Últimas indefectivações

sábado, 14 de janeiro de 2023

5 melhores golos do dérbi na nova Luz | SL Benfica


"Domingo é dia de dérbi eterno. SL Benfica e Sporting CP voltam a defrontar-se para o campeonato num jogo assente numa rivalidade histórica, ou não fossem os maiores clubes da cidade de Lisboa, recheados de títulos e muitas histórias para contar. As partidas entre estas duas equipas são sempre apaixonantes, com a adrenalina no máximo e por vezes a ultrapassar os limites do que é normal. Mas são estes encontros onde todos os jogadores querem participar, todas as pessoas querem ver, e é a razão pela qual este é um jogo diferente de todos os outros.
A formação orientada por Roger Schmidt vai tentar garantir os três pontos para continuar firme na liderança da Liga, e para isso o treinador alemão vai precisar da inspiração de alguns dos seus jogadores mais criativos. Rafa, David Neres e Enzo Fernández são alguns exemplos e podem fazer a diferença de um momento para o outro, ao tirarem um coelho da cartola e fazerem um golo de levantar um estádio. É neste tipo de partidas que por vezes aparecem os génios e os heróis improváveis, ficando para sempre imortais na história.
E na história dos dérbis para o campeonato nacional disputados no Estádio da Luz, o SL Benfica marcou até ao momento 175 golos. Desses 175, 27 foram alcançados na nova casa, inaugurada em Outubro de 2003. Houve uns que não ficaram registados tanto pela sua espetacularidade, mas sim pela sua importância, como o de Luisão frente aos leões na época 2004/2005, que praticamente sentenciou o título nacional a favor dos encarnados. No entanto, durante estes 19 anos, muitos foram os tentos que deliciaram a plateia da Luz pela forma como foram conseguidos. Fica aqui uma pequena lista de cinco golos, que para mim, foram os mais bonitos marcados em dérbis no novo ninho da águia.

5. Salvio 24’ (SL Benfica 2-1 Sporting CP) – 2016/2017 – Dois pontos apenas separavam o líder SL Benfica do segundo classificado, o Sporting CP, à 12.ª jornada do campeonato. Era fundamental as águias vencerem os leões na ronda seguinte para ficarem mais descansadas na classificação. Toto Salvio abriu o ativo com um golo conseguido depois de uma brilhante jogada de contra-ataque.
Corrida desenfreada de Gonçalo Guedes, que deu na esquerda para Rafa e este com uma assistência de trivela, serviu o extremo argentino que finalizou de forma algo peculiar. A formação encarnada venceu o dérbi por 2-1 e deu um passo importante rumo ao tetra.

4. João Félix 86’ (SL Benfica 1-1 Sporting CP) – 2018/2019 – 25 de Agosto de 2018. Uma data que João Félix jamais irá esquecer. Foi neste dia que o menino nascido em Viseu, então com apenas 18 anos, se estreou a marcar com a camisola do SL Benfica, e logo frente a um rival histórico.
Os leões puseram-se em vantagem já no decorrer da segunda parte, por intermédio de Nani, mas aos 86 minutos o avançado português, que saltou do banco depois do golo verde e branco, empatou a partida num excelente golpe de cabeça, após um belo cruzamento de Rafa. Foi o primeiro de muitos golos que viria a marcar nessa época e cujo o desfecho toda a gente sabe qual foi.

3. Reyes 67’ (SL Benfica 2-0 Sporting CP) – 2008/2009 – José Antonio Reyes esteve apenas uma temporada ao serviço do SL Benfica, por empréstimo do Club Atlético de Madrid, mas foi o suficiente para deixar saudades na Luz, e para isso muito contribuiu o grande golo que marcou ao Sporting CP.
Depois de fazer uma tabela com Pablo Aimar, o extremo espanhol entrou na grande área e rematou de trivela, não dando hipótese a Rui Patrício. Reyes já não está entre nós (faleceu em 2019 vítima de acidente de viação) mas este tento ficará para sempre guardado na memória de todos os benfiquistas.

2. Enzo Pérez 76’ (SL Benfica 2-0 Sporting CP) – 2013/2014 – Corria a 18.ª jornada da Liga e o Sporting CP visitava o Estádio da Luz na segunda posição, com menos dois pontos do que as águias. Para muitos, este era considerado um jogo crucial na atribuição do título nacional.
O triunfo acabou por sorrir aos encarnados, com Enzo Pérez a dar a machadada final nas aspirações leoninas aos 76 minutos, na sequência de uma brilhante jogada individual. Eric Dier sentiu na pele a classe do médio argentino, que sentou o defesa inglês antes de desferir um remate de pé esquerdo, com Rui Patrício sem reação ao ver a bola entrar na sua baliza.

1. Lima 75’ (SL Benfica 2-0 Sporting CP) – 2012/2013 – “Meus amigos. Isto não é ballet, é futebol. Mas para mim, nota dez”. Foi deste modo que Nuno Matos, jornalista da Antena 1, descreveu este golo quando relatava o encontro entre o SL Benfica e o Sporting CP. E não é para menos.
Nico Gaitán desenhou este lance na perfeição, ao tirar de forma sublime dois adversários do caminho, e Lima deu-lhe o toque final com um remate acrobático sem deixar a bola cair. É, porventura, o golo mais bonito da história dos dérbis a contar para o campeonato no novo Estádio da Luz."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!