Últimas indefectivações

sábado, 1 de setembro de 2012

Até sempre... Javi



Já estou com saudades!!! O tempo dos jogadores fazerem toda a sua carreira no mesmo Clube, já lá vai... Hoje, um Clube com a dimensão financeira do Benfica na Europa, só em casos especiais pode aspirar a ter jogadores de altíssimo nível durante muito tempo, assim, o critério para eleger os jogadores 'imortais' mudou... a imediata empatia com os adeptos, passou a ser fundamental, e se a a qualidade futebolística for indiscutível, juntamente com uma entrega ao jogo total, então temos fenómenos de popularidade como David Luíz... e Javi Garcia.
Chegou ao Benfica um desconhecido - para muitos -, mas em três épocas, passou a ser uma das figuras mais importantes da histórica recente do Benfica.
Curiosamente os mesmos que então acusaram a Direcção de gastar dinheiro em negócios - no mínimo -, obscuros com o Real Madrid - em jogadores de duvidosa qualidade -, sempre com as insinuações de comissões, são os mesmos que hoje criticam a venda do Javi, usando os mesmos termos!!! Decidam-se...
O Benfica vendeu abaixo da cláusula de rescisão - algo que acontece a maioria das vezes, com todos os clubes -, o Javi e o empresário - que sempre teve um comportamento público exemplar -, obviamente pressionaram o Benfica para vender, o próprio City já percebeu que oferecendo ordenados altos aos jogadores, não precisa de fazer ofertas 'malucas' aos clubes... O Benfica, com a necessidade de fazer um encaixe financeiro, cedeu. O timming foi mau, mas o valor é muito bom, tirando alguns casos completamente absurdos, 23 milhões - é curiosa como as vendas do Benfica são sempre apresentadas pelo valor mais baixo possível, e as dos outros até incluem os ordenados que se deixam de pagar!!! -, por um trinco, é um super-valor... Alguém tem que pagar as contas!!!
O Javi leva ainda uma 'medalha' difícil de obter: durante o tempo que vestiu de Águia ao peito foi um dos jogadores mais cobardemente atacado pela manada Corrupta e afins... agora que vai jogar futebol num país civilizado, provavelmente vai ser julgado, exclusivamente pelo seu trabalho...!!!

O substituto do Javi será o Matic - algo que começou a ser preparado no final da época passada -, uma infeliz lesão no primeiro jogo da pré-época impediu o Matic de confirmar a evolução clara que se notou no final da época anterior... a este nível acho que ficamos bem servidos, o problema será outro: quem será o substituto do Matic?!!! Qual será o jogador, que poderá reforçar o meio-campo defensivo, num plano B de contenção?!!! Com a dupla Matic/Witsel a titular, com o Carlos Martins e o Aimar como opções para um plano B mais ofensivo, não temos no plantel ninguém para fazer o mesmo, numa estratégia defensiva. E se a nível nacional isso irá acontecer poucas vezes, na Europa poderá ser fundamental... O Witsel em caso de lesão ou castigo do Matic, será o primeiro substituo natural, mas isso obriga o Benfica a um esquema muito ofensivo... assim o normal seria a promoção de jogadores da equipa B - algo que todos 'exigem'!!! -, neste caso o André Almeida, o Luciano Teixeira ou o Leandro Pimenta. Não sei se o Jesus vai ter estas preocupações, mas pelo menos na Champions seria importante ter uma destas opções no banco. Existe ainda uma variável interessante: o jogo do Campeonato com os Corruptos na 1ª volta será disputado no fim-de-semana do 13 de Janeiro de 2013, numa altura onde o mercado estará novamente aberto... até lá a nível interno o jogo teoricamente mais complicado será com os Lagartos!!!

Toda a sorte do Mundo para ti Javi...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!