Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de abril de 2019

Quem eram as 'Marias'?

"Entre 1966 e 1975, afirmaram-se como a grande equipa de voleibol feminino em Portugal

Foi em 1951 que a equipa feminina de voleibol do Benfica começou a trocar os seus primeiros passes. Ao longo dos anos, as 'encarnadas' foram ganhando maturidade competitiva e os seus treinadores foram estruturando uma equipa campeã.
Em 1963/64 surgiu a conquista do primeiro título, o Campeonato de Lisboa. Graciano Ferreira, o então treinador, confessou que foi 'necessário atravessar e vencer muitas dificuldades para pôr de pé esta equipa do Benfica que, dentro do nosso meio, tem condições para bater qualquer adversário'. Após 11 anos como treinador e a obtenção do título regional, Graciano Ferreira abandonara o cargo no final da época com o sentimento de dever cumprido, passando o testemunho a José Magalhães, jogador e antigo capitão da equipa masculina de voleibol.
Em 1966/67, as 'encarnadas' conquistaram o título nacional, que teimava em fugir havia duas épocas. Desde então, a equipa mostrou-se imparável. Época após época, as voleibolistas fortalecerem a sua posição até alcançar a hegemonia do voleibol feminino nacional. As 'Marias', como ficaram conhecidas, sagraram-se campeãs nacionais nove vezes consecutivas! Tal era a sua superioridade perante as adversárias que apenas perderam um jogo em 1966/67, terminando invictas os restantes campeonatos. Venceram, também, as duas primeiras edições da Taça de Portugal, em 1972/73 e 1973/74.
Alcançaram um palmarés invejável, que só foi possível com a 'enorme dose de unidade patenteada por toda a equipa' e a dedicação das jogadoras. As jovens voleibolistas conciliavam com esforço os treinos e a sua vida pessoal. Compunham a equipa professoras de educação física, médicas, licenciadas em ciências e letras, estudantes do ensino secundário e superior. Algumas inclusivamente casadas e com filhos. Contudo, isso não as impediu de se tornarem jogadores de alto nível, como foi o caso de Maria Adelaide Canas, que se formou em medicina enquanto, dividia os estudos com os treinos e jogos, e de Maria Madalena Canha, que obteve e o seu curso de Educação Física.
Segundo a imprensa da época, 'não há, nem nunca houve, em Portugal equipa tão valorosa como a actual formação encarnada. É uma autêntica máquina de jogar voleibol'. Elas eram as Marias. As Marias do Benfica. E porque ficaram conhecidas por este nome? É fácil adivinhar, pois quase todas as voleibolistas tinham Maria no seu nome...
Saiba mais sobre o voleibol feminino no Benfica na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!