Últimas indefectivações

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Aquele olhar 'à Neres'


"1. Está aí o campeonato. O Benfica inicia o seu caminho recebendo o Arouca. É este o jogo de partida da Liga de 2022/2023. Na época passada o Benfica perdeu 18 pontos em casa. Equipas adversárias, árbitros e videoárbitros fizeram o que quiseram do Benfica na Luz. Lembram-se? Ninguém espera, nem pode esperar, nada de muito diferente das forças alheias que nos visitarão ao longo da prova nacional.

2. Mas todos esperamos mais, muito mais, do Benfica. Do Benfica em campo e fora de campo, obviamente.

3. Em Inglaterra, a Premier League vai tornar públicas, já nesta época, as comunicações entre os árbitros e os videoárbitros. É um belo passo em prol da credibilidade do jogo e da indústria que o suporta. Os ingleses, que inventaram este jogo admirável, amam-no com aquele instinto de paternidade que legitimamente detêm e que sempre fizeram por merecer. E tudo fazem para manter o jogo limpo, confiável e transparente. Mas que coisa diferente poderiam eles, sendo ingleses, fazer?

4. Serão em inglês, naturalmente, as comunicações entre árbitros e videoárbitros na Premier League. O inglês é uma língua universal e, deste modo, também os adeptos não-ingleses poderão compreender os exercícios de minúcia do VAR, o critério do desenho das linhas do fora de jogo e a quem cabem as responsabilidades da decisão. Em Portugal, no dia em que estas comunicações passarem a ser públicas, melhor será, para conferir distinção ao ato e culpar as deficiências de tradução, que os nossos árbitros e videoárbitros se expressem também em inglês ou em qualquer outra língua estrangeira. Galego, por exemplo.

5. O Benfica não deve nem pode confiar no olhar do VAR. Mas deve e pode confiar no olhar do Neres. No olhar 'à Neres'. Que aquele olhar semicerrado, próprio de quem avalia tranquilamente qualquer situação antes de deitar mão à obra, seja uma inspiração para todos. Semicerrar os olhos não é cerrar os olhos, muita atenção a este pormenor que faz toda a diferença.

6. Há jogadores assim. Têm o condão de eletrizar o jogo e o público. Pegam na bola, e logo se faz ouvir aquele clamor vindo das bancadas. Não são todos, naturalmente. Nem são muitos, admitamos. Mas são alguns. David Neres é um deles tal como se comprovou na noite da última terça-feira no Estádio da Luz. Quando arranca, instala-se o frisson que antecede as grandes expectativas. É um excelente jogador.

7. A falar também não é nada mau. 'Que honra é vestir as cores do Benfica', disse no fim do jogo com os dinamarqueses. E disse muito bem."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!