Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de março de 2023

O III sarau de Ginástica do Benfica


"Quatro horas de ecletismo encarnado colocaram em evidência os valores educativos do Benfica no desporto nacional

Os saraus do Benfica foram iniciados em 1951, com o objetivo de promover as suas classes de ginástica, sendo um momento alto de celebração do ecletismo do Clube. O sucesso foi tal, que este evento passou a constar no calendário das festividades encarnadas, enchendo a cada ano com alegria e brilho o recinto do Pavilhão dos Desportos. Em 1954, o Glorioso celebrava os seus 50 anos, um marco único na sua história que a secção de ginástica, encabeçada por António Mendes de Carvalho, não quis deixar passar despercebido.
No dia 8 de Maio, perante um Pavilhão dos Desportos repleto de vibrante público ovacionado a cada momento todos os intervenientes, realizou-se em ambiente de verdadeira apoteose o III Sarau do Benfica. O programa arrancou com uma enorme parada de 500 atletas com as suas camisolas rubras, imprimindo uma imagem cromática ao recinto, encabeçada pela ginasta Maria de Lourdes Prata Dias segurando a bandeira do Benfica. Todas as secções do Clube estiveram representadas, envergando os seus guiões, enquanto grupos de crianças formavam as iniciais SLB.
Após o Hino do Benfica, o presidente Joaquim Ferreira Bogalho pronunciou breves palavras alusivas ao ato e recebeu por entre vibrantes aclamações dois pequenos ginastas que, em representação da secção, entregaram um donativo correspondente a 3 toneladas de cimento. Da parada, surgiram depois em destaque os maratonistas José Araújo, Claudino Martins e Armando Silva, efusivamente homenageados por um grupo de benfiquistas.
Seguiu-se uma demonstração das múltiplas classes de ginástica, na qual as mais diversas faixas etárias efectuaram exercícios de saltos de mesa alemã, pinos, rodas e mortais. Edite Cruz, a valorosa patinadora de mérito internacional, marcou presença abrilhantando a festa com dois números de fantasia, um swing e um pasodoble que arrancou da extasiada assistência muitos 'olés'.
Na segunda parte desta grandiosa festa, Carlos Figueira, Azevedo Gomes, David Cohen e Pedro Vasconcelos, consagrados campeões nacionais de ténis, fizeram uma demonstração a pares. Apesar de o recinto não oferecer as melhores condições para o efeito, a partida decorreu com bastante interesse, tendo a dupla Pedro Vasconcelos/Azevedo Gomes vencido por 6-2.
A festa terminou com a disputa da Taça Sarau de Ginástica em hóquei em patins, colocando frente a frente as reservas do Benfica e do Grupo Desportivo da Mundet. Num desafio muito disputado, o adversário não conseguiu impor-se como desejava face à superioridade técnica dos encarnados, acabando derrotado por 7-2. No final do encontro, Justino Pinheiro Machado entregou o troféu à equipa do Benfica, para gáudio do público ali presente.
Para saber mais sobre esta e outras histórias da modalidade, visite a área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ricardo Ferreira, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!