Últimas indefectivações

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Sortes ou Azares !!!


Como era esperado, dois 'tubarões' dos Potes 1 e 2 no caminho do Benfica na Europa! Já deixei de ter esperanças nestes sorteios, grupos de 'Liga Europa' na Champions não são para o Benfica!!!

Desta vez foi a Lagartada a ver a vida facilitada, mas os Corruptos, tiveram quase a 'cair' no Grupo G, claramente o mais fraco, mas no momento dos 50/50 acabaram por ir para um daqueles grupos dignos da Champions, algo que o Benfica tem levado consecutivamente!!!

Bayern, Barça e Dínamo... É óbvio que a única 'obrigação' será o 3.º lugar! O Bayern e o Barça têm obrigação de passar este grupo e o Benfica lutará com o Dínamo pelo 3.º! Mas, a esperança é a última a morrer:
- O Bayern mudou de treinador, estão com as expectativas elevadas, mas na minha opinião não estão tão fortes, como no passado recente! Aliás temos alguma história com o Novo-Mourinho ex-Red Bull, os jogos com o Leipzig recentemente, foram muito traiçoeiros, em Lisboa mereciamos ter vencido e perdemos, e na Alemanha, aquele empate concedido nos descontos, ficou atravessado...!!!
- O Barça está a viver tempos complicados, perdeu o Messi e sinceramente não tem as estrelas do passado recente, continua a ter alguns jogadores bons, outros que transportam a mística, mas tem alguns jogadores que se não fosse a crise financeira, nunca seriam titulares numa equipa como o Barcelona... muito sinceramente tenho esperança numa graçinha...! Também aqui, teremos um reencontro de Mister's, desta vez com o Koeman... e curiosamente na época do Holandês no Benfica, jogámos com o Barcelona, onde até empatámos num jogo épico na Luz e depois perdemos em Barcelona num jogo onde tivemos muito perto de eliminar o Barça e nos qualificarmos para as Meias-finais da Champions! Mais ainda, com Jesus no Leiria, e com o Koeman no Benfica, fomos derrotados por 3-1 com o nosso golo a ser marcado pelo Manduca!!!
- O Dínamo de Kiev é o campeão Ucraniano, depois de uma atípica do Shakthar (treinado pelo Luís Castro!). Muito sinceramente, acho que o Shakthar tem melhor equipa, mas a equipa de Kiev tem muitos internacionais pela Ucrânia, poucos estrangeiros, e sendo menos forte ofensivamente, defensivamente são compactos!
Nas questões das viagens, Kiev é o único destino mais 'longo', mas neste momento ainda não se sabe o calendário, portanto não sei como é que ficará o emparelhamento com os jogos do campeonato!

Grupo A
Manchester City (Inglaterra)
Paris Saint-Germain (França)
Leipzig (Alemanha)
Club Brugge (Bélgica)

Dois claros favoritos, com investimentos gigantescos... e com um Leipzig, que com a mudança de treinador ainda está a 'adaptar-se'!

Grupo B
Atlético Madrid (Espanha)
Liverpool (Inglaterra)
Corruptos
AC Milan (Itália)

Muito sinceramente, ao contrário do que ouvi, existem dois claros favoritos aqui! O AC Milan neste momento está longe de ser uma equipa top, tem algumas individualidades, está a tentar voltar à discussão dos títulos internos, mas não creio que consiga incomodar os dois favoritos!
Os Corruptos, vão tentar fazer o que fizeram o ano passado: jogar fechadinhos, muitas vezes com uma linha de 6 lá atrás, e com extrema agressividade... o problema é que este ano, já não têm o Marega, que para este tipo de jogo era muito útil... e ao contrario dos adversários do ano passado, este trio, não me parece que se vá surpreender com esse tipo de estratégia!
Aposto, como nos confrontos Corruptos - Atlético vai haver 'batatada'!!!

Grupo C
Sporting
Dortmund (Alemanha)
Ajax (Holanda)
Besiktas (Turquia)

Grupo de Liga Europa!!! Só o Dortmund 'destoa'!!! O Borussia é o claro favorito, e mesmo que nos jogos fora possa facilitar, em casa, vai ganhar fácil a todos os adversários...
O Besiktas é claramente a equipa mais fraca e não me admirava que ficasse a zero...
Este Ajax, já perdeu muitos dos jogadores que surpreenderam na Champions... mas a identidade dos Holandeses muda pouco, agora parece-me terem menos talento! A derrota na Supertaça com o PSV por 4-0, não diz muito, porque o Ajax teve uma expulsão relativamente cedo... mas, não são mais fortes que o PSV, e contra uns Lagartos super-cínicos, como é a imagem de marca do Amorim, dou o Sporting como favorito ao 2.º lugar...

Grupo D
Inter Milão (Itália)
Real Madrid (Espanha)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Sheriff (Moldávia)

Uma quase repetição do Grupo do ano passado, onde os Ucranianos surpreenderam o Madrid! A diferença aqui é que o Inter está muito mais confiante e o Ancelotti não vai facilitar como aconteceu o ano passado... apesar de achar que o Shakhtar está mais forte que o ano passado, e com um treinador mais pragmático!

Grupo E
Bayern Munique (Alemanha)
Barcelona (Espanha)
Benfica
Dynamo Kiev (Ucrânia)

Grupo F
Villarreal (Espanha)
Manchester United (Inglaterra)
Atalanta (Itália)
Young Boys (Suíça)

Três galos para dois poleiros, o United é muito inconstante para ser favorito e o Villarreal tem um expert em competições a eliminar no banco! A Atlanta tem uma equipa extremamente talentosa e este ano, menos inexperiente na Europa...

Grupo G
Lille (França)
Sevilha (Espanha)
Salzburg (Áustria)
Wolfsburg (Alemanha)

Mais um Grupo de Liga Europa, com o Lille em 'desgraça'... Não me admirava que os franceses ficassem em último no Grupo! Pela experiência, Sevilha e Salzburgo são os favoritos... mas os alemães, vão dar luta...

Grupo H
Chelsea (Inglaterra)
Juventus (Itália)
Zenit (Rússia)
Malmo (Suécia)

Mais um grupo, onde existem dois claros favoritos... A minha única dúvida será o nível que a Juventus vai atingir com todas as mudanças... mas mesmo se jogarem mal, o Zenit e o Malmo não têm hipóteses!

PS: Uma nota sobre as convocatórias da Seleção principal e dos sub-23!
E nem vou discutir a convocatória do Porto do Otávio...
Agora, nos sub-23, alguém me explique como é que o Umaro e o Rafael Brito não foram convocados... e mesmo Pedro Ganchas que evoluiu enormidades! Parece que a equipa B do Benfica, não existe, nem está a dominar completamente a II Liga!!! Já o ano passado, para ser o Gonçalo Ramos ser convocado, foi preciso uma lesão doutro jogador... Será que o seleccionador nacional de sub-23 não conhece os jogadores da equipa B do Benfica?!!! O Henrique como marca uns golinhos lá chamou a atenção, mas os outros é inacreditável...

Futebol Italiano


"1 – O futebol com público torna-se espectacular! A sua presença torna um jogo de futebol único, envolvente e emocionante. Fiquei estarrecido e impressionado com o cântico a anteceder o jogo da Roma. Estádio sem luz, os adeptos a cantar o hino, telemóveis com luz, antes dos jogadores entrarem em campo. Foi um momento lindo, mas Mourinho tem alguma razão, esse hino deve ser cantado quando os jogadores estiverem em campo, mas porventura não se poderá apagar as luzes e o efeito é diferente, porém, é importante incentivar os jogadores. Gostei bastante da atitude e troca de bola da Roma. O avançado Abraham que veio do Chelsea é um lutador, faz-me lembrar, a espaços, Drogba.
Posso-me enganar, mas este ano a Roma tendo no comando José Mourinho vai ser a sensação. Muita segurança, controlo de bola e rapidez no contra-ataque.
2 – Este ano o futebol italiano está, ainda mais, na moda, mas se calhar Ronaldo vai para outras paragens. O não ter entrado de início faz especular muita coisa. Mas há algo que não muda nele, continua a ser decisivo, entrou e o seu golo no final do encontro foi anulado, mas foi pena. O VAR é importante para a verdade do jogo, mas o detalhe excessivo tira beleza ao jogo e tranca-o por milímetros. Se Mbappé for para o Real Madrid, gostava de ver Ronaldo ir para o PSG e jogar com Messi. Não tenho dúvidas que pode não sair já, mas para o ano vai a custo zero, aí, vai ter um contrato fabuloso seja onde for.
3 - O Milan aguarda que Ibrahiomovic esteja recuperado e em pleno para bem do futebol. É sempre importante haver jogadores diferentes e que fazem coisas inabituais. O futebol com magia é muito melhor, excesso de táctica e contenção tornam o futebol aborrecido.
4 – O Benfica está de parabéns, aguentou-se com dez, por uma expulsão forçada que poderia ter ditado a sua eliminação. O Benfica ascende à primeira divisão da Liga dos Campeões, agora Jorge Jesus tem que manter a serenidade e continuar na senda das vitórias. O encaixe de 40 milhões de euros é muito bom para as finanças do Benfica e Portugal ter três equipas na Champions ainda melhor: Sporting, Porto e Benfica.
O Benfica precisava deste apuramento, ultimamente, só se fala do Benfica por razões que nada tem que ver com desportivas."

O carrossel Nakajima


"A história de Nakajima tem contornos cómicos no que às suspeitas fiscais dizem respeito. Nakajima é vendido pelo Portimonense ao Al Duhail por 35 milhões, a 3 de Fevereiro de 2019. Somente 5 meses haviam passado, quando a 5 de Julho é novamente vendido ao FC Porto, por 12 milhões de euros. Em apenas 5 meses, arderam 23 milhões em benefício de Theodoro Fonseca. Nakajima faz então uma época no FC Porto e, na época seguinte, é novamente cedido, desta vez ao Al Ain, onde faz apenas 2 jogos. Volvido um ano retorna à casa de partida, o Portimonense... por empréstimo do FC Porto.
Talvez Theodoro Fonseca possa explicar qual o verdadeiro interesse do Al Duhail em fazer de barriga de aluguer e perder 23 milhões de euros em escassos meses no meio deste carrossel todo. Recordamos que Theodoro Fonseca é um peão do FC Porto e acionista do Portimonense, autor de várias movimentações financeiras entre o FC Porto e Portimonense e responsável pelo financiamento dos “dragões” através da sociedade offshore “For Gool”. Parte destas verbas serviram para contratar jogadores através de operações que levantam suspeitas às autoridades fiscais portuguesas. No total, estão envolvidos cerca de 13.4 milhões de euros.
Recordamos que:
- Theorodo Fonseca receberia uma comissão caso o FC Porto se sagrasse campeão em 2019;
- Theodoro Fonseca é acionista maioritário do Portimonense e intermediou a transferência de Nakajima para o FC Porto;
- Danilo foi comprado ao Portimonense e não ao Marítimo, clube onde jogava;
- Paulinho e Ewerton foram contratados pelo FC Porto ao Portimonense, mas foram devolvidos passados 6 meses porque, alegadamente, não havia dinheiro para os pagar;
- Nos últimos 3 anos, mais de 20 jogadores foram movimentados entre Portimonense e FC Porto.
Relembramos a todos, ainda, a promiscuidade de negociatas entre os dois clubes. Em menos de 2 anos, mais de 20 jogadores foram e vieram de um lado para o outro:
- Danilo Pereira (CS Marítimo - Portimonense SC - FC Porto);
- Galeno (Portimonense SC – FC Porto);
- Paulinho (Portimonense SC – FC Porto- Portimonense SC);
- Ewerton (Portimonense SC – FC Porto);
- Manafá (Portimonense SC – FC Porto);
- Rafa Soares (Portimonense SC – FC Porto);
- Inácio (Porto B – Portimonense SC);
- Fede Varela (Porto B – Portimonense SC);
- Chidera Ezeh (FC Porto – Portimonense SC – FC Porto – Portimonense SC);
- Danilo (Marítimo – Portimonense SC – FC Porto);
- Yahaya (FC Porto – Portimonense SC);
- Ryuki (Porto B – Portimonense SC);
- Irhene (Portimonense SC - Porto B);
- Mata (Porto B – Portimonense SC);
- Maurício (Portimonense SC - Porto B);
- Gleison (Portimonense SC - Porto B);
- Bruno Costa (FC Porto - Portimonense SC - Paços Ferreira/empréstimo - FC Porto);
- Nakajima (Portimonense SC - Al Duhail - FC Porto - Al Ain/empréstimo – Portimonense SC).
Além dos contornos do negócio Nakajima, temos vários outros casos suspeitos, sempre pela mão do acionista do Portimonense.
Ewerton e Paulinho, foram do Portimonense para o FC Porto e do FC Porto para o Portimonense.
Fede, Varela e Galeno foram cedidos por empréstimo, recebendo a devolução de Inácio e Chidera Ezeh, que tinham sido cedidos no início da temporada.
Rafa Soares foi vendido pelo FC Porto ao Portimonense e recomprado por 1,5 milhões. Passados apenas 4 dias da recompra, foi vendido ao V. Guimarães, sem que se conheçam os valores envolvidos na transferência.
Danilo, na altura no Marítimo, recebeu uma proposta de 4,5 milhões de euros pelo Sporting CP e pouco mais de 3 milhões pelo FC Porto. Surpreendentemente, o Marítimo recusa a proposta do Sporting CP e decide aceitar a proposta do Portimonense, que fez de intermediário ao assumir a dívida do Marítimo no caso Kléber (1,7 milhões) e coloca o jogador no FC Porto por 2,8 milhões de euros.
Como cereja no topo do bolo temos os contornos do negócio “boomerang”, que envolveu Paulinho. Em 21 de Janeiro de 2018 e através de um empréstimo, o Portimonense cede Paulinho ao FC Porto. Passados apenas 5 meses, a 30 de Junho de 2018, o empréstimo termina. No dia seguinte, a 1 de Julho de 2018, o Portimonense anuncia a venda de Paulinho ao FC Porto. Findo apenas um mês, a 22 de Agosto de 2018, o FC Porto anuncia novamente a venda de Paulinho... ao Portimonense. 
Se querem a verdadeira definição de lavagem de dinheiro, basta lerem incessantemente os contornos destes negócios."

Andebol arranca com ambição


"O andebol do Sport Lisboa e Benfica é a primeira modalidade de pavilhão a competir oficialmente na nova temporada. Depois da participação no Torneio Internacional de Viseu, a equipa iniciou a semana de trabalho a preparar a estratégia para defrontar os suíços do HC Kriens-Luzern neste próximo sábado, dia 28, naquele que será o jogo da 1.ª mão da ronda 1 de qualificação para a EHF European League. O objetivo é atingir a fase principal da competição europeia e o plantel à disposição do treinador Chema Rodríguez parte para a eliminatória com a ambição de ultrapassar este adversário, apesar de se preverem dificuldades.
O conjunto helvético, tal como os encarnados, esteve presente nas rondas de qualificação de 2020/21, tendo sido afastado na ronda 2 pelo conhecido HC Metalurg. Foi uma eliminatória equilibrada, em que os macedónios levaram a melhor apenas por um golo. No lançamento que fez em exclusivo ao jornal O Benfica, o nosso pivô Alexis Borges levantou um pouco o véu sobre qual a versão 2021/22 que os benfiquistas vão encontrar. "É um adversário que tem alguns jogadores de qualidade, em especial os laterais. Tem um jogo exterior bastante forte. É uma equipa com qualidade, praticamente como muitas que vamos encontrar no nosso Campeonato", explicou o internacional português sobre o HC Kriens-Luzern, equipa que joga junta há muito tempo e que também conta com bons reforços para esta nova época, o último dos quais – o pivô esloveno Domen Pelko – anunciado oficialmente há dois dias para apetrechar o plantel.
Independentemente do valor do adversário, o andebol do Sport Lisboa e Benfica promete muita luta e entrega para poder superar esta eliminatória. É isso que a equipa técnica liderada por Chema Rodríguez pretende para todas as competições em que estiverem inseridos. Nesse sentido, o objetivo é conseguir um bom resultado na Suíça (17h00 portuguesas deste sábado) para depois ter o apoio dos nossos adeptos na segunda mão, prevista para 4 de setembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
A viagem para terras helvéticas acontece amanhã e os nossos atletas contam com a força dos benfiquistas para entrar bem na primeira prova oficial da época.
Vamos, Benfica!"

Lanças...

Bar SportTV - Paneira & Valdo...

Comparar as políticas antidopagem


"Criada num contexto de crise em 1999, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) é financiada e dirigida a 50% pelas federações desportivas internacionais e o movimento olímpico e a 50% pelos Estados. No entanto, isso não é suficiente para lhe dar uma força jurídica no plano internacional. Para comparar as políticas antidopagem e as dificuldades de harmonização, apoiamo-nos no âmbito de um primeiro inquérito exploratório realizado em cinco países (Brasil, Espanha, França, Japão e Moçambique), em que participámos no âmbito do exercício das nossas funções de investigação e docência na Université Paris Nanterre La Défence, em 2015-2016.
Esta amostra de países, bem contrastada, foi retida em razão da dispersão de certas caraterísticas: dispersão geográfica, dispersão linguística (à qual a UNESCO é sensível), dispersão da intervenção dos Estados em matéria desportiva, dispersão do desenvolvimento económico e dispersão da implementação de políticas de saúde pública.
Para a realização deste inquérito, recorreu-se ao apoio de equipas universitárias locais. Os critérios articulavam a vontade de envolver os Estados que acolhiam os investigadores, com a nossa equipa. Este projeto, que teve o apoio do Ministério Francês do Desporto e da UNESCO, através de uma Cátedra, inscreve-se numa problemática mais abrangente que o dossier de luta antidopagem. Procurou construir programas nacionais de investigação, dando a possibilidade às equipas de estreitar laços e de encontrar formas de financiamento, articulando com as instituições locais de luta antidopagem.
Os dados recolhidos foram analisados, recorrendo à socio-informática (programa Prospéro), historicamente ligada à sociologia do risco. Existe uma pluralidade de tratamentos de corpus de textos, nomeadamente estatísticos. A preocupação da equipa de investigadores foi a de ligar quatro dimensões: dimensão estatística, permitindo tratar uma grande quantidade de dados; dimensão semântica, capaz de dar conta dos significados atribuídos a temas ou a personagens, fórmulas ou argumentos; uma dimensão histórica, reenviando para os fenómenos de gradualidade ou de ruturas, de retorno ao passado e de compromisso para o futuro; e, por fim, uma dimensão pragmática, ligada a quadros de ação ou de enunciação. Os textos (corpus) recolhidos puderam descrever estas quatro dimensões, sem sofrer enviesamentos das interpretações teóricas.
Os resultados sobre a comparação internacional em matéria de luta antidopagem permitiram constatar que estão ligadas ao modo de governância, que visam legitimar uma política pública, os promotores ou os “chefes de fila” numa lógica concorrencial, muito próximo, aliás, da competição desportiva. Por outro lado, verifica-se que desejam anunciar uma exemplaridade, uma ética, uma pureza na produção da performance. Trata-se de mostrar que o seu país oferece mais garantias do que o seu vizinho na pureza desportiva, sinal de que é, provavelmente, mais justo. As dúvidas sobre a pureza da performance incidem sobre a qualidade das avaliações restituídas às instituições supranacionais.
Solicitados para contribuir para uma aproximação mais cooperativa do que concorrencial, a equipa de investigadores procurou questionar sobre a independência e o conhecimento das diferentes equipas académicas locais, por forma a examinar, de forma mais aprofundada, as ações públicas nacionais e os processos de implementação."

Sorteio...


É hoje, o Sorteio da Liga dos Campeões. Pouco depois das 17h saberemos qual serão os nossos adversários, e como ficará o nosso calendário até ao Natal!!!
Podem especular muito, mas a ambição do Benfica, independentemente dos adversários é chegar aos Oitavos, para isso temos que ficar na pior das hipóteses em 2.º lugar, e se apanhamos um 'tubarão' no Pote 1 e outro do Pote 2, as coisas ficarão complicadas!!!

Raramente temos sido bafejados pela 'sorte' nestes Sorteios, ao contrário de outros, sendo assim as minhas expectativas são baixas:
- Lille, Sevilha, Benfica, Malmo, seria interessante desportivamente, mas duvido que aconteça!
- Agora, apanhar o Wolfsburgo no Pote 4, para o Luca marcar um golinho decisivo contra o Benfica, é quase 'seguro'!!!
- Para quem gosta de superstições, ou de estórias repetidas, aquele jogo de ontem, foi muito idêntico à meia-final de Turim com a Juventus, sendo assim até será normal apanhar o Sevilha na fase seguintes, e sermos roubados, novamente...
- Com a nossa habitual 'sorte' vamos levar com o City ou o Chelsea do Pote 1; PSG ou Liverpool no Pote 2; e Milan ou o Wolfsburgo no Pote 4!!!

Falando um pouquinho mais a sério, no Pote 1, além do Lille que está a começar mal a época, não me importava de jogar com o Atlético, o último jogo em Madrid foi épico... e continuam a jogar mal e porcamente, como é normal no Simeone!!! O Villarreal também não assusta, e seria mais uma tentativa de derrotar o desgraçado do treinador da final de Turim!
O Pote 2 é claramente o mais forte, mas existem várias equipas fortes em momentos de transição: o Barça na era pós-Messi; o Madrid com o regresso do Ancelloti; a Juventus parece-me melhor que o ano passado, mas ainda não convence... Agora não queria o PSG, o Liverpool, nem o Borussia... o United seria um festival de paragonas nos pasquins com regresso do aziado caceteiro à Luz... Em relação ao Lopetegui, estou com saudades dele, mas em Sevilha, tem melhores jogadores...!
No Pote 4, acho que temos equipa para todos os adversários, inclusive o Milan ou o Wolfsburgo... mas Besiktas, Dínamo, Malmo ou Sheriff parecem mais acessíveis... o Brugge o Young Boys além de serem acessíveis, seria bom para os Emigrantes, caso seja permitido a presença de público! Aqui, seria interessante evitar viagens longas...

Aquilo que neste momento me deixa esperançado numa boa campanha na Europa este ano, nem sequer é a incerteza em saber quais são os nossos adversários, é que este ano, aparentemente, como ficou provado nesta eliminatória com o PSV, a equipa sabe defender resultados, ou pelo menos tem o espírito necessário, a humildade e as rotinas, para jogar na 'expectativa'... algo que nem sempre acontece no Benfica. Aliás com o Jesus no passado, no Benfica, faltava quase sempre o tal Plano B defensivo, que na Europa é fundamental, ao contrário do que acontece nas competições internas, nas quais o Benfica na grande maioria dos jogos, tem domínio total das partidas, tanto na posse de bola, como no domínio territorial... Recordo que a última boa campanha do Benfica na Champions, levou-nos aos Quartos, onde fomos eliminados pelo Bayern, onde a nossa grande 'arma' era a Linha defensiva, tão elogiada pelo Guardiola na altura!

Pote 1
Chelsea (Campeão em título, Inglaterra)
Villarreal (Vencedor Liga Europa, Espanha)
Atl. Madrid (campeão espanhol)
Manchester City (campeão inglês)
Bayern (campeão alemão)
Inter (campeão italiano)
Lille (campeão francês)
Sporting (campeão português)

Pote 2
Real Madrid (Espanha)
Barcelona (Espanha)
Juventus (Itália)
Manchester United (Inglaterra)
Paris Saint-Germain (França)
Liverpool (Inglaterra)
Sevilha (Espanha)
Borussia Dortmund (Alemanha)

Pote 3
Corruptos (Portugal)
Ajax (Países Baixos)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
RB Leipzig (Alemanha)
RB Salzburgo (Áustria)
Benfica (Portugal)
Atalanta (Itália)
Zenit (Rússia)

Pote 4
Besiktas (Turquia)
Dínamo Kiev (Ucrânia)
Club Brugge (Bélgica)
Young Boys (Suíça)
AC Milan (Itália)
Malmö (Suécia)
Wolfsburgo (Alemanha)
Sheriff Tiraspol (Moldávia)