Últimas indefectivações

sábado, 11 de setembro de 2021

Vermelhão: Descomplicar, o que estava difícil...!!!

Santa Clara 0 - 5 Benfica


Primeira parte complicada, com o adversário a fazer muita pressão e o Benfica com muitas dificuldades em construir jogo... mas após o intervalo, já com 0-1 a nosso favor, os golos não pararam... Houve, como é óbvio, muita eficácia, mas também houve competência, na forma como evitámos sofrer golos na nossa pior fase, e depois soubemos ser 'directos', mesmo sem grande 'posse' em zonas avançadas, conseguimos chegar aos 5 golos!!!

Foram duas semanas muito complicadas, com muitos jogadores nas selecções, com muitas viagens pelo meio... enquanto o Santa Clara, teve duas semanas tranquilas a preparar esta partida, recuperando do esforço e dos impedimentos da 1.ª fase da temporada, com as pré-eliminatórias da Liga Conferência pelo meio!

E talvez por isso, os açorianos tentaram dar muita intensidade ao jogo, com uma pressão 'à maluca', com diversos abalroamentos e faltas sucessivas, com um relvado em mau estado, principalmente na zona central, que impediu o Benfica construir jogo pelo meio, com passes curtos junto à relva (não me admirava que fosse premeditado...!!!), e ainda por cima, com um aguaceiro quando as equipas estavam a entrar em campo, que provocou muitas escorregadelas em momentos inoportunos!

O Darwin foi eleito MVP, mas para mim, o Grimaldo foi mais decisivo, com as assistências... Bem a defesa, excepto nos Cantos, onde 'quase' perdemos várias bolas pelo ar!!! O João Mário, foi 'travado' essencialmente pelo relvado... Boa entrada do Rafa, com um golão pelo meio...!!! Uma nota para o Pinho, que na primeira oportunidade não desperdiçou e pouco depois acabou por ser o sacrificado pelo treinador, para dar maior equilíbrio à equipa...!!!

Mas pela amostra do pós-jogo, o lance que vai marcar as discussões, vai ser o Amarelo ao Odysseas! O Ody sai da área, chuta a bola, não acerta em cheio, e assim a bola vai para o lado, e é a bola que acerta no avançado do Santa Clara, que na sequência choca com o Odysseas!!! Conclusão, para os expert's do costume: Amarelo que devia ter sido Vermelho ao nosso guarda-redes!!!
Inacreditável os 3 minutos que levou o VAR a validar o 1.º golo do Benfica, verdadeiramente vergonhoso!!!

Agora é preparar a estreia da Champions, com todos (excepto o Veríssimo, castigado!). Hoje ficaram de fora: Otamendi, Radonjic, Ramos...
O Dínamo é uma boa equipa, com 5 jogadores na base da selecção da Ucrânia, não são excepcionalmente criativos, mas são consistentes, o Roman poderá dar algumas indicações, mas para as nossas aspirações nesta fase de grupos é fundamental vencer em Kiev... e o Benfica deste ano, com a consistência defensiva que tem apresentado, dá-nos esperança! Vamos ver se sem o Veríssimo, a 'coisa' é igual!!!

Derrota... temos que fazer melhor!

Corruptos 29 - 24 Benfica
(10-12)

Péssima 2.ª parte, até começamos bem, mas... Temos plantel para aguentar o jogo todo, é obrigatório melhorar!!!
Podíamos ter começado a época com um troféu, até porque suspeito que amanhã na Final os Corruptos vão vencer!

No início da semana, mais um daqueles sorteios típicos do Benfica: o adversário mais complicado que podia nos ter saído, acabou mesmo por sair... e assim, vamos a Alemanha!

Falar Benfica #27

Ama o Benfica e nada te faltará !!!

Vencer nos Açores


""Sabemos que, como sempre, será um jogo difícil nos Açores", começou por reconhecer Jorge Jesus na antevisão à partida com o Santa Clara, com início marcado para hoje, às 18 horas continentais, em São Miguel.
O nosso adversário desta tarde vem de uma temporada em que teve o melhor desempenho da sua história no Campeonato, alcançando a sexta posição. Na presente época tem apresentado índices competitivos altos, em que se destacam a passagem em duas eliminatórias da Liga Conferência e o apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga, além de ter somado quatro vitórias e um empate nos cinco desafios disputados na condição de visitado.
É, por isso, com redobrada atenção que a nossa equipa preparou este difícil embate, de forma a reentrar na Liga, após paragem para os compromissos das seleções, na senda do pleno de triunfos conseguido nas quatro jornadas iniciais.
"Preparámos muito bem [a partida], com metodologias diferenciadas, durante estas duas semanas de interregno. É um jogo difícil, mas também o encaramos com a confiança necessária para trazermos de lá os três pontos", afirmou Jorge Jesus, acrescentando que "é um jogo de exigência máxima".
Independentemente das circunstâncias, a nossa equipa está focada unicamente em vencer. Trazer os três pontos dos Açores é o objetivo.
Vamos, Benfica!"

Zeros!

Benfica B 0 - 0 Sp. Covilhã


Jogo muito equilibrado, com poucas oportunidades durante grande parte da partida, com o cansaço (muito calor) o jogo ficou mais partido, e no final, várias boas ocasiões de golo, para os dois lados, mas os avançados foram perdulários... o nosso Henrique, e o ex-nosso Almeida do outro lado, 'garantiram' o zero-a-zero!!!

Após o fecho do mercado, ficámos claramente mais fracos... Estas paragens para as selecções também não ajudam a nossa equipa B, porque muitos jogadores representam as selecções nacionais em vários escalões, são quase duas semanas a trabalhar sem metade do plantel! Hoje, ainda tivemos o regresso de alguns jogadores que recuperaram recentemente do Covid...

Destaco a segurança do Samuel Soares no jogo áreo, raro em guarda-redes portugueses; o facto de mais uma vez, um dos nossos Centrais ter sido substituído por lesão; excelente entrada do João Neto, muita capacidade de drible...

Na Terça vamos jogar em Kiev na Youth League, vários jogadores aqui presentes, podem ser opção para o jogo! Tendo em conta o nível dos nossos adversários nesta competição, para mim, todos os jogadores com idade 'legal', deveriam jogar na Ucrânia...

A Viagem...

Teaser #11: 300 dias...

Primeiros pontos...

B Sad 0 - 1 Benfica


Com tantos campos relvados neste país, não compreendo como se continua a disputar este tipo de jogos em mini-sintéticos!!!
O jogo foi fraquinho, valeu pelos 3 pontos, depois da injusta derrota na 1.ª jornada...
Destaque para a titularidade do Ronaldo, que tem jogado pouco na B, e precisa de minutos!

A base da equipa que irá disputar a UEFA Youth League, será esta! Contra 3 canteras, famosas pela sua formação, não será fácil, mas se quisermos fazer boa figura, temos que melhorar...

300 Dias (2)


"Recupero o tema porque, exibidos sete episódios no momento em que escrevo, justificam-se (pelo menos) duas considerações.
Desde logo a constatação da extraordinária qualidade da série, ao nível das melhores produções internacionais. Agarra ao ecrã, é inovadora, bem escrita e muitíssimo interessante dos pontos de vista humano, futebolístico e benfiquista. Uma verdadeira pedrada no charco que muitos fazem da comunicação no futebol português.
O que me leva ao segundo ponto. Até agora (terça-feira), uma das minhas expectativas tem sido defraudadas. Há anos e anos que, ciclicamente, oiço e leio responsáveis da comunicação social desportiva clamarem por mais conteúdo e menos barulho por parte dos clubes.
Porém, não sei exactamente o que me levou a esperar destes gratidão e elogios ao Benfica pelas portas do balneário abertas e pelo protagonismo dado a quem é, de facto, protagonista.
Afinal, são eles quem sempre tiveram o poder de decidir o que realçar no quotidiano futebolístico português, optando invariavelmente por temas laterais e alimentando assim uma polémica permanente em nome duma fórmula supostamente vencedora nas vendas.
Não estão distraídos, pois há referências mínimas diárias e pormenores de cada episódio. E é estranho! Eles deveriam ser os primeiros, por interesse próprio caso tenham criatividade e vontade de aproveitar a onda, a estimular este posicionamento da comunicação do Benfica, que nem sequer é novo, apesar de pouco referido, uma vez que desde o lançamento do BPlay que se sucedem os conteúdos até há uns anos inimagináveis.
Esta série, reitero, notável, trata-se somente do pináculo duma política comunicacional merecedora dos maiores encómios. E são os adeptos quem ganha com isso. Parabéns!"

João Tomaz, in O Benfica

Aposta merecida


"As modalidades do Sport Lisboa e Benfica, nas mulheres e nos homens, prometem. A aposta que está a ser feita na manutenção dos bons valores e na contratação de novos talentos está a ser digna de nota nesta pré-época. A isso juntam-se mudanças nas equipas técnicas (basquetebol, hóquei em patins e futsal masculinos, por exemplo), sempre com o mesmo objectivo: conquistar títulos.
A equipa de voleibol feminino é uma das mais reforçadas, depois de uma temporada brilhante no regresso à divisão principal. Alice Clemente (18 anos, ex-Fátima) e Fernanda Silva (34 anos, ex-Leixões) são dois bons exemplos de como se deve construir uma equipa vencedora - com juventude e experiência e, em ambos os casos, com uma dose de qualidade bem acima da média. Ainda no setor feminino, destaque para a poste mexicana Myriam Lara-Ackerman (27 anos, ex-Guifões), que se junta agora às campeões nacionais em título. E o que dizer do futsal? Depois da saída de Fifó e Janice para Itália, os profetas da desgraça nem tiveram tempo de chorar. Adriana Mendes e Angélica Alves, ambas com 22 anos e provenientes de Novasemente e Quinta dos Lombos, vão mostrar rapidamente o seu valor numa das equipas mais tituladas do Clube.
Nos homens, o basquetebol foi alvo de uma revolução. Norberto Alves assumiu o comando técnico e há novas caras no assalto a um título há muito merecido. Makran Ben Romdhane é tunisino, tem 32 anos, foi campeão de África pelo seu país e eleito o melhor jogador desse torneio; Travis Munnings (26 anos, ex-Oliveirense) é das Baamas e já sabe ao que vem: ganhar. No futsal, o novo treinador (José Méndez 'Pulpis') tem a matéria-prima da época passada para mostrar ainda mais qualidade, e cá estaremos para apoiar a modalidade. No hóquei em patins, destaque para as contratações de Poka, Pol Manrubia e Pablo Álvarez para lá da chegada de novo treinador: Nuno Resende, depois de seis anos a orientar equipas italianas.
Claro que ainda há muitas mudanças, entradas e saídas, me várias modalidades e nos dois géneros, mas para já os sinais são bastante positivos. Faltamos nós, nas bancadas dos nossos pavilhões e um pouco por todo o país. Cada um a fazer o seu papel."

Ricardo Santos, in O Benfica

Samaris, o Deus do Compromisso


"Depois do desastre em 2004, nunca pensei conseguir sorrir quando se fala em Grécia. Tudo mudou. Falar neste povo maravilhoso só pode ser num tom carinhoso. A mitologia grega existe há milhares de anos, mas os deuses mais importantes foram promovidos a divindade já em pleno século XXI: Konstantinos Mitroglou e Andreas Samaris. Já se falou imenso sobre o naming do Estádio da Luz e estou convencido de que qualquer dia vem uma proposta de Atenas para que o nome da Catedral passe a ser Olimpo. Já escrevi sobre o Mitroglou quando Ele saiu, desta vez, despedimo-nos do Samaris. Que craque! Que classe! Que saudades! Não sou homem de chorar a cortar cebola, mas falar do Samaris no passado é capaz de me fazer verter uma lágrima. Só de me lembrar daquele corte no Dragão parece que vejo a vida a passar à frente e um anjo aparece para me salvar. E aquele golaço ao Moreirense do meio da rua para fazer o 2-1 em 2015? A minha mãe faz de tudo para me ver feliz desde que nasci e nunca me levou a um nível de êxtase como O grego naquele dia. Será que gosta assim tanto de mim? Foi mesmo ali à minha frente. Nesse dia assisti ao jogo em pleno raelvado, atrás da baliza grande ao lado do grande João Martins, e a única instrução que recebi era para não me manifestar se houvesse golos - não consegui cumpri. E aquele raspanete ao Coentrão? A minha avó não teria feito melhor.
O Samaris chegou, ajudou a levar-nos ao tetra, viveu os desaires como um adepto e representou os benfiquistas com a paixão ao nível máximo. Fala português como se cá tivesse nascido, e agora, que tem mais tempo livre, sei que o meu lugar aqui no jornal ficou em perigo: a qualquer momento posso ser substituído pelo Samaris."

Pedro Soares, in O Benfica

As estrelas da equipa


"Quando Pizzi recargou, com sucesso, uma grande penalidade aos 91 minutos de uma partida com o Moreirense, evitando assim uma constrangedora derrota, ninguém imaginava o que se passaria a seguir.
Estávamos em 2 de Março de 2020, e nessa noite de segunda-feira deslocaram-se à Luz mais de 40 mil pessoas. Embora já então se falasse de um novo coronavírus, duvido de que alguma delas fosse capaz de apostar que não poderia voltar tão cedo.
Veio uma pausa total, e depois um resto de temporada deprimente, com bancadas vazias e os jogadores sem a força que se habituaram a ter das multidões que os empurravam semanalmente para as vitórias. Seguiu-se outra temporada, e a mesma desolação. Sem os benfiquistas presentes, o Benfica não era o mesmo.
Não por acaso, coincidiu o regresso do público aos estádios com o regresso da nossa equipa ao bom futebol e aos sucessos. Apurámo-nos de forma empolgante para a fase de grupos da Liga dos Campeões e somos líderes isolados do campeonato nacional.
No último fim-de-semana, também o pavilhão voltou a ter público. E foi comovente como as equipas de basquetebol e hóquei reagiram à presença dos adeptos, realizando grandes exibições contra os espanhóis do Obradoiro e do Liceo da Corunha, respectivamente.
A pandemia reforçou a ideia de quão difícil é prever o futuro. Mas deixou também claro que há um Benfica (empolgante, magistral, glorioso) com adeptos nas bancadas, e outro Benfica (triste, hesitante, cinzento) sem eles. Ficou evidente que somos nós, os benfiquistas, a verdadeira 'estrela' das nossas equipas. Connosco nas bancadas, tudo é diferente."

Luís Fialho, in O Benfica

Bancadolândia


"Alta velocidade. É um assunto que habita a agenda político-económica, inspira dissertações, projetos e estimativas de desenvolvimento da ferrovia nacional e das conexões na malha europeia dos transportes para se estabelecer alternativas na circulação, diferentes soluções de rápida mobilidade. Lá chegaremos, decerto, um dia, haja capital e convergência de vontades entre os decisores.
Virando agulhas para o futebol, onde outros 'comboios' mexem connosco, 'alta velocidade' é o que ressalta no balanço das últimas operações do Benfica no mercado de transferências de verão, concretamente na coluna que diz respeito às entradas no plantel. Nas derradeiras adições, Nemanja Radonjic e Valentino Lazaro, podemos ler em simultâneo uma expressão de desejo e uma promessa.
O naipe de potenciais agitadores, ou de elementos com capacidade para acelerar o jogo e do provocar e aproveitar fendas nas linhas defensivas adversárias, cresceu.
Na década e meia que está para trás, 'aceleras' como Di Maria, Salvio, Markovic e Renato Sanches impressionaram e, cada um no seu período, tiveram impacto no rendimento e nos sucessos da equipa, fazendo valer características diferenciadas num desporto onde cada vez mais velocidade é golo (e dinheiro).
E, claro, não nos esqueçamos do contemporâneo Rafa, um supersónico que desequilibra com atributos únicos, mas que, podemos subentendê-lo ou presumi-lo, 'ganhou aliados' no núcleo dos velocistas (pelos corredores laterais) com as incorporações de Nemanja e Valentino. Nada é casuístico: a velocidade e a intensidade são distintivos dos vencedores.
A quem contempla da bancada, estas duas contratações diversificadoras anunciam momentos eruptivos de adrenalina, aqueles clássicos bruaás que se soltam instintivamente quando, no relvado, um jogador dos nossos dá um esticão no jogo, transporta a bola e desequilibra a alta velocidade, e depois ainda tem estofo para repetir a ação cinco, dez, quinze vezes em 90 minutos, levando-nos com ele nessas incursões. Faz todo, mas todo o sentido mesmo, agora que o melhor do Benfica está de volta aos estádios."

João Sanches, in O Benfica

Dupla vencedora


"Foi com enorme orgulho que assisti, graças à nossa infalível BTV, ao regresso à competição das modalidades de pavilhão. Confesso que já tinha saudades da magia dos nossos atletas, da mestria dos nossos treinadores e, sobretudo, do entusiasmo dos nossos adeptos. A justíssima homenagem a Valter Neves, no jogo de apresentação na equipa de hóquei em patins masculina, foi um momento épico. Valter Neves está imortalizado no Pavilhão Fidelidade, tal como Carlos Lisboa. São estes os nossos símbolos e a missão que espera ambos é ciclópica. Carlos Lisboa e Valter Neves representam o melhor do SL Benfica. Ambos serviram o Clube com dedicação e entrega exemplares. De ambos esperamos que indiquem o caminho para os êxitos do presente e do futuro. Com eles ao leme sabemos que estaremos mais perto de voltar a ganhar e de reconquistar a hegemonia do desporto nacional. Carlos Lisboa regressa à direcção das modalidades, cargo que já desempenhou com competência, e Valter Neves já está a exercer as funções de team manager do hóquei em patins. Duas missões bem complexas, mas desafiantes para estes campeões. O forte investimento que a Direcção do SL Benfica fez ao andebol, no basquetebol, no futsal, no hóquei em patins e no voleibol, quer nas equipas masculinas, quer nas equipas femininas, prova a excelência da gestão e da visão de quem dirige o Clube. A arrojada política desportiva encetada pelo presidente Luís Filipe Vieira, desde 2003, mantém-se, e isso é um claro sinal da inteligência e da sensibilidade de Rui Costa. Quando mutos esperavam que o novo presidente olhasse apenas para o futebol, aqui está a resposta - o ecletismo é para manter e, se possível, reforçar. Todos sonhamos com um Benfica vitorioso e ambicioso, mas sempre com os pés no chão."

Pedro Guerra, in O Benfica