Últimas indefectivações

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Competições Europeias nas Modalidades

"Mais um ano em que as coisas não saíram de feição nas aventuras europeias nas modalidades. Há um silverlining no entanto. Fomos eliminados pelos vencedores da prova quatro vezes. Não é o suficiente no entanto. Eis um resumo da época europeia dentro dos pavilhões.
1. Andebol.
Participámos na EHF Cup, 2º prova europeia. Ao todo há 3. Fizemos 4 jogos. Na 2º ronda da qualificação apanhámos uma equipa muito jovem da Islândia, o FH. Ganhámos os dois jogos por 37-32 e 34-31. Na 3º ronda apanhámos o Hannover-Burgdorf, da Alemanha. Na 1º mão perdemos 41-36. Foi o jogo com mais golos na qualificação. Não podemos sofrer 41 golos num jogo desta importância. Na 2º mão o jogo acabou empatado a 33. O Hannover apurou-se para a fase grupos, que conseguiu passar, acabando eliminado nos quartos-de-final.
2. Basquetebol.
Participámos na FIBA Europe Cup, 4º prova europeia. Ao todo há 4. Esta aventura foi ainda mais curta. Passámos automaticamente para a 2º eliminatória da qualificação e apanhámos logo o Dinamo Sassari. Fizemos dois jogos. Um perdemos por 34 pontos e o outro perdemos por 19. O Sassari viria a vencer esta prova. Na prática nem participámos na FIBA Europe Cup porque não saímos da qualificação.
3. Futsal.
Participámos na UEFA Futsal Champions League, principal (e única) prova europeia. Fomos a única equipa que terminou a prova sem derrotas. Na primeira ronda, ficámos no grupo com Barcelona (1-1), Halle-Gooik (5-3) e Kremlin Bicêtre (9-1). A nossa diferença de golos foi +10 (15-5). O Barcelona fez os mesmos pontos que nós mas acabou com uma diferença de +6 (12-6). Acabámos em 1º. Na ronda a seguir ficámos no grupo com Sporting (1-1), Sibiryak (4-2) e Novo Vrijeme (5-0). A nossa diferença de golos foi +7 (10-3), enquanto o Sporting, que jogava sempre depois de nós porque era o organizador apesar de ter ficado em 2º lugar na fase anterior, acabou com +10 (11-1). Fomos eliminados pela diferença de golos. O Sporting venceu a prova.
4. Hóquei em Patins.
Participámos na Liga Europeia, principal prova europeia. Ao todo há 2. Aqui não há qualificações. Fomos automaticamente para a Fase de Grupos. Calhámos num grupo muito acessível, visto que o Noia era a pior equipa espanhola em prova e o Monza só se qualificou para a Liga Europeia porque as quatro equipas italianas que ficaram à sua frente preferiram ir para a CERS Cup. Ganhámos 5 dos 6 jogos que fizemos. Noia (2-1 e 4-4), Monza (3-1 e 5-0) e Montreaux (10-2 e 8-3). Nos quartos-de-final, já com Alejandro Dominguez no comando, eliminámos a Oliveirense com duas vitórias (3-2 e 3-1). Na final four caímos diante do Sporting depois de uma derrota por 5-4. O Sporting viria a vencer esta prova.
5. Voleibol.
Participámos na Challenge Cup, 3º prova europeia. Ao todo há 3. Fizemos 8 jogos, vencemos 7 e apenas perdemos 1, contra a equipa que viria a vencer o torneio. Começámos na pré-eliminatória contra os cipriotas do Pafiakos Pafos que batemos por duplo 3-0, seguiram-se os gregos do Iraklis nos 1/16-avos com novo duplo 3-0, depois apanhámos os romenos do Zalau nos oitavos que batemos por 3-0 e 3-1 e a nossa prova terminou diante o Belgorie da Rússia. Perdemos o primeiro jogo por 3-0. O segundo vencemos por 3-0, levando a eliminatória a golden set, que os russos venceram. Os russos eram os campeões em título da CEV Cup, a 2º prova europeia.
O Desporto é competição. Todas as equipas querem ganhar, mas só uma o poderá fazer. Já houve anos que tivemos mais perto, mas este ano não foi tão mau quanto aparenta (o facto do Sporting ter ganho provas não ajuda). Tivemos nas discussões e por vezes faltou sorte. No entanto a sorte também se procura.
No Andebol temos que conseguir fazer melhor. O Porto está na Final Four da EHF Cup e eliminou o Magdeburg, que é bem melhor que o Hannover. No Basquetebol, em 8 equipas possíveis, apanhámos logo a mais complicada de todas. Houve equipas a passar a fase de grupos que não eram melhores do que nós. No entanto, como não há rankings de equipas, há sempre alguma disparidade na qualidade das equipas em cada eliminatória e na fase de grupos. O Futsal é bem demonstrativo que a sorte também se procura. O Sporting organizou a Ronda de Elite e teve vantagem de jogar depois de nós, permitindo saber quantos golos precisavam de marcar para que o empate contra nós bastasse para passar. Nós tínhamos prioridade para organizar, mas abdicámos. Não pode acontecer. No Hóquei a equipa mudou de treinador a meio da época. Por esta altura, seria suposto que as coisas já começassem a desenvolver, mas para já continuamos na mesma. No Voleibol, não há nada a dizer. Apanhámos uma das melhores equipas do mundo e ainda os obrigámos a ir a golden set."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!