Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Os Manducas

"O nosso Manduca só teve de esperar quatro anos até poder responder convenientemente a Pinto da Costa


EM 2007, o presidente do FC Porto lá foi dar mais uma grande entrevista à SIC e, sempre a pensar no Benfas como é seu apanágio, explicou ao país a receita do seu sucesso.

-Nós no Porto não andamos a comprar Manducas - disse com aquela autoridade papal que, por sinal, nem todos lhe reconhecem.

O nosso Manduca só teve de esperar quatro anos até lhe poder responder convenientemente.

E é caso para se dizer, Manduca, com a sua ironia do costume...


QUE estranho caso o de Hulk. Não pela tinta no cabelo que isso é coisa que não risca nada. Mas pelo destrambelhamento com que se apresenta em campo, a discutir com tudo e com todos que nem o João Pereira, a dar ordens aos colegas que nem o Messi, a assumir sobre os seus ombros bem largos o manto de honrarias e de responsabilidade com que Pinto da Costa o fez Cavaleiro da Causa quando afirmou, num púlpito qualquer, que o único elemento indispensável da equipa de Villas Boas era, nem mais nem menos, do que o próprio Hulk.

Pinto da Costa, embargado, falava depois do abandono de Villas Boas e quando toda a gente falava no interesse de clubes poderosamente mais económicos nos serviços de jogadores como Guarín, João Moutinho, Fernando, Rolando e Falcao, que acabaria por se transferir para o Atlético de Madrid onde se deve chatear de morte.

O presidente do FC Porto foi muito claro ao tranquilizar os adeptos. Podem ir-se todos embora, menos o Hulk.

Vendo, pela televisão, o jogo de Nicósia entre o Apoel e o FC Porto, e as pálidas movimentações em campo dos jogadores campeões nacionais, concluímos que foi isso mesmo que se passou.

Foram-se mesmo todos embora. E só ficou o Hulk. E so o Hulk não chega.


UM tanto ingenuamente, andam muitos benfiquistas contentes com a hipótese do FC Porto não se qualificar para os oitavos-de-final dos Campeões. As rivalidades são assim mesmo. Não se respeita a Pátria, não se respeita o desportivismo, não se respeita nada a não ser a vontade de gozar com os amigos, com os colegas e com os familiares adeptos do clube adversário, em paga por tudo o que já gozaram connosco.

É por esta razão que andam benfiquistas contentes com a carreira do FC Porto na actual fase de grupos da Liga dos Campeões. Pois fazem muito mal se souberem pensar à distância.

Se o FC Porto não se classificar nos dois primeiros lugares do seu grupo, classificando-se no terceiro posto tem acesso directo à Liga Europa, de que é detentor, uma prova que parece ser feita à medida dos clubes da meia-tabela europeia. Recorde-se que no ano passado os finalistas até foram os dois clubes portugueses, para grande desmaio do Michel Platini, e mesmo o Benfica, a viver um final de época horrível, conseguiu ser semi-finalista dessa Liga Europa.

Ou seja, se o FC Porto for parar à Liga Europa arrisca-se a ganhá-la pela segunda vez consecutiva. E então é isto que os benfiquistas querem? Não seria melhor vermos o FC Porto qualificado para os oitavos-de-final, com o seu treinador longe de focos agressivos de opinião, podendo-lhe sair na fase seguinte um Chelsea, de Villas Boas que faria, assim, ao Porto um regresso ainda mais espectacular do que o do Coliseu?

Pensem bem benfiquistas, pensem bem no que é melhor e deixem-se de festejos indignos pelos azares de terceiros.


GOSTO muito da cidade de Guimarães e não me refiro apenas ao centro histórico, mas a toda a cidade que é uma beleza com pontos de equilíbrio raros no desenho e na arquitectura das nossas urbes. E também gosto do Vitória de Guimarães. E do Rui Vitória também gosto porque fala a sério.

Fiquei, por isso, contente com os 3 pontos que o Vitória somou contra o Rio Ave, embora também goste do Rio Ave por causa do João Tomás e não é preciso dizer mais nada.

Do Carlos Xistra, com franqueza, já não gosto assim tanto. Não me refiro à pessoa, que não conheço, e que bem pode ser admirável. Mas como árbitro, aceite-se que não gosto do Carlos Xistra. Mesmo que um erro seu tenha oferecido a vitória ao Vitória de quem gosto o bastante para me alegrar com os seus sucessos mas de quem não gosto o suficiente para me impedir de registar a arte de Xistra no momento da alegre decisão.


EM declarações a uma agência de informação iraniana, Carlos Queiroz anunciou que vai votar em Lionel Messi para o Bola de Ouro de 2011. Trata-se do prémio que consagra o melhor jogador do ano e tem um grande valor simbólico porque é patrocinado pela FIFA e é atribuído por escrutínio das opiniões dos melhores treinadores do mundo. Queiroz é um deles e por isso é chamado a votar.

Na minha modesta opinião, votou bem porque Lionel Messi não só é o melhor jogador do mundo como este ano ainda caprichou ser o melhor jogador do mundo e dos arredores só para irritar Cristiano Ronaldo que leva estas coisas muito a peito.

Se, em vez de ser o seleccionador do Irão, Carlos Queiroz ainda fosse o seleccionador português também votaria, com certeza, em Messi ainda que por tal arrojo de personalidade tivesse de pagar bem caro o preço de ter ofendido Cristiano Ronaldo e 9 milhões de portugueses.

Ou não?


ESTAMOS em Novembro, este mês há derby! Nas cidades, nos campos, nos escritórios, nas fábricas, nos cafés e nas barbearias os dois valorosos campos já andam em despiques retóricos da mais alta intensidade.

-O Domingos não vai pôr o Rinaudo em Leiria para termos a certeza de que pode jogar contra vocês!

-Mas porquê?

-Porque já tem quatro cartões amarelos cirúrgicos para levar mais um em Leiria e não poder jogar com vocês.

-E faz-vos assim tanta falta o Rinaudo?

-O Rinaudo é apenas o melhor argentino de todos os tempos!

-Achas, portanto, que é o Benfica que está por trás desses quatro cartões amarelos ao Rinaudo?

-Evidentemente que está. Isto está a ser preparado há muito tempo para o Rinaudo não jogar contra vocês.

-Mas sabes que o Rinaudo na sua penúltima época no Ginásio de La Plata levou 11 amarelos e na última época levou 13 cartões amarelo=

-Não sei nem me interessa.

-Ah, pronto, está bem.

E até 26 de Novembro as respectivas retóricas não vão sossegar.


O jovem Luís Martins tem razões para estar satisfeito. Estreou-se num jogo da Liga dos Campeões e quando foi substituído o resultado era de um a zero a favor do Benfica. Assim que Luís Martins desapareceu no túnel e Miguel Vítor ocupou a sua posição, o Benfica sofreu imediatamente um golo e a partir daí, francamente, produziu uma exibição quase confrangedora.

Nem sei o que pareciam os jogadores do Benfica em campo. Talvez onze Manducas, mas daqueles Manducas a que Pinto da Costa se referia com desdém, em tempos passados, não aquele Manduca que na terça-feira beneficiou da pressa toda com que Hulk quis repor a bola em jogo depois de ter empatado, de penaltie, acabando por conceder ao jogo o tempo extra suficiente para o Manduca-bom ter assinado o golo da vitória do Apoel.

Ontem, em largos períodos do jogo, o Benfica, salvo honrosas excepções, esteve entregue a um conjunto de Manducas-maus. Aimar, por exemplo, que é um príncipe a jogar à bola, passou o tempo todo em quezílias com os adversários ao ponto de irritar o árbitro que, ao cabo de tantas, lhe deu um merecedíssimo cartão amarelo.

O árbitro esteve mal em muitas ocasiões, é verdade, ficou até por assinalar uma grande penalidade a favor do Benfica, mas o Benfica pôs-se muito a jeito para sofrer o dissabor que acabou por penar.

Uma coisa é certa: o nosso Jorge Jesus fez-nos muita falta."


Leonor Pinhão, in A Bola

Cantos do Benfica

"Há um ano o Benfica perdeu alguns jogos jogando bem; este ano já conseguiu algumas vitórias jogando mal.

Há uma razão para isso: a mudança de guarda-redes. Mas não é tudo. Jorge Jesus confidenciou a alguém que iria ser mais cauteloso este ano, e a equipa tem sido de facto mais cínica e mais calculista.

Mas há várias coisas a funcionar mal. As alas não correspondem. Emerson e Gaitán nunca se entendem – o mesmo sucedendo com Maxi e Bruno César. Julgo, aliás, que Emerson não tem lugar no Benfica. Quando apanha um extremo rápido é permeável a defender, e não sabe subir: não finta, não remata e tem medo de entrar na área. Que saudades das duplas Coentrão-Di María ou Maxi-Salvio! Eram duplas que criavam múltiplas situações e marcavam muitos golos.

Outra coisa que não se percebe é a total inépcia nas bolas paradas. Sendo o Benfica uma equipa que ataca muito, consegue sempre muitos cantos (10/15 por jogo) e muitos livres laterais. Ora, apesar de ter muitos jogadores altos, não consegue sequer criar perigo nestes lances! Os livres e os cantos são quase sempre mal marcados. É preciso treinar um ou dois jogadores para esta função, talvez Bruno César e Witsel, pois Aimar e Gaitán não servem.

Veja-se o Braga da época passada: muitos golos saíam de livres e cantos marcados por Hugo Viana. Foi assim, aliás, que o Benfica sofreu os dois golos que o afastaram da final da Liga Europa

Quando o Benfica aperfeiçoar os cantos e os livres laterais, atirando bolas tensas para as cabeças de Luisão, Garay, Javi (ou Matic), Witsel e Cardozo, tornar-se-á uma equipa muito mais perigosa."


A geometria no futebol

"O futebol bem poderia ser um quase compêndio de geometria. Joga-se com um esférico que tem uma estrutura poliédrica. Pratica-se num rectângulo com quatro cantos, um circulo central e dois semi-círculos junto à grande área, que, por duas vez, contém uma pequena área. E dos cantos sai o dito esférico com conta, peso e medida.

Joga-se em linha recta, lateral e em profundidade. Ou em diagonais. Sobretudo, diagonais interiores.

Na baliza - também ela rectangular - há tangentes. Ou o esférico embatendo num dos seus vértices superiores.

Quanto às tácticas, está na moda o losango. Às vezes invertido, o que não deixa de ser losango. Com ele ou sem ele, fazem-se triangulações para ultrapassar o quadrado da defesa. Ou com extremos (que às vezes trocam de posição). A propósito de quadrados, há também jogadores que merecem tal qualificação.

Ou porque estão mal posicionados, ou não criam espaços vazios, ou ficam fora da linha ou porque não dão uma para a caixa. Nos jogos mais desnivelados, vemos uma equipa cilindrar a outra. Que, assim, pode atingir o topo da pirâmide. Outras vezes, a vantagem é tangencial. E mais sofrida, se for no último terço do rectângulo, com medo de os outros darem a volta por cima. Também há a geometria do jogo chato. Que pode gerar uma bola de neve... Os pontapés podem ser rectos ou curvos. Curtos ou alongados. Quebrados ou lineares. Laterais ou verticais. Elípticos ou irregulares. Já o jogo áereo é noutro plano. Ou, se quisermos, sob um diferente prisma... Até há jogadores com nomes de inspiração geométrica: o Angulo que passou pelo Sporting, o Redondo que foi do Beira-Mar e o To Zé Marreco que joga no União da Madeira.

Faltam os cones? Ei-los: algumas taças viradas do avesso."


Bagão Félix, in O Benfica

Adiamento


Benfica 1 - 1 Basileia



Tivemos a qualificação na mão, e ela fugiu, o resultado é negativo frustrante mesmo (pior para os Suíços, digo eu...), o Basileia é de facto inferior (jogam simples, fisicamente muito fortes, com 1 jogador bom tecnicamente e com talento para o teatro...!!!), mas dito isto, nos dois jogos que faltam, 3 pontos chegam, e na última jornada recebemos os Romenos... Numa época com muito sofrimento, até parecia mal, uma qualificação tão precoce!!! (estou a ser irónico!!!)

O jogo pareceu uma fotocópia do jogo com o Olhanense, a diferença foi que no primeiro remate do Rodrigo a bola bateu no poste!!! 20 minutos muito bons, de entrada, um final de primeira parte em baixa, 15 minutos na segunda parte 'mais ou menos' e uns últimos 30 minutos com muitas dificuldades...!!!

Existem muitos teóricos 'da bola' (muitos deles benfiquistas...), alguns desses dizem que os jogadores são profissionais, recebem milhares ou milhões, não fazem mais nada, e portanto estão obrigados a correr a fundo durante os 90 minutos, em todos os jogos, durante toda a época... O facto, é que neste momento o Benfica não consegue fazer isso. No Sábado, com o Olhanense, os sábios da bancada diziam que os jogadores estavam todos a pensar na Champions!!! Hoje, se calhar estavam a pensar no Braga...!!! Para estes adeptos, quando um jogador não corre, é porque não quer, nunca é porque não dá mais...!!!

Na minha opinião o jogo na Suíça marcou muito negativamente a capacidade fisíca do Benfica. Acabámos a jogar com 9 (o Gaitán estava a fazer figura de corpo presente...), o próprio Bruno César, a defesa esquerdo, também acabou com queixas musculares... A seguir a este jogo, ainda por cima sem o Javi, o Benfica demonstrou sempre bastantes dificuldades nas segundas partes. E repito, não é uma questão motivação, ou de entrega. O Matic até tem estado bem, mas a experiência do Javi, 'empurra' a equipa mais para cima, recupera a bola mais rapidamente, e isto facilita o trabalho aos restantes companheiros, principalmente os nossos alas, que quando a equipa 'baixa o bloco' são obrigados a baixar para junto dos laterais. E quando recuperámos a bola, estão sempre demasiados recuados. Tem sido quase exclusivamente o Rodrigo a dar velocidade à equipa, a excepção que confirma a regra. E o próprio Rodrigo não aguenta os 90 minutos!!! A equipa está a precisar de 'respirar', a próxima paragem para as Selecções vem mesmo a calhar. O problema é que ainda falta um jogo, muitíssimo importante em Braga, que será concerteza muito difícil e desgastante. Deixo aqui o aviso, é necessário dar frescura à equipa: além do regresso do Emerson, e do Javi (presumivelmente), os jogadores menos utilizados nos últimos jogos como o Nolito e o Saviola podem (e devem) ser opção para o onze... Uma nota sobre o Luís Martins: defensivamente esteve melhor do que eu esperava... ofensivamente, arriscou pouco, mas ainda 'tirou' 3 ou 4 cruzamentos perigosos, que infelizmente não tiveram consequência...

Se calhar é sina, mas considero mais fácil eu ganhar o Euromilhões, do que o Benfica 'apanhar' uma arbitragem competente!!! (na Europa, porque em Portugal isso é mesmo uma impossibilidade estatística!!!) Trabalho vergonhoso, errando sempre para o mesmo lado (excepto o fiscal-de-linha do lado do banco do Benfica), além do penalty, o final da primeira parte é bem demonstrativo das intenções dos cabrons...