Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Portugueses diplomados

"Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não estão a correr bem a Portugal no que respeita a medalhas - para já, quando as hipóteses escasseiam (Luciana Diniz continua viva e há ainda a equipa de K4 1000 metros), vai valendo o bronze de Telma Monteiro -, mas o comportamento da generalidade dos atletas tem sido francamente satisfatório. Nélson Oliveira (Ciclismo), Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro (canoagem), João Pereira (triatlo), Marcos Freitas (ténis-de-mesa), Nélson Évora e Patrícia Mamona (atletismo) garantiram diplomas olímpicos, outorgados aos atletas que se classificam até ao oitavo posto, o que traduz uma aptidão competitiva muito acima da média. Mas a verdade, nua e crua, é que Portugal continua sem ser um país de desporto, os apoios são insuficientes e as queixas dos atletas multiplicam-se. Apesar da excelência do trabalho desenvolvido, por exemplo, na canoagem, da alta capacidade do judo nacional ou do ranking cimeiro do ténis-de-mesa, a evolução de Portugal no panorama geral - que existe - fica abaixo daquilo que a maior parte dos outros países evolui, e que aprofunda o fosso que nos separa deles.
É a estas magnas questões que o Governo deverá dar resposta. O que queremos para o desporto? Como se enquadra a escola? Que soluções para o Alto Rendimento?
De forma como forem respondidas estas perguntas ficaremos a saber o que nos espera em Tóquio daqui a quatro anos. Se a política não mudar, não será mais do mesmo, será menos do mesmo.

PS - Do que tenho visto no Rio de Janeiro, os atletas (alguma excepção só confirmará a regra) representaram bem Portugal, com sentido de responsabilidade e ambição."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Neste momento, com o 6.º lugar da Ana Cabecinha... e a final confirmada no K4 1000 amanhã, estes Jogos são os 2.ºs melhores de sempre, só atrás de Atenas, em relação aos Diplomados... e em Atenas tivemos um super-Francis Obikwelu!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!