Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de março de 2022

Laços de alegria


"A boa-disposição e o encantamento pela Pérola do Atlântico acompanharam a comitiva benfiquista ao longo da sua viagem

No cais de Lisboa, reuniu-se 'uma vibrante massa de adeptos benfiquistas', em 8 de Julho de 1936, para desejar uma boa viagem à comitiva benfiquista, que estava prestes a iniciar a segunda digressão do Clube à Madeira, a convite do União da Madeira. A bordo do Lima iam as equipas de futebol e de ténis de mesa, dirigentes do Clube, desportistas lisboetas, membros da imprensa, 'três senhoras', sócios encarnados e várias figuras conhecidas da altura.
Apesar de alguns dos passageiros terem sofrido de enjoos, as 'quarenta horas da viagem' foram passadas num bom ambiente, com jogos, anedotas, fotografias e saraus improvisados, que permitiram mostrar 'a afinação e a desafinação de certas gargantas'. Quando chegaram à Madeira, ficaram deslumbrados com 'o cenário magnífico da ilha', tendo sido recebidos calorosamente por representantes de várias entidades e uma multidão que os aguardava no cais.
A embaixada benfiquista e 'as restantes pessoas que do continente se tinham deslocado como simples 'turistas' aproveitaram a estadia na ilha para fazer turismo, estreitar relações com outras colectividades desportivas e, até, para pregarem partidas uns aos outros.
A equipa encarnada realizou quatro jogos de futebol, no Campo dos Barreiros, com o União da Madeira, Nacional da Madeira e dois perante o Marítimo, rubricando três vitórias e uma derrota, na qual os 'campeões da I Liga, mesmo perdendo, não deixaram ficar os seus créditos mal colocados, honrando, nesta despedida, o football continental'. A equipa de ténis de mesa também demonstrou a sua qualidade ao vencer os três desafios que disputou.
'Cheios de mar e panoramas da serra, ainda encantados pelo acolhimento e pelas vitórias na Madeira', os passageiros chegaram a Lisboa em 24 de Julho. 'Mais do que um passeio'. foi o fim de uma 'jornada gloriosa na história do popular clube!'.
Saiba mais sobre as digressões do Clube na área 26 - Benfica Universal, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!