Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Uma Época que chegou ao fim


"Os adeptos encarnados votaram: a Taça Jornal Época era do Benfica!

Durante décadas, a popularidade dos clubes nacionais também se media através de concursos em que os adeptos votavam no emblema do seu coração, sendo atribuído um troféu ao clube vencedor. A Taça Jornal Época marcou o fim deste costume na história do Benfica, pois foi a 81.ª e última taça por votos que ganhou.
Com o objetivo de 'construir sempre um estímulo e uma homenagem ao Desporto Nacional', o jornal Época organizou um 'sensacional sorteio' para os seus leitores, oferecendo '25 Magníficas Viagens a Roterdão', para assistirem à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 31 de Maio de 1972. Durante 25 semanas, milhares de concorrentes preencheram os cupões que saíam no periódico, colocando o seu nome e morada, aspirando a ganhar uma viagem. Mas havia ainda outra motivação: ajudar o seu clube a ganhar mais uma taça! Este periódico ia também 'oferecer três Monumentais Troféus (210 quilos cada um) aos clubes da I, II e III divisões dos campeonatos nacionais de futebol que se coloquem no topo das classificações, segundo a votação dos nossos leitores'.
Nas vésperas da realização do último sorteio, as três taças foram colocadas 'em exposição nas montras da Boutique Traje, na Rua do Ouro'. Os adeptos encarnados podiam dirigir-se à loja para admirarem a já 'sua' Taça Jornal Época, pois o Benfica ocupava o 1.º lugar do concurso a uma distância tão grande do seu rival o Sporting, que era inconcebível ser destronado. O dia da contagem final chegou: o Benfica tinha obtido 80034 votos, cerca de mais 30000 votos que o 2.º classificado, o clube leonino! Curiosamente, no mesmo dia em que saiu o jornal a anunciar estes resultados, em 7 de Maio, o Benfica sagrou-se bicampeão nacional, a três jornadas do fim da prova.
A entrega do 'valioso troféu' ocorreu em 10 de Dezembro de 1972 no Estádio da Luz, acompanhada por uma 'calorosa ovação de toda a assistência'. A Taça Jornal Época pode, atualmente, ser admirada no Museu Benfica - Cosme Damião. Saiba mais sobre as taças por votos na área 26 - Benfica Universal."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!