Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Histórico Benfica!


"Jogaço no Benfica Campus, entre duas equipas que abordaram o jogo de maneira diferente:
- O Bayern assumiu-se como favorito e relaxou.
- O Benfica assumiu o não favoritismo e superou-se.
A maneira como estava desenhada a equipa de Filipa Patão disse muito da abordagem que queriam ter no jogo de hoje, e houve vários sinais que demonstraram que o Benfica não vinha apenas defender.
Escolha do 11 titular?
Letícia: indiscutível! Se já o era, depois do jogo contra o SCP, a sua colega de posição perdeu qualquer chance de poder aparecer no 11 titular durante os próximos tempo.
Ana Seiça: substitui a experiente Sílvia Rebelo pela disponibilidade física e poder de choque.
Kika: genialidade com bola, critério, decisão. Jogadora que pode desbloquear qualquer jogo, independentemente da adversária.
Ana Vitória: Este lugar poderia estar em dúvida entre Beatriz Cameirão, e mais uma vez penso que a escolha tenha passado pela dimensão física e bolas paradas, até porque Ana Vitória desceu sempre nos momentos defensivos e esteve na área adversária nos momentos ofensivos.
As restantes jogadoras já preenchem o lote de jogadoras praticamente inquestionáveis tendo em conta o seu rendimento: Lúcia, Amado, Carole, Pauleta, Andreia Faria, Cloé e Nycole.
Vejamos como defendeu o Benfica:

O SL Benfica apresentou-se em duas linhas de 4 no momento defensivo, aqui na pressão, largando o losango que costuma usar normalmente. Quem se juntava a Pauleta no corredor central era a Kika e os corredores laterais eram para Andreia Faria e Ana Vitória.

Em organização defensiva, um dos factores determinantes para além da incrível entrega e qualidade individual na ocupação de espaços, foi a o facto de estarem sempre próximas. A distância entre sectores e entre coberturas não variava muito (7-8 metros) para impedir que o Bayern pudesse alguma vez encarar e ganhar vantagem no 1×1. Essa organização orientava o jogo do Bayern para os corredores laterais e permitia ao SL Benfica recuperar muitas vezes a bola e ter Kika perto no momento da recuperação da bola (parágrafo seguinte) – o que de facto, foi decisivo para conseguir sair e decidir bem na ligação dos sectores. Agora em vídeo:


Ofensivamente, como descrevemos anteriormente, o Benfica assumiu que o jogo seria mais em forçar o erro das adversárias e quando recuperavam a bola serem eficazes, tirando-a da zona de pressão e obrigando o Bayern a ter de baixar linhas para controlar a profundidade! ( E aí, conseguirem ganhar espaço e tempo para pensar o ataque e decidir melhor) Houve bons momentos também na exploração do espaço através da velocidade de Cloé, que costuma ser muito superior às outras, mas neste contexto não é, e portanto, foi importante o envolvimento da Kika e Andreia Faria na condução, na atração das adversárias, para criar o espaço para a Cloé aparecer em vantagem. Velocidade por velocidade, aqui, a Cloé perdeu sempre.


Para finalizar, e o que mais de interessante tem este Benfica de Champions League, é o risco que conseguem assumir perante tamanha pressão e dificuldade e a maneira como querem aproveitar o que de melhor a sua equipa tem individualmente: decisão e requinte técnico! Deixamos aqui 4 lances de extrema (!) qualidade técnica e de decisão coletiva, é incrível o futuro destas jogadoras se continuarem a este nível e com esta mentalidade!


O Benfica conseguiu ser competitivo, abriu o apetite aos adeptos e as jogadoras e equipa técnica já acreditam que é possível fazer uma gracinha e passar o grupo. Quem é o próximo adversário? Lyon!

Para o jogo de hoje, contra o Lyon – basta pesquisar um pouco para saber que é a equipa referência no futebol feminino, 1ª classificada no Ranking – é de se esperar um jogo ainda mais complicado, onde o Benfica já não aparece como equipa que pode surpreender, mas sim já com registos práticos daquilo que consegue fazer, e portanto há uma vantagem natural dada ao Lyon e o Benfica pode encarar o jogo com zero pressão e desfrutar da experiencia de jogar contra as melhores do mundo. Caso durante o jogo dê para fazer algo diferente…."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!