Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de março de 2022

As 3 melhores caminhadas europeias do SL Benfica


"Recorda connosco as 3 melhores caminhadas europeias das águias! Acrescentarias alguma à lista?

O SL Benfica garantiu a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, onde vai defrontar o Liverpool FC.
Depois de passar a fase de grupos, onde defrontou o FK Dínamo Kiev, o FC Barcelona e o FC Bayern Munique, teve pela frente o gigante neerlandês, AFC Ajax. Vencida essa etapa, segue-se a próxima, e que próxima.
O Liverpool FC é um colosso, mas o SL Benfica já está habituado a grandes feitos europeus. A prova disso é este top das três melhores caminhadas europeias dos encarnados.

1. Bicampeão Europeu – 1960/61 e 1961/62
A 31 de maio de 1961 o SL Benfica tornou-se no primeiro clube português a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Foi aí que, quem desconhecia a hegemonia dos encarnados, a ficou a conhecer. As águias mostraram ao mundo a raça, o querer e ambição que tão bem as descrevem. Na final encontraram o colosso FC Barcelona e venceram por 3-2, com golos de José Águas, Antoni Ramallets e Mário Coluna.
Na temporada seguinte, a história repetiu-se, só que desta vez o adversário foi o Real Madrid CF. O SL Benfica esteve a perder 2-0, mas José Águas e Cavém empataram o jogo.
No entanto, os encarnados foram para o intervalo a perder 3-2. Aos 50 minutos, Mário Coluna decidiu começar a alterar o rumo do jogo, marcando assim o terceiro golo das águias.
Escusado será dizer que os outros dois golos, que deram a vitória ao SL Benfica, saíram dos pés do rei Eusébio.
Este foi o último título europeu conquistado pelos encarnados, até aos dias de hoje. No entanto, não havia uma jornada que merecesse tanto o primeiro lugar do top como esta.

2. Finais da Liga Europa 2012/13 e 2013/14
Costuma-se dizer “não há duas sem três”, mas no caso do SL Benfica, no que diz respeito à Liga Europa, o ditado tem de se ajustar, pelos piores motivos para, “não uma sem duas”.
A verdade é que foram duas finais consecutivas perdidas. Tudo começou contra o Chelsea FC. A 15 de maio de 2013, o SL Benfica tinha encontro marcado contra os ingleses, no Johan Cruijff Arena.
O primeiro golo foi marcado por Torres aos 60 minutos, mas ao minuto 68, Óscar Cardozo igualou a partida, dando assim esperança aos adeptos benfiquistas.
No entanto, o pior estava guardado para o fim, mais concretamente para o minuto 93. Ivanović deu a vitória aos ingleses, num jogo em que os encarnados mereciam levar o troféu para casa.
E se nessa época a vitória era mais do que merecida, na temporada seguinte essa hipótese fazia ainda mais sentido. A final frente ao Sevilla FC foi bastante agridoce, sendo que, para muitos, foi mesmo considerado um dos maiores roubos do futebol europeu.
No final do tempo regulamentar, o jogo terminou empatado a zeros e no prolongamento assim continuou. Seguiram-se então os pontapés de penálti, onde os espanhóis derrotaram os encarnados por 4-2.
Apesar de a mágoa destas duas derrotas permanecer na retina dos benfiquistas, é impossível não colocar estas finais no top de melhores caminhadas europeias da equipa.

3. SL Benfica x FC Bayern Munique – Liga dos Campeões 2015/16
A presença do SL Benfica na Liga dos Campeões da época 2015/16 está bem presente na memória de todos os benfiquistas.
Na fase de grupos o sorteio ditou que as águias iam ter pela frente o Club Atlético de Madrid, o Galatasaray SK e o Astana FC. Nos seis jogos, os encarnados venceram três, empataram um e perderam dois, conseguindo assim 10 pontos e, consequentemente o segundo lugar do grupo C.
Nos oitavos-de-final defrontaram o FC Zenit, sendo que na primeira mão venceram por 1-0 e na segunda por 2-1. Apesar disso, a ambiciosa caminhada dos encarnados na competição chegou ao fim nos quartos-de-final.
Com o colosso alemão, FC Bayern Munique, pela frente, as águias não conseguiram continuar a marcar presença na prova.
Apesar de terem empatado a dois golos na segunda mão, a derrota por 1-0 no primeiro duelo ditou o fim do sonho dos benfiquistas. No entanto, fica a lembrança de uma equipa que lutou até ao fim, com o objetivo de voltar a fazer história."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!