Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O Quarteto Fantástico para ocupar o lugar de André Almeida


"Com a lesão de André Almeida, que sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito frente ao Rio Ave FC, em jogo a contar para a quarta jornada da Primeira Liga, a lateral direita do SL Benfica encontra-se, agora, à espera de um novo dono.
Como tal, esta semana decidimos apresentar quatro candidatos ao lugar deixado pelo português, com a particularidade de, se nenhum dos jogadores abaixo referidos convencer Jorge Jesus, as “águias” equacionarem investir num reforço no mercado de transferências de janeiro.

1. Gilberto Passamos, então, para o favorito a ocupar a vaga deixada por André Almeida. Gilberto chegou à Luz no último mercado de transferências, por uma verba a rondar os três milhões de euros. O lateral, proveniente do Fluminense, impressionou o então técnico de Flamengo que, mal chegou à Luz, exigiu que se fosse buscar o lateral de 27 anos.
Gilberto é um lateral interessante a nível ofensivo, apresentando uma boa capacidade técnica, que lhe permite fazer combinações com colegas ou até partir para cima de adversários no “1v1”, para depois desferir cruzamentos milimétricos – tal como aquele que desferiu frente ao Lech Poznan, para assistir Darwin.
No entanto, a nível defensivo, Gilberto ainda tem um longo caminho a percorrer. Para além de não ser seguro em situações de “1v1” defensivo, também apresenta alguma falta de inteligência posicional grave (e perigosa) para uma equipa que joga com uma linha defensiva tão subida como o Benfica.
Não obstante, o brasileiro parece ser, no imediato, a aposta de Jorge Jesus para a lateral direita, tendo sido ele a substituir André Almeida aquando da lesão do português, assim como também jogou na partida da Liga Europa frente ao Lech Poznan.

2. Diogo Gonçalves Não é um lateral direito de raíz, mas a sua permanência no plantel principal das “águias” deve-se ao facto de Jorge Jesus acreditar que o extremo alentejano pode afirmar-se como um excelente lateral direito.
Falamos de Diogo Gonçalves, que na época transata brilhou ao serviço do FC Famalicão, onde marcou cinco golos e somou oito assistências, tendo sido uma das principais figuras do emblema famalicense. 
Um jogador veloz e vertiginoso no momento ofensivo, mas que também apresenta um grande compromisso no momento defensivo, não é de estranhar que Jorge Jesus veja no jovem de 23 anos um projeto de lateral direito, à imagem daquilo que o técnico fez com Maxi Pereira ou Fábio Coentrão. 

3. Filipe Cruz Tal como diria Luís Freitas Lobo, Filipe Cruz é sinónimo de futebol no seu estado puro. Para mim, o futuro lateral direito do Sport Lisboa e Benfica está aqui. Titularíssimo na equipa sub-23 encarnada, onde tem vindo a somar excelentes exibições atrás de excelentes exibições, o jovem português há muito que tem “reclamado” uma oportunidade na equipa principal – e a lesão de André Almeida pode muito bem vir a ser a “desculpa” para que tal aconteça.
O jovem de 18 anos é um lateral extremamente ofensivo, capaz de dar profundidade e de desequilibrar no “1v1”, mas que, no momento defensivo, também apresenta uma grande capacidade de antecipação e um bom timing de entrada para cortar as iniciativas dos adversários. É um jogador que faz lembrar Nélson Semedo, pelo que os benfiquistas esperam que o seu trajeto seja mais ou menos igual, e que o jovem “made in Seixal” se afirme, brevemente, no plantel principal.

4. João Ferreira Presença habitual nos trabalhos da equipa principal quando Bruno Lage estava no comando, João Ferreira tem vindo, atualmente, a ganhar experiência ao jogar mais regularmente na equipa B das “águias”.
Um jogador com uma estampa física impressionável para um lateral, peca por alguma fragilidade no “1v1” defensivo, assim como também não é um desequilibrador nato no momento ofensivo. João Ferreira é, se quisermos, um lateral à imagem de André Almeida, só que sem os golos dignos de prémio Puskas.
Contudo, é um lateral com qualidade, sendo que prova disso mesmo são as inúmeras propostas que chegaram à Luz pelo jovem de 19 anos, inclusive de clubes de algum gabarito como o LOSC Lille, no último verão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!