técnico, na recepção, passe... podemos ter aqui um grande avançado...

O 'fair play' está aí

"A gravidade da crise económica também se faz sentir nos gabinetes do poderoso Barcelona. Segundo um estudo do Mundo Desportivo, 11 mil dos seus 170 mil sócios (condição necessária para se poder subscrever um lugar cativo em Camp Nou) não renovaram a sua filiação, o que corresponde a um decréscimo de 6,5 por cento. Dada a reduzida expressão do número, o problema poderia não parecer preocupante, mas é. Primeiro, porque na história do clube catalão nunca houve uma hemorragia assim; depois, porque a base social de apoio sempre foi um argumento de peso para reclamar das televisões o mesmo tratamento e o mesmo cachet dispensados ao Real Madrid; finalmente, porque quando se aproxima a entrada em vigor do fair play financeiro (2014) e o futebol espanhol está atolado em dívidas de milhares, é sempre mau perder apoios sociais e económicos. A Liga espanhola já fez saber que está tranquila, que tem a solução encontrada e pronta a ser implementada, mas duvido muito. E, por sua vez, Platini acaba de mostrar que a medida é mesmo para levar a sério. Que o digam os húngaros do Gyor, os gregos do AEK e os turcos do Besiktas, agora afastados das competições europeias. O Sporting, pelo que se sabe, não corre esse risco.
Tudo isto explica que o mercado de transferências tenha estado menos animado este verão. Foram menos 600 milhões de euros que se gastaram em aquisições (com a Espanha a responder por metade desse valor) relativamente à média do triénio anterior. É um sinal de bom senso. Mas, mesmo assim, não chega porque as perdas acumuladas pelas principais Ligas europeias, só em 2011-2012, foram de mil e 700 milhões de euros! E têm vindo a crescer constantemente."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Perninhas curtas

"O povo é que sabe: a mentira tem perna curta. E poucas coisas há mais tristes do que um mentiroso apanhado na sua patranha.
Sabemos que o Gaseificado tem por hábito jurar. Sinal que não conhece a verdade do povo: quem mais jura mais mente. Ele jura sem rebuço. Jura por Deus, jura pela saúde da descendente, pobre infeliz, jura por ele mesmo, como se valesse alguma coisa. Os seus embustes multiplicam-se. Nós, que observamos à distância a sua degradante indigência, teríamos vontade de gargalhar, não fosse tudo dramaticamente grotesco. Porque as mentiras do Gaseificado, valham elas os milhões que valerem, são seguidas caninamente pelos seus asseclas. Entregam-lhes páginas de jornais e é vê-los rabiscar furiosamente, como se latissem à ordem do dono. O Banqueiro Esclerosado, o Merceeiro Amaneirado, o Copiador Barato de Livros Alheios: uivaram em uníssono a patranha propagada.
Sabemos todos nós, habituados à charlatanice a que se dedicam semanalmente, que não figuretas de segunda apanha, sem opinião nem vontade que não sejam as ditadas pelo Rei da Intrujice. São anõezinhos de perna curta e pensamento seboso que fartam pelo fedor. Estão envoltos em tantas caraminholas que desistiram de viver do lado de cá da honestidade para viverem do lado de lá da hipocrisia. Nada os fará mudar. Nem a morte. Levarão para a tumba a sua velhacaria e a sua aleivosia com um sorriso nos lábios. E nem para adubo terão utilidade. Mas, até lá, misturando letras ao acaso desprezando a ortografia e a sintaxe, arfando com a língua de fora pelas migalhas de pão velho que o seu mentor decrépito deixa cair em seu proveito. E que fazem deles homens torpes mas animais felizes."

Afonso de Melo, in O Benfica

PS: Só hoje - Quarta-feira -, através dos correios, recebi o  jornal O Benfica!!! Que deveria ter chegado na Quinta-feira da semana passada. Mesmo com o particular do Benfica no Algarve com o Bétis, a obrigar o fecho da edição um pouco mais tarde, na Sexta-feira deveria ter recebido o jornal... Mas, infelizmente, estes são os serviços que vamos tendo neste País...

Tanta aldrabice...

"1. Pelos vistos, Pinto da Costa não quis vender Hulk, por 50 milhões de euros num dia, mas vendeu-o por 40 milhões no dia seguinte. E, depois, o FC Porto ainda veio com a história dos 15 por cento que não lhe pertenciam do passe do jogador, mais uma (avultada) verba para os intermediários no negócio e não sei que mais para fazer crer que vendeu o Hulk por 60 milhões. Por azar, o Benfica vendeu o Witsel pelos mesmos 40 milhões e o Zenit veio mostrar os contratos para desfazer as dúvidas. Só fiquei com uma dúvida: será que o FC Porto teve que pagar aos ditos intermediários? E quem pagará a Formação do jogador? Outro azar ainda: veio também a saber-se que a Federação inglesa não permitiu a transferência de João Moutinho porque parte do seu passe pertence a uma daquelas entidades 'encobertas', que andam pelos paraísos fiscais, com quem o FC Porto fez vários acordos.

2. Independentemente de tudo o que de triste se passou neste final do período de tranferências, saúdo a intenção (pelos vistos não concretizada) do treinador do FC Porto, Vítor Pereira, de levantar o problema dos prazos para as transferências no fórum de treinadores da UEFA. Trata-se de um escândalo que em nada credibiliza o Futebol. E gostava de saber qual a opinião do presidente da Federação Portuguesa sobre isso e se já fez ou pensa fazer alguma diligência junto da UEFA/FIFA para limitar o período de transferências internacionais (de e para todos os países) a um período bem mais restrito (nunca depois de 31 de Julho). E aquela 'janela' de Janeiro é outra aberração...

3. Gostei muito de ganhar a Supertaça de Futsal (e também a de Andebol, claro). Mas não faço contabilidade de 'títulos', misturando Campeonatos Nacionais com Supertaças e afins. Títulos são os Campeonatos, o resto são troféus. E só espero que as nossas excelentes equipas sejam Campeãs Nacionais dentro de alguns meses...

4. Ridículo o castigo de Jorge Jesus. Pelo 'timing' (seus meses depois!) e pelo conteúdo, aliás, bastante bem contestado pelo presidente e por uma vogal do Conselho de Disciplina. Foi de tal forma que o resolveram divulgar num período em que não há jogos. Do mal o menos... Embora, depois, quem ficou com a fama de favorecido tenha sido o Benfica!"

Arons de Carvalho, in O Benfica