Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de julho de 2015

«Duque credibilizou a Liga, encontrou soluções e envolveu os clubes»

"Luís Filipe Vieira apoia actual presidente e revela que Pedro Proença quer ser líder da Liga. Questiona argumentos usados por Pinto da Costa para recusar Luís Duque. E pergunta se o problema do FC Porto é Vítor Pereira...

- Luís Duque anunciou que é candidato à Liga. Qual é a posição do Benfica em relação a esta declaração do actual líder da Liga?
- Somos coerentes, votámos uma moção de confiança, que foi unânime no Concelho de Presidentes e votada por maioria na Assembleia Geral da Liga, portanto, apoiamos a recandidatura de Luís Duque. Credibilizou a Liga, encontrou soluções, procurou consensos, envolveu os clubes. É disso que a Liga precisa.

- Que comentário lhe merece a posição do FC Porto expressa pelo seu presidente?
- O presidente do FC Porto tem toda a legitimidade para não apoiar a recandidatura de Luís Duque, mas não com os pretextos apresentados: falta de motivação por causa de estar envolvido em acções judiciais pendentes? Isso não é argumento e toda a gente sabe porquê, inclusive quem o usa. Arbitragem? Pelos vistos dos oito anos em que o senhor Vítor Pereira lidera a arbitragem só nos últimos dois é que não foi competente. É este o problema do FC Porto?

- Encontra alguma explicação para esta posição?
- Todos sabemos quem está por detrás desta decisão. Todos sabemos que há um ex-árbitro, e uma das vezes até com o actual presidente da APAF, que há meses está a contactar presidentes de clubes da primeira e segunda ligas tentando dividir. Espero que nenhuma associação profissional de classe se envolva neste processo porque isso seria uma forma, inaceitável de condicionar este acto eleitoral.

- Quando fala de um ex-árbitro, está a falar de Pedro Proença?
- Estou. Há meses que tenta agendar um encontro comigo afirmado que quer concorrer à Liga e que já tinha o apoio do FC Porto e do Sporting. Nunca me encontrei com ele e sempre estranhei que com um presidente em funções, legitimado e a mostrar trabalho, se andasse a tentar minar e a dividir a Liga. Agora, começo a acreditar que sim, que esses apoios podem existir, mas para bem do futebol português é bom não ir por esta via. Tivemos paz nestes meses, e com esta pacificação os patrocinadores voltaram, ainda há dois dias os CTT anunciaram o apoio à Taça da Liga. Tudo isto foi trabalho da equipa de Luís Duque, em que todos os clubes foram envolvidos, em que foram criadas várias comissões de trabalho para as várias áreas. Se voltarmos ao tempo de contar espingardas, vamos retroceder anos e quem vai sair prejudicado é o futebol português.

- Espera, portanto, a recondução de Luís Duque à frente da Liga?
- Em poucos meses recuperámos da anarquia, porque estivemos unidos. Espero que os clubes não voltem atrás com a palavra dada na última Assembleia Geral. Seria muito mau para o futebol português."

Entrevista a Luís Filipe Vieira, por José Manuel Delgado, in A Bola

Então e a mãe do Maxi não diz nada?

"Para recuperar a mística o Porto foi buscar um jogador ao Benfica e para meter a equipa a jogar à bola o Sporting arrecadou Jesus. O Benfica é um bicampeão de mãos largas.

NO fim de Junho expirou o contrato que mantinha com o Benfica e uma semana depois o ex-Maxi Pereira foi à igreja de Florida, lá no seu Uruguai, depositar uma camisola vermelha do mesmo Benfica aos pés de Santo Cono, padroeiro dos jogos de azar.
Santo Cono?
Não soa nada bem.
No entanto, se na estrutura do Porto continuar em funcionamento o departamento de magia negra e afins – a cargo do inestimável Bruxo de Fafe, se é que não foi despedido depois destas duas últimas épocas desastrosas – está tudo explicado.
Ou seja, foi de encomenda do patrão a peregrinação de Maxi ao santuário conense.
Santo Cono, patrono dos quinieleros, ou seja dos amigos das rifas, das roletas, das raspadinhas, dos lotos, dos totobolas, das lotarias e dos bingos vai ter agora de ocupar-se também da Liga portuguesa nomeadamente no que diz respeito ao sorteio dos árbitros.
Maxi chegou de manhã bem cedo à igreja encarregue da primeira missão que lhe foi superiormente confiada. A missão de depositar aos pés do grande Cono uma camisola do Porto rogando pelos benefícios do além em prol da reconquista de todos os títulos perdidos e, como se não bastasse, rogando também para que todos os malefícios do além tombassem sobre os usurpadores.
Era este o plano original.
Aconteceu que quando Maxi, já no interior do templo, desembrulhou a sua nova camisola verificou-se que era castanha.
E Santo Cono de Teggiano, que sendo de origem italiana é muito atreito às coisas da elegância e do bom gosto, logo exclamou num castelhano impecável:
- Por Dios, no!
Cabisbaixo e ligeiramente envergonhado, Maxi abandonou o templo e foi à mala do carro buscar a sua velha camisola do Benfica – que era suposto queimar numa fogueira de coentros secos – e trocou de oferta com enorme agrado para o Santo Cono que em Itália tem vindo a trabalhar em prol da Juventus, uma formação que, valha a verdade, equipa sempre bem e a preceito.
A elegância, sempre a elegância.
E pronto. É nisto que ficámos.
E agora, Santo Cono? Para que lado te vais virar?
Para o Oporto?
Ou para o Obenfica? 
Com toda a franqueza, a única coisa que impressiona verdadeiramente nesta história do outro mundo é o inexplicável silêncio da mãe do Maxi Pereira perante o corrente passo na carreira do filho.
Falou o Bruxo de Fafe, falou o próprio Santo Cono. Falou imensa gente sobre o assunto. E continua-se a falar sobre a ida do uruguaio para o Porto.
Então e a mãe do Maxi não diz nada?
Ai Santo Cono, Santo Cono, com quem te foste meter…

A cidade de Felgueiras está a dar um banho de cosmopolitismo à cidade do Porto que até arrepia. Tudo por causa de umas mulheres, verdadeiras celebridades mundiais, para quem as cidades em causa passaram recentemente a dizer respeito por via conjugal.
Vamos por partes.
Contenção, discrição, silêncio – eis como Felgueiras reage à anunciada relação entre um dos seus filhos, o modelo Kevin Sampaio, e a celebrada estrela da pop, Madonna que poderá um dia destes aterrar tranquilamente em Felgueiras sem se sentir obrigada a provar Pão-de-Ló de Margaride e a confessar a sua admiração, desde a mais tenra idade, pelo Rancho de Santa Luzia de Airães.
Revolta, indiscrição, barulho – eis como o Porto reagiu à intenção expressa por Sara Carbonero de não morar com o marido nos próximos dois anos o que provocou, para já, uma série de reportagens na imprensa sobre as maravilhas locais que Carbonero parece desdenhar.
Em termos de cosmopolitismo, Felgueiras está a dar cartas.
Não só Felgueiras como a própria Madonna, o que não é de espantar.
A rainha da pop optou pelo silêncio e assim não tem que pedir desculpa a ninguém quando for a Felgueiras e passear toda contente por Friande, Macieira da Lixa, Sendim ou Revinhade.
Já a Sara Carbonero e a sogra, por muito arrependidas que estejam das suas palavras de desdém, terão grande dificuldade em passear pela Baixa da Invicta sem se virem forçadas a experimentar uma meia dúzia de francesinhas para aprenderem o que é bom.
A esta gente famosa do estrangeiro o decisivo é não lhes dar confiança nenhuma. Felgueiras é que sabe. O silêncio é de ouro.

NA verdade, o que é ser-se cosmopolita? Que espécie de atributo é esse tão distintivo dos demais?
O verdadeiro cosmopolitismo é, por exemplo, comprar um jogador campeão do mundo e da Europa (em título) só pelo prazer de o sentar no banco uma época inteira tal como o Benfica fez com Joan Capdevila na temporada de 2011/2012.
Isto é que é ser chique, ser cosmopolita da cabeça aos pés, o não se deixar impressionar por títulos e honrarias estrangeiras. 
E a própria mãe do Capdevila, também de tão impressionada que ficou, nem abriu a boca, naturalmente.

NA especialidade da palermice, o topo do campeonato da semana passada ficou assim arrumado:
1.º lugar:
Dona Maria Carmen Casillas por ter dito «Oporto? Por Dios, no!», o que revela saloiice ou vistas estreitas. Para a mãe do guarda-redes, Madrid é o centro não da península ibérica mas do mundo inteiro.
2.º lugar:
Pinto da Costa por ter dito que «é bom prenúncio contratar um guarda-redes que já levantou uma Champions na Luz», o que revela saloiice ou vistas estreitas. Para o presidente do Oporto, é o Benfica o centro do mundo.
3.º lugar:
Paulo Gonçalves por ter dito que a mãe do Casillas lhe «encheu as medidas pela sua lucidez», o que revela saloiice ou vistas estreitas. Para o assessor jurídico do Benfica, o Porto, bem vistas as coisas, é que é o centro do mundo.
Foi muito difícil estabelecer esta classificação porque a competição entre todos foi ferocíssima.

O Sporting fez regressar João Pereira ao futebol português e aplicou-lhe uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Ao contrário do que diziam as más-línguas, aí está Jesus a apostar decididamente num produto da formação do Benfica, ainda que de forma tardia.
Em termos da aposta na formação, sabendo-se como a juventude é desperdiçada nos jovens, o importante nestas coisas é que quanto mais tarde se for jovem, enfim, melhor é.

ANTEVÊ-SE um campeonato e peras. Se o campeonato decorrer ao mesmo nível emocional do defeso bem pode a Europa colapsar que, em Portugal, só se vai falar de bola.
O Benfica quererá o tri. Está no seu legítimo direito, naturalmente. Parte altamente confiante na sua própria organização ao ponto de, praticamente, ter oferecido o seu treinador ao Sporting e o seu sub-capitão ao Porto. E tudo isto sem qualquer espécie de dramatismo.
Para recuperar a desaparecida mística o Porto foi buscar um jogador ao Benfica e para meter a equipa a jogar à bola o Sporting arrecadou Jorge Jesus.
O Benfica é um bi-campeão de mãos largas.
O mais incrível destas duas facilitadas deserções não é o ápice que o ex-treinador do Benfica demorou para atravessar a Segunda Circular. É o demoradíssimo tempo que Pinto da Costa demorou até, finalmente, conseguir pescar Maxi Pereira.
Oito anos!
Que grande incompetência.

NA semana passada, o jovem uruguaio Jonathan Rodriguez – que tão bem jogou na equipa B do Benfica por toda a segunda volta da última Liga de Honra – era dado como dispensável, trocável ou emprestável. 
Esta semana as notícias são diferentes. Jonathan Rodriguez vai ficar no Benfica.
Ainda bem. Trata-se de um jogador mais do que promissor e seria lamentável que o facto de ser compatriota do nosso ex-sub-capitão, motivasse qualquer tipo de preconceito ou mesmo a exclusão. 
Veremos como corre a próxima temporada a Jonathan Rodriguez e ao Benfica. E se o Benfica for campeão – oxalá! – já temos mais um uruguaio para, no próximo defeso, ir depositar uma camisola aos pés do nosso querido Santo Cono."

Leonor Pinhão, A Bola

Primeira triagem...

GR: Júlio César, P. Lopes e Ederson.
DC: Lisandro, Lindelof, Luisão e Jardel.
DL: Sílvio, Eliseu, Almeida, Semedo e Marçal.
M: Fejsa, Samaris, Cristante, Pizzi, Teixeira.
Ext: Gaitán, Ola John, Guedes, N. Santos e Carcela.
10: Djuricic, Taarabt, Guzzo, Talisca.
A: Lima, Jonas, Jonathan e N. Oliveira.

Foram hoje conhecidos os 30 convocados para a digressão à Americana, que inclui a International Champions Cup, e a Eusébio Cup que vai ser realizada em Monterrey no México.

Como referi ontem, era preciso começar a reduzir o plantel. Hoje ficámos a saber que o César, o Amorim, Pelé, o Mukhtar, o Murillo e o Derley não vão fazer parte do plantel...
Recordo que o Salvio vai ser operado pela 2.ª vez, tal como estava programado, completando mais uma fase da recuperação.
César: compreendo que o 4.º central seja um jogador da Formação, neste caso o Lindelof. A confirmar-se um empréstimo ao Flamengo, fico apreensivo. O César tem qualidades, é jovem, precisa de rodagem Europeia, foi notório o crescimento do jogador o ano passado...
Amorim: com tantos jogadores no meio-campo disponíveis, era espectável a saída do Rúben, ainda por cima quando as lesões voltaram a condicionar toda a época do Rúben... O plantel vai perder um dos seus grandes animadores!
Pelé: já era esperado o seu empréstimo, compreendo a ideia de contratar um jovem a custo zero com potencial, mas acho que o Pelé nunca irá fazer parte do plantel do Benfica!!!
Murillo: pelas imagens que vi da Venezuela ainda é muito brinca-na-areia, vai para o Tondela onde o Paneira lhe pode ensinar algumas coisas...!!!
Derley: acabou por ter poucas oportunidades o ano passado, mas sempre que foi chamado deu tudo... parece que vai para a Turquia.
Mukhtar: talvez a única semi-surpresa desta convocação. Tendo em conta a sua juventude e a sua qualidade, penso que esta foi a melhor decisão porque o Mukhtar precisa de jogar, e no Benfica ia ter sempre poucos minutos. Agora falta encontrar uma boa equipa, onde possa evoluir...
Rui Fonte: ainda está lesionado, mas irá provavelmente para Braga. Boa solução...
Bilal: provavelmente equipa B... Ainda não foi anunciado, mas parece que está garantido. Hoje alguns rumores indicam que o Benfica está à espera do 18.º aniversário do jovem holandês para poder assinar um contrato mais longo...
Hélder Costa: Mónaco.
Bebé: Rayo Vallecano.
Fariña: Lanús.
Steven: Philadelphia Union
Sidnei: provavelmente Corunha...
Frisenbichler: futuro desconhecido.
Diego Lopes: futuro desconhecido.
Candeias: futuro desconhecido.
Giani Rodriguez: Peñarol.
Rojas: Gimmasia de La Plata
San Martin: Central Español
Luís Filipe: Paysandu
Yannick Djaló: futuro desconhecido.
Harramiz: Farense.
Fábio Cardoso: Paços de Ferreira.
Jota: futuro desconhecido.
Lolo: futuro desconhecido.
Varela: Rampla Juniors
Rochinha: futuro desconhecido
Bruno Varela: futuro desconhecido
Kevin Oliveira: futuro desconhecido

Nos jogadores que foram convocados, destaque para a presença do Djuricic, do Guzzo e do Jonathan (só chegou das férias hoje, após a presença na Copa América). Pessoalmente, acho que tanto o Djuricic como o Talisca ainda podem sair, tal como o Guzzo (tem-se falado de um empréstimo ao União da Madeira treinado pelo Norton de Matos), assim como o Marçal caso seja contratado mais um Lateral (como eu espero!!!). Com a provável saída do Nico, também será necessário ir ao mercado buscar um Extremo... Outra dúvida é a permanência do Nelson Oliveira... o ano passado Lima e Jonas, ainda por cima sem Europa, foram praticamente totalistas, parece que a ideia é ter o Nelson e o Jonathan como alternativas, sendo que dependendo do esquema utilizado, jogadores com características de '10' podem ser alternativa para 2.ª avançado...

Herói tranquilo

"Não é fácil escrever sobre a arte a que não se conhecem os limites. Aimar acabou ontem, mas não acabou. Aimar é o maior futebolista sem ser o maior entre os maiores. Nunca precisou de o dizer, fê-lo perceber-se no campo, onde ganhou a admiração de todos os seus pares, em particular os '10' como ele, Riquelme, Rui Costa e Messi - que, embora seja jogador de outro tempo, nunca deixou de gabar um dos seus ídolos, do qual possui todas as camisolas. Apesar de ter sido um dos crânios do jogo, um definidor, o sangue argentino de El Mago não lhe permitiu furtar-se às grandes batalhas e enquanto o joelho lho permitiu foi uma delícia ver como conseguia conjugar as pinceladas que iam pintando o jogo com as estocadas que o decidiam. Fazer do Valencia o campeão de Espanha duas vezes é uma marca igual à dos que são tri, tetra ou pentacampeões com os gigantes da Europa. Aimar está na história como o herói tranquilo."

Bx

Nação encarnada deve acreditar

"O regresso dos treinos abertos ao público ao Seixal marcou o dia do Benfica. Mais de 3 mil pessoas rumaram à margem sul para ver os craques encarnados em acção, num dia que tinha tudo para ser de depressão por ver Maxi chegar à Invicta. Um bom spin da inteligência do clube acabou assim por marcar a agenda, transmitindo vivacidade em vez de acrescentar a transferência do subcapitão ao lote de perdas iniciado com a saída de Jorge Jesus para o rival de Alvalade.
Mas o estado depressivo em que se encontram alguns adeptos tem razão de ser?
Não. Entende-se, claro. Ver sair um treinador icónico como JJ para o Sporting e perder Maxi para o FC Porto só pode deixar marcas. Mas para isso serve a razão.
O Benfica poupa mais de 2 milhões de euros/época com a troca Jesus-Vitória. E o salário oferecido pelo FC Porto ao uruguaio é obsceno. Ficam leões e dragões mais próximos da vitória? Talvez. Mas está condenado o Benfica? Outra vez não.
O único jogador importante que saiu da Luz foi Maxi. Artur, Sulejmani e Benito não deixam saudades e a relação entre JJ e a estrutura do clube já não era a mesma. Não é à toa que o técnico não se sentia desejado. Melhor assim para todos.
Cabe agora a Rui Vitória provar ter mão para um clube grande. E a Vieira poupar, sim, mas sem comprometer os desafios desportivos do Benfica. Até agora apenas 8 milhões foram investidos. Mais do que o Sporting, mas pouco para quem gastava mais de 40 milhões por temporada. Encontrar o equilíbrio entre a poupança e a competitividade é o mais difícil ao bicampeão. Chegar ao 35.º título só será possível batendo um FC Porto fortíssimo e um novo leão. Mas não é impossível."


PS: Aqui está como os Lagartos vivem a pré-época!!! Para eles os Benfiquistas estão em depressão!!! É um facto, que nem merece discussão..!!!
Obrigado pela preocupação Bernardo, mas nós estamos a precisar de alento... Nós somos Bicampeões, vocês por outro lado...

Artur Moraes

"Há tempos, falei aqui da gratidão. Ou melhor, da ingratidão. Volto ao tema, mas agora pela positiva. Falando de Artur Moraes que terminou o seu contrato de 4 anos com o Benfica e vai para um modesto clube turco. Na Luz, passou por momentos empolgantes, sobretudo na 1.ª época (2011/12), com portentosas exibições, como a do play-off da Champions contra o Twente. Na 2.ª época, ficou marcado por um título perdido no fim dos fins, em que muitos tiveram responsabilidade, mas em que os olhares fulminantes de culpa se voltaram apenas para ele. Aliás, naquela altura, não se cuidou suficientemente de acompanhar o drama pessoal do homem que está sempre antes do futebolista.
Na 3.ª época, é substituído, a partir de uma lesão em Olhão, por um novato tão competente, quanto ultra ambicioso: Oblak. Sem um murmúrio de Artur. Vem a sua última época e volta a ser suplente do consagrado Júlio César, depois do golo consentido contra o Sporting, na Luz. Quase humilhante foi a correnteza de opiniões quando ele voltou à baliza por lesão de Júlio César. Na véspera do jogo de Alvalade, parecia que o SLB iria jogar apenas com 10. Mas ele soube ultrapassar esse handicap, com carácter, brio e competência.
Partiu para a Turquia. Agradecendo os seus tempos no Benfica. Sem azedume. Com gratidão. Jogar futebol não é só dar chutos ou defendê-los em jeito de contador monetário.
Prefiro um razoável jogador como Artur a um melhor jogador como Maxi Pereira. A este não nego categoria e não me esqueço do que foi no Benfica. Pena é que ele se esqueça de que foi o Benfica que o inventou. Na despedida, Artur foi Maxi e Pereira foi Mini."

Bagão Félix, in A Bola