Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Vermelhão: 4 minutos à Benfica!

Benfica 4 - 0 Portimonense


Mais um '11' que deixou muita gente de 'cabelos em pé', onde quase de certeza o Schmidt estava a 'pensar' nos próximos jogos, com o Sporting e com os Corruptos! Basta recordar a Supertaça no início da época, onde o Roger tentou o mesmo, na altura com o Aursnes nas costas do Rafa... ao intervalo mudou, mas a 'lógica' estava lá... Em Guimarães, pensou no mesmo, com jogadores em posições diferentes... e mudou ao intervalo novamente! Hoje, na véspera de mais dois jogos complicados, creio que tentou dar rotinas à equipa, num sistema que ele acredita... Alguns podem 'acusar' o Roger de 'medo', ao usar este esquema, mas o Real Madrid esta época, usa um modelo 'parecido' e outras equipas 'grandes' já usaram esquemas do mesmo género! Mas gostaria de perceber se o Tengstedt (febre) estivesse disponível, se teria sido titular...!!!

O Portimonense até joga com 3 Centrais, tal como o Sporting, mas a dinâmica é diferente (além da qualidade dos jogadores), mesmo assim, este jogo serviu para testar... Sendo que com o Sporting e os Corruptos, o Tino terá (teria) sempre que jogar, porque com o João Mário, vai ser um passador no meio-campo (temo que o Roger não concorde comigo!)...

Dando o 'desconto' ao adversário, a equipa hoje pareceu-me mais compacta, com menos 'buracos' entre-linhas! E esse parece-me ter sido um dos objetivos... dar 'estabilidade' ao nosso jogo, com bola!

Esta partida, foi decidida em 4 minutos, com os jogadores a 'fugirem' às suas posições, no golo que desbloqueou a partida, e depois não deixámos o adversário respirar, e 'matámos' o jogo, em duas transições rápidas...

Agora, na 1.ª parte, mesmo sem golos (muito desperdício), dominámos completamente o jogo, contra um adversário que não queria, nem sabia ter bola, mas foi notória a nossa melhor capacidade de reação à perda de bola... Ao contrário de outros jogos, não fomos obrigados a grandes sprint's nas transições defensivas!

O 'segredo' das melhorias deste jogo, esteve no posicionamento do Kokçu, que pela primeira vez, jogou claramente a '10', na posição habitualmente ocupada pelo Rafa. Aliás, pela primeira vez em muitos 'anos' tivemos um '10', com boa decisão nos passes, é verdade que o Kokçu muitas vezes recuou, mas ao contrário do que acontece muitas vezes (com o Rafa) o turco deu quase sempre continuidade às jogadas... E ainda fartou-se de recuperar bolas ou condicionar as saídas do Portimonense!

Afunilámos o jogo, é verdade, mas ir à linha para cruzar, também não era solução! A ausência do ponta-de-lança, obrigou que os cruzamentos fossem efectuados todos para trás... Este esquema, na minha opinião teria sido 'mel', para o Marcos Leonardo... Até pode ser heresia, já que o Rafa até foi eleito o MVP, mas hoje o jovem brasileiro tinha sido mais útil, naquela posição!


A 'pensar' mais à frente, com a mais que provável saída do Rafa no final da época, será o Kokçu o seu 'substituto! Com o Rollheiser a ser a 2.ª opção...!!!


O Rafa marcou dois golos, desbloqueou o jogo, mas para mim, o MVP foi o Neres, que mais uma vez, desmontou várias vezes as marcações... O pré-primeiro-golo, foi uma série de dribles do Neres... e depois no 2.º golo, teve calma e muita classe, para ganhar posição, não se atirar para o chão, fintar o guarda-redes e marcar...!!!


Grande jogo do Bah (pena a falta de leitura de jogo, no passe longo...); o António está em grande forma; o Aursnes voltou à esquerda, mas com os Dragartos, com extremos rápidos em cima, tenho algumas dúvidas!


Novo 'atraso' nas substituições, após o 3-0 devia-se ter feito as 5 substituições...

Arbitragem irritante, com mais uns ridículos descontos, na 1.ª parte e no fim, ao contrário do que acontece em todos os outros jogos! Ainda por cima, o Sr. 22 minutos!!!


Uma nota para o ambiente: o pessoal continua a 'achar' que é melhor ter razão nos seus ódios de estimação, do que apoiar o Benfica, sempre, durante os 90 minutos! 'Cheira-se' no ar, que está tudo à espera do mau resultado, que os profetas dos sofás, dos teclados, das televisões ou dos jornais, estão a prometer desde do inicio da época! Podemos todos discordar das opções do treinador, mas isso não é justificação para deixar de apoiar...


Para Quinta-feira, trocava o Tino pelo João Mário, até porque o João Mário já provou várias vezes que se dá mal, com as assobiadelas de Alvalixo, mas também pensava no regresso do Morato, com a subida do Aursnes para o meio-campo e a saída do Di Maria! Até porque o '11' de hoje, é 'fraco' nas bolas paradas defensivas, um dos pontos mais fortes do Sporting (e dos Corruptos)! Como acho que vamos ter 'menos bola', mantinha o Rafa a ponta-de-lança! Dito isto, acho que o Roger vai repetir o '11' de hoje!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!