Últimas indefectivações

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Umberto Eco e o nosso futebol

"Umberto Eco não é particular amigo da Internet. Ou, pelo menos, da forma como as redes sociais e caixas de comentários em jornais online moldam a comunicação nos dias de hoje. Di-lo com a frontalidade de quem sabe que aos 84 anos poderá não ter muitas mais oportunidades para fazê-lo: «O drama da Internet é que promoveu o idiota da aldeia a detentor da verdade.» Ou, por outras palavras, também dele: «Normalmente, os imbecis eram imediatamente calados, mas agora têm o mesmo direito à palavra que um Prémio Nobel.»
Li isto há meses e não consegui partilhar da ideia implícita de que estaríamos melhor se os idiotas da aldeia ou os imbecis fossem calados: num mundo perfeito os idiotas e os imbecis debitavam idiotices e imbecilidades e em uníssono os restantes lhes demonstrariam a dimensão da asneira, a ponto de os levar a repensar ou, na menos má das hipóteses, a deixar de dizê-la, nem que por mero pudor.
Ontem, Fábio Sturgeon - o tal do caso com Renato Sanches, no jogo entre Belenenses e Benfica - veio dizer publicamente que o adversário não o agrediu, que fez falta talvez a justificar cartão amarelo, mas não vermelho; que o lance não deu origem directa ao segundo golo do Benfica porque o Belenenses ainda recuperou a bola e perdeu-a depois. Está bom de ver que logo a Internet se encheu de comentários como «ele já deve ter contrato com o Benfica para a próxima época»; «desculpas, as imagens falam outra coisa. Depois do jogo quem sabe esse não teve direito a voucher...» e ainda «qual o valor porque se vendeu? O Benfica tem tudo controlado».
Estranho mundo este em que uma imensa maioria que gosta de futebol e que o vê com os olhos da razão se cala e permite que os idiotas da aldeia e os imbecis façam tanto barulho que cheguem a parecer donos da verdade."

Nuno Perestrelo, in A Bola

PS: Extraordinário como se escreve uma crónica destas, cheia de razão, com total clarividência e depois omite-se (por falta coragem, só pode...!!!) o principal instigador de tal acefalia!!! Esta auto-censura (perigosa), permite esconder da crónica, que o tal Idiota da Aldeia, o verdadeiro Imbecil neste caso, é o Presidente eleito, do Sporting Clube de Portugal...
Este medo disfarçado, do politicamente correcto, irrita-me profundamente.

2 comentários:

  1. Caro indefectível, não era necessário ele tê-lo dito. Toda a gente sabe a quem ele se está a referir. Seria uma mera redundância. Mas compreendo o que quer dizer, compreendo essa vontade de pôr o nome nos bois de forma clara e inequívoca.
    Saudações!

    ResponderEliminar
  2. ..mau caro...MAIS PREOCUPANTE ,é saber que os BENFIQUISTAS DA CIDADE DO PORTO têm conhecimento que nas últimas horas SOARES DIAS TEM VINDO A SER ALVO DE AMEAÇAS PARA ELE E PARA FAMILIA......será que TEM CONDIÇÕES PSICOLOGICAS PARA ENTRAR NA CATEDRAL????reparem o que aconteceu na 1º volta com o antero e a QUADRILHA a entrarem-lhe pelo balneario dentro...OS BENFIQUISTAS E PRINCIPALMENTE OS DIRIGENTES DEVEM ESTAR ATENTOS.....

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!