Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O esperado... Sábado temos jogo do nosso Campeonato!!!


Benfica 0 - 2 Barcelona

O jogo decorreu como era esperado, o Barça com a bola, e o Benfica a tentar fechar os caminhos para a baliza - usando o esquema posicional do 'Mourinho'!!! O Jesus falou mesmo com o Zé!!! -, não existe uma única equipa no Mundo que consiga 'dividir' o jogo com o Barça - nem o Real... -, todos jogam na expectativa, à espera de um mau dia dos Catalães... e quem dizer o contrário, está enganado.
Ainda por cima, o Barça, na primeira oportunidade de golo que teve, marcou, e o Benfica continuou a saga de oportunidades desperdiçadas que tem afectado a equipa nos últimos jogos. Terminar o jogo com mais remates à baliza - mesmo com a posse de bola 75% do Barça, contra os 25% do Benfica -, sabe a pouco, obrigar o Valdez - 2 defesas difíceis - a mais trabalho do que o Artur - uma defesa e meia!!! - nada vale, mas explica o resultado... O Jesus fez as substituições que a bancada pedia - e o pessoal que trocou SMS's comigo durante o jogo!!! -, mas como acontece muitas vezes os treinadores de bancada, estavam errados, já que a equipa com o Carlos Martins e o Aimar nunca mais conseguiu sair no 'contra' - muito por culpa das cavalgadas 'forretas' do Carlos!!! - com perigo, apesar do perfume que o Pablito dá sempre ao jogo.
Dou o mérito total deste Barcelona, ao Cruyff. Foi ele quem imaginou e criou este tipo de futebol. Arrisco mesmo afirmar, que este Barça inventou uma nova 'modalidade'!!! E sim, sou daqueles que defende, a teoria que o Barça faz anti-jogo em muitos momentos do jogo!!! Merecem todos elogios, porque fazer o que eles fazem é dificílimo, quase impossível de copiar, têm mérito naquilo que conseguiram construir, mas o jogo foi criado para ser disputado por duas equipas... O Barça tem dois momentos do jogo fenomenais: o pressing, recuperando a bola rapidamente; e depois as trocas de bola, colectivamente pelas alas, ou pelo meio com as acelerações do Messi. Jogando praticamente 'sozinho', mesmo quando defronta equipas de grandes orçamentos, e plantéis supostamente iguais...!!!
Não é a primeira vez no desporto moderno que uma equipa, numa modalidade qualquer, inventa um sistema de jogo, quase invencível, neste caso 'roubando' a bola ao adversário, adulterando assim o espírito do jogo, de ataques intercalados entre as equipas... Nas outras modalidades, a consequência costuma ser uma alteração das regras!!! Neste caso até seria fácil, bastava criar um tempo limite de ataque, tal como acontece no Basket - e agora no Hóquei -, ou o 'jogo passivo' do Andebol... Imaginem o que seria o actual jogo de Basket sem limite no tempo de ataque, muito provavelmente os Harlem Globetrotters seriam campeões!!! Ao contrário de algumas almas que foram ao Estádio, não 'descobri' o Barça hoje!!! Nem fiquei com 'azia' com a derrota, já tenho esta opinião a algum tempo...

O Matic esteve gigante, soberbo na 1ª parte, no segundo tempo, mais sozinho - e cansado - 'baixou' um pouco, mas no geral, uma nota muito positiva, a defender, e com a bola nos pés onde demonstrou uma excelente atitude, não se atemorizando... talvez só o Salvio, e o Gaitán demonstraram o mesmo tipo de atitude... Outro excelente jogo do Melga, que 'secou' o Pedro, e obrigou o Barça a atacar pelo outro lado, onde um Maxi mais ofensivo - e com menos ajudas - teve muitos problemas...
A arbitragem também foi a esperada, se o Proença é o 'melhorzinho' para a UEFA imagine-se os outros!!! Foi subserviente ao estatuto das estrelas do Barça, não manteve um critério disciplinar claro, perdoando cartões aos nossos adversários -  deve ter tido uma 'branca' na expulsão do Busquets... mas afinal de contas, nessa altura o jogo, estava decidido... na 1ª parte (com o jogo em aberto), com um critério uniforme deveria ter expulso o Pedro -, foi ainda cúmplice de duas situações de falta de fair-play: a equipa do Benfica parou quando o fiscal-de-linha levantou a bandeirola e depois arrependeu-se; após uma distracção do Artur, com duas bolas em campo, permitiu que o Barça segui-se com a bola...

Como eu disse, antes do jogo, o mais importante para o Benfica é jogo de Sábado com o Beira-Mar, parece que não tivemos lesões... o Matic levou mais um amarelo - já tinha sido amarelado em Glasgow (erradamente) -, creio que só será castigado ao terceiro, neste momento com actual plantel, é insubstituível.
Com a supreendentemente vitória do Celtic em Moscovo, tudo ficou mais - positivamente - confuso!!! Afinal o empate em Glasgow não foi assim tão 'mau'!!!
Creio que 8 pontos será suficiente para garantir o 2º lugar, mesmo 7 pontos pode chegar - se o Barça não 'adormecer'!!! -, isto quer dizer que 'basta' ao Benfica vencer os dois jogos na Luz que estão em falta... mas um ponto em Moscovo na próxima jornada, seria praticamente, o selo decisivo no carimbo para os Oitavos. E estamos a precisar do dinheiro...!!!

2 comentários:

  1. É esta a visão que tenho do jogo.
    O Barça o toque-toque mecanizado, só perde se o adversário cortar a linha de passe e o nosso Glorioso nessas oportunidades não conseguiu "facturar".
    Continua em aberto a passagem aos oitavos.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!