Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de julho de 2015

As contratações da concorrência

"Esta pré-época está ao rubro. A verdade é que muitos dos nomes sonantes que se anunciam têm sido de facto contratações neste defeso. Ao contrário de outros anos, este verão tem havido fumo e fogo. Com a overdose de vitórias do Benfica, a concorrência resolveu empenhar o que pode (e nalguns casos não pode) para não ver tanta festa encarnada repetida. É muito bom para a competição que assim seja. Corro o risco de me enganar redondamente mas parece haver mais critério naquilo que vi do Sporting do que no FC Porto. Habitualmente, é ao contrário e costuma ser o FC Porto muito mais assertivo e competente. Neste defeso, os azuis e brancos parecem, por agora, fazer as contratações mais para vender camisolas e internacionalizar a marca do que melhorar a equipa. Pelo contrário, para os lados de Alvalade, vejo tiros que parecem mais certeiros. Em resumo: mesmo com galhardetes do Benfica no quarto, não julgo ser Iker Casillas em nada melhor que Helton. Pelo contrário, cheira-me que num campeonato como o nosso Bryan Ruiz pode ser de extrema utilidade. Sempre me dirão que o Sporting tem que salvar Agosto para não perder a época e Benfica e FC Porto têm algum tempo mais. Até dia 31 de Agosto tudo pode mudar a velocidade vertiginosa, aquela que hoje parece ser a realidade pode não ser mais que uma quimera no fim de Agosto. Resta ao Benfica fazer uma equipa à altura e vencer outra vez.
Depois de lido o sorteio realizado no Algarve, vemos que há todas as condições de entrar consistentemente a vencer, rumo ao 35.º. Começamos na Luz campeões e o objectivo é acabar na Luz contra o Nacional a festejar mais um título nacional. Este ano, a serenidade do Benfica parece competente, e por isso a tranquilidade dos adeptos é justificada, mesmo que como se compreende haja ansiedade pelas novidades."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem abanar

"Foi muito pouco que mudou no Benfica nos últimos meses, mesmo perante a surpresa inicial da 'traição' feita por Jorge Jesus. A pré-temporada segue como estava previsto - Rui Vitória parece perfeitamente enquadrado com as ideias da SAD para o futebol; a grande maioria dos jogadores continua de águia ao peito; Luís Filipe Vieira mantém em linha recta aquilo que tinha planeado para este defeso. E isso passava também por uma venda avultada com um produto 'made in' Seixal. A Ivan Cavaleiro, já antes considerado como uma das pérolas da formação, faltou espaço para evoluir ao mais alto nível na Luz. Foi pelo trabalho que desenvolveu e protagonizou na Liga espanhola que o extremo conseguiu a mudança para França, possibilitando novo encaixe milionário nos cofres das águias. Bernardo Silva será o jogador que mais custa aos adeptos do clube terem visto partir. Mas até por ele, na altura pouco mais do que um jovem desconhecido, a SAD fez um reforço financeiro gigante. Era isso ou ter ficado na Luz sem jogar."

Vanda Cipriano, in Record

SLB - Clube empresa

"Com a melhor temporada desportiva a nível nacional da história do SLB quase a terminar e 2015/16 a nascer, o destaque vai, esta semana, para os planos associativo e empresarial, com a organização do evento dedicado às Casas do Benfica e Escola das Modalidades e o anúncio da compra, pela BTV, dos direitos de transmissão televisiva das ligas italiana e francesa.
O evento das Casas oferece visibilidade a um eixo importante da vida associativa do nosso clube, cuja acção se repercute em vários níveis, notabilizando-se, sobretudo, em se constituírem como polos de fixação clubista. O Mundial de Sueca envolve a participação de milhares de Benfiquistas por todo o Mundo, que têm, deste modo, mais uma razão para frequentarem estes espaços de Benfiquismo. O mesmo se aplica ao Torneio de Futsal.
A Escola de Modalidades fez, este ano, parte deste evento, tendo sido dado um passo importante neste projecto, que se poderá tornar, no futuro, num meio privilegiado de captação de novos talentos espalhados pelo país, à semelhança das Escolas Geração Benfica.
Finalmente a BTV, a confirmar a sua postura agressiva no mercado televisivo, demonstrando a capacidade de realização do SLB e o poder da sua marca e caminhando paulatinamente rumo à sua afirmação enquanto agente relevante neste sector, com os benefícios económicos que daí advêm e, consequentemente, a superior capacidade de investimento no futebol.
Este é o maior desafio que, no presente, se coloca aos dirigentes e aos profissionais do SLB, um clube cuja dimensão enorme exige uma visão empresarial, sem que esta coloque em causa o seu carácter associativo. Não é fácil, mas creio estarmos no caminho certo."

João Tomaz, in O Benfica

Vieira vs. Bruno

"Tenho alertado todos os meus amigos e adeptos que o Benfica está, ao contrário do que muitos possam pensar, a fazer o caminho certo. O que se tem ouvido é de bradar aos céus: Bruno de Carvalho está a impor o domínio no futebol português, o Sporting está a juntar os melhores talentos técnicos e desportivos, o espaço mediático está rendido ao clube verde e branco com a chegada de Jorge Jesus, etc. Tudo inconcebíveis disparates que nos obrigam a serenar os ânimos e olhar com racionalidade para a época de defeso que temos diante dos nossos olhos. Tudo no Sporting é espalhafato, novos treinadores, despedimentos sensacionais, afastamentos camuflados mas amplamente noticiados (caso de Inácio), novos pavilhões, auditorias disto e daquilo, parece um verdadeiro circo que tomou conta de algumas televisões e jornais.
Luís Filipe Vieira, por sua vez, nótula de experiente gestor, está a concluir uma verdadeira revolução silenciosa no Benfica: a capacidade de manter uma estrutura unida e coesa independentemente do nome concreto de jogadores ou equipa técnica. A marca do Benfica neste momento é a de uma gigantesca e sólida estrutura sem igual no panorama português, com uma ligação aos sócios impossível noutras instituições, e um caminho feito o mais possível longe dos jornais e de nomes sensacionais. Vieira sabe que é a estrutura do Benfica - que ele laboriosamente construiu ao longo dos últimos 11 anos - que ditará o sucesso das próximas épocas. Não gosto, entenda-se, de conferir protagonismo aos adversários, mas arrisco dizer que o próximo campeonato vai ser muito mais do que disputa de bola e golos. Vai ser o modelo consolidado de Vieira contra o castelo de cartas espalhafatoso de Bruno de Carvalho. A vitória, claro, todos sabem a quem caberá."

André Ventura, in O Benfica

Triste figura

"Apenas 40 dias decorrem entre duas imagens fortes. Primeiro, vê-se uma criatura, aos saltos, no relvado da Luz, acompanhando os cânticos dos adeptos do Benfica, na comemoração de um título. Depois, a mesma criatura, aos saltos, no relvado de Alvalade, acompanhando os cânticos dos adeptos do Sporting, como novo membro da tribo.
Benfica e Sporting são rivais há mais de um século. Em apenas 40 dias, salta-se num lado, salta-se no outro, e salta-se de um lado para o outro, como se a história não existisse, e como se não fosse a história, e a paixão do povo, a permitir que um simples treinador de futebol possa hoje auferir quatro, ou cinco, ou seis milhões de euros por ano.
Chamem-me romântico, chamem-me ingénuo, chamem-me até retrógrado. Mas este não é o futebol de que aprendi a gostar – no qual havia algum pudor, e uns quantos zeros não legitimavam todo o tipo de comportamento. O futebol resume-se à emoção, e quem dele pretender retirar essa componente, corre o risco de lá não deixar nada.
Cresci a chorar pelo Benfica. E a respeitar, também, quem chorava por outros emblemas. Não aprecio cristãos novos, e muito menos traições.
Não embarco no discurso da gratidão. Nós, que pagamos quotas, cativos, bilhetes, deslocações, e ainda compramos camisolas e cachecóis, que apanhamos chuva, sol e trânsito, para nos sentarmos no nosso lugar a sofrer pelo clube que amamos, nunca seremos devedores de nada, neste meio que se vai tornando cada vez mais indiferenciado e obscuro.
Os que nele ganham milhões, esses sim, devem a todos nós o estatuto de que desfrutam. E devem-nos, sobretudo, respeito."

Luís Fialho, in O Benfica

Eles que venham!

"A equipa de Futebol já está a trabalhar. As novas contratações estão no processo de adaptação, os mais antigos do plantel mostram a casa aos membros mais recentes, a equipa técnica recorda os cantos da casa. Um dos rivais directos tem o homem-forte da sua SAD envolvido em mais um esquema com a justiça (nada de novo a Norte), o outro adversário continua no mundo da fantasia e sem conseguir contratar nenhum jogador que valha a pena mencionar. Vocês querem ver que o super-empresário fechou a posta ao mestre da táctica?...
Nós por cá, tudo bem, obrigado. No dia 19 de Julho, em Toronto, começamos a lutar pela conquista da Champions Cup com o PSG. Seguem-se Fiorentina (olha, olha... o Paulo Sousa) e o NY Red Bulls. A 29 de Julho, lá estará o SL Benfica no México para defrontar o America, onde irá permanecer até 2 de Agosto para estreia da Eusébio Cup fora de casa, com o Monterrey (é também a inauguração do estádio do clube que o Pantera Negra representou).
Só depois disso o Bicampeão Nacional regressa a casa para preparar o primeiro jogo oficial da época. Depois de jogar com o campeão francês, virá o quarto classificado italiano, o sexto da conferência Este norte-americana, o vencedor da Liga dos Campeões da CONCACAF e o semifinalista da Taça do México. Tudo isto até à Supertaça, a 9 de Agosto no estádio do Algarve. Teoricamente será a partida mais fácil. Afinal, estamos a falar de um clube que conquistou o último campeonato há 13 épocas e que, até ao mês passado, não vencia qualquer troféu há sete anos. Sim, tem um treinador novo, mas com a cabeça no cepo em caso de derrota com o maior clube português de todos os tempos. Tranquilos, caros consócios."

Ricardo Santos, in O Benfica