Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Honrando a cidade com 'alto espírito desportivo'


"Em 1947, o Benfica foi a única equipa de Lisboa no Campeonato de Portugal de hóquei em campo e conquistou a prova

Em quase 75 anos de actividade, entre 1923 e 1997, o hóquei em campo do Benfica conquistou mais de uma dezena de Campeonatos Regionais e, nos anos 80, conseguiu conquistar duas Taças de Portugal e um Campeonato Nacional. Antes disso, havia conquistado por duas vezes o Campeonato de Portugal (à época, chamado Torneio da Taça de Portugal).
Entre 1941/42 e 1947/48, ano da fundação da Federação Portuguesa de Hóquei, coube às Associações de Hóquei em Campo de Lisboa e do Porto a organização de uma competição que pusesse em confronto os 'melhores clubes nacionais', de modo a se encontrar o campeão de Portugal.
Em seis edições realizadas, apenas dois clubes alcançaram 'o título mais elevado do hóquei em campo nacional': o Futebol Benfica e o Benfica, em duas ocasiões. A primeira delas foi em 1943/44, no mesmo ano em que foi campeão regional pela sétima vez. A segunda participação do Benfica no Campeonato de Portugal, em 1946/47, carrega uma história incomum.
A época anterior tinha sido terrível para a secção. A começar a nova época, o sentimento era de responsabilidade dela defesa da modalidade, 'como seus introdutores em Portugal' que foram.
O campeão regional de 1946/47 foi o Futebol Benfica, deixando o Benfica em 2.º lugar depois de uma final renhida. Cabia ao campeão de Lisboa representar a cidade 'no torneio maior da modalidade'. No entanto, 'reflexo das precárias condições financeiras em que as secções' se debatiam, o Futebol Benfica manifestou a sua impossibilidade de participar. Para substituir o clube ausente, a Associação de Hóquei em Campo de Lisboa lançou o convite ao CF 'Os Belenenses' e ao Atlético Clube de Portugal. Ambos declinaram o convite 'por motivo absolutamente justificável'.
Com 'alto espírito desportivo', o Benfica entrou em competição depois de um empate entre os seus adversários. Impondo duas derrotas ao Ramaldense e ao FC Porto nos jogos da primeira volta, no Centro do Campo Grande, bastou o empate por 1-1 em Ramalde, em 12 de Junho, para que o Benfica voltasse a envergar o título de campeão de Portugal de hóquei em campo, honrando a cidade e a modalidade que tanto prezou.
Descubra os troféus que o Benfica conquistou em hóquei em campo na área 3 - Orgulho Eclético, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!