Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Parabéns, Toni!


"Hoje é um dia muito especial. Toni, património imaterial do Sport Lisboa e Benfica, personificador-mor da mística do Clube, exemplo ímpar de benfiquismo, completa 75 anos de vida.
Chegou ainda jovem ao Clube, em 1968, empenhado em agarrar a oportunidade de singrar ao mais alto nível como futebolista. Agarrou-a rapidamente e nunca mais a largou, partindo da meia-direita para ocupar o campo todo com a garra, a energia, a técnica e a inteligência que o notabilizaram ao longo de mais de uma década. Foi campeão nacional oito vezes e venceu quatro Taças de Portugal e seis Taças de Honra, sempre preponderante no plantel, um líder nato, um jogador à Benfica.
Pendurou as botas em 1981 para abraçar a profissão de treinador. No comando da equipa técnica, foi campeão nacional pelo Benfica em 1989 e 1994, venceu a Taça de Portugal em 1993 e levou a equipa à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1988. Como adjunto conquistou quatro Campeonatos Nacionais (1983; 1984; 1987; 1991), além de várias Taças de Portugal e Supertaças e da presença em mais duas finais europeias (UEFA 1983 e TCCE 1990). Foi ainda diretor desportivo do futebol.
Ao longo dos anos foi tendo várias experiências no estrangeiro como treinador, mas sobretudo nunca deixou de ser uma figura do Clube e um adepto indefetível da causa benfiquista. Toni está de parabéns pelo 75.º aniversário, e os Benfiquistas estão-lhe agradecidos por uma vida repleta de contributos indeléveis para o engrandecimento do Benfica. Muito obrigado!

Entretanto, são vários os desafios que se colocam às nossas equipas nos próximos dias, embaladas pelos dois triunfos obtidos, ontem, em voleibol e andebol.
Começando pelo futebol, temos o regresso à competição após paragem para compromissos das seleções. Há expectativa de casa cheia na Trofa, onde o Trofense receberá o Benfica no âmbito da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Sábado, às 20h15, será o nosso pontapé de saída na prova, a qual disputamos para vencer.
Hoje, no feminino, temos um dificílimo obstáculo pela frente. Trata-se do Lyon, em França, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Primeiro colocado no ranking europeu de clubes, o Lyon apresenta-se como candidato a sagrar-se campeão europeu, título que já conquistou sete vezes, cinco delas consecutivas, de 2016 a 2020, tendo estado presente na final em nove das últimas 13 edições. Poderá ver o jogo em direto, a partir das 20h00, na plataforma Youtube, no canal da DAZN, detentor exclusivo, para todo o mundo, dos direitos de transmissão da prova.
Na sequência do brilhante apuramento da nossa equipa de voleibol para a 2.ª ronda de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual defrontaremos, dias 21 e 27, os finlandeses do Sastamala, perspetiva-se jogo grande na Luz. Sábado, às 18h30, receberemos o Sp. Espinho, que na última jornada bateu o Sporting e chega à quarta ronda ainda invicto.
Sábado será, de resto, dia cheio nos nossos pavilhões. Às 15h00 teremos o desafio com o Póvoa em andebol, depois de ontem termos batido o Avanca. Às 17h00, em hóquei em patins, seremos os anfitriões do Tomar. E, às 21h00, será a vez de a nossa equipa de basquetebol ter um forte oponente, no caso a Oliveirense. No futsal há a deslocação a Ponte de Sôr, no mesmo dia (14h00), para medirmos forças com o Eléctrico.
Nota ainda para os desafios das nossas equipas femininas das modalidades de pavilhão: ABC – Benfica (sábado, 18h00) em andebol; Guifões – Benfica em basquetebol (domingo, 15h00); CACO – Benfica (domingo, 16h00) em hóquei em patins; AJM/FC Porto – Benfica (sábado, 17h00) e V. Guimarães – Benfica (domingo, 17h00) em voleibol."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!