Últimas indefectivações

Terceiro Anel: Diário...
Zero: Tema do Dia - Frederico Varandas: faltou responder à grande pergunta
Zero: Negócio Mistério - S04E05 - Miguel Ángel Angulo no Sporting
Zero: Hóquei - S03E39 - Portugal ganhou e Lucas Honório marcou que se fartou
Rabona: FINALLY, the TRUTH about Xabi Alonso's contract & Real Madrid
O apagão (e não é no Bessa)
Quando uma equipa de Sub-16 atua melhor em conjunto do que a Assembleia da República
Relatório de Atividades do TAD (II)
Antevisão...
Vitória em Torres...

sábado, 24 de julho de 2021

Partida, largada... fugida!


"A inauguração da primeira pista de atletismo do Benfica foi um novo ponto de partida na história da modalidade

O Benfica começou a praticar atletismo em 1906 e, nos primeiros tempos, os atletas treinavam em terrenos públicos, nos campos de jogos ou em pistas alheias, o que tornava 'mais valioso ainda (...) o esforço dos nossos atletas, se pensarmos que os seus triunfos têm sido à custa exclusiva da sua abnegação, dada a carência de meios próprios para a sua preparação física'. O sonho de possuírem uma pista de atletismo privada tornou-se finalmente realidade ao fim de 40 anos, no Campo do Campo Grande.
No histórico ano de 1946 foi decidido que o Benfica voltaria para a zona de Benfica, onde seria construído o Estádio da Luz. Porém, dadas as dificuldades de negociação com os donos dos terrenos e visto que a situação demoraria alguns anos, o Clube continuou a melhorar o Campo do Campo Grande e, ainda nesse ano, construiu uma pista de atletismo, num terreno adjacente que também arrendou à Câmara Muncipal de Lisboa.
A cerimónia de inauguração estava inicialmente prevista para 24 de Novembro, mas, devido à chuva que caiu sobre Lisboa, foi adiada para 1 de dezembro. O festival contou com a presença de centenas de adeptos, que aplaudiram fortemente no momento em que foi cortada a fita simbólica, 'um marco a assinalar uma obra' que daria 'início de uma nova era' no atletismo do Benfica. A pista era 'bonita e inteligentemente preparada'. Circundava o campo de treinos e tinha lugar para seis corredores, 'com as medidas regulamentares (360,60m) e o traçado das suas curvas, em asas de cesto, é talvez o mais perfeito de todas as pistas portugueses', além de uma 'ampla caixa de saltos' e quatro pistas de balanço, para saltos em comprimento, triplo e vara, que 'oferecem excelentes condições aos atletas para as provas nestas modalidades'.
O Benfica deixou de disputar jogos de futebol no Campo do Campo Grande a partir de 1954, mas manteve estas instalações até 1971, momento em que os atletas 'encarnados' tiveram de deixar 'o teatro de tão grandes e maravilhosas manhãs e tardes de glória'.
Saiba mais sobre as instalações desportivas do Benfica na área 17 - Chão Sagrado no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!