Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

A urgência dos reforços – Outro Benfica no regresso de Nico Gaitán


"Com Rafa, Pizzi e Vinícius novamente nos espaços de criação, o Benfica não apenas voltou a ter as dificuldades do passado para ter assertividade no último terço como voltou a reunir vários jogadores de perda fácil (isto é, perdem a bola demasiadas vezes porque não são criteriosos / ágeis / bons tecnicamente). E não, não é por um ou dois bons momentos em 90 minutos, como foi o de Pizzi e Vinícius no(s) golo(s), que se justifica a presença numa equipa como o Benfica, que exige qualidade, boas decisões e boas execuções a tempo inteiro. Com Taarabt e Weigl, o que ganha na capacidade para circular e alimentar os homens da frente, perde em reactividade na perda da posse – E se as perdas se vão somando a um ritmo vertiginoso está fácil perceber que dificilmente o Benfica poderia ou poderá controlar o jogo ou ser bem sucedido.
O incremento da qualidade na coordenação defensiva das diferentes linhas é uma evidência, mas claramente insuficiente se sem bola não houver talento.

Organização Defensiva – Lado da bola Pressionante, Lado oposto marca espaço

Foram nove jogadores da temporada passada no mesmo onze, e tal serviu maioritariamente para perceber que Jesus tem razão em exigir reforços. A frente de ataque precisa ser totalmente refeita, e a Cebolinha faltará juntar Luca, Darwin e um outro elemento capaz de ser eficiente – Atenção ao potencial de Pedrinho – Também Chiquinho com colegas mais capazes de dar seguimento aos lances ao seu lado poderá fazer crescer o nível da equipa.
Florentino deverá estar de partida e só isso justifica não ser aposta, o que significará que o Benfica precisa desesperadamente de um médio centro – Taarabt não tem capacidade para mais de 20/25 minutos de qualidade, porque a exigência vai muito para além do trabalho com bola. E o marroquino para lá das dificuldades que tem em reocupar posicionamento defensivo, ainda soma disparates quando a fadiga se instala.
E foi de um disparate do marroquino que o jogo ficou condenado a não deixar aparecer Diogo Gonçalves, Chiquinho e Pedrinho.

Posicionamento em Ataque Organizado

Nem tudo foi paupérimo na Luz, porém. Os primeiro momentos de um Benfica pressionante – nunca será mais do que apenas a espaços com jogadores como Pizzi, Vinícius ou Taarabt no corredor central – foram bons e permitiram lances de perigo sobre a baliza bracarense, e sobretudo foi muito interessante a exibição bracarense, penalizada apenas pela falta de eficácia de Abel Ruiz.
Mas, o melhor na noite do Estádio da Luz foi o de sempre… Nico Gaitán demonstrou nos minutos que voltou a pisar a Luz ser incrivelmente superior a… praticamente todos os jogadores da frente que estavam do outro lado. Cebolinha poderá ser a excepção, mas não o provou hoje.
Tremenda a classe do argentino em todas as acções."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!