Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Um campeonato que correu sobre rodas

"Pioneiro, o Benfica organizou o primeiro campeonato de patinagem disputado em Portugal, sob grande animação

Até no verão de 1917, em Portugal, a patinagem era considerada 'indubitavelmente um dos melhores exercícios físicos', mas 'sem rebuço, muito pouco conhecido no nosso meio, e portanto o seu nome pouco ou nada atráe'. O Benfica estava determinado em mudar isso, e tinha 'que iniciar esta çom certo brilho, fazendo qualquer cousa de novo para bem mostrar que a patinagem não se resume, como muita gente supõe, a deslisar sucessivamente às voltas d'um rink sobre oito rodas de madeira ou de alumínio'.
Era de todos 'conhecida a enorme dificuldade com que se luta para se conseguir pela primeira vez lançar e elevar qualquer desporto', principalmente em plena I Guerra Mundial. Contudo, o Benfica tinha boas condições para o fazer, após a integração do edifício da Avenida Gomes Pereira, no ano anterior, que passara a ser a sua sede e que era detentora de 'um magnífico rink' de patinagem. Portanto, a recém-eleita Direcção de Bento Mântua teve 'o arrojo de pensar na organisação d'um campeonato', o primeiro em solo português. Foi agendado para os dias 18 e 19 de Agosto, era composto por várias provas de patinagem, para 'senhoras e homens', e seriam entregues vários 'prémios de bastante valor e uma taça de que será detentora a equipe representativa do club que maior número de primeiros prémios obtenha'. Nesse dias, também se realizaria uma prova de hóquei em patins, para disputa da Taça Sport Lisboa e Bemfica.
O campeonato de patinagem do Benfica suscitou muito interesse e inscreveram-se 'os melhores patinadores portugueses', Nem gesto de bom desportivismo, quem desejasse poderia treinar no rinque da sede do Clube, nas mesmas condições das de um sócio.
Finalmente, chegou o grande momento e, como um periódico afirmou, 'O Sport Lisboa e Bemfica deve estar satisfeito: o seu campeonato da patinagem, que pela primeira vez de organizou em Portugal, obteve um verdadeiro sucesso, tanto do público como de entusiasmo na luta pelas classificações'. Dias depois, realizou-se uma 'festa sem efeito algum espectaculoso, d'uma simplicidade tocante e atraente', na sede, para a entrega dos prémios. Os patinadores benfiquistas, que obtiveram excelentes prestações, receberam os primeiros troféus.
Pode conhecer mais sobre a patinagem benfiquista na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!