Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de maio de 2022

3 anos, 0 títulos: O que fazer para mudar o rumo do SL Benfica?


"Achas Que Roger Schmidt Conseguirá Mudar O Rumo Do SL Benfica?

Mais uma época sem títulos na Luz. Há três anos consecutivos que a equipa encarnada não consegue ganhar um troféu. O SL Benfica já não vence o campeonato desde 2018/19; a Taça de Portugal desde 2016/17 e a Taça da Liga desde 2015/16.
Com esta falta de resultados e tendo em conta a hegemonia do clube, os adeptos têm perguntado – “O que se passa com o nosso clube?”. A verdade é que há inúmeras respostas possíveis para estas últimas três épocas que passaram em branco.
Desde falta de motivação por parte dos jogadores, passando por problemas no balneário ou com o treinador, até a questões extra jogo, como a COVID-19, ou extra balneário, como a arbitragem dos jogos ou até mesmo a presidência do clube. Estas têm sido as respostas que se ouvem entre os benfiquistas.
A meu ver, é notório que o SL Benfica teve imensos problemas no balneário, que resultaram na saída de jogadores e até mesmo de treinadores. Muitas vezes se ouviu dizer “O jogador X despediu o treinador” ou “O treinador arranjou problemas com jogadores e, por isso, foi despedido”.
A verdadeira razão para a saída de certos jogadores ou até de treinadores só os responsáveis por gerir o clube é que sabem, mas em muito se notou que as águias já não tinham a mesma conexão que os benfiquistas outrora viam, dentro e fora das quatro linhas.
A questão da pandemia em muito veio prejudicar a prestação da equipa, sendo que os encarnados chegaram a ter mais de metade do plantel principal indisponível, mas não se pode usar esta “desculpa” para sempre.
A arbitragem é outro tópico que nunca passa despercebido em nenhum jogo e, nas partidas das águias, muito menos. Há casos “escandalosos”, como assim intitulam os adeptos, que fizeram com que a equipa perdesse muitos pontos, sendo que muitos desses pontos eram cruciais.
Golos anulados, como o do jogo frente ao FC Porto, penáltis por assinalar, amarelos sem nexo, jogadas para cartão que não tiveram essa consequência para a ação do adversário, entre outros. São estes os principais casos referidos pelo universo encarnado, relativamente a este tema.
Por fim, mas não menos importante, bem pelo contrário, a presidência do clube. Se inicialmente, a maioria, como se viu no resultado das eleições, apoiava Rui Costa, com o passar do tempo, essa maioria foi diminuindo.
Muitos culpam o presidente por este não dar a cara pelo clube: não defende a equipa dos casos polémicos, nem defende os jogadores, publicamente, quando estes são vítimas de situações como o racismo. Há quem diga que Rui Costa não merece ocupar o lugar que ocupa. No entanto, estão à vista mudanças e o clube bem que precisa de mudar o chip. Há jogadores que muito provavelmente vão sair do plantel para outros clubes.
No entanto, penso que também seria necessário fazer uma limpeza no balneário, sem ser por motivos técnicos. Há jogadores que estão a mais na equipa e que podem muito bem ser responsáveis pela falta de união no balneário.
Para além disso, fala-se na vinda de Roger Schmidt para o comando técnico das águias, sendo que este tem estado atento aos jogos do clube, incluindo os da Youth League. Com ele, os adeptos esperam que também venham mais reforços, sendo que até já se apontam alguns nomes.
Roger Schmidt vai mudar mentalidades, estilo de jogo e muitos outros tópicos que precisam de ser mudados. Aliás, no final do jogo entre o PSV Eindhoven e o Feyenoord Rotterdam, o treinador mostrou estar irritado com a arbitragem, tendo mesmo feito várias declarações em torno disso. O SL Benfica também precisa disto – alguém que defenda os seus atletas.
Nunca é demais apostar nos jovens. Nélson Veríssimo tem sido um exemplo, no que a isso diz respeito, no entanto, há muitos jogadores que podiam ter, de vez em quando, lugar na convocatória para os jogos. Os “meninos” da formação já provaram ter qualidade e precisam de minutos na equipa A. Por vezes, os miúdos têm mais raça, crer e ambição, do que muitos jogadores do plantel principal.
No que à presidência diz respeito, resta agora ver o que Rui Costa vai fazer na preparação da próxima época e aguardar por resultados positivos. Está na altura de pôr fim às temporadas sem títulos e, para tal, é preciso começar já a preparar a temporada de 2022/23.
Quanto aos adeptos é certo que vão continuar a apoiar a equipa, mas esse apoio precisa de recompensas. Está na hora de dar aos benfiquistas o que eles querem – a equipa que outrora viram vencer tudo e todos, sem medo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!