Últimas indefectivações

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Vermelhão: Qualificação...


Midtylland 1 - 3 Benfica


Missão cumprida, mesmo sem deslumbrar, vitória segura, numa partida onde o adversário entrou a tentar dividir o jogo, com muita pressão, mas com o passar do tempo, fomos ganhando cada vez mais 'bola', e após o 1.º golo a vitória só podia ser nossa... o Midtlylland reduziu, e o Diogo, que creio não ter jogado um minuto em toda a pré-época, marcou um daqueles golos, candidato a melhor golo do ano!!!

A principal surpresa, foi a falta de rotação, só o Neres (que não viajou para a Dinamarca!) ficou de fora, o resto tudo igual. Com o adiamento do jogo com o Paços, somando a  próxima eliminatória do play-off, vamos fazer 5 jogos, sendo um início de temporada, parece-me que o Roger não vai arriscar rotações exageradas! Suspeito, que só depois, no jogo do Bessa e em casa com o Paços, poderemos assistir a mais alterações... Nessa altura, poderemos até ter jogadores 'novos' disponíveis! Mesmo assim, as trocas ao intervalo do Rafa, Ramos/Chuk, Araújo, já denotam alguma preocupação nesse sentido...

O Morato está a ser 'atacado' pelo golo e pelo golo anulado: no golo válido, cometeu um erro, mas deve-se mais valorizar o bom movimento do adversário! A maior parte dos Centrais, num movimento daqueles, protege sempre a 'linha interior'! No golo anulado, ao contrário do que li, esteve bem: parou... quem esteve quase a 'errar' foi o Tino!

Nestes dois últimos jogos Arouca e agora Midtylland, jogámos contra adversários 'diferentes', com desafios estratégicos e táticos que até agora ainda não tínhamos tido, e acabámos por ultrapassar os dois testes... Agora, se existe pessoal, que estava à espera de massacres em cima de massacres do Benfica, altas rotações de pressões altas, durante 90 minutos, é melhor começar a colocar as expectativas no devido lugar! Aliás, a forma mais 'defensiva' como a equipa tem gerido alguns momentos dos jogos, deixou-me confiante para o futuro... Talvez os últimos minutos com o Midtylland na Luz, terão sido os piores minutos da temporada, de resto parece-me que a equipa está preparada, para defender 'sem bola'...!!!

Enzo em grande forma, Tino também, o Gonçalo hoje assistiu, e o João Mário está a iniciar novamente a época em grande forma!

Casa Pia no Sábado: adversário complicado, equipa rotinada, com muitos jogadores do ano passado, que defende com muito físico, e com jogadores rápidos lá na frente... E estou muito desconfiado em relação ao relvado de Leiria, que ainda recentemente recebeu o Nacional de Atletismo, com os lançamentos a 'bombardearem' a relva!!!

O último obstáculo para chegar à fase de grupos da Champions, será o Dínamo de Kiev. Adversário muito complicado, treinado por um dos mais manhosos treinadores no activo, sabem jogar com o 'autocarro', o ano passado em Kiev, estivemos quase a perder o jogo, nos últimos minutos, depois de dominar o jogo quase todo... Estão concentrados exclusivamente na Champions, não têm Campeonato... Agora, no papel, temos melhor equipa... 

Visão: Repórter...

Fura Redes: Horta...

Missão Play-Off


"O resultado da primeira mão (4-1) frente ao Midtjylland colocou-nos numa posição vantajosa, mas a eliminatória ainda vai a meio. Assegurar hoje, na Dinamarca (18h45), a presença no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões é o objetivo.

1
A vitória obtida na Luz abre boas perspetivas, mas nada está resolvido. Roger Schmidt espera "um adversário que faça tudo para regressar a esta eliminatória" e relembra que "estamos a meio, temos de jogar mais 90 minutos". O técnico alemão considera que para marcar presença no play-off é preciso "mostrar a nossa forte mentalidade desde o início".
Quanto à postura que a equipa terá em campo, Roger Schmidt mostra-se convicto das suas ideias: "A melhor forma de defender é manter a bola longe da nossa baliza, não é defender perto da nossa baliza, com muitos jogadores. Temos de acreditar em nós, as nossas ideias são proativas. Vamos jogar lá para marcar golos e, se o fizermos bem, esta será a melhor forma de evitarmos golos do adversário."

2
Para Florentino, o resultado do jogo da Luz não influencia a abordagem à segunda mão: "Aqui, no Benfica, temos algo a perder em todos os jogos, porque o objetivo é sempre ganhar. Vamos tentar repetir a vitória." O jovem médio formado no Benfica refere ainda: "A equipa está toda a adaptar-se muito bem às ideias do míster e estamos a entender o que ele quer comunicar."

3
Bastou um dia para que os derradeiros mil Red Pass fossem vendidos, atingindo-se, como em 2019/20, a impressionante meta dos 45 mil lugares de época. Com vista à próxima temporada, haverá em breve uma lista de espera. A decisão de não se alocar mais lugares ao Red Pass tem a ver com a disponibilização de bilhetes jogo a jogo para Sócios que não adquiriram cativo.

4
Além do triunfo, por 4-0, frente ao Arouca, na jornada inaugural da Liga, também as equipas B e Sub-23 iniciaram a competição, ambas no Benfica Campus. A B empatou a uma bola com o Académico de Viseu, com o golo marcado ao cair do pano a fazer justiça no marcador face ao que se passou em campo. Já os Sub-23 golearam, por 7-2, o Portimonense.

5
É já amanhã a estreia oficial da nossa equipa feminina de futebol. As bicampeãs nacionais defrontam o Braga no Benfica Campus, às 17h30, em partida a contar para as meias-finais da Supertaça. Os Sócios detentores de Red Pass válido para a época 2022/23 e os Sócios Menores (3 aos 17 anos) têm entrada gratuita mediante levantamento de bilhete (saiba mais, aqui). Venha apoiar as Inspiradoras!"

Aquele olhar 'à Neres'


"1. Está aí o campeonato. O Benfica inicia o seu caminho recebendo o Arouca. É este o jogo de partida da Liga de 2022/2023. Na época passada o Benfica perdeu 18 pontos em casa. Equipas adversárias, árbitros e videoárbitros fizeram o que quiseram do Benfica na Luz. Lembram-se? Ninguém espera, nem pode esperar, nada de muito diferente das forças alheias que nos visitarão ao longo da prova nacional.

2. Mas todos esperamos mais, muito mais, do Benfica. Do Benfica em campo e fora de campo, obviamente.

3. Em Inglaterra, a Premier League vai tornar públicas, já nesta época, as comunicações entre os árbitros e os videoárbitros. É um belo passo em prol da credibilidade do jogo e da indústria que o suporta. Os ingleses, que inventaram este jogo admirável, amam-no com aquele instinto de paternidade que legitimamente detêm e que sempre fizeram por merecer. E tudo fazem para manter o jogo limpo, confiável e transparente. Mas que coisa diferente poderiam eles, sendo ingleses, fazer?

4. Serão em inglês, naturalmente, as comunicações entre árbitros e videoárbitros na Premier League. O inglês é uma língua universal e, deste modo, também os adeptos não-ingleses poderão compreender os exercícios de minúcia do VAR, o critério do desenho das linhas do fora de jogo e a quem cabem as responsabilidades da decisão. Em Portugal, no dia em que estas comunicações passarem a ser públicas, melhor será, para conferir distinção ao ato e culpar as deficiências de tradução, que os nossos árbitros e videoárbitros se expressem também em inglês ou em qualquer outra língua estrangeira. Galego, por exemplo.

5. O Benfica não deve nem pode confiar no olhar do VAR. Mas deve e pode confiar no olhar do Neres. No olhar 'à Neres'. Que aquele olhar semicerrado, próprio de quem avalia tranquilamente qualquer situação antes de deitar mão à obra, seja uma inspiração para todos. Semicerrar os olhos não é cerrar os olhos, muita atenção a este pormenor que faz toda a diferença.

6. Há jogadores assim. Têm o condão de eletrizar o jogo e o público. Pegam na bola, e logo se faz ouvir aquele clamor vindo das bancadas. Não são todos, naturalmente. Nem são muitos, admitamos. Mas são alguns. David Neres é um deles tal como se comprovou na noite da última terça-feira no Estádio da Luz. Quando arranca, instala-se o frisson que antecede as grandes expectativas. É um excelente jogador.

7. A falar também não é nada mau. 'Que honra é vestir as cores do Benfica', disse no fim do jogo com os dinamarqueses. E disse muito bem."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Perplexidade e vergonha alheia


"Nada me move contra os atuais dirigentes da Federação Portuguesa de Basquetebol, pelo contrário creio inclusivamente que a modalidade tem melhorado nos últimos anos, também a nível organizativo.
Considero, no entanto, inqualificável a decisão do castigo aplicado a Ivan Almeida pelo que se passou após o jogo derradeiro da final dos playoffs, branqueando-se, desta forma, os abusos racistas de que foi vítima no Dragão Arena durante a terceira partida e transmitindo-se uma mensagem de exigência aos jogadores para que tudo tolerem e a nada reajam, mesmo quando há muito forem ultrapassados os limites da decência.
Quem quer que tenha prestado atenção ao sucedido nessa final sabe que a altercação entre Ivan Almeida e jogadores do Porto, a qual motivou a tal suspensão de dois jogos, se deveu ao ocorrido no embate anterior, quando um energúmeno sentado na bancada dirigiu insultos racistas e xenófobos ao nosso jogador.
Numa situação destas, esperar auto-controlo de um atleta, quanto mais exigi-lo, constitui um abuso em si mesmo. É retroceder décadas, é assobiar para o lado, é inaceitável.
Além disso, a Federação Portuguesa de Basquetebol, com esta decisão, perdeu uma oportunidade de contribuir para uma sociedade mais justa e plural.
Bastaria para tal ter emitido um comunicado no qual explicaria as razões que justificariam um castigo, para logo anunciar que considerava até um imperativo de consciência optar por valorizar a atenuante – mesmo que essa figura não conste nos regulamentos – de Ivan Almeida ter sido vítima de um episódio escabroso de racismo e xenofobia. Mais, assumiria a defesa do atleta e o forte empenho em impedir que o adepto em causa frequente pavilhões e estádios no país.
Isto porque, que se saiba, o bandalho que gritou “macaco volta para a tua terra” poderá ser espectador das duas primeiras jornadas do campeonato, nas quais Ivan Almeida, caso permaneça em Portugal, não poderá participar.
Ao imbecil nas bancadas faltou decência e civismo. Aos atletas do FC Porto que se insurgiram contra Ivan Almeida durante a discussão com o público, escapou-se-lhes o tacto e a solidariedade. Ao dirigente do FC Porto que, passados alguns dias, desvalorizou os insultos ao invés de os condenar, sumiu-se a humanidade e o bom senso. E, perante tudo isto, a Federação Portuguesa de Basquetebol, além de nada ter feito para que, no futuro, episódios como este não mais se repitam num jogo da modalidade que supervisiona, organiza e promove, ainda condenou a vítima.
Dadas as circunstâncias, é incompreensível e intolerável que Ivan Almeida tenha sido castigado. É mesmo vergonhoso!

P.S.: Somos dodecacampeões nacionais de atletismo. Notável! E confesso que nunca me preocupara em saber qual o prefixo grego para 12, mas aprendi-o graças ao atletismo benfiquista. É assim o nosso maravilhoso clube, além de tudo ainda contribui para a literacia dos portugueses."

João Tomaz, in O Benfica

Viva a revolução


"Ainda faltam alguns meses para abril, mas não é de cravos que vos venho falar - é do papoilas. Saltitantes. O primeiro jogo oficial do SL Benfica, versão 2022/23, foi na terça-feira, e os ecos dessa exibição continuam a fazer-se ouvir. Não é para menos. Depois do que se passou nas últimas temporadas, os benfiquistas tinham saudades de ver uma equipa focada no sucesso. E foi isso que se viu com os dinamarqueses do FC Midtylland.
Já sabemos que, após qualquer vitória do Glorioso (seja em que modalidades for), a primeira reação dos rivais é diminuir o valor do adversário. Como se fosse fácil numa eliminatória de avesso à Liga dos Campeões criar 14 oportunidades claras de golo, marcar quatro e deixar outros tantos por concretizar. É a exigência da excelência, sempre associada a tudo o que tenha que ver com o SL Benfica. Só assim se explica que, após uma vitória numa primeira mão por 4 a 1, haja alguma insatisfação pelos golos falhados ou pela grande penalidade concedida. Típico de ser Benfica, querer sempre mais.
Na base do sucesso deste primeiro jogo - e foi apenas um de uma longa época que começa logo com possíveis 8 partidas em Agosto - está a nova equipa técnica liderada por Roger Schmidt. E os jogadores, obviamente, estão a absorver as suas diretrizes e a mostrar talento. Foi o primeiro, hoje é o segundo (com o FC Arouca), mas sinto que podemos estar a assistir a uma revolução no SL Benfica. Os ingredientes estão lá todos: sentimento de revolta, união, organização no caos que é o futebol português e o desejo de lutar contra a impunidade. Além disso, como se assistiu nas revoluções francesa, checa ou portuguesa, há um fator que faz toda a diferença: a adesão do povo. Basta que lhe mostrem bons argumentos, e o povo do Benfica sai à rua, enche estádios, seja para treinos, jogos particulares ou oficiais. Roger Schmidt arrisca-se a ganhar o estatuto de capitão de abril (ou de maio, conforme o calendário futebolístico) se conseguir alcançar os seus objectivos. Mas atenção, porque os forças da reação estão sempre à espreita, prontas para combater o progresso, usando todos os artifícios para prolongar o estado velho das coisas. SL Benfica sempre, mentira desportiva nunca mais."

Ricardo Santos, in O Benfica

Bancadolândia


"Da memória curta à prolongada e enérgica continência
O tempo é inexorável. Por mais que identifiquemos uma eterna, inquebrantável e jovial figura naqueles momentos em que, forçando o melhor ângulo, massajámos o nosso ego e afagamos a nossa autoestima diante do espelho, a vida, os seus ciclos e a irreprimível erosão encarregam-se de nos mostrar, e/ou de nos fazer sentir, a finitude. Na verdade, não somos como os diamantes, mas, de facto, há uns entre nós, mortais, que brilham de forma diferenciada e tocam o céu. Pizzi, que há poucos dias despiu a camisola 21 do Gloriosa e encerrou uma ligação contratual de oito anos ao Sport Lisboa e Benfica, é um dos ímpares dos melhores da classe. Para lá dos 360 jogos, dos 94 golos e da (quase) centena de assistências de águia ao peito, números marcantes aos quais, todavia, a memória mais recente não terá prestado a devida valorização, prevalecem gravadas na incomensurável pedra do futebol a criatividade de um médio muito especial, a magia, o rasgo, o repentismo e os golos bonitos, de levantar bancadas, nos melhores e mais festivos períodos do Benfica na última década. Uma veemente continência a Pizzi é também uma forma eloquente e digna de dizer 'obrigado' a quem, por mérito próprio, tem o nome embutido em invejáveis páginas da história do futebol do Clube.

Os bolorentos e a 'bofetada' de Wembley
Para os que têm os pés no tempo da nossa existência, mas cujas mentes persistem amarradas aos preconceitos e às desigualdades arquitetadas em séculos idos, a final do Europeu feminino de futebol, que no domingo, 31 de Julho, juntou 87192 espectadores em Wembley e assim produziu um recorde absoluto de assistências em Campeonatos da Europa nos dois géneros, foi um hino à modalidade e ao melhor que o desporto enquanto promotor de entretenimento e forrador de bancadas tem para oferecer aos seus mais fiéis e incondicionais apreciadores. O espetáculo proporcionado pelas selecções de Inglaterra e da Alemanha, a qualidade de arbitragem, o maravilhoso primeiro golo do encontro e o fantástico, descomplexado e tão natural festejo do (resolutivo) 2-1 a favor da equipa nacional inglesa, já na segunda parte do prolongamento, valeram a tarde e golearam os bafientos."

João Sanches, in O Benfica

À nossa custa


"Com o início do campeonato, regressa o Benfica e a luta pelo título, mas regressa também o habitual desfile de entidades-fantasma que constitui a nossa triste Liga.
Dos dezoito emblemas em prova (tantos como na Alemanha), mais de metade não tem dimensão desportiva, estrutural, financeira, associativa, demográfica ou histórica para figurar no primeiro escalão dum campeonato de referência - como se pretende que seja o português. O resultado é uma competição desequilibrada, desinteressante, geograficamente assimétrica e demasiadas vezes pouco transparente. Neste contexto, avançar para uma centralização de direitos televisivos não é apenas um erro. É um roubo.
Com o campeonato que temos, centralizar receitas significa transferir dinheiro dos bolsos dos benfiquistas (que com bilhetes e audiências pagam a festa) para os de administradores obscuros da sociedades obscuras, equilibrando artificialmente clubes grandes e populares com inexistências desportivas - retirando recursos aos que, nomeadamente nas provas europeias, ainda conseguem manter algum prestigio para o futebol português.
Centralização, sim, mas apenas com uma drástica redução do número de clubes da Liga, subtraindo-lhes as gorduras que a intoxicam. Um campeonato a dez, ou mesmo a oito (eventualmente com quatro voltas), poderia, aí, sim, aumentar a competividade, concentrar recursos e proporcionalizar-se à dimensão do país.
Infelizmente, com a auto-regulação do futebol, tudo isso é um quimera. Logo, o combate à centralização de direitos televisivos não pode deixar de constituir um desígnio para os seus verdadeiros adeptos."

Luís Fialho, in O Benfica

Não faltes a ti: realiza-te!


"Jovens especiais merecem prémios especiais. Esta é uma regra de outro do projeto 'Para ti Se não faltares!' que garante uma relação direta entre o esforço e a conquista individual. Incentiva cada jovem a dar o melhor de si e inspira os outros a seguirem-lhe o exemplo ao mesmo tempo que afirma a sua liderança e reconhecimento interpares. Este último um verdadeiro tesouro entre jovens adolescentes. Não se resume a isto todo o projeto, mas este é um dos ingredientes de sucesso que fazem dele uma preciosa plataforma de desenvolvimento individual dos jovens em idade escolar. E isto acontece desde há mais de uma década, com mais de cinco mil jovens em contratos trienais, sempre com resultados notáveis na redução do absentismo, no aumento dos níveis de concentração e aprendizagem, na erradicação do bullying e, consequentemente, no aumento da performance e do sucesso escolar.
É a excelência benfiquista a influenciar positivamente os jovens na sua vida social e escolar, capacitando-os para as suas escolhas de vida e ajudando-os a vencer desafios e a conquistar sonhos. A garantir que, acima de tudo, não faltam a si próprios e que se realizam plenamente!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Editorial


"1. Nesta edição do jornal O Benfica, destaque inevitável para a vitória concludente na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com a equipa a confirmar os bons sinais deixados na pré-época. Intensidade, alegria, bom futebol. Golos, os que fizemos e ficámos a dever, deram um colorido especial ao primeiro jogo oficial da época!

2. Ambiente de festa e entusiasmo na Luz como há muito não se via, numa filosofia de jogo claramente diferente daquela com que convivemos nas épocas anteriores. Sem euforias, o caminho faz-se caminhando, passo a passo, sem dar nada por garantido. Até porque as dificuldades só agora estão a começar. Mas há bons sinais e boas vibrações. Isso é indiscutível.

3. Com enorme dignidade e o merecido reconhecimento, Pizzi deixou o Sport Lisboa e Benfica para um novo desafio em terras árabes. O seu benfiquismo perdurará para sempre na memória de todos os que vibraram com os 10 troféus conquistados, os 94 golos marcados e os seus 360 jogos oficiais. Será sempre um dos nossos. Obrigado, Pizzi. Uma despedida que é parte importante desta edição, como o tema merece.

4. Paulo Moreno é o Protagonista da semana, numa entrevista que merece toda a atenção. Para além da conquista da EHF, que a todos encheu de orgulho, há outras memórias que se vão desfiando e muita ambição para a próxima época. A mesma vontade de vencer espelhada na renovação de Marlene Sousa, considerada por muitos a melhor jogadora de hóquei do mundo. De um lado e do outro, há títulos europeus no radar."

Pedro Pinto, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
Ou talvez seja 7. Caso o Benfica passe o Midtjylland, seguir-se-á Sturm Graz ou Dínamo Kiev. O histórico de jogos frente a estes dois clubes é curto. Relativamente aos austríacos, apenas 1 jogo particular realizado em 1998 (empate a uma bola). Com os ucranianos há a registar 7 confrontos, um deles amigável (1980, derrota por 1-2) e seis a contar para a Liga dos Campeões (1991/92; 2016/17 e 2021/22, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota);

3
Gonçalo Ramos fez o seu primeiro hat-trick pela primeira equipa do Benfica, ele que já bisara duas vezes, incluindo na estreia. Ramos soma 17 golos em competições oficiais, só Grimaldo e Rafa marcaram mais pelo Benfica entre os integrantes do actual plantel. Chegou aos 10 golos no estádio da Luz, figurando na 26ª posição dos melhores marcadores neste estádio (incluindo jogos particulares);
3 camisolas, uma homenagem à cidade de Lisboa, onde o Benfica foi fundado e está sediado, mas que não impõe fronteiras ao mais nacional e internacional de todos os clubes portugueses;

12
12 títulos nacionais consecutivos no atletismo, somos dodecacampeões, um recorde na modalidade. Ao longo do evento, 12 das 21 provas foram ganhas por atletas do Benfica;

170
Odysseas Vlachodimos chegou aos 170 “jogos oficiais” pela primeira equipa do Benfica, os mesmos que Artur Correia;

250
Grimaldo atingiu a marca redonda dos 250 jogos pela equipa de honra do Benfica em competições oficiais. Considerando todas as provas oficiais, é o 46º futebolista a alcançar esta marca. Neste século, é o 10º com mais partidas, superado por Luisão, Pizzi, Maxi Pereira, André Almeida, Cardozo, Jardel, Nuno Gomes, Salvio e Gaitán. Contando com particulares, Grimaldo é o 55º mais utilizado, com 277 jogos."

João Tomaz, in O Benfica

Sete anos de estagnação

 

Benfica FM #203 - Arouca...

Visão S04E02 - Midtylland, Arouca...

A arbitragem feminina


"A arbitragem desportiva é, atualmente, predominantemente masculina. É pena que assim seja, pois as mulheres possuem todas as qualidades para serem grandes árbitros, mas não são reconhecidas.
Em França, Stéphanie Frappart foi pioneira na arbitragem de jogos de competições masculinas. Entre 2004 e 2009, a suíça Nicole Petignat apitou três jogos da fase de qualificação da Taça UEFA. Em Portugal, Vanessa Gomes, nascida em 1987, foi a primeira árbitra assistente do futebol profissional masculino em Portugal. Em maio de 2022, a FIFA revelou uma lista com 105 árbitros que estarão na Copa do Mundo, Qatar, dos quais 6 são mulheres.
Três sociólogos (Terfous, Pironom & Rix-Lièvre, 2019) estudaram jovens mulheres (15 e 24 anos), que arbitraram jogos de futebol e râguebi, tanto masculinos como femininos. O seu estudo mostrou a complexidade do posicionamento destes árbitros. Para assegurarem o respeito pelo seu profissionalismo, tendem a adotar certos traços associados aos homens (autoridade, força, virilidade), mas não parecem afastar-se das normas corporais dominantes. Elas cuidam da sua imagem e enfatizam a sua feminilidade, em grande parte “devido às expectativas institucionais e aos receios dos pais”. O râguebi é uma preocupação particular das mães, que muitas vezes temem uma forma de masculinização do corpo das filhas. As árbitras parecem estar divididas entre duas injunções contraditórias: “um corpo muscular, dadas as exigências físicas do jogo, e um corpo magro, atraente e desejável para os meios de comunicação e para a sociedade. Outro ponto interessante é que ser mulher não as encoraja a arbitrar mais jogos femininos, muito pelo contrário. “A maioria delas tem perceções negativas ou desvalorizadas das ligas de futebol feminino e de râguebi, e quer jogar nas ligas masculinas”. Isto é, especialmente, verdade no râguebi, onde 75% destas árbitras querem arbitrar em competições masculinas.
Le Tiec (2016) revela que as carreiras das mulheres na arbitragem não são determinadas por uma carreira desportiva frustrada, nem por uma questão de teimosia ou aspiração pessoal, nem ainda pela força de um questionamento respeitoso da ordem do género. Pelo contrário, os determinantes sociológicos lembram-nos que ainda existem processos que excluem as mulheres da arbitragem.
Um pouco mais acutilantes, Achin e Levêque (2007) sublinham que as mulheres são toleradas no mundo da arbitragem desde que, como na política, sejam ocasionalmente utilizadas como ferramentas de “reencantamento”.
No âmbito da arbitragem feminina ainda existe um longo caminho a percorrer."

Lixívia 1


Tabela Anti-Lixívia
Benfica............3 (0) = 3
Corruptos.......3 (0) = 3
Sporting..........1 (0) = 1

Mais uma época, e apesar das 'promessas', acredito que pouca coisa ou nada, vai mudar!
Admito, que houve momentos nesta 1.ª jornada, onde notei algumas pequenas mudanças:
- a forma como os bancos foram quase sempre admoestados, quando houve protestos mais 'visíveis'!
- o facto de um VAR, ter 'anulado' um penalty ao Sporting, é notável!!!
- a existência de uma oportunidade em expulsar um adversário dos Corruptos, e o árbitro não o ter feito...!!!
- o Benfica ter beneficiado de uma expulsão ainda na 1.ª parte... por indicação do VAR! Ainda por cima um VAR chamado Vasco Santos!!!!
Tudo isto, pode ser considerado de 'estranho', mas aconteceu...

Mas, em contra-ponto, os empurrões ao Gonçalo Ramos dentro da área, passaram em claro...
E como não podia deixar de ser, aos 2 minutos, já tinham perdoado uma expulsão a um jogador dos Corruptos!!!

Na Luz, a expulsão do jogador do Arouca, pode ser considerada zelosa, mas está dentro das regras: o Rafa tinha linha directa para a baliza, quando é derrubado...
No lance do 1.º minuto, o Gonçalo não tinha a bola controlada, por isso o Amarelo foi bem mostrado!
Incrível como se perdeu 2 minutos, nessa falta, com protestos!!!
Na 2.ª parte, com o ônus da expulsão, o Mota não resistiu em 'compensar': festival de cacetada, algumas nem faltas foram marcadas... e cartões nem vê-los! Ridículo o Amarelo ao Rafa!
Nos dois lances com o Gonçalo na área, se no 1.º ainda pode existir algumas dúvidas, no 2.º o empurrão com os dois braços é por demais evidente...

No Dragay, mais choro, mais intimidação, e mais benefício...
Sim, o Joel podia ter visto o 2.º Amarelo (depois de levar o 1.º Amarelo, numa jogada onde houve uma falta não assinalada contra os Corruptos...), mas naquele momento o vencedor do jogo estava decidido...
Agora, no 2.º minuto, a agressão do Grujic é evidente... pisou o pescoço do adversário! Foi negligente dizem alguns! A sério...
Um dos 'problemas' é que os jogadores dos Corruptos 'sentem' a impunidade, e 'atacam' os adversários à toa, nas recuperações de bola, sem qualquer 'cuidado' e às vezes, mesmo sem querer, agridem...

Aliás, o facto mais extraordinário deste jogo, foi mesmo a forma absolutamente suicida, como o Marítimo tentou 'sair' a jogar no pé, desde do guarda-redes! Mais de metade dos golos dos Corruptos no Dragay, são recuperações altas, com pressão à maluca!
Houve inclusive um ano, onde os guarda-redes adversários passavam a bola directamente para os avançados dos Corruptos! Devem ter achado demasiado descarado...
Como é que os treinadores adversários continuam a permitir que aos seus jogadores, executar esta estratégia completamente suicida?!
Quando sabem que os árbitros quase nunca assinalam falta aos 'atropelamentos' dos jogadores Corruptos, na pressão alta?!
Até parece que é esse o objectivo...!!!

Em Braga, mais um festival Veríssimo... desta vez, com o Moedas Martins, a 'travar' o Lagartismo do Verdíssimo!!!
O penalty foi bem revertido, é pena que os do Taremi não o sejam...
Agora no resto do jogo, impunidade total para o meio-campo Lagarto, principalmente disciplinarmente na 1.º parte... Já ao contrário, quando o Braga recuperava em zonas perigosas, apitava logo!!!

Mas o facto mais 'notável' desta partida, foi mesmo a nomeação do Verdíssimo: o critério para os jogos mais complicados dos Lagartos fora de casa, continua igual... levar os mais esverdeados de todos os apitadeitos!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Arouca(c), V(4-0), Mota(V. Santos, Licínio), Prejudicados, (5-0), Sem influência

Sporting
1.ª-Braga(f), E(3-3), Veríssimo(Martins, H. Ribeiro), Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(5-1), Malheiro(Esteves, R. Cidade), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Anexos (II):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica

Sporting

Corruptos


Anexos(III):
Árbitros:
Benfica
Mota - 1

Sporting
Veríssimo - 1

Corruptos
Malheiro - 1

VAR's:
Benfica
V. Santos - 1

Sporting
Martins - 1

Corruptos
Esteves - 1

AVAR's:
Benfica
Licínio - 1

Sporting
H. Ribeiro - 1

Corruptos
R. Cidade - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica

Sporting
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1

Corruptos

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Mota - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1

Sporting
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1

Corruptos
Malheiro - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1

Anexos(IV):
Jornadas anteriores:

Anexos(V):
Épocas anteriores:

Penhoras!


"A vitória do FC Porto por 5-1 frente ao Marítimo teve o condão de fazer sair da toca os cartilheiros de serviço.
"O FC Porto apresentou-se fortíssimo e fez jus ao título conquistado. Foi ainda uma resposta à altura das notícias de fanfarronice do Benfica que fomos assistindo. O FC Porto goleou com toda a justiça e já está na liderança. Temos campeão.", escreveu Aníbal Pinto.
"O FC Porto foi esmagador no resultado, na qualidade de aproximação à baliza adversária e na vontade de não se conformar com o resultado. Se fizer 34 jogos assim no campeonato, não haverá equipa que resista a tamanha sofreguidão pelo golo." , pela mão de Nuno Encarnação.
"Marcámos cedo e isso deu estabilidade à equipa. Era importante entrar com o pé direito. Mais uma vez o Taremi voltou a ser decisivo. Vai ser o jogador da época. O resultado permitiu ainda ultrapassar o Benfica na tabela e isso é sempre positivo.", disse Aurora Cunha.
No entanto do que eles não falam, não querem dizer ou até ignoram é que o FC Porto já nem devia estar em competições nacionais.
O Relatório e Contas relativo ao 1° Semestre da corrente época enviado à CMVM revela que, a SAD do FC Porto hipotecou quase tudo. Bilhetes de época, bilheteira e quotas dos associados, direitos económicos da larga maioria dos jogadores do Plantel, contrato com a Altice relativo a direitos de transmissão de jogos, pela distribuição do sinal da Portocanal e pelo patrocínio nas camisolas do FC Porto, contrato com a Super-Bock até, as negociatas fictícias com o Guimarães e Sporting relativamente aos jogadores, Rafael Pereira e Marco Cruz respetivamente, serviram como garantia para hipoteca. Um total de 176.300.000 euros em penhoras para antecipar receitas. Ainda eles mandam foguetes ao ar...
Ainda há que somar os muitos milhões de dívida a fornecedores, empréstimos obrigacionistas e bancários, há muito que o FC Porto passou a falência técnica. Deve mais de 8.000.000 de euros ao estado, IRC, IVA e Segurança Social, continua a inscrever jogadores e a não ser incomodado, quer pela Liga quer pela FPF por dívidas ao estado.
Todos sabemos que por muito menos, clubes como o Desp. Aves e o Vitória de Setúbal foram relegados para divisões inferiores.
E se isto não é concorrência desleal, então vou ali e já venho...
Afinal de contas de quem é a fanfarronice?"

Fake expert?!!!


"Se há coisa que Sofia Oliveira percebe é de contas fake (anónimas). Ou não fosse ela uma das antigas funcionárias da Young Networks, a empresa que andou a promover Bruno de Carvalho, na internet, quando se candidatou a presidente do Sporting.
Aquilo não eram umas quantas contas fake, era um exército de contas fake!
A única missão era defender o Bruno de Carvalho e atacar o SL Benfica a toda a hora e momento."