Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Em frente na Europa

Benfica 3 - 1 Nafels
25-19, 25-15, 16-25, 25-20

Até começamos mal (3-8) no 1.º Set, mas rapidamente restabelecemos a normalidade... Depois do 0-3 na Suíça, só era preciso ganhar 2 Set's na Luz, e foi isso que fizemos... Destaco o Kolev, que muito sinceramente está a jogar muito melhor do que eu estava à espera, pois os jogos que assisti da Fonte, parecia-me um bom Servidor e pouco mais...
Após o 2-0, rodámos todo o plantel, e entrámos muito mal no 3.º Set, com destaque para o Roberto!!! Os vice-campeões Suíços e actuais líderes da Liga Suíça, também trocaram vários jogadores, mas mantiveram o Sérvio... e assim acabaram por ganhar facilmente o 3.º Set.
O 4.º Set, com os mesmos jogadores, foi totalmente diferente, com o Ché e o Gelinski em destaque.

Qualificação garantida, como era esperado... Agora, vamos encontrar os Belgas de Antuérpia, equipa que 'baixou' da CEV Cup, após derrota com os Gregos do Syros, no Golden Set!

Mau...

Cibona 74 - 66 Benfica
25-13, 19-16, 14-21, 16-16

Talvez o pior jogo na Europa este ano. E para isso muito ajudou, o péssimo jogo do Wilson. Mas além disso, tivemos mal no ataque (39% FG), com pouco jogo colectivo e perdemos claramente a luta nas tabelas (44/31)...
Começamos muito mal, tivemos a perder por muitos no início do 2.º período... Melhorámos no 3.º período, estivemos muito perto, mas os lançamentos que podiam ter 'apertado' com o Cibona nunca entraram. E no início do 4.º período voltámos a dar tiros nos pés... e o jogo ficou decidido.

Estamos praticamente eliminados, matematicamente podemos ser um dos 4 melhores 3.ºs, mas para isso além de ganhar ao Sopron (provável), temos que ganhar ao Antuérpia (improvável) na última jornada.
O Basket português, está num nível muito baixo, aliás os resultados da Selecção são excelentes indicadores... Este Cibona é uma equipa bastante acessível, mas a falta de experiência/calo da maior parte do plantel, não permitiu a vitória

A maldição lateral esquerda

"De há muitos anos a esta parte, o Benfica tem - salvo períodos limitados - um problema que até já parece mais próprio da genética do clube. Refiro-me ao lugar de defesa-esquerdo. Um mistério que, melhor ou pior, outros resolvem (o FCP com assinalável êxito desportivo e financeiro), mas que, no Benfica, parece insondável. No meio disto tudo, o curioso é que o titular encarnado (Eliseu) até é o escolhido na Selecção, bem sei que por lesão de Coentrão.
Depois da saída do magnífico sueco Stefan Schwarz (1994}, já passaram por esta posição dezenas de atletas. Não pretendendo ser exaustivo (nem o conseguiria), recordo aqui alguns dos fiascos pós-Schwarz (por ordem alfabética e com níveis diferentes de decepção): Bruno Basto, Caneira, Capdevila, Carole, Cristiano, Diogo Luís, Dos Santos, El Hadrioui, Emerson, Escalona, Jorge Ribeiro, Luís Martins, Luisinho, Miguelito, Nelo, Pedro Henriques, Pesaresi, Rojas, Schafer, Scott Minto, Sepsi, Simanic. Houve também jogadores-cometa que, uma vez contratados, logo ou pouco depois foram cedidos: Benito, Bryan, Bruno Cortez, Djavan, Marçal.
No meio desta pletora, não deslumbraram mas cumpriram os mínimos o grego Fyssas e o adaptado Melgarejo. Por falar em adaptados, não podemos esquecer David Luiz, André Almeida e César Peixoto, mas sobretudo o notável êxito alcançado com Coentrão.
Li, sem poder confirmar, que só nos 6 anos de J. Jesus, houve 18 laterais. Uma média de 3 por época! Em suma: de tantos jogadores só três estiveram ao nível da exigência de um clube como o Benfica: Fábio Coentrão, Léo (injustificadamente dispensado por Quique Flores) e talvez Siqueira."

Bagão Félix, in A Bola