Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de março de 2013

Estrelinha séria vai até ao fim

"Só um rei Salomão pode resolver a contenda entre os sportinguistas e os portistas que anseiam por Jorge Jesus nos seus respectivos clubes. Vai metade do treinador do Benfica para cada lado.

ESTA noite o Benfica joga com o Bordéus para a Liga Europa e o presidente do Bordéus, o senhor Jean-Louis Triaud, tenta fazer aos seus jogadores aquilo que Jorge Jesus fez à equipa do Sporting antes do jogo com o FC Porto de sábado passado.
«Espicaça-los!» - é o termo correcto.
Não é que seja uma coisa bonita de se assistir mas, diz-se que às vezes funciona. Ou parece que funciona. Como a História é sempre escrita pelos vencedores e, neste fim-de-semana o FC Porto empatou e o Benfica ganhou, foi o treinador do Benfica quem saiu a ganhar no despique particular que manteve com Vítor Pereira a propósito da real valia e maturidade da equipa do Sporting que iria defrontar os campeões nacionais.
Quem diz a verdade não merece castigo, não é? O treinador do Benfica apontou as debilidades do Sporting B nas vésperas da recepção ao FC Porto, debilidades que foram plenamente confirmadas por Jesualdo Ferreira ao colocar em campo sete jogadores com menos de 23 anos, com três juniores, liderados pelo veterano Miguel Lopes, com a provecta idade de 26 anos.
Jesus fê-lo com o intuito óbvio de espicaçar a juventude leonina a provar em campo a sua questionável valia. E também com o não menos perverso intuito de atirar com uma tonelada de pressão sobre os ombros de quem estava obrigado a contornar tão incipiente adversário.
Vítor Pereira, um tanto despropositada e inadvertidamente, saiu em defesa da honra do Sporting e ainda piorou mais as coisas para o seu lado porque, em Alvalade, o discurso de simpatia do treinador do FC Porto pode até ter soado a comiseração e a dispensável e abusivo paternalismo.
É verdade que o treinador do FC Porto esteve bem quando lembrou a Jesus o sórdido empate do Benfica em Barcelona com o Barcelona B ou mesmo com o Barcelona C. Mas ao lembrá-lo não se pôs ao abrigo de ter de concluir, por experiência própria, que, aborrecimento por aborrecimento, deve ser infinitamente menos aborrecido empatar 0-0 em Nou Camp com o Barcelona C do que empatar 0-0 em Alvalade com o Sporting B.
Neste fim-de-semana correu tudo bem ao Benfica e correu quase tudo bem ao Benfica e correu quase tudo mal ao FC Porto. É verdade que empatar não é perder mas para as contas entre os dois rivais é praticamente a mesma coisa. O Benfica tem um árduo caminho pela frente, está envolvido em três provas e não tem uma segunda linha do nível da primeira linha.
O que me poderá fazer acreditar num Benfica campeão são as recentíssimas manifestações públicas de mau humor dos nossos rivais mais ou menos encartados. Isso é que tem sido um espectáculo!

VOLTEMOS ao caso do presidente do Bordéus que resolveu espicaçar os seus jogadores nas vésperas do jogo de hoje.
Os Girondinos saíram de um mau resultado no campeonato francês e Jean-Louis Triaud, com a autoridade de patrão, não os poupou. E com uma crueldade de termos nunca ouvida em Portugal: «Sou levado a pensar que temos um plantel de galinhas e passarinhos. São incapazes de se transcender, são incapazes de ganhar dois jogos seguidos. Estes rapazes empenham-se muito quando negoceiam o contracto ou quando negoceiam a renovação», disse Triaud ao quotidiano desportivo francês L'Équipe.
São estes rapazes que vão entrar hoje na Luz para defrontar o Benfica na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, na certeza de que, verifique-se qualquer resultado, vão sempre ter de voltar juntos a França. Com o presidente. E no mesmo avião.
É para isto que o Benfica tem de estar preparado hoje à noite se quiser continuar a fazer boa figura nas competições internacionais. E de preferência que não se magoe ninguém.

coisa de poucas semanas, gostei de ouvir António Salvador, o presidente do Sporting de Braga, pedir desculpa aos adeptos do Paços de Ferreira que foram empurrados para fora do estádio Axa por um grupo em fúria organizada.
Não é muito comum no nosso país ouvirmos um dirigente de um importante clube desportivo pedir desculpa pelo mau comportamento dos seus adeptos ou de organizações que se fazem passar por adeptas em beneficio próprio.
No estrangeiro acontece com mais frequência. Ainda este fim-de-semana aconteceu. Em Londres, no jogo entre o Arsenal e o Tottenham, um adepto do Arsenal atirou com uma banana a Gareth Bale, o esquerdino dos Spurs (o próximo-melhor-jogador-do-mundo), atitude considerada altamente ofensiva e com razão.
Desconheço se o Arsenal já pediu desculpa ao Tottenham. Certo é que o Arsenal já pediu a colaboração da polícia e das câmaras de vigilância de White Hart Lane de modo a poder identificar o seu adepto energúmeno. E a bani-lo dos estádios ingleses.
Voltemos a Portugal.
Na semana passada voltei a gostar de ouvir António Salvador pedir desculpa ao Benfica pelo terrorismo anónimo que, de uma ponte, atirou com blocos de cimento sobre o autocarro do Benfica no início da viagem de regresso a Lisboa.
Salvador até acrescentou algumas boas palavras ao seu pedido de desculpas anterior, definindo o ataque como «um acto que, certamente, envergonha todos os bracarenses e que não deve ficar impune».
No que diz respeito à impunidade, temo que os justos e responsáveis votos do presidente do Sporting de Braga não se venham a materializar.
Gostaria de não voltar ouvir António Salvador a pedir desculpa a nenhum outro clube por razões idênticas às que motivaram os dois pedidos de desculpa citados. Seria sinal de que este tipo de comportamento tinha sido erradicado, o que muito de duvida que venha a acontecer em Braga e pelo país todo. É pena. E grande vergonha.

SÓ um rei Salomão de espada em punho pode resolver a contenda entre os sportinguistas e os portistas que anseiam por Jorge Jesus nos seus respectivos clubes já a partir da próxima época.
Com um rei Salomão, e se ninguém se comover, é certo e sabido: vai metade do treinador do Benfica para cada lado. E se ambas as partis ficam melhor servidas com meio-Jorge Jesus resolve-se assim a questão.
Não deixa de ser verdade, então nesta altura do campeonato... que os nossos rivais anseiam sobretudo por chatear os benfiquistas com tudo o que esteja à mão e o assunto da renovação do contracto de Jorge Jesus, sendo muito apetitoso, cumpre com esse requisito.
É tudo o que tenho a dizer sobre o assunto.

BENFICA em Aveiro. Só gostei do resultado. Minto. Também gostei da estrelinha. Que não se apague. Estrelinha séria vai até ao fim.

O Barcelona tem contratada uma equipa de detectives para espiar o comportamento social dos seus jogadores. A notícia veio de Espanha e teve impacto em Portugal porque fez lembrar uma das acusações contra Paulo Pereira Cristóvão. O ex-vice-presidente do Sporting terá tido precisamente a mesma ideia.
Provará o super-Barcelona estar correcto Cristóvão? Ou o que serve para o Barcelona não serve igualmente para o Sporting? Abstenho-me na questão. A verdade é que desde que a notícia saiu em Espanha o Barcelona conseguiu a proeza de perder duas vezes com o Real Madrid em menos de uma semana. Feitios.

NANI foi mal expulso no jogo com o Real Madrid? Dizem que sim. O jogador português do Manchester United entrou de pé alto na luta com um adversário e o árbitro pô-lo imediatamente na rua. O lance e a sanção disciplinar do árbitro turco em Old Trafford fazem lembrar a expulsão de Pablo Aimar em Olhão na temporada passada. O árbitro era português. Aimar foi mal expulso em Olhão? Disseram que não."

Leonor Pinhão, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!