Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Vamos em frente!


"Haverá som mais horrível que o urro que se segue a um golo do Sporting ou do Porto no estádio da Luz? Existirá, no futebol, imagem mais perturbadora do que uma horda de sportinguistas ou portistas a celebrarem no nosso estádio, fazendo lembrar o lado mais sinistro do famoso tríptico de Bosch, O Jardim das Delícias Terrenas? Julgo que não e só um triunfo remete rapidamente para o esquecimento a carga perturbadora desses eventos. Não foi o caso no sábado.
Mas, aparte essa faceta simbólica e emocional da rivalidade desportiva, o jogo pode ser resumido às incidências que resultaram no empate. Com a distância que o Sporting tem do Benfica, o desfecho acaba por ser irrelevante nesta luta particular. Portanto, na prática, perdemos dois pontos, tanto faz que tenha sido com o Sporting ou com outro qualquer.
Assim, o que realmente importa é que, à entrada da última jornada da primeira volta, temos quatro pontos de avanço sobre o Braga e cinco sobre o Porto, recebendo ambos na luz no segundo turno. É uma posição privilegiada na luta pelo título. Nada garante, é certo, mas coloca-nos mais próximos do que os nossos adversários. E premeia a equipa mais consistente nas primeiras 16 jornadas.
O jogo com o Sporting teve tudo para que sofrêssemos uma derrota. Demorámos a entrar na partida, falhámos boas oportunidades até que, já contra a corrente do jogo, o Sporting adiantou-se no marcador. Daí até final quase só deu Benfica, com, pelo meio, boas ocasiões desperdiçadas pela nossa equipa e um penálti para o Sporting a pedido de Tiago Martins, o da rábula da moeda (quem sabe de plutónio ou qualquer coisa assim), menos solícito, como seria de esperar, num lance pra grande penalidade sobre Rafa.
O Benfica demonstrou raça, querer, ambição e qualidade já mais próxima daquela patenteada nos momentos altos da época. Repita-se a dose em todos os restantes jogos e não tenho a menor dúvida de que ganharemos a esmagadora maioria deles.
E ao olharmos para a classificação lembremo-nos do que muitos pensaram após a derrota em Braga, só demorando uma semana para que tenhamos assistido a uma inversão de contexto. Nenhum dos nossos adversários apresentou, até hoje, nível exibicional e consistência para que se vislumbre, da parte deles, muitas vitórias consecutivas.
Continuemos focados e empenhados, a fazer de cada jogo uma final. Estamos na luta!"

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!