Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Afinal, qual é o melhor médio centro do SL Benfica?


"Para ti, quem é o melhor médio centro do SL Benfica esta temporada?

Muito se tem debatido sobre qual será o melhor médio do SL Benfica.
João Mário foi dono e senhor da posição na primeira metade da época sob o comando técnico de Jorge Jesus, mas com Nelson Veríssimo tem havido uma maior rotatividade na posição entre o médio internacional português, Adel Taarabt e Soualiho Meïté, reduzindo significativamente a utilização do jogador formado no Sporting CP.
Para comparar e analisar melhor o desempenho dos três médios, começarei aqui por fazer um top entre ambos os jogadores, abordando vários parâmetros do jogo que contribuem para a avaliação dos jogadores.

1. João Mário
O médio internacional português leva quatro golos e cinco assistências até à 28ª jornada do campeonato.
Na Champions, é o jogador com menor percentagem de posses de bola perdidas de todo o plantel (11,3%), para além de ser o jogador com mais passes para finalização (1,6 p/90 min), maior eficácia de passe (93,3%) e com mais passes aproximativos (3,5 p/90min contra 2,2 p/90min de Adel Taarabt).
João Mário é o médio-centro que mais acrescenta à equipa, o que precisa de menos minutos para participar num lance de golo e apesar de ser o que tem mais minutos, esta também é a época na sua carreira onde passou mais jogos no banco.
Levando a análise a um outro prisma, comparemos agora o rendimento do João Mário com o dos médios dos clubes rivais.
A maioria dos sportinguistas considera que a aposta em Matheus Nunes em detrimento de João Mário foi uma aposta ganha por parte de Rúben Amorim. E a verdade é que o médio luso-brasileiro tem tido uma evolução notável nesta temporada.
No entanto, até à 28ª jornada do campeonato, era o médio do SL Benfica que apresentava melhores números com quatro golos e cinco assistências em 2667 minutos jogados, enquanto Matheus Nunes leva três golos e cinco assistências em 3305 minutos disputados.
Já do lado do FC Porto, o duplo pivot formado por Mateus Uribe e Vitinha tem sido fundamental no desempenho da equipa, sendo que o jovem internacional português acabou de ser considerado o Jogador do Mês pela terceira vez na temporada.
No entanto, no que diz respeito à participação ativa em lances de golo, ambos também levam desvantagem para João Mário. Vitinha leva 3 golos e 3 assistências em 2603 minutos, enquanto o internacional colombiano conta com quatro golos e duas assistências.
Portanto, o rendimento de João Mário jamais pode ser dado como abaixo do inesperado, tendo em conta o que acrescenta à equipa e a sua participação em jogadas de golo.
As estatísticas não dizem tudo acerca do rendimento de um jogador, mas demonstram aquilo que João Mário tem acrescentado à equipa, tendo ainda uma grande margem de progressão.

2. Adel Taarabt
O médio internacional marroquino tem alternado entre a titularidade e o banco de suplentes, levando até à 28ª jornada um golo e três assistências na Liga.
Nos jogos envolvidos na Champions, tem mais ações com bola (50,0 p/90 min), mais tentativas de passe (36,6 p/90 min) e mais passes para finalização (0,6 p/90 min), mas também tem uma maior percentagem de posses de bola perdidas (26,4%).

3. Soualiho Meïté
O médio francês seria inicialmente contratado com o pretexto de jogar como médio mais recuado, mas com Nelson Veríssimo ao leme, ganharia mais espaço nas opções da equipa jogando como oito.
Apesar disso, Meïté tem acrescentado muito pouco à equipa nas vezes que tem sido opção.
Dos três médios envolvidos nesta avaliação, é o único que não tem golos nem assistências, sendo que nos jogos da Champions (descontando o jogo desta semana em Liverpool), tem 39,1 ações com bola p/90 min e 21,5 tentativas de passe p/90 min.
Tem ainda 81,1% de passes certos e 21,3% de posses de bola perdidas."

2 comentários:

  1. A leitura é interessante. Contudo, deixa de lado outras exigências que se pedem a um médio box-to-box. Estou falar por exemplo,do trabalho defensivo. Nesse aspecto, Meité tem um equilíbrio entre o que faz defensivamente e o que acescenta ao jogo de ataque do SLB. Relativamente a este último aspecto, Meité, por exemplo,ja fez passes interessantes que colocam colegas em condições de fazer melhores assistências.

    Viva Benfica

    Fernande Lima

    ResponderEliminar
  2. tarabat não é jogador de futebol, que vá fazer cuecas para outro lado

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!