Últimas indefectivações

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Heróis!

"O Benfica confirmou a dimensão da equipa que construiu. Tem alma, é realista, luta e tem paixão. O treinador também!

uma ano, tudo perdido; um ano depois, de novo perto de ganhar tudo. Agora, talvez melhor se compreenda a fantástica época que o Benfica de Jesus fez, afinal de contas, em 2013, apesar de tudo ter perdido, à semelhança da fantástica época que vem realizando até este Maio de 2014, já com título de campeão no bolso e mais três finais para jogar. Impressionante!
O que o Benfica conseguiu ontem em Turim foi absolutamente heróico. Primeiro com onze, depois com dez, por fim com nove, talvez até se ficasse com oito ou sete estou convencido que os encarnados teriam trazido na mesma para Lisboa o passaporte para regressarem ao estádio da Juventus.
Heróico porque a equipa de Jesus defrontou o mais poderoso clube italiano de sempre e a mais poderosa equipa italiana do momento; heróico porque jogava no campo onde vai jogar-se a final desta Liga Europa; heróico porque não há pior do que a sensação de que um golo sofrido deita tudo a perder; heróico porque a dada altura chovia copiosamente em Turim e só um coração gigante suportaria tanto sofrimento.

MAIS do que isso, heróico porque os senhores da Juventus ainda devem julgar que estão no tempo em que os árbitros deveriam fazer o que eles desejariam... Se não, revejam-se as declarações do treinador Conte já na sala de imprensa, quando considerou, de forma impensável, que o árbitro permitiu tudo ao Benfica e que parecia, disse Conte, «estar a gozar» com os jogadores da Juventus.
Conte não sabe mesmo o que diz. Ou melhor, saber, sabe. Não sabe é que perdeu uma boa oportunidade de estar calado. Conte e a Juventus deviam, em primeiro lugar, ter vergonha das histórias que levaram a equipa italiana para a segunda divisão não há muito tempo. Se tivessem vergonha, não falariam de árbitros. E muito menos dos árbitros desta meia-final com o Benfica.

O Benfica de ontem à noite foi o Benfica dos grandes momentos desta época, o Benfica que soube sofrer para chegar ao título e, sobretudo, o Benfica que soube sofrer, com dez, para se bater com o grande rival FC Porto, quer na Taça de Portugal, quer na Taça da Liga. Nos últimos dez anos, muitos poucas equipas conseguiram nas competições europeias finais consecutivas. Como o Benfica, agora, apenas Sevilha, em 2006 e 2007 na Liga Europa, e Manchester United, em 2008 e 2009, e Bayern, em 2012 e 2013, na Liga dos Campeões, estiveram em finais consecutivas, o que ilustra bem a dimensão do que acaba de fazer a equipa portuguesa.
Em matéria de competições europeias, a coisa, este ano, fica reduzida à Península Ibérica - três equipas espanholas e uma portuguesa nas finais, com a particularidade de aos dois maiores clubes, Real Madrid e Benfica, estar associado o número 10 a estas presenças. Porque o Benfica somará a 14 de Maio, em Turim, a décima final europeia da história, e porque o Real Madrid procura na final de Lisboa, a 24 de Maio, a décima Taça dos Clubes Campeões Europeus.

MAS as finais europeias deste mês de Maio não serão apenas uma coisa ibérica, serão uma coisa latina, porque Benfica e Sevilha (inacreditável como o Sevilha de Beto, Daniel Carriço e Fiogo Figueiras chegam à final!!!) vão encontrar-se naquela que foi conhecida durante anos como a capital italiana do trabalho, e Real e Atlético de Madrid jogam em Lisboa, uma das capitais europeias que mais está na moda, e esta, sim, uma bela Velha Senhora da Europa.
Coisa Ibérica, coisa latina mas também coisa portuguesa, porque está o Benfica numa das finais, mas estão também os portugueses Ronaldo, Pepe e Coentrão, do lado do Real, mais Tiago do lado do Atl. Madrid, e ainda, repito, Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras, do lado do Sevilha.
Michel Platini não deve achar graça nenhuma.
Quem também deve estar a lamentar-se de alguma coisa são os defensores do TGV entre Lisboa e Madrid, porque certamente justificariam com a final madrilena do Estádio da Luz toda a argumentação a favor do projecto.
E na verdade o TGV - de que o Benfica se tem servido para mais uma época em grande... -, daria, agora, um certo jeito, quando se espera que Madrid desapareça praticamente do mapa espanhol para reaparecer no mapa português...
Quanto à liga Europa... desde que é Liga Europa - 2009/10 - já contou com equipas portuguesas em trÊs das cinco finais, FC Porto - SC Braga em 2011, e Benfica em 2013 e este ano.
É, mais uma vez, muita fruta!
Boa fruta!

A mesma boa fruta que levou também Jorge Jesus a construir na Luz uma das melhores equipas europeias da actualidade. Grande a equipa e grande, indiscutivelmente, o treinador!
Sim, têm sido enormes Luisão e Garay, enorme Enzo, tem sido bem maior Gaitán, sim, mas nem pensar esquecer Maxi Pereira e, muito em particular, Lima e Rodrigo, sem os quais dificilmente o Benfica teria andado como andou para aqui chegar.

Não tem faltado nada.
Nem a ironia.
Agora que o Benfica descobriu finalmente um grande lateral-esquerdo... o lateral não é do Benfica.
Seria perfeito demais.

(...)"

João Bonzinho, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!